• Nenhum resultado encontrado

Administração da Parte B (Idades 8-16 anos)

No documento Wisc Manual (páginas 174-179)

Itens Exemplo

 Colocar o Caderno de Respostas diante do sujeito, aberto nos Itens Exemplo para a Parte B. Apontar para o primeiro exemplo e dizer:

"Olha para estes desenhos (apontar para todos os símbolos no Item Exemplo i, da esquerda para a direita do sujeito). Um destes desenhos (apontar, da esquerda para a direita do sujeito, para os dois símbolos isolados na coluna da esquerda) encontra-se neste grupo de desenhos aqui" (apontar para a série de cinco símbolos, da esquerda para a direita do sujeito).

 Apontar para o símbolo da coluna da esquerda, que se repete na série de cinco símbolos, e dizer:

"Vês, este desenho aqui é o mesmo que este desenho aqui (mostrar o símbolo idêntico na série de cinco símbolos). Então, ponho uma cruz no quadrado do SIM (colocar uma cruz na casa SIM), estás a ver?"

 Apontar para todos os símbolos do Item Exemplo ii, da esquerda para a direita do sujeito, e dizer:

"Agora, olha bem para estes desenhos. Nenhum destes dois desenhos (apontar, da esquerda para a direita do sujeito, para os dois símbolos isolados na coluna da esquerda) se encontra neste grupo aqui (mostrar a série de cinco símbolos, da esquerda para a direita do sujeito). Então ponho uma cruz no quadrado do NÃO (colocar uma cruz na casa NÃO), estás a ver?"

 Mostrar os dois símbolos isolados na coluna da esquerda e dizer:

aqui (apontar para os símbolos isolados) que seja igual a qualquer um destes aqui (mostrar a série de cinco símbolos) e marcar no quadrado do NÃO se nenhum deles for igual. Estás a perceber?"

 Se o sujeito parecer confuso ou não compreender as instruçães, dar uma explicação adicional, demonstrando novamente a tarefa através dos Itens Exemplo.

Itens Treino

 Apontar para os dois Itens Treino e dizer:

"Agora, faz tu estes aqui. Podes começar." (As respostas a estes itens são SIM e NÃO, respectivamente.)

 Elogia-se cada Item Treino correctamente executado, dizendo, por exemplo, "Sim", "Está Certo" ou "Muito Bem". A seguir dizer:

"Agora, já sabes como se faz."

Se o sujeito cometer um erro num Item Treino, interrompê-lo e explicar qual é a resposta correcta.

 Por exemplo, se assinalar o NÃO no primeiro Item Treino, quando, na verdade, existe um símbolo correspondente, dizer:

"Este não está muito bem. Olha aqui (apontar para o símbolo isolado na coluna da esquerda). Vês este desenho? Agora olha para aqui (apontar para o símbolo correspondente na série de cinco símbolos). Aqui está o mesmo desenho. Quando há dois desenhos iguais, deves fazer uma cruz no quadrado do SIM."

 Se no segundo Item Treino, o sujeito assinalar o SIM, quando na verdade não existe um símbolo correspondente, dizer:

"Este não está muito bem. Olha aqui (apontar para os símbolos isolados na coluna da esquerda). Vês estes desenhos? Mas quando olhamos para aqui (apontar para a série de símbolos), nenhum

os símbolos isolados). Os desenhos não são iguais, então deves fazer uma cruz no quadrado do "NÃO"

 Não continuar até que o sujeito compreenda claramente a tarefa.

Itens Teste

 Quando o sujeito tiver terminado com êxito os Itens Treino, abrir o Caderno de modo a que as páginas do subteste fiquem expostas diante dele. Dizer:

"Quando te disser para começares, vais fazer estes da mesma maneira. Começas aqui (apontar para o primeiro Item Teste) e fazes o máximo que conseguires. Quando acabares esta primeira página passas para a segunda, e a seguir passas para a outra página (virar a página para mostrar rapidamente a terceira página de itens ao sujeito). Continua a trabalhar até eu te dizer para parares. Faz o mais depressa que conseguires, sem te enganares. Faz sempre uns a seguir aos outros, sem saltares nenhum. A maior parte das pessoas não os consegue fazer todos. Há um limite de tempo, então faz tantos quantos conseguires, até eu te dizer para parares. Queres perguntar alguma coisa?"

 Dar uma explicação adicional, se necessário. Quando o sujeito estiver pronto, dizer: "Estás pronto(a)? Podes começar."

 Começar a cronometrar. Se necessário, lembrar ao sujeito que tem de seguir a ordem.

 Não dar mais ajuda, excepto, se for necessário, para lembrar ao sujeito que deve continuar até que lhe seja dito para parar. Ao fim de 120 segundos, dizer:

"Vamos parar aqui."

Cotação

Indicar na Folha de Registo se foi administrada a Parte A ou B, fazendo um sinal no quadrado apropriado. Cronometrar o tempo despendido para completar o subteste (é permitido

um tempo máximo de 120 segundos).

Uma resposta é considerada incorrecta se ambos os quadrados SIM e NÃO forem assinalados. No entanto, se o sujeito indicar claramente a sua escolha final entre as duas alternativas, é esta última escolha que deve ser tida em conta. Por exemplo, um sujeito pode escolher o quadrado NÃO, de seguida riscar a cruz e escolher o quadrado SIM. Neste caso, considerar que a sua resposta é SIM.

 Para analisar as respostas do sujeito, utilizar a grelha de correcção. Nesta, começar por localizar a coluna correspondente à página do Caderno de Símbolos. Ajustar o primeiro quadrado da grelha com o primeiro item da página.

 Registar o número de respostas correctas e incorrectas, na parte inferior de cada página do Caderno, nos espaços assinalados com 'C' (correcto) e '1' (incorrecto).

 Somar, separadamente, um subtotal para as respostas correctas e um subtotal para as respostas incorrectas, e registar ambos os resultados na Folha de Registo.

 Subtrair ao número total de respostas correctas, o número total de respostas incorrectas. A pontuação deste subteste corresponde ao número de respostas correctas menos o número de respostas incorrectas. Os itens que não foram respondidos, ou porque o sujeito os omitiu, ou porque não os conseguiu atingir no tempo permitido, não são incluídos na determinação da pontuação.

Cotação máxima para Pesquisa de Símbolos A: 45 pontos Cotação máxima para Pesquisa de Símbolos B: 45 pontos

12. MEMÓRIA

DE DÍGITOS

Material

 Os itens para os Dígitos em Sentido Directo e em Sentido Inverso encontram-se neste Manual.

Descrição

O examinador lê várias sequências de números ao sujeito e solicita-lhe que repita cada sequência, pela mesma ordem em que lhe foi apresentada (Dígitos em Sentido Directo), ou pela ordem inversa (Dígitos em Sentido Inverso). Cada série é composta por dois ensaios contendo cada um deles o mesmo número de dígitos, embora sejam utilizados dígitos diferentes.

Início

Todas as idades Ensaio 1 do Item 1 das Dígitos em Sentido Directo

Interrupção

Interromper os Dígitos em Sentido Directo após insucesso em ambos os ensaios de uma mesma série. Passar então para os Dígitos em Sentido Inverso. Suspender os Dígitos em Sentido Inverso após insucesso em ambos os ensaios de uma mesma série.

Instruções

 As duas partes de Memória de Dígitos (em Sentido Directo e em Sentido Inverso) são administradas separadamente. Administram-se os Dígitos em Sentido Inverso mesmo se o sujeito obtiver uma pontuação de 0 pontos nos Dígitos em Sentido Directo.

 Ler os dígitos à cadência de 1 por segundo, baixando ligeiramente a modulação da voz no último dígito da série. Depois de cada sequência, fazer uma pausa para que o sujeito possa responder.

 Administrar ambos os ensaios de cada item, quer o sujeito tenha sido bem ou mal sucedido no primeiro ensaio.

No documento Wisc Manual (páginas 174-179)

Documentos relacionados