• Nenhum resultado encontrado

O histórico de contato é armazenado no banco de dados do sistema IBM Campaign em tabelas separadas pelo nível de público. Portanto, você precisa configurar os níveis de público antes de começar a trabalhar com o histórico de contato.

Antes de começar a trabalhar com o histórico de contato, deve-se ler todos os tópicos de administração do nível de público e configurar os níveis de público necessários.

Além disso, pode localizar os conceitos básicos sobre o histórico de contato e as informações sobre a configuração do fluxograma para registrar o histórico de contato, no Guia do Usuário Campaign.

Conceitos do histórico de contato

O histórico de contato é mentido no histórico de contato base e nas tabelas do histórico de contato base no banco de dados do sistema Campaign. O histórico de contato é mantido separadamente para cada nível de público. O histórico de oferta e o histórico de tratamento são usados juntos com o histórico de contato para formar um registro histórico completo de ofertas que são enviadas.

Os tópicos a seguir fornecem informações conceituais sobre o histórico de contato.

Qual é o histórico de contato?

O histórico de contato é o registro histórico de seus esforços ou comunicações de marketing direto, incluindo informações detalhadas sobre quem foi contactado, quando, com qual mensagem ou oferta e qual o canal utilizado.

Geralmente, o histórico de contato inclui os alvos contatados por meio de campanhas e também os controles de validação, que não recebem uma comunicação, mas que são medidos para fins de comparação em relação ao público-alvo.

No Campaign, o histórico de contato inclui o registro da oferta de versão exata fornecido a cada ID, incluindo os valores de atributos de oferta personalizados, fornecendo uma visualização histórica completa de suas comunicações de marketing.

Por exemplo, uma campanha pode produzir uma lista de clientes de destino, a saída através de um processo de Lista de chamada ou Lista de correio. A lista de clientes é gravada para a tabela de histórico de contato para o exemplo de nível de público Cliente, UA_ContactHistory, no banco de dados do sistema Campaign.

O histórico de contato é registrado e armazenado no banco de dados do sistema Campaign. Existe uma entrada separada para uma tabela de sistema do histórico de contato base para cada nível de público que você cria. O histórico de contato base armazena a associação do público em cada destino e célula de controle usados nas campanhas de marketing, quando todas as entidades de público na mesma célula receberem exatamente a(s) mesma(s) oferta(s). Os dados da tabela de histórico de contato base são usados em conjunto com a tabela de sistema UA_Treatment para resolver exatamente quem recebeu quais ofertas.

Nota: Se os usuários desligarem a criação de log do histórico de contato no processo de Lista de

Chamadas ou Lista de Correspondência, o histórico de contato feito nesse processo não será gravado para o banco de dados.

O histórico de contato é gravado processo de Lista de Chamadas ou Lista de Correspondência, não para execuções de teste.

O que é o histórico de contato detalhado?

O histórico de contato detalhado é preenchido somente apenas quando a personalização de conduzida por dados for usada (em que os indivíduos na mesma célula recebem diferentes versões de oferta: ou seja, ofertas com valores diferentes para atributos de oferta personalizados). Esses detalhes são gravados para a tabela de histórico de contato detalhada (por exemplo, UA_DtlContactHist) para cada nível de público.

Existe uma entrada separada para uma tabela de sistema do histórico de contato detalhado para cada nível de público que você cria. O histórico de contato detalhado armazena o(s) tratamento(s) exato(s) que cada entidade de público recebeu.

O histórico de contato detalhado registra uma linha por par de versão de oferta de ID do público. Por exemplo, se um indivíduo receber três versões de oferta diferentes, três linhas serão gravadas no histórico de contato detalhado para esse indivíduo e três tratamento aparecerão na tabela UA_Treatment.

Nota: Se os usuários desligarem a criação de log do histórico de contato no processo de Lista de Chamadas ou Lista de Correspondência, o histórico de contato detalhado feito nesse processo não será gravado para o banco de dados.

O histórico de contato detalhado será gravado para o banco de dados somente para execuções de produção, não execuções de teste.

Qual é o status de contato?

O status de contato é o indicador do tipo de contato feito.

Os usuários Campaign especificam o status de contato a ser usado ao configurar um processo de Lista de chamadas e de Lista de correspondências.

Nota: As células de controle recebem automaticamente o status de contato com um valor 2 na coluna Padrões. Por padrão, o Nome dessa linha é Contato.

Campaign é entregue com um conjunto de códigos de status de contato padrão. Como administrador, você pode incluir os códigos de status adicional.

Sobre a atualização do status de contato

Use o processo de Rastreamento para atualizar o status de contato, bem como outros campos rastreados no histórico de contato.

Por exemplo, um processo de Lista de correspondência pode registrar contatos do cliente na tabela UA_ContactHistory. Os contatos devem ter status de contato temporário com um valor no campo

CountsAsContactde 0. O gerenciador de campanha envia essa lista de contatos para uma caixa de correio. A caixa de correio executa o pós-processamento na lista, eliminando os endereços que não são mais válidos e retorna uma lista de clientes que foram realmente contatados. Um fluxograma diferente então seleciona os clientes da lista retornada e usa o processo de Rastreamento para atualizar o status de contato com um campo CountsAsContact de 1.

Como o histórico de contato estão relacionados a níveis de público?

O Campaign pode registrar e manter um histórico de contato separado e histórico de contato detalhado para cada nível de público que definiu.

Cada nível de público deve ter sua própria tabela de histórico de contato relacionado e histórico de contato detalhado no banco de dados do sistema Campaign.

Como o histórico de contato se relaciona a tabelas de banco de dados

e do sistema?

As tabelas de histórico de contato, que devem existir no banco de dados do sistema Campaign, armazenam os contatos de históricos para cada nível de público.

O nível de público Cliente é entregue como um exemplo, e o histórico de contatos visando os clientes pode ser armazenado no UA_ContactHistory no banco de dados do sistema Campaign. O histórico detalhado para o nível de público Cliente pode ser armazenado na tabela UA_DtlContactHist.

Se você criar um nível de público adicional, deve criar o histórico de contato e as tabelas do histórico de contato detalhadas e índices relacionados no banco de dados do sistema Campaign. É possível usar as tabelas para o nível de público Cliente de exemplo como modelos.

Depois de criar as tabelas no banco de dados do sistema Campaign para um novo nível de público, deve-se mapear as novas tabelas para o histórico de contato de nível de público e histórico de contato detalhado.

O que é o histórico de oferta?

O histórico de oferta é o registro histórico de ofertas feitas através das campanhas. Ele faz parte do registros histórico geral de contatos feitos através de suas campanhas.

O histórico de oferta é armazenado em múltiplas tabelas no banco de dados de tabelas do sistema Campaign:

v Tabela UA_OfferHistory

v Tabela UA_OfferHistAttrib (para atributos de oferta parametrizados), v Tabela UA_OfferAttribute (para atributos de oferta estática)

Por exemplo, um fluxograma típico resulta em uma lista de clientes de destino, saída através de um processo de Lista de chamadas e de Lista de correspondências. Um registro de oferta(s) feitas nesse fluxograma é gravado no histórico de oferta da tabela UA_OfferHistory.

Nota: Se os usuários desligarem a criação de log do histórico de contato no processo de Lista de

Chamadas ou Lista de Correspondência, o histórico de oferta feito nesse processo não será gravado para o banco de dados.

O histórico de oferta é gravado processo de Lista de Chamadas ou Lista de Correspondência, não para execuções de teste.

O histórico de oferta não é armazenado em tabelas separadas pelo nível de público; todo o histórico de oferta é armazenado no mesmo conjunto de tabelas do sistema.

O que é o histórico de tratamento?

O histórico de tratamento é o registro de tratamentos gerados através de campanhas, incluindo os tratamentos de controle e destino. Um tratamento é uma combinação exclusiva de uma célula, oferta e tempo (uma execução do fluxograma específica). Se você executar o mesmo fluxograma várias vezes, um novo tratamento é gerado cada vez.

O histórico de tratamento é armazenado na tabela UA_Treatment no banco de dados de tabelas do sistema Campaign e é usado junto com o histórico de contato para formar um registro histórico completo de ofertas enviadas para IDs nas células e detalhes específicos dos atributos de cada oferta enviada.

A associação da célula é registrada na tabela UA_ContactHistory para o nível de público apropriado e o(s) tratamento(s) fornecido(s) a cada célula são registrados na tabela UA_Treatment. Esta é uma maneira

altamente compactada e eficiente de armazenar informações históricas completas. Por exemplo, se todas as 10.000 pessoas em uma célula receberem as mesmas três ofertas, em vez de gravar 3 * 10.000 = 30.000 registros para o histórico de contato, 10.000 linhas serão gravadas no histórico de contato registrando indivíduos na célula e 3 linhas serão gravadas na tabela UA_Treatment representando os tratamento.

Nota: Se os usuários desligarem a criação de log do histórico de contato no processo de Lista de

Chamadas ou Lista de Correspondência, o histórico de tratamento feito nesse processo não será gravado para o banco de dados.

O histórico de oferta é gravado processo de Lista de Chamadas ou Lista de Correspondência, não para execuções de teste.

O histórico de tratamento não é armazenado em tabelas separadas pelo nível de público; todo o histórico de tratamento será armazenado na tabela UA_Treatment.

Criando tabelas de histórico de contato para novos níveis de público

Ao criar um novo nível de público, talvez seja necessário criar uma tabela no banco de dados de tabelas do sistema Campaign para armazenar o histórico de contato e o histórico de contato detalhado para alvos e controles nesse nível de público.

Ao criar essas tabelas, deve-se criar os índices neles. Por exemplo, se você criar uma tabela

INDIV_ContactHistorypara um novo nível de público Individual, poderia criar um índice da seguinte maneira:

CREATE INDEX XIE1INDIV_ContactHistory ON INDIV_ContactHistory ( IndivID )

Ao criar um nível de público, deve-se mapear o histórico de contato e as tabelas de sistema do histórico de contato detalhado para o novo nível de público.

Incluindo códigos de status de contatos

É possível incluir seu próprio código de status do contato para suplementar os status de contato que são entregues com Campaign. Defina os novos códigos de status de contato na tabela UA_ContactStatus no banco de dados do sistema Campaign. Um status de contato indica o tipo de contato feito (por exemplo, Entregue, Não entregue, Controle).

Sobre Esta Tarefa

Caso os status de contatos fornecidos com o Campaign não atendam às suas necessidades, use o procedimento a seguir para incluir status de contatos. Os usuários do Campaign especificam um status de contato ao configurar um processo de Lista de Chamadas ou Lista de Correio. Eles configuram um processo de Rastreamento para atualizar os status de contato.

Procedimento

1. Efetue login no sistema de gerenciamento de banco de dados que contém o banco de dados de tabelas do sistema Campaign.

2. Abra a tabela UA_ContactStatus.

3. Inclua as linhas para novos status de contato. Para cada novo status:

a. Insira um ContactStatusID exclusivo.

Nota: O ContactStatusID pode ser qualquer número inteiro positivo exclusivo nos valores do parâmetro de configuração internalIdLowerLimit e internalIdUpperLimit que são definidos na página Configuração em Marketing Platform.

c. Opcionalmente, insira uma Descrição.

d. Insira um ContactStatusCode exclusivo. É possível usar os valores A-Z e 0-9.

e. Na coluna CountsAsContact, insira 1, se o status representar um contato bem-sucedido, ou 0, se não representar.

Nota: Esta coluna é usada por Contact Optimization para gerenciar a fadiga de contato. Isso também pode ser útil para consultas na tabela do histórico de contato para suprimir indivíduos que receberam um número específico de contatos em algum período de tempo.

f. Na coluna Padrões, insira 0 se esse status não for o padrão ou 1 se for. Insira 2 para o status padrão para células de controle. Assegure-se de que somente uma linha tenha o valor 1 e uma linha tenha o valor 2 nessa coluna.

4. Salve as mudanças da tabela.

O que Fazer Depois

Se necessário, consulte a documentação para seu sistema de gerenciamento de banco de dados para obter instruções detalhadas sobre a modificação dos dados nas tabelas.

Excluindo códigos de status do contato padrão

É possível excluir os códigos de status do contato que você não pretende usar. No entanto, você não deve excluir um status de contato que esteja em uso.

Sobre Esta Tarefa

Um status de contato indica o tipo de contato que foi feito, como Entregue, Não entregue ou Controle. Os usuários do Campaign especificam um status de contato quando configuram um processo de Lista de chamada ou de Lista de correio. Eles configuram um processo de Rastreamento para atualizar os status de contato. Use o procedimento a seguir para excluir um status de contato.

Procedimento

1. Efetue login no sistema de gerenciamento de banco de dados que contém o banco de dados de tabelas do sistema Campaign.

2. Abra a tabela UA_ContactStatus.

3. Exclua a linha de status de contato para qualquer status que não esteja em uso.

4. Salve as mudanças da tabela.

O que Fazer Depois

Se necessário, consulte a documentação para seu sistema de gerenciamento de banco de dados para obter instruções detalhadas sobre a modificação dos dados nas tabelas.

Gravando para o histórico de contato

Para registrar o histórico de contato, os usuários configuram um ou mais processos de contato, como uma Lista de chamada ou Lista de correio e, em seguida, executam um fluxograma no modo de produção (não teste). O histórico de contato está gravado nas tabelas relacionadas aos níveis de público que são usadas no fluxograma.

Nota: As configurações descritas neste tópico não afetam eMessage e Interact. Esses produtos usam seus próprios processos ETL para extrair, transformar e carregar dados nas tabelas de histórico de contato e de resposta do Campaign.

A capacidade de gravar para o histórico de contato depende das opções de log de histórico de contato, que os administradores podem usar para permitir ou proibir o log. Essas definições de configuração global afetam os processos de contato bem como o processo de Rastreamento:

v A definição de configuração logToHistoryDefault determina se a opção Log para tabelas do histórico

de contatoé marcada ou limpa, por padrão, em um contato ou caixa de processo de Rastreamento. Se

logToHistoryDefaultestiver ativado, o Log para tabelas do histórico de contato será verificado, por padrão, significando que as atualizações do histórico de contato são permitidas.

v A definição de configuração overrideLogToHistory controla se os usuários com as permissões apropriadas podem alterar a configuração Log para tabelas do histórico de contato quando configurarem um contato ou processo de Rastreamento.

Para criar todas as execuções de produção de fluxograma sempre grave para o histórico de contato, ative

logToHistoryDefaulte desative overrideLogToHistory.

Quando o histórico de contato é registrado, a oferta e o histórico de tratamento também são gravados.

Nota: Se um processo estiver configurado para registrar o histórico de contato, mas o processo for executado em uma célula sem destinos selecionados, os registros de históricos não serão gravados. Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário Campaign.

Atualizando o histórico de contato

Para atualizar o histórico de contato que foi registrado, os usuários configuram o processo de Rastreamento e o executam no modo de produção. Atualiza o histórico de contato é necessário, por exemplo, para atualizar o status de contato ou incluir campos adicionalmente rastreados.

Considere o caso em que uma lista de contatos atualizada é recebida de uma caixa de correio com uma lista de destinos que não pôde ser contatada. Nesse caso, você usaria a lista atualizada como a entrada para um processo de Rastreamento. Quando o fluxograma que contém o processo de Rastreamento é executado no modo de produção, o histórico de contato é atualizado para as tabelas relacionadas aos níveis de público que são usados.

As definições de configuração logToHistoryDefault e overrideLogToHistory determinam se o histórico de contato pode ser atualizado.

Dependendo das definições de configuração, os usuários podem marcar ou desmarcar a opção Log para

histórico de contato e tabelas de Rastreamentoquando configurarem o processo de Rastreamento.

Limpando o histórico de contato

Os usuários podem limpar o histórico de contato gerado por um processo de contato durante sua configuração. Eles também são solicitados a selecionar opções de execução do histórico ao executar novamente os processos ou ramificações que possuam o histórico de contato existente, porque esses tipos de execuções não incrementam IDs de Execução de fluxograma.

Os usuários podem limpar todo o histórico de contato gerado por esse processo específico, uma instância de execução específica (identificada pela data e hora da execução) ou todos os contatos feitos em um intervalo data de contato especificado. Os registros apropriados são permanentemente excluído da tabela de histórico de contato para o nível de público. Na próxima vez em que o fluxograma é executado, o histórico de contato será substituído em vez de anexado na tabela de histórico de contato.

Códigos de status do contato padrão

Campaign é entregue com o status de contato a seguir, definido na tabela UA_ContactStatus. Tabela 29. Códigos de status do contato padrão

Contact-StatusID Nome Descrição Contact-StatusCode Counts-AsContact Defaults

1 Campaign Send <NULL> CSD 1 0

2 Entregue <NULL> DLV 1 1

3 Não entregue <NULL> UNDLV 0 0

Capítulo 8. Administração do histórico de respostas

Antes que comece a trabalhar com o histórico de respostas, deve ler os tópicos de administração do nível de público e configurar os níveis de público necessários.

O histórico de respostas é armazenado no banco de dados do sistema Campaign em tabelas separadas pelo nível de público. Portanto, deve-se configurar os níveis de público antes de trabalhar com o histórico de respostas.

Para conceitos básicos sobre o contato e o histórico de respostas, e informações sobre a configuração de fluxogramas para usar o processo de Resposta, consulte o Guia do Usuário do Campaign.

Tipos de resposta e histórico de resposta

O Histórico de respostas é o registro histórico de respostas para campanhas, por contatos de destino ou por hold-outs (membros dos grupos de controle que executam a ação desejada apesar de não terem sido contatados). Tipos de resposta são ações específicas que você está rastreando em uma campanha. Para obter mais informações sobre o histórico de respostas e instruções sobre como projetar os fluxogramas para as respostas de registro, consulte o Guia do Usuário Campaign.

Documentos relacionados