• Nenhum resultado encontrado

É possível customizar suas campanhas usando os atributos de campanha customizada, iniciativas e produtos.

Atributos de campanha customizada

É possível customizar as campanhas incluindo atributos de campanha customizada para armazenar os metadados sobre cada campanha.

Nota: Se sua instalação Campaign estiver integrada com Marketing Operations, você deverá usar Marketing Operations para criar atributos de campanha customizados. Para obter detalhes, consulte a documentação do Marketing Operations.

Os atributos customizados podem ajudar você a definir e categorizar melhor as suas campanhas. Por exemplo, você pode definir um atributo de campanha customizada Departamento para armazenar o nome do departamento em sua organização que está patrocinando a campanha. Os atributos customizados que você define aparecem na guia Resumo para cada campanha.

Os atributos de campanha customizada se aplicam a todas as campanhas em seu sistema. Se você incluir um atributo de campanha customizada no qual há campanhas existentes, o valor do atributo é NULL para essas campanhas. Posteriormente, você poderá editar essas campanhas para fornecer um valor para o atributo customizado.

Nota: Os nomes dos atributos customizados devem ser exclusivos nos atributos da campanha, oferta e

célula customizada.

Atributos de Célula Customizada

É possível criar atributos de célula customizada. Por exemplo, é possível definir um atributo de célula customizada de Abordagem de Marketing para armazenar valores como Venda Cruzada, Up-sell, Deserção ou Fidelidade. Os atributos de célula customizada são incluídos na planilha de células de destino (TCS) de cada campanha, mesmo em campanhas que já tiverem sido criadas.

Atributos de célula customizados são os mesmos em todas as campanhas. Os usuários inserem valores para os atributos de célula customizada na planilha da célula de destino de uma campanha. Por exemplo, se você criar o atributo de célula customizada Abordagem de Marketing, os usuários visualizarão o campo Abordagem de Marketing ao editar uma linha na planilha da célula de destino.

Os processos de saída em fluxogramas também podem gerar valores de saída para atributos de célula customizados como Campos Gerados do Campaign (UCGFs). Os usuários podem então visualizar relatórios baseados em valores de atributos de células, se os relatórios forem customizados para suportá-los. Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário Campaign.

Nota: Se o Campaign estiver integrado ao Marketing Operations, você deverá usar o Marketing

Operations para criar atributos de célula customizada. Para obter detalhes, consulte a documentação do Marketing Operations.

Atributos de Ofertas Customizados

O Campaign é entregue com um conjunto padrão de atributos de ofertas para uso em modelos de ofertas. É possível criar atributos de ofertas customizados para armazenar metadados de ofertas adicionais para definição, saída ou análise.

Por exemplo, você pode definir um atributo de ofertas Taxa de Juros para armazenar o valor da taxa de juros que está sendo comercializada com ofertas de hipoteca.

Ao definir modelos de ofertas, é possível escolher quais atributos de ofertas padrão ou customizados serão visíveis para um tipo de oferta em particular. Os usuários então fornecem valores para estes atributos ao criar e/ou usar ofertas.

É possível usar um atributo customizado em um modelo de ofertas de uma de três maneiras: v Como um atributo estático

v Como um atributo estático v Como um atributo parametrizado

O que é um atributo estático?

Um atributo estático é um campo de oferta cujo valor é configurado uma vez e não é alterado quando a oferta é usada.

Ao criar um modelo de oferta, você fornece valores para todos os atributos estáticos. Quando um usuário criar uma oferta com base nesse modelo, os valores que você inseriu serão usados, por padrão; o usuário pode substituir esses valores padrão conforme necessário. No entanto, os usuários não podem substituir os valores para atributos estáticos ao usar a oferta em um processo de fluxograma.

Existem atributos estáticos que são incluídos automaticamente em todos os modelos de oferta.

O que é um atributo estático oculto?

Um atributo estático oculto é um campo de oferta que não é exibido para os usuários quando eles criam ofertas com base neste modelo. Por exemplo, um atributo estático oculto poderia ser o custo para sua organização de administrar uma oferta.

Os usuários que criam as ofertas não pode editar (ou ver) o valor de atributos estáticos ocultos. No entanto, é possível controlar e gerar os valores de atributos estáticos ocultos da mesma maneira que poderia outros atributos de oferta.

Quando você estiver criando um modelo de oferta, o valor que você insere para um atributo estático oculto se aplica a todas as ofertas com base no modelo.

O que é um atributo parametrizado?

Um atributo parametrizado é um campo que os usuários podem alterar para cada instância na qual a oferta é associada com uma célula em um fluxograma.

Ao criar um modelo de oferta, forneça um valor padrão para o atributo parametrizado. Em seguida, quando os usuários criarem ofertas baseadas neste modelo, eles poderão aceitar ou alterar o valor padrão que você inseriu. Finalmente, quando a oferta que contém o atributo parametrizado estiver associado a uma célula em um fluxograma, o usuário poderá aceitar ou alterar o valor padrão inserido para a oferta.

Criando ou editando atributos customizados

É possível definir os atributos customizados para uso em campanhas, ofertas ou células em uma planilha de célula de destino. Ao criar o atributo, você especifica se ele pode ser usado em campanhas, ofertas ou células. Não é possível alterar essa seleção depois de salvar o atributo.

Antes de Iniciar

Procedimento

1. Selecione Configurações > Configurações de campanha.

2. Na seção Modelos e customização, clique em Definições de atributo customizado.

3. Clique no ícone Incluir um atributo customizado ou clique no nome do atributo que você deseja modificar.

4. Defina o atributo.

Para esta opção: Execute esta ação:

Nome de exibição do atributo Especifique o rótulo para identificar o atributo para usuários. Por exemplo, "Taxa de juros". As aspas duplas nos nomes de exibição do atributo não são suportadas nas Planilhas de células de destino. O TCS escapa a decoração especial para os nomes de exibição do

atributo. Por exemplo, em vez de um nome de coluna no TCS aparecendo no texto vermelho em negrito, o nome da coluna apareceria exatamente conforme mostrado aqui: <strong style=\"color: red;\">Name</strong>.

Nota: Não é possível alterar o nome dos atributos de oferta padrão que são fornecidos com Campaign.

Nome interno Especifique um nome para identificar este atributo ao gravar uma expressão IBM EMM, como uma consulta ou macro customizada. Use o mesmo nome que Nome de

exibição do atributo, mas sem qualquer espaço (por exemplo, "InterestRate").

O nome interno deve ser globalmente exclusivo, deve iniciar com um caractere alfabético, não pode incluir espaços e não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Para evitar erros, não altere o nome interno dos atributos que são usados nos fluxogramas.

Atributo de Indique onde o atributo pode ser usado. Não é possível alterar essa opção depois de salvar o atributo.

v Um atributo Campanha é incluído em cada campanha, mesmo em campanhas que já existam.

v Um atributo Oferta está disponível para uso em novos modelos de oferta. Se o atributo estiver incluído em um modelo de oferta, quaisquer ofertas que forem baseadas nesse modelo incluirão o atributo.

v Um atributo Célula é incluído na Planilha de célula de destino para cada campanha, mesmo campanhas que já existam.

Para esta opção: Execute esta ação:

Obrigatório Se deseja solicitar um valor para esse atributo, selecione

Obrigatório. Essa configuração possui o resultado a seguir.

v Para as campanhas, os usuários precisam especificar um valor para o atributo (o campo não pode ser deixado em branco).

v Para as células, os usuários precisam especificar um valor na Planilha da célula de destino (a célula não pode ser deixada em branco).

v Para ofertas, os atributos precisam especificar um valor quando o atributo é incluído em um modelo de oferta. O valor especificado é usado para qualquer oferta que for baseada nesse modelo, a menos que o usuário especifique um valor diferente ao criar ou editar a oferta.

Nota: Se você incluir um atributo de oferta em um modelo de oferta como "Oculto estático" ou "Parametrizado", um valor será sempre necessário, mesmo se o atributo for definido como não

obrigatório. Se você incluir um atributo de oferta em um modelo de oferta como "Estático", a configuração

Obrigatóriodeterminará se um valor é necessário. Se você alterar essa opção depois que um atributo estiver em uso:

v Se você alterar de Obrigatório para não obrigatório, um valor não será mais necessário quando o atributo for usado.

v Se alterar de não obrigatório para Obrigatório, um valor será necessário sempre que esse atributo for usado no futuro. Essa mudança não possui efeito em objetos existentes a menos que os edite. Por exemplo, se você abrir uma campanha, a Planilha de células de destino ou oferta no modo Editar, será solicitado que especifique um valor antes de salvar.

Tipo de elemento de formulário Especifique o tipo de dados a ser armazenado no campo de atributo para as ofertas ou células.

Importante: Depois de incluir o atributo customizado, não é possível alterar seu tipo de dados.

5. Especifique mais informações, dependendo do Tipo de elemento do formulário que você selecionou. Se você selecionou esse Tipo de elemento de

formulário: Execute esta ação:

Campo de texto - Numérico Especifique o número de casas decimais a serem exibidas à direita do ponto decimal.

Nota: Se você diminuir o valor para um atributo existente, a exibição será truncada na interface com o usuário. No entanto, o valor original é retido no banco de dados.

Se você selecionou esse Tipo de elemento de

formulário: Execute esta ação:

Campo de texto - Moeda Especifique o número de casas decimais (consulte acima).

Importante: O valor de moeda reflete o número de casas decimais que são habitualmente usado na moeda local. Se você especificar um número de casas decimais menor que o número comumente usado, o valor da moeda será truncado.

Campo de texto - Cadeia de caracteres Especifique um Comprimento máximo de sequência para indicar o número máximo de bytes para armazenar para qualquer valor deste atributo. Por exemplo, se você inserir 32, as linguagens de byte simples como Inglês armazenam 32 caracteres, mas as linguagens de duplo byte armazenam somente 16 caracteres.

Importante: A diminuição do comprimento de um atributo existente trunca os valores existentes, se o campo for usado para propósitos de correspondência, podem afetar negativamente o rastreamento da resposta.

Caixa de seleção - Sequência v Especifique um Comprimento máximo de sequência

(consulte acima).

v Opcionalmente, marque Permitir adição dos itens da

lista de dentro dos formulários de ediçãopara permitir que qualquer usuário inclua novos valores exclusivos na lista de valores disponíveis ao criar ou editar uma campanha, modelo de oferta ou oferta que inclua esse atributo. (Esta opção não se aplica às células.) Por exemplo, se uma Caixa de seleção em um modelo de oferta contiver os valores Pequeno, Médio,

Grande, um usuário poderia incluir o valor Extra Grande ao criar uma oferta ou editar o modelo de

oferta.

Importante: Depois que a campanha, modelo de oferta ou oferta é salvo, o usuário não pode remover o novo item de lista. O valor é salvo na definição do atributo customizado e então fica disponível a todos os usuários. Somente os administradores poderão

remover itens das listas, modificando o atributo customizado.

v Preencha a Lista de origem de valores disponíveis para especificar quais itens estão disponíveis na Caixa de seleção. Insira os valores no campo Item novo ou

selecionadoe clique em Aceitar. Para excluir um valor, selecione-o na lista de Origem de valores disponíveis e clique em Remover.

v Opcionalmente, especifique um Valor padrão para a caixa de Seleção. O valor padrão é usado na campanha, oferta ou TCS, a menos que o usuário especifique um valor diferente ao criar ou editar a campanha, oferta ou célula.

v Especifique a Ordem de classificação para determinar como os valores aparecem na lista.

Definindo iniciativas corporativas para campanhas de marketing

Campaign é entregue com um atributo integrado denominado Iniciativa. O atributo Iniciativa é uma lista suspensa na guia Resumo da campanha. Inicialmente, não há valores na lista; como um administrador, você define as iniciativas para que os usuários selecionem.

Sobre Esta Tarefa

Siga o procedimento abaixo para definir os valores que os usuários podem selecionar a partir da lista

Iniciativana guia Resumo da campanha. Inclua as iniciativas diretamente na tabela de banco de dados UA_Initiatives.

Quando os usuários criam uma campanha de marketing, eles selecionarão uma iniciativa da lista que você define.

Procedimento

1. Acesse o banco de dados de tabelas do sistema Campaign usando seu sistema de gerenciamento de banco de dados.

2. Na tabela de banco de dados UA_Initiatives, inclua valores na coluna InitiativeName. Cada valor pode ter no máximo 255 caracteres.

3. Salve as mudanças para a tabela UA_Initiatives.

Incluindo produtos

É possível incluir produtos que os usuários podem associar com ofertas. Inclua os produtos diretamente na tabela de banco de dados UA_Products.

Sobre Esta Tarefa

Os usuários podem associar uma oferta a um ou mais produtos. Os IDs do produto são armazenados na tabela UA_Product no banco de dados de tabelas do sistema Campaign. Inicialmente, não existem registros nesta tabela. Como um administrador, é possível preencher esta tabela.

Procedimento

1. Use seu sistema de gerenciamento de banco de dados para acessar o banco de dados de tabelas do sistema Campaign.

2. Localize a tabela UA_Product.

A tabela é entregue com duas colunas: v ProductID(bigint, comprimento 8) v UserDefinedFields(int, comprimento 4)

3. Opcionalmente, modifique a tabela para incluir colunas adicionais. Você também pode excluir a coluna UserDefinedFields.

4. Preencha a tabela conforme necessário para incluir os produtos que podem ser associados às ofertas.

Documentos relacionados