• Nenhum resultado encontrado

IBM Campaign é entregue com um único nível de público denominado Cliente. É possível definir

qualquer nível de público adicional que você precisar. Os níveis de público permitem que os designers de fluxograma destinem grupos específicos, como Famílias, em campanhas de marketing.

Os administradores Campaign podem executar as tarefas a seguir:

v Criar os níveis de público necessários para as campanhas da sua empresa.

v Criar tabelas de banco de dados no banco de dados do sistema Campaign para suportar novos níveis de público.

v Mapear as tabelas de sistema para suportar tabelas de banco de dados para novos níveis de público no banco de dados do sistema Campaign.

v Especificar os níveis de público e os campos de banco de dados associados ao mapear as tabelas de usuário.

v Criar segmentos de supressão global para um ou mais níveis de público.

Sobre os níveis de público

Um nível de público é uma coleção de identificadores que pode ser destinado por uma campanha. Por exemplo, um conjunto de campanhas usa os níveis de público "Família", "Cliente em potencial", "Cliente" e "Conta". Cada um desses níveis representa uma certa visualização dos dados de marketing disponíveis para uma campanha.

Os níveis de público geralmente são organizados hierarquicamente. Usando os exemplos acima:

v A Família na parte superior da hierarquia e cada família pode conter múltiplos clientes bem com um ou mais clientes em potencial.

v Cliente é o próximo nível na hierarquia e cada cliente pode ter diversas contas. v A conta está na parte inferior da hierarquia.

Existem outros exemplos mais complexos de hierarquias de público em ambientes business-to-business, em que os níveis de público podem existir para negócios, empresas, divisões, grupos, indivíduos, contas e assim por diante.

Esses níveis de público podem ter diferentes relacionamentos entre si como, por exemplo, um para um, muitos para um ou muitos para muitos. Ao definir níveis de público, você permite que esses conceitos sejam representados dentro do Campaign para que os usuários possam gerenciar os relacionamentos entre esses públicos diferentes para propósitos de segmentação. Por exemplo, apesar da possibilidade de existirem diversos clientes em potencial por residência, você pode desejar limitar distribuições a um cliente em potencial por residência.

Um nível de público é composto por um número fixo de chaves ou campos de tabela de banco de dados, que juntos identificam exclusivamente um membro desse nível de público.

Por exemplo, o nível de público "Cliente" pode ser identificado por um único campo IndivID ou por uma combinação de um campo HouseholdID e um campo MemberNum.

Para obter mais detalhes sobre os níveis de público, consulte a seção sobre processo de Público no Guia

Porque os diferentes níveis de público são necessários no Campaign

Os diferentes níveis de público permitem que os designers de fluxograma destinem e alternem entre grupos específicos identificáveis em suas campanhas ou ampliem o escopo um nível de público por outro (por exemplo, para destinar um indivíduo por família).

Por exemplo, os níveis de público permitem que os desenvolvedores façam coisas como: v Selecionar o cliente com o mais alto saldo da conta em cada família.

v Selecionar todas as contas com um saldo negativo pertencente a um conjunto particular de clientes. v Selecionar todas as famílias com pelo menos um indivíduo portando uma conta corrente.

Para obter mais detalhes sobre os níveis de público, consulte a seção sobre processo de Público no Guia

do Usuário Campaign.

O nível de público do Cliente padrão

Campaign é entregue com um único nível de público denominado Cliente. É possível definir os níveis de público adicionais conforme necessário para suas necessidades de campanha e tabelas de usuário. Por padrão, o banco de dados do sistema Campaign contém as tabelas necessárias para suportar o nível de público do Cliente. Depois de instalar Campaign, deve-se mapear essas tabelas.

Sobre níveis de público adicionais e as tabelas de sistema

Se você precisar de níveis de público adicionais, deve criar e mapear o conjunto equivalente de tabelas do sistema para suportá-los como fez para o nível de público de Cliente padrão.

Deve-se definir os níveis de público antes de mapear as tabelas de usuário, para que possa especificar os níveis de público durante o processo de mapeamento da tabela do usuário. As tabelas de base mapeadas em um nível de público específico, quando consultadas, retornarão IDs nesse nível de público.

Antes de criar um nível de público adicional, deve criar quatro tabelas no banco de dados da tabela do sistema Campaign.

Cada nível de público que você cria requer as tabelas de sistema associadas a seguir: v Uma tabela de históricos de contato

v Uma tabela de históricos de contato detalhado v Uma tabela de históricos de resposta

v Uma tabela de associação de segmentos

Ao criar o nível de público, as entradas de tabela do sistema são criadas automaticamente.

Depois de criar o nível de público, mapeie essas tabelas do sistema para as tabelas do banco de dados.

Nota: O IBM recomenda que você mapeie a tabela de associação de segmento somente se estiver usando

segmentos estratégicos com fluxogramas Campaign ou sessões de Otimização em Contact Optimization.

Tabelas do sistema de nível de público do Cliente padrão

Campaign é entregue com scripts ddl da tabela do sistema para criar tabelas que suportam o nível de público Cliente padrão.

Depois de instalar o Campaign, deve-se mapear essas tabelas do sistema para as tabelas no banco de dados do sistema Campaign da seguinte maneira:

Tabela 24. Tabelas do sistema de nível de público padrão

Tabela do sistema IBM Campaign Nome da tabela de banco de dados

Histórico de contato do cliente UA_ContactHistory Histórico de resposta do cliente UA_ResponseHistory Tabela de históricos de contato detalhados do cliente UA_DtlContactHist Associação de segmento do cliente UA_SegMembership

Se essas tabelas estiverem mapeadas conforme listado acima, então os relatórios de amostra fornecidos com Campaign funcionarão com um número mínimo de mudanças.

As instruções SQL usadas para criar estas tabelas e seus índices relacionados podem ser usadas como modelos para criar tabelas para outros níveis de público.

Sobre os níveis de público e segmentos estratégicos

Para cada público incluído no fluxograma ou sessão de Otimização que use segmentos estratégicos, você mapeia a tabela do sistema de associação de segmento para uma tabela física que define os membros de segmento.

Por exemplo, para usar o público Cliente padrão em uma sessão de otimização que inclui segmentos estratégicos, deve-se mapear a tabela do sistema de público Associação de segmento do cliente para a tabela do banco de dados de segmento UA_SegMembership. Preencha a tabela de banco de dados usando o processo Criar seg.

Nota: IBM recomenda que você mapeie uma tabela de associação de segmento do público somente se

planejar usar o público nos fluxogramas ou sessões de Otimização que usem segmentos estratégicos. Usar segmentos estratégicos nos fluxogramas Campaign ou sessões Contact Optimization é opcional. Se você mapear a tabela de associação do segmento, sempre que executar o fluxograma ou sessão de Otimização, Campaign ou Contact Optimization atualizará a tabela. Essa é uma sobrecarga de processamento desnecessário, se você não estiver usando segmentos estratégicos.

Identificadores exclusivos de nível de público

Ao criar um novo nível de público, deve-se especificar pelo menos um campo a ser usado como identificador exclusivo para os membros desse nível de público. Para identificar exclusivamente cada membro do público, pode ser necessário usar múltiplos campos.

Por exemplo:

v Família poderia ser identificado pelo campo HHold_ID

v Clientepoderia ser identificado pelos campos HHold_ID e MemberNum. v Cliente em potencial poderia ser identificado pelo campo Prospect_ID. v Contapoderia ser identificado pelo campo Acct_ID.

Os nomes de campo (e em específico qualquer nome de campo de identificador exclusivo) no novo nível de público devem corresponder exatamente ao(s) nome(s) do campo na tabela do banco de dados para mapeamento. Isso permite que Campaign corresponda automaticamente os campos de banco de dados para campos de tabela do sistema apropriado quando você cria o nível de público.

Nota: Os nomes de campo do nível de público possuem restrições de caracteres específicas. Para obter detalhes, consulte Apêndice A, “Caracteres especiais nos nomes do objeto IBM Campaign”, na página 375.

Campos obrigatórios nas tabelas específicas de nível de público

Esta seção fornece listas de campos obrigatórios nas tabelas do sistema necessárias para cada nível de público.

v “Campos obrigatórios na tabela de histórico de contato”

v “Campos obrigatórios na tabela de histórico de contato detalhado” v “Campos obrigatórios na tabela de histórico de resposta”

v “Campos obrigatórios na tabela de associação de segmentos” na página 85

Campos obrigatórios na tabela de histórico de contato

A tabela de histórico de contato para cada nível de público no banco de dados do sistema Campaign deve conter minimamente os campos descritos nesta seção.

Tabela 25. Campos obrigatórios na tabela de histórico de contato

Chave Nome da coluna Tipo de dados

Compri

mento Permitir nulos

Sim Identificador para nível de público numérico ou texto Não

Sim CellID bigint 8 Não

Sim PackageID bigint 8 Não

Não ContactDateTime datetime 8 Sim Não UpdateDateTime datetime 8 Sim Não ContactStatusID bigint 8 Sim

Não DateID bigint 8 Sim

Não TimeID bigint 8 Sim

Nota: Campaign é fornecido com campos adicionais (ValueBefore e UsageBefore) na tabela

UA_ContactHistorypara o nível de público do Cliente para suportar os relatórios de exemplo. É possível definir seus próprios "campos adicionalmente rastreados" para histórico de contato e customizar os relatórios conforme necessário.

Campos obrigatórios na tabela de histórico de contato detalhado

A tabela de histórico de contato detalhado para cada nível de público no banco de dados do sistema Campaign deve conter minimamente os campos descritos nesta seção.

Tabela 26. Campos obrigatórios na tabela de histórico de contato detalhado

Chave Nome da coluna Tipo de dados

Compri

mento Permitir nulos

Sim Identificador para nível de público numérico ou texto Não Não TreatmentInstID bigint 8 Não Não ContactStatusID bigint 8 Sim Não ContactDateTime datetime 8 Sim Não UpdateDateTime datetime 8 Sim

Não DateID bigint 8 Não

Não TimeID bigint 8 Não

Campos obrigatórios na tabela de histórico de resposta

A tabela de histórico de resposta para cada nível de público no banco de dados do sistema Campaign deve conter minimamente os campos descritos nesta seção.

Tabela 27. Campos obrigatórios na tabela de histórico de resposta

Chave Nome da coluna Tipo de dados

Compri

mento Permitir nulos

Sim Identificador para nível de público. numérico ou texto Não Sim TreatmentInstID bigint 8 Não

Sim ResponsePackID bigint 8 Não

Não ResponseDateTime datetime 8 Não Não WithinDateRangeFlg int 4 Sim

Não OrigContactedFlg int 4 Sim

Não BestAttrib int 4 Sim

Não FractionalAttrib float 8 Sim

Não CustomAttrib float 8 Sim

Não ResponseTypeID bigint 8 Sim

Tabela 27. Campos obrigatórios na tabela de histórico de resposta (continuação)

Chave Nome da coluna Tipo de dados

Compri

mento Permitir nulos

Não TimeID bigint 8 Sim

Não DirectResponse int 4 Sim

Cada tabela de histórico de respostas que você cria para um novo nível de público deve ter uma restrição de chave estrangeira no campo TreatmentInstID da tabela UA_Treatment.

Campos obrigatórios na tabela de associação de segmentos

Se estiver usando segmentos estratégicos no Campaign ou Contact Optimization, deve criar a tabela de associação de segmento para cada nível de público que usa com segmentos estratégicos. No mínimo, a tabela deve conter os campos descritos nesta seção.

Tabela 28. Campos obrigatórios na tabela de associação de segmentos

Chave Nome da coluna Tipo de dados

Compri

mento Permitir nulos

Sim SegmentID bigint 8 Não

Sim Identificador para nível de público numérico ou texto Não

Sobre os níveis de público e tabelas de usuário

Uma tabela de usuário pode ser associada a um único nível de público ou com múltiplos níveis de público.

Esta seção contém as informações a seguir:

v “Tabelas do usuário com um único nível de público” v “Tabelas de usuário com múltiplos níveis de público”

Tabelas do usuário com um único nível de público

Ao mapear uma tabela de usuário, deve-se especificar pelo menos um nível de público para que seja o público principal dessa tabela.

Durante esta etapa, Campaign associa o(s) campo(s) que você especificou ao criar o nível de público com o(s) campo(s) do identificador do mesmo nome na tabela de usuário. Ao fazer isso, você os terá

especificado por padrão, quando Campaign fizer seleções a partir dessa tabela de usuário, os IDs serão retornados do nível de público principal.

Por exemplo, se você criar um nível de público denominado Conta com o campo Acct_ID e selecionar este nível de público como o público principal ao mapear a tabela de usuário Contas, terá associado o campo de nível de público Acct_ID com o campo na tabela de usuário que é o identificador exclusivo (chave primária) para a tabela do banco de dados Contas.

Tabelas de usuário com múltiplos níveis de público

Uma tabela de usuário pode ser associada a múltiplos níveis de público, com um dos níveis de público designados como nível de público primário e os níveis de público restantes como níveis de público alternativos.

Nota: Para ativar os designers do fluxograma para alternar de um nível de público a outro ou para ampliar um nível de público a outro, deve-se definir pelo menos uma tabela de usuário com todos os níveis de público necessários. Campaign pode então usar esta tabela para "converter" entre um nível de público e outro, conforme necessário.

Por exemplo, uma tabela de usuário que contém dados sobre as contas do cliente poderia ter as colunas a seguir:

v Acct_ID v Indiv_ID v HHold_ID

Nesta tabela, o Acct_ID poderia ser exclusivo para cada registro. Como um indivíduo poderia ter múltiplas contas e uma família poderia conter múltiplos indivíduos, múltiplos registros poderiam ter os mesmos valores para os campos Indiv_ID e HHold_ID.

Assumindo que você tenha três níveis de público, Conta, Cliente e Família, quando mapear esta tabela de usuário, poderia especificar todos os três níveis de público e associá-los aos campos correspondentes listados acima na tabela do usuário. Isso permite que os designers do fluxograma alternem os públicos alvo ou ampliem um nível de público por outro (por exemplo, contas por cliente, clientes por família ou contas por família) ao usar esta tabela.

Fluxo de trabalho para configurar um novo nível de público

As tarefas listadas fornecem o fluxo de trabalho para configurar um novo nível de público. Consulte cada tarefa para os procedimentos específicos.

v “Tarefa 1: Crie as tabelas de banco de dados para cada novo nível de público” v “Tarefa 2: Criar os novos níveis de público em Campaign” na página 87

v “Tarefa 3: Mapear as tabelas do sistema IBM Campaign para as tabelas do banco de dados” na página 87

v “Tarefa 4: Mapear as tabelas de usuário que contêm dados relevantes para nível(is) de público apropriado(s)” na página 88

v “Tarefa 5: Salvar as tabelas mapeadas em um catálogo de tabela” na página 88

Tarefa 1: Crie as tabelas de banco de dados para cada novo nível de

público

Esta tarefa faz parte do fluxo de trabalho para configurar um novo nível de público.

Sobre Esta Tarefa

Deve-se criar tabelas de banco de dados físico no banco de dados do sistema Campaign para suportar cada novo nível de público criado. As tabelas necessárias para cada nível de público são:

v Uma tabela de históricos de contato

v Uma tabela de históricos de contato detalhado v Uma tabela de históricos de resposta

v Uma tabela de associação de segmentos

Cada tabela necessária possui um conjunto de campos obrigatórios. É possível criar campos customizados adicionais em suas tabelas de público.

Nota: Deve-se criar índices nas tabelas criadas. Por exemplo, se você criar a tabela INDIV_ContactHistory para um novo nível de público Individual, é possível criar um índice como a seguir: CREATE INDEX

XIE1INDIV_ContactHistory ON INDIV_ContactHistory ( IndivID ).

Para criar as tabelas para outros níveis de público, você poderá usar as instruções SQL usadas para criar as tabelas de nível de público Campaign e seus índices relacionados como modelos. Por exemplo, é possível usar o UA_ContactHistory como um modelo para o Acct_ContactHistory (para um nível de público Conta). Para consultar as instruções SQL disponíveis, procure no diretório /Campaign/ddl pelo script que cria tabelas de sistema para seu sistema de gerenciamento de banco de dados.

Nota: Você possui a flexibilidade para mapear diversas tabelas de sistema para um novo nível de público para a mesma tabela de banco de dados físico subjacente (contendo campos de público suficientes para representar todos os níveis de público necessários), ou é possível criar tabelas de banco de dados separadas para cada nível de público. A consulta do IBM ou seu parceiro de implementação podem ajudá-lo a decidir como melhor implementar tabelas de históricos de contato e resposta para seu ambiente.

Tarefa 2: Criar os novos níveis de público em Campaign

Esta tarefa faz parte do fluxo de trabalho para configurar um novo nível de público.

Procedimento

1. Selecione Configurações > Configurações de campanha.

2. Na página Configurações de campanha, em Operações da origem de dados, clique em Gerenciar

níveis de público.

A janela Níveis de público se abre, exibindo níveis de público existentes.

3. Clique em Criar novo.

4. Insira um Nome de nível de público exclusivo, que deve refletir o grupo de identificadores neste nível de público.

Nota: Os nomes de nível de público possuem restrições específicas de caractere.

5. Na Lista de campos, insira um nome e selecione o tipo (numérico ou textual) para cada campo que será usado para identificar exclusivamente cada membro do nível de público.

Nota: Os nomes de campo do nível de público possuem restrições de caracteres específicas. Deve-se especificar exatamente os mesmos nomes que os nomes de campo nas tabelas do banco de dados para esse nível de público. Você não conseguirá mapear um campo na próxima etapa a menos que o Campaign localize uma correspondência exata para o nome do campo.

Por exemplo, se você estiver criando o nível de público "Família" e especificar um campo para o identificador de nível de público exclusivo denominado "HouseholdID", deve certificar-se de que o campo do ID nas tabelas do banco de dados específico de nível de público corresponda a isso exatamente; em outras palavras, que também é denominado "HouseholdID."

6. Clique em OK.

Resultados

Na janela Níveis de público, quando selecionar o novo nível de público, você verá as tabelas necessárias listadas como "Não mapeadas". Sua próxima etapa é mapear as tabelas do sistema IBM Campaign para as tabelas do banco de dados.

Tarefa 3: Mapear as tabelas do sistema IBM Campaign para as tabelas

do banco de dados

Esta tarefa faz parte do fluxo de trabalho para configurar um novo nível de público.

Documentos relacionados