• Nenhum resultado encontrado

Antes que os administradores executem as tarefas de gerenciamento de modelo de oferta, existe diversos conceitos importantes a serem entendidos.

As ofertas são sempre baseadas em modelos de oferta. Os modelos de oferta incluem atributos padrão, como Nome da oferta e Canal. Os administradores podem criar atributos customizados e incluí-los nos modelos de oferta. Quaisquer ofertas que forem baseadas nesse modelo incluirão o atributo customizado. Um exemplo de um atributo customizado é uma lista suspensa de Taxas de juros, a partir das quais os usuários podem selecionar quando criarem uma oferta.

O Que é Uma Oferta?

Uma oferta é uma comunicação de marketing específica enviada para grupos particulares de pessoas usando um ou mais canais. Uma oferta pode ser simples ou complexa, e normalmente contém uma parte criativa, um custo, um canal e uma data de expiração.

Por exemplo, uma oferta simples de um varejista online pode consistir de frete grátis em todas as compras online feitas no mês de abril. Uma oferta mais complexa consiste em um cartão de crédito de uma instituição financeira, com uma combinação personalizada de ilustração, taxa introdutória e data de expiração que variou com base na taxa de crédito do destinatário e na região.

Em Campaign, as ofertas são:

v Baseadas nos modelos de ofertas que você administra.

v Usadas em campanhas, onde elas são associadas com células de destino.

Ofertas associadas são entregues para clientes identificados nestas células de destino.

Também é possível agrupar as ofertas em listas, e designar listas de ofertas para células de destino.

Nota: Os nomes das ofertas e nomes da lista de ofertas possuem restrições de caracteres específicas. Para obter detalhes, consulte Apêndice A, “Caracteres especiais nos nomes do objeto IBM Campaign”, na página 375.

O Que é Um Modelo de Oferta?

Um modelo de oferta define a estrutura de uma oferta. Os usuários criam ofertas com base nos modelos de ofertas.

Importante: Modelos de oferta são obrigatórios. Os usuários não podem criar uma oferta sem se basear em um modelo.

É possível criar quantos modelos de oferta forem apropriados para gerenciar os diferentes tipos de ofertas em seus negócios. Ao definir um modelo de oferta, você especifica os atributos de ofertas relevantes e como eles serão usados.

Os modelos de ofertas fornecem os seguintes benefícios:

v Ao criar modelos de ofertas, você simplifica a criação de ofertas para usuários porque apenas os atributos de ofertas relevantes de um tipo particular de oferta são mostrados.

v Especificando quais atributos de ofertas são parametrizados em um modelo de ofertas você controla quando novas ofertas são criadas e quando uma versão de oferta pode ser usada ao invés disso. v Ao usar atributos customizados para capturar dados específicos (por exemplo, a porcentagem de

desconto ou pontos de bônus associados à oferta), você permite melhores geração de relatório e análise de campanhas.

Modelos de Oferta e Segurança

A política de segurança configurada para um modelo de oferta determina quais usuários serão capazes de usar o modelo de ofertas.

A política de segurança do modelo de oferta é independente da política de segurança aplicada a ofertas criadas usando este modelo de ofertas; isto é, a política de segurança não é propagada para ofertas baseadas no modelo.

Quando os usuários criarem novas ofertas, a política de segurança da oferta é baseada na pasta na qual ela reside. Se a pasta for criada nas ofertas de nível superior, o usuário pode selecionar outras políticas de segurança válidas para aquela oferta.

Para trabalhar com modelos de ofertas, o que inclui tarefas como incluir, editar ou tornar obsoletos modelos de ofertas, deve-se ter permissões apropriadas, o que inclui a permissão de visualização para modelos de ofertas. Por exemplo, para incluir modelos de oferta, deve-se receber concessão de ambas as permissões de Incluir Modelos de Ofertas e Visualizar Modelos de Ofertas.

Para obter mais informações sobre a segurança do Campaign, consulte o Guia do Administrador do

Marketing Platform.

Planejando Modelos de Ofertas e Ofertas

Quando planejar ofertas, deve considerar qual modelo usar, quais atributos são parametrizados e se usará os grupos de controle holdout para células designadas a esta oferta.

Ofertas podem variar das seguintes maneiras:

v Diferentes campos de ofertas parametrizados, incluindo datas válidas e de expiração;

v Diferentes códigos de ofertas (número de códigos, comprimento, formato, gerador de código customizado);

v Atributos customizados (que são expostos para um tipo específico de ofertas; por exemplo, ofertas de cartão de crédito possuem a inicial APR% e taxas de go-to; ofertas de hipoteca possuem frequência e prazo de pagamento).

Como uma boa prática, mantenha valores parametrizados em ofertas em um mínimo. A maioria dos atributos de ofertas não deve ser parametrizada. Deve-se criar os parâmetros somente para os atributos que não vão alterar a "essência" de uma oferta, como datas efetivas e de expiração.

Considere cuidadosamente o design de suas ofertas e modelos de ofertas, já que isto afeta significativamente como é possível analisar e relatar em detalhes de campanha.

Para obter informações sobre o trabalho com ofertas, consulte o Guia do Usuário Campaign.

Usando os atributos customizados em modelos de oferta

Depois de criar um atributo de oferta customizada, ele pode ser incluído em qualquer novo modelo de oferta. Qualquer oferta criada a partir desse modelo incluirá o atributo customizado.

v “Os atributos de oferta padrão em Campaign”

v “Criando ou editando atributos customizados” na página 62 v “Usando listas suspensas nos modelos de oferta” na página 75

Os atributos de oferta padrão em Campaign

A tabela a seguir lista os atributos de oferta que são entregues com Campaign. Tabela 22. Atributos de oferta padrão

Nome de Exibição do Atributo Nome interno do atributo Tipo de elemento de formulário

Média Renda de resposta AverageResponseRevenue Campo de texto - Moeda Canal Canal Caixa de seleção - Sequência Tipo de canal ChannelType Caixa de seleção - Sequência Custo por oferta CostPerOffer Campo de texto - Moeda Creative URL CreativeURL Campo de texto - Sequência Data efetiva EffectiveDate Campo de texto - Data Data de expiração ExpirationDate Campo de texto - Data Duração ExpirationDuration Campo de texto - Numérico Custo de cumprimento FulfillmentCost Campo de texto - Moeda ID do ponto de interação UACInteractionPointID Campo de texto - Numérico Ponto de interação UACInteractionPointName Campo de texto - Sequência Custo fixo da oferta OfferFixedCost Campo de texto - Moeda

Criando ou editando atributos customizados

É possível definir os atributos customizados para uso em campanhas, ofertas ou células em uma planilha de célula de destino. Ao criar o atributo, você especifica se ele pode ser usado em campanhas, ofertas ou células. Não é possível alterar essa seleção depois de salvar o atributo.

Antes de Iniciar

Deve-se ter permissões para incluir ou modificar os atributos de campanha, oferta e célula.

Procedimento

1. Selecione Configurações > Configurações de campanha.

2. Na seção Modelos e customização, clique em Definições de atributo customizado.

3. Clique no ícone Incluir um atributo customizado ou clique no nome do atributo que você deseja modificar.

4. Defina o atributo.

Para esta opção: Execute esta ação:

Nome de exibição do atributo Especifique o rótulo para identificar o atributo para usuários. Por exemplo, "Taxa de juros". As aspas duplas nos nomes de exibição do atributo não são suportadas nas Planilhas de células de destino. O TCS escapa a decoração especial para os nomes de exibição do

atributo. Por exemplo, em vez de um nome de coluna no TCS aparecendo no texto vermelho em negrito, o nome da coluna apareceria exatamente conforme mostrado aqui: <strong style=\"color: red;\">Name</strong>.

Nota: Não é possível alterar o nome dos atributos de oferta padrão que são fornecidos com Campaign.

Para esta opção: Execute esta ação:

Nome interno Especifique um nome para identificar este atributo ao gravar uma expressão IBM EMM, como uma consulta ou macro customizada. Use o mesmo nome que Nome de

exibição do atributo, mas sem qualquer espaço (por exemplo, "InterestRate").

O nome interno deve ser globalmente exclusivo, deve iniciar com um caractere alfabético, não pode incluir espaços e não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Para evitar erros, não altere o nome interno dos atributos que são usados nos fluxogramas.

Atributo de Indique onde o atributo pode ser usado. Não é possível alterar essa opção depois de salvar o atributo.

v Um atributo Campanha é incluído em cada campanha, mesmo em campanhas que já existam.

v Um atributo Oferta está disponível para uso em novos modelos de oferta. Se o atributo estiver incluído em um modelo de oferta, quaisquer ofertas que forem baseadas nesse modelo incluirão o atributo.

v Um atributo Célula é incluído na Planilha de célula de destino para cada campanha, mesmo campanhas que já existam.

Para esta opção: Execute esta ação:

Obrigatório Se deseja solicitar um valor para esse atributo, selecione

Obrigatório. Essa configuração possui o resultado a seguir.

v Para as campanhas, os usuários precisam especificar um valor para o atributo (o campo não pode ser deixado em branco).

v Para as células, os usuários precisam especificar um valor na Planilha da célula de destino (a célula não pode ser deixada em branco).

v Para ofertas, os atributos precisam especificar um valor quando o atributo é incluído em um modelo de oferta. O valor especificado é usado para qualquer oferta que for baseada nesse modelo, a menos que o usuário especifique um valor diferente ao criar ou editar a oferta.

Nota: Se você incluir um atributo de oferta em um modelo de oferta como "Oculto estático" ou "Parametrizado", um valor será sempre necessário, mesmo se o atributo for definido como não

obrigatório. Se você incluir um atributo de oferta em um modelo de oferta como "Estático", a configuração

Obrigatóriodeterminará se um valor é necessário. Se você alterar essa opção depois que um atributo estiver em uso:

v Se você alterar de Obrigatório para não obrigatório, um valor não será mais necessário quando o atributo for usado.

v Se alterar de não obrigatório para Obrigatório, um valor será necessário sempre que esse atributo for usado no futuro. Essa mudança não possui efeito em objetos existentes a menos que os edite. Por exemplo, se você abrir uma campanha, a Planilha de células de destino ou oferta no modo Editar, será solicitado que especifique um valor antes de salvar.

Tipo de elemento de formulário Especifique o tipo de dados a ser armazenado no campo de atributo para as ofertas ou células.

Importante: Depois de incluir o atributo customizado, não é possível alterar seu tipo de dados.

5. Especifique mais informações, dependendo do Tipo de elemento do formulário que você selecionou. Se você selecionou esse Tipo de elemento de

formulário: Execute esta ação:

Campo de texto - Numérico Especifique o número de casas decimais a serem exibidas à direita do ponto decimal.

Nota: Se você diminuir o valor para um atributo existente, a exibição será truncada na interface com o usuário. No entanto, o valor original é retido no banco de dados.

Se você selecionou esse Tipo de elemento de

formulário: Execute esta ação:

Campo de texto - Moeda Especifique o número de casas decimais (consulte acima).

Importante: O valor de moeda reflete o número de casas decimais que são habitualmente usado na moeda local. Se você especificar um número de casas decimais menor que o número comumente usado, o valor da moeda será truncado.

Campo de texto - Cadeia de caracteres Especifique um Comprimento máximo de sequência para indicar o número máximo de bytes para armazenar para qualquer valor deste atributo. Por exemplo, se você inserir 32, as linguagens de byte simples como Inglês armazenam 32 caracteres, mas as linguagens de duplo byte armazenam somente 16 caracteres.

Importante: A diminuição do comprimento de um atributo existente trunca os valores existentes, se o campo for usado para propósitos de correspondência, podem afetar negativamente o rastreamento da resposta.

Caixa de seleção - Sequência v Especifique um Comprimento máximo de sequência

(consulte acima).

v Opcionalmente, marque Permitir adição dos itens da

lista de dentro dos formulários de ediçãopara permitir que qualquer usuário inclua novos valores exclusivos na lista de valores disponíveis ao criar ou editar uma campanha, modelo de oferta ou oferta que inclua esse atributo. (Esta opção não se aplica às células.) Por exemplo, se uma Caixa de seleção em um modelo de oferta contiver os valores Pequeno, Médio,

Grande, um usuário poderia incluir o valor Extra Grande ao criar uma oferta ou editar o modelo de

oferta.

Importante: Depois que a campanha, modelo de oferta ou oferta é salvo, o usuário não pode remover o novo item de lista. O valor é salvo na definição do atributo customizado e então fica disponível a todos os usuários. Somente os administradores poderão

remover itens das listas, modificando o atributo customizado.

v Preencha a Lista de origem de valores disponíveis para especificar quais itens estão disponíveis na Caixa de seleção. Insira os valores no campo Item novo ou

selecionadoe clique em Aceitar. Para excluir um valor, selecione-o na lista de Origem de valores disponíveis e clique em Remover.

v Opcionalmente, especifique um Valor padrão para a caixa de Seleção. O valor padrão é usado na campanha, oferta ou TCS, a menos que o usuário especifique um valor diferente ao criar ou editar a campanha, oferta ou célula.

v Especifique a Ordem de classificação para determinar como os valores aparecem na lista.

Trabalhando com Modelos de Ofertas

Toda oferta é baseada em um modelo de oferta. Portanto, administradores devem criar modelos de oferta antes de os usuários poderem criar ofertas.

É possível fazer modificações limitadas em um modelo que possui ofertas baseadas nele (é possível alterar as opções básicas e valores padrão de atributos). Para fazer outras alterações, deve-se retirar o modelo de oferta original e substituí-lo criando um novo comas mudanças desejadas.

Antes de começar a trabalhar com os modelos de ofertas, deve-se criar qualquer atributo de oferta customizado que possa precisar. Por exemplo, você poderia criar uma lista suspensa consistindo em várias opções, da qual usuários serão capazes de selecionar quando criarem ofertas.

Nota: Trabalhar com modelos de oferta requer as permissões apropriadas. Por exemplo, para incluir modelos de oferta, deve-se ter ambas as permissões de Incluir Modelos de Ofertas e Visualizar Modelos

de Ofertas. Para obter informações adicionais, consulte o Capítulo 2, “Segurança em IBM Campaign”, na página 5.

Criando Modelos de Ofertas

Os administradores Campaign devem criar modelos de oferta antes que os usuários possam criar as ofertas. Siga essas instruções para criar modelos de ofertas.

Procedimento

1. Selecione Configurações > Configurações da campanha.

A página Configurações de Campanha se abre, apresentando links para diversas tarefas de administração.

2. Na seção Modelos e customizações, clique em Definições do modelo de oferta. A janela Definições do modelo de oferta se abre.

3. No fim da lista de modelos de oferta, clique em Incluir....

É aberta a janela Novo modelo de oferta Etapa 1 de 3: Metadados

4. Insira os metadados do modelo de oferta da seguinte maneira:

a. Insira os dados para as opções básicas: Nome do modelo, Política de segurança, Descrição, Usos

sugeridose Ícone do modelo.

b. Para usa esse modelo de oferta com Interact, selecione Permitir que as ofertas criadas desse

modelo sejam usadas em interações de tempo real.

c. Aceite os padrões, ou modifique os dados para a oferta e os formatos de código de tratamento e geradores: Formato do código de oferta, Gerador do código de oferta, Formato do código de

tratamentoe Gerador do código de tratamento.

Importante: Não é possível usar o caractere de espaço em um formato de código de oferta. Se você sair do campo Gerador de código de tratamento vazio, o gerador de código de tratamento padrão será usado.

5. Clique em Avançar>>.

É aberta a janela Novo modelo de oferta Etapa 2 de 3: Atributos de oferta.

6. Inclua os atributos padrão e customizados para o modelo de oferta conforme necessário. Use os botões de seta (<< e >>) para mover os atributos para dentro e para fora da lista de atributos para o modelo de oferta e para alterar a ordem e o tipo (estático, oculto ou parametrizado) de atributos incluídos.

Nota: Para que uma oferta fique disponível em um fluxograma, ela deve ter pelo menos um

atributo padrão ou customizado.

É aberta a janela Novo modelo de oferta Etapa 3 de 3: Valores padrão.

8. Para os atributos que você incluiu no modelo de oferta, forneça um valor padrão que será usado quando os usuários criarem ofertas usando este modelo. Ao criar as ofertas, os usuários podem alterar o valor padrão de atributos estáticos e parametrizados, mas não podem alterar o valor que você inseriu para atributos estáticos ocultos no modelo de oferta.

9. Para atributos parametrizados com os valores fornecidos em uma lista suspensa, também é possível incluir os itens de lista aqui, conforme você cria o modelo de oferta. É possível remover qualquer novo item de lista que inclui aqui, mas não pode remover nenhum item de liste que existia anteriormente. Qualquer adição nos itens da lista feitas aqui é salva de volta para o atributo customizado de oferta.

Importante: Se incluiu o atributo Oferta Válida/Datas de vencimento no modelo como um atributo parametrizado, nesta tela será apresentado a você uma opção Data de execução do fluxograma. Se selecionar esta opção em vez de inserir uma data padrão de Oferta válida, o Campaign usará a data na qual o processo que usa oferta é executado, não a data de execução do fluxograma inteiro.

10. Se selecionou Permitir que ofertas criadas a partir de deste modelo sejam usadas em interações de

tempo real, insira um ID de ponto de interação e um Nome de ponto de interação.

É possível inserir qualquer número inteiro para o valor padrão do ID do ponto de interação e qualquer sequência para o Nome do ponto de interação. Os valores são automaticamente

preenchidos com os dados corretos pelo ambiente de tempo de execução, no entanto, o ambiente de design requer um valor padrão.

11. Clique em Concluir.

Resultados

Você criou o modelo de oferta. Ele agora pode ser usado para criar ofertas.

Modificando modelos de oferta

Se um modelo de oferta tiver ofertas baseadas nele, será possível alterar as opções básicas e os valores padrão de atributos no modelo. No entanto, não é possível modificar os dados do modelo sobre os códigos de oferta ou atributos customizados de oferta. Para fazer essas mudanças, retire o modelo de oferta original e substitua-o criando um novo com as mudanças desejadas.

Procedimento

1. Selecione Configurações > Configurações da campanha.

2. Clique em Definições do modelo de oferta.

3. Clique no nome de um modelo de oferta.

A janela Novo modelo de oferta Etapa 1 de 3: Metadados se abre.

Se o modelo de oferta for usado atualmente por uma oferta, será possível editar somente as opções básicas. Se o modelo de oferta não estiver sendo usado, será possível editar também a oferta e os dados do código de tratamento.

4. Clique em Avançar>>.

A janela Novo modelo de oferta Etapa 2 de 3: Atributos de oferta se abre.

5. Modifique as configurações de atributo conforme necessário.

Documentos relacionados