• Nenhum resultado encontrado

1 Afeganistão 12 Indonésia 23 Maldivas 34 Filipinas 45 Timor-Leste

2. Bangladesh 13. Iraque 24. Micronésia 35. Rep. da Coreia 46. Turquia *

3. Barein 14. 1Irã 25. Ilhas Marshall 36. Catar 47. Tonga

4. Brunei

Darussalam 15. Jordânia 26. Mianmar

37. Arábia

Saudita 48. Tuvalu

5. Butão 16. Japão** 27. Mongólia 38. Samoa 49. Turquemenistão

6. Camboja 17. Cazaquistão 28. Nauru 39. Cingapura 50. Emirados Árabes Unidos

7. China 18. Kuait 29. Nepal 40. Ilhas Salomão 51. Uzbequistão

8. Chipre** 19. Quirguistão 30. Oman 41. Sri Lanka 52. Vanuatu

9. Fiji 20. Líbano 31. Palau 42. Tadjiquistão 53. Iémen

10. Índia 21. Malásia 32. Papua Nova Guiné 43. Tailândia 54. Vietnã 11. Rep. Popular

Democrática da

Coreia 22. Laos 33. Paquistão 44. Síria

* - A Turquia participa plenamente tanto WEOG quanto do Grupo Asiático, mas para fins eleitorais é considerada apenas como um membro da WEOG.

** - Japão e Chipre são países listados no Anexo I da UNFCCC. Figura 27. Países membros do Grupo Asiático ou Ásia-Pacífico Fonte: Adaptado de UN Regional Groups disponível em:

http://www.un.org/depts/DGACM/RegionalGroups.shtmll - acessado em 25 de janeiro de 2014. O grupo da Europa do Leste, que possui 23 países membros, atualmente não mais pode ser considerado como grupo de negociação, apesar de seu histórico de negociação durante a época da Guerra Fria. A maior parte de seus membros é parte do Anexo I da UNFCCC, porém, nenhum deles está listado no Anexo II da &RQYHQomR 7RGRV RV PHPEURV GR JUXSR VmR FRQVLGHUDGRV FRPR ³HFRQRPLDV HP WUDQVLomR´DSHVDUGHDWXDOPHQWHGLYHUVRVGHOHs estarem oficialmente associados à União Europeia. Além disso, 9 de seus membros são considerados países em desenvolvimento e são considerados como países do não-Anexo I. A lista dos 23 países membros é apresentada a seguir, na figura 28:

1. Albânia* 6. Bulgária 11. Federação Russa 16. Macedônia* 21. Romênia

2. Armênia* 7. Croácia 12. Geórgia* 17. Montenegro* 22. Sérvia*

3. Azerbaijão * 8. Eslováquia 13. Hungria 18. Polônia 23. Ucrânia 4. Bielorrússia 9. Eslovênia 14. Letônia 19. República Checa - 5. Bósnia e

Herzegovina* 10. Estônia 15. Lituânia 20. República da Moldávia* -

* Estes Estados são membros do grupo dos países do Leste Europeu, porém não são considerados Partes do Anexo I da UNFCCC.

Figura 28. Países membros do Grupo da Europa do Leste Fonte: Adaptado de UN Regional Groups disponível em:

!

!

))(!

O quinto grupo regional presente na UNFCCC é o grupo da Europa Ocidental e Outros Estados (em inglês Western European and Others Group - WEOG), que possui 29 membros plenos, em que todos são Parte da UNFCCC. Entre seus membros apenas um Estado não está listado no Anexo I da Convenção, Israel, que se juntou ao grupo em 2000, anteriormente participava do grupo Asiático. Abaixo encontra-se a lista de seus 29 membros, na figura 29:

1. Andorra 7. Canadá 12. 1Grécia 18. Liechtenstein 24. Portugal

2. Alemanha 8. Dinamarca 13. Holanda 19. Luxemburgo 25. Reino Unido

3. Austrália 9. Espanha 14. Irlanda 20. Malta 26. San Marino

4. Áustria 10. Finlândia 15. Islândia 21. Mônaco 27. Suécia

5. Bélgica 11. França 16. Israel** 22. Noruega 28. Suíça

6. Estados Unidos da América* 17. Itália 23. Nova Zelândia 29. Turquia***

* - Segundo a ONU: os Estados Unidos da América não é membro de qualquer grupo regional específico, mas atende às reuniões do Grupo da Europa Ocidental e Outros Estados (WEOG), como observador, e é considerado como um membro desse grupo para fins de votação. Junto à UNFCCC este procedimento é replicado.

** - Israel em maio de 2000 tornou-se um membro pleno WEOG, em caráter temporário (sujeito a renovação, que ocorreu novamente em 2004). Assim, é possível que Israel apresente candidatos à eleição para vários órgãos dentro da UNFCCC a partir desse grupo.

*** - A Turquia participa plenamente tanto WEOG quanto do Grupo Asiático, mas para fins de votação é considerada apenas como um membro da WEOG.

Figura 29. Países membros do Grupo da Europa Ocidental e Outros Estados (WEOG) Fonte: Adaptado de UN Regional Groups disponível em:

http://www.un.org/depts/DGACM/RegionalGroups.shtml e acessado em 25 de janeiro de 2014.

Uma divisão significativa que ajuda a compreender os processos de participação dos países no âmbito da UNFCCC é seguramente a divisão de grupos por compromissos. Nesse sentido, o artigo 4 do texto da Convenção deixa evidente que existem compromissos comuns para todas as partes, que são detalhadas no artigo 4º, parágrafo 1, em suas alíneas. De maneira simplificada, são compromissos assumidos pelas atuais 19 3DUWHV GD &RQYHQomR ³levando em conta suas responsabilidades comuns mas diferenciadas e suas prioridades de desenvolvimento, objetivos e FLUFXQVWkQFLDVHVSHFtILFDVQDFLRQDLVHUHJLRQDLV´TXH elas realizem: a) Inventário das emissões antrópicas de gases de efeito estufa; b) Programas de mitigação e adaptação; c) Desenvolvimento de tecnologias para redução e prevenção de emissões; d) Proteção de sumidouros; e) Consideração da mudança do clima nas políticas sociais, econômicas e ambientais; f) Promoção da pesquisa científica em mudança do clima; g) Educação, treinamento e conscientização.

!

!

!

)))!

!

Entretanto, o artigo 4.2 diferencia os compromissos específicos das 43 Partes listadas no Anexo I, que são os países industrializados que mais contribuíram historicamente para as causas da mudança global do clima, que possuem emissões de GEE per capita mais elevadas que as da maioria dos países em desenvolvimento e contam com maior capacidade financeira e institucional para tratar do problema. A seguir, na figura 30, a lista completa dos países, atualmente, Parte no Anexo I da Convenção.

1. Austrália 10. Dinamarca 19. Irlanda 28. Holanda 37. Espanha

2. Áustria 1. 1Estônia 20. Itália

29. Nova

Zelândia 38. Suécia

3. Bielorrússia 12. 1União Europeia 21. Japão 30. Noruega 39. Suíça

4. Bélgica 13. Finlândia 22. Letônia 31. Polônia 40. Turquia

5. Bulgária 14. França 23. Liechtenstein 32. Portugal 41. Ucrânia

6. Canadá 15. Alemanha 24. Lituânia 33. 3Romênia

42. Reino Unido da Grã- Bretanha e Irlanda do Norte

7. Croácia 16. Grécia 25. Luxemburgo 34. Federação Russa 43. Estados Unidos da América

8. Chipre 17. Hungria 26. Malta 35. Eslováquia

9. República

Checa 18. Islândia 27. Mônaco 36. Eslovénia

Figura 30. Lista de países presentes no Anexo I da UNFCCC

Fonte: Adaptado de List of Annex I Parties to the Convention disponível em:

https://unfccc.int/parties_and_observers/parties/annex_i/items/2774.php (acessado em 25 de janeiro de 2014).

Apesar das diferentes origens, pode-se avaliar que de uma maneira geral os países listados no Anexo I são países que possuem três características comuns: a) população estável ou declinante; b) de maneira ampla são países que já conseguiram atender as necessidades básicas da ampla maioria de suas populações; e c) são países que contam com infraestrutura já assentada.

Em suas sete alíneas, o artigo 4.2 apresenta que cada uma das Partes do Anexo I se comprometeu a realizar: a) implantação de políticas e medidas nacionais para reduzir as emissões de GEE até o final da década de 1990, demonstrando a liderança dos países desenvolvidos em combater o problema; b) apresentação, ³dentro de seis meses da entrada em vigor da Convenção, e periodicamente a partir de então, informações pormenorizadas sobre as políticas e mHGLGDV´ DVVLP FRPR VREUH D SURMHomR GH VXDV HPLVV}HV ³FRP D ILQDOLGDGH GH TXH HVVDV HPLVV}HV antrópicas de dióxido de carbono e de outros gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal voltem, individual ou conjuntamente, a seus níveis de

!

!

))"!

´100; c) as medidas poderão ser realizadas em conjunto com outras partes e

deverão ser avaliadas a luz do melhor conhecimento científico para redefinição das metas apresentadas anteriormente; d) a avaliação do desempenho das medidas e políticas deveri VHU UHDOL]DGD QD SULPHLUD &RQIHUrQFLD GDV SDUWHV H ³XP VHJXQGR H[DPH³GHYHVHUIHLWRQRPDLVWDUGDUDWpGHGH]HPEURGHHSRVWHULRUPHQWH em intervalos regulares determinados pela Conferência das Partes, até que o objetivo desta Convenção seja alcaQoDGR´ H  elaboração de instrumentos, individualmente ou de maneira coletiva, para auxiliar na operacionalização das medidas, assim como revisar suas próprias medidas e políticas para reduzir suas HPLVV}HVI QRPRPHQWRGDUDWLILFDomRRXSRVWHULRUPHQWHD3DUWHGHYHUi³QRWLILFDU o Depositário de sua intenção de assumir as obrigaçõHV´ VREUH DV SROtWLFDV H medidas para o cumprimento da redução esperada no prazo indicado nas alíneas a e b do artigo 4.2.

Outra diferenciação de compromissos entre os países desenvolvidos fica expressa no artigo 4.3 da Convenção, que aponta que:

As Partes países desenvolvidos e demais Partes desenvolvidas incluídas no Anexo II devem prover recursos financeiros novos e adicionais para cobrir integralmente os custos por elas concordados incorridos por Partes países em desenvolvimento no cumprimento de suas obrigações previstas no Artigo 12, parágrafo 1. Também devem prover os recursos financeiros, inclusive para fins de transferência de tecnologias, de que necessitam as Partes países em desenvolvimento para cobrir integralmente os custos adicionais por elas concordados decorrentes da implementação de medidas previstas no parágrafo 1 deste Artigo e que sejam concordados entre uma Parte país em desenvolvimento e a entidade ou entidades internacionais a que se refere o Artigo 11, em conformidade com esse Artigo. Para o cumprimento desses compromissos deve ser levada em conta a necessidade de que o fluxo de recursos seja adequado e previsível e a importância de distribuir os custos entre as Partes países desenvolvidos. (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ± Artigo 4, parágrafo 3, 1992).

Como pode ser identificado, tal diferenciação ocorre em relação às Partes do Anexo II. A diferenciação do Anexo II é definida entre os países industrializados, que fazem parte da OCDE, e aqueles países considerados como partes com economias em transição para uma economia de mercado (em inglês Economies in Transition ± EIT). Os membros do Anexo II são aqueles membros da OCDE, e que se comprometeram a fornecer recursos financeiros para permitir que os países em desenvolvimento possam realizar atividades de redução de emissões de GEE no

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

100 Segundo o WH[WRGD81)&&&HVVDVLQIRUPDo}HV³VHUmRH[DPLQDGDVSHOD&RQIHUrQFLDGDV3DUWHV HPVXDSULPHLUDVHVVmRHSHULRGLFDPHQWHDSDUWLUGHHQWmRHPFRQIRUPLGDGHFRPR$UWLJR´

!

!

!

))'!

!