• Nenhum resultado encontrado

AGENTES SOCIAIS DO TURISMO EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS: AGENTES DO TURISMO RELIGIOSO?

EVENTOS – POR ESTADOS DA FEDERAÇÃO

3 O TURISMO EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS: CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL E A DINÂMICA DO FENÔMENO TURÍSTICO.

3.4 AGENTES SOCIAIS DO TURISMO EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS: AGENTES DO TURISMO RELIGIOSO?

Até aqui se buscou compreender em que medida e de que forma encontram- se representados os atores que integram o sistema turístico de Armação dos Búzios, ou seja, os agentes do processo de turistificação da cidade. Não foram identificados, nem na revisão bibliográfica nem no campo, associações, programas ou projetos que se interessem ou se manifestem a respeito das perspectivas para o turismo religioso em Armação dos Búzios. Embora alguns entrevistados tenham sinalizado que “já teve em algum momento” não souberam informar através de quem ou como ter acesso ao projeto. Entre as possibilidades coube verificar se o pároco ou membros da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita participam do FECAB, ou se há uma Pastoral de Turismo, agência, associação ou atores que se encarreguem de promover os espaços e eventos católicos junto aos órgãos e à demanda turística. Não foram encontradas instituições, mas pessoas, que de forma peculiar, atuam para manter acesa essa ideia e compartilhar suas devoções.

A partir da imprensa local e das redes sociais foram identificados como principais agentes para o turismo religioso o Padre Ricardo White e a Sra. Isis Penido, fundadores da Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e o ‘nativo’, ex-secretário e técnico em turismo Sr. Romano Lorenzi, devoto de Sant’Anna.

Padre Ricardo White esteve à frente da comunidade católica desde sua chegada em 1989 à Búzios para passar férias, permanecendo como pároco por 25 anos. Formado em Comunicação Social, atuando em diferentes meios de comunicação, e se dedicando à evangelização pela música, como compositor e cantor com sete coleções independentes lançadas, ele edificou a paróquia que hoje conta com 11 capelas. Junto com Isis Penido foi responsável pela implantação da capela e pela propagação da devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Atualmente ele se dedica à comunidade de aliança Vox Lumen por ele fundada no bairro da Rasa em 2002 e prossegue, entre outras atividades, fazendo shows pelo Brasil e evangelizando com programas na Rádio Cathedral FM (Rio de Janeiro) e Rádio Ondas FM (Cabo Frio) além de manter a Rádio Vox Lumen na web.55.

Isis Penido é uma célebre frequentadora de Búzios. Mineira de nascença mora em São Conrado na cidade do Rio de Janeiro. É advogada, foi catequista, é vice-presidente da Ordem Religiosa Pequena Cruzada, e exerce a presidência da Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma no Rio de Janeiro. Por sua ação beneficente, recebeu em 2013 a Medalha Juscelino Kubitschek, de quem ela é afilhada. Na década de 1950, Juscelino Kubitschek frequentava em Búzios uma suíte do casarão do século 18, que pertencia a seu ministro-chefe da Casa Civil, Osvaldo Penido, onde hoje funciona o restaurante Sollar do Peixe Vivo na Orla Bardot56.

O Sr. Romano Lorenzi é “buziano”, nascido de mãe buziana e de pai argentino, segundo ele, fruto de um dos primeiros casamentos entre nativos e estrangeiros realizados na Igreja de Sant’Anna. Ele se formou em nível técnico como guia de turismo na primeira turma oferecida no Colégio Estadual João Oliveira Botas, situado na Praia da Armação. Seu avô teria doado terrenos da família para a expansão da capela de Sant’Anna, onde ele exerceu a função de coroinha durante a

55 A biografia do Padre Ricardo White, suas realizações e entrevista serão detalhados adiante nesta

pesquisa. Sua obra pode ser consultada em https://www.padrericardowhyte.com/biography

56Fonte:http://marceloborgongino.blogspot.com.br/2013/09/isis-penido-recebe-medalha-

presidente.html e REVISTA VEJA RIO, 2013. A praia do presidente JK. http://vejario.abril.com.br/blog/maresia-fluminense/a-praia-do-presidente-jk/ Acesso : 05.jun.2017

infância. Ele assumiu a Secretaria de Turismo e também a Secretaria de Cultura e Lazer durante a gestão do Prefeito Toninho Branco (2005 – 2008). Sua colaboração para esta pesquisa foi preciosa por reunir em um interlocutor o olhar de um técnico, que exerceu função pública na gestão do turismo e por suas perspectivas como nativo – tanto na condição de ‘nascido e criado’ na cidade, como por ser membro ativo da comunidade católica local, assumindo a liderança dos Festeiros de Sant’Anna do ano de 2017.

Na Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios a funcionária Marcela Palermo (SecTur2)57, também colaborou para a

pesquisa. Como paroquiana, ela tentou instalar a Pastoral de Turismo na Paróquia de Búzios em 2015, juntamente com uma profissional de hotelaria, que compôs o CONDETUR, em 2012. Esta profissional, entretanto, não respondeu às solicitações para participar da pesquisa. Como ação da Pastoral do Turismo, Marcela Palermo elaborou um roteiro denominado “Divina Inspiração” (Figura 9). Elaborou um mapa de Búzios com a localização das igrejas da paróquia e seus horários de missa e datas comemorativas para o ano de 2015. Pretendia captar anunciantes para ser possível viabilizar sua impressão e a distribuição gratuita em pousadas, hotéis, restaurantes, atrativos e centros de informação turística. Pode-se dizer que foi uma ótima iniciativa. Porém, as ações foram interrompidas por falta de clareza sobre a Pastoral do Turismo e de apoio paroquial. Um dos entraves foi de que as capelas, à exceção da igreja Matriz, não mantém expediente capaz de acolher visitantes. Algumas nem teriam condições físicas ou estéticas para serem consideradas atrativas.

57 Doravante no texto serão adotados codinomes aos funcionários públicos que contribuíram para a

pesquisa. Foram entrevistados 3 funcionários da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico. Marcela Palermo foi entrevistada como paroquiana, mas por pertencer ao quadro desta secretaria ficará identificada como SecTur 2. Foi solicitada entrevista com gestores públicos da cultura, do turismo e da comissão de turismo na câmara de vereadores do município, mas não deram retorno.

Figura 9. Roteiro Divina Inspiração.

Fonte: Elaborado por Marcela Palermo para a Pastoral do Turismo de Búzios em 2015

Por ocasião da pesquisa de campo em Janeiro/2017, em entrevista com o pároco atual de Armação dos Búzios, Padre Cosme Neves, este apresentou em rápida vista, o Anuário para 2017 da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita, documento de sua iniciativa, onde relaciona um brevíssimo histórico da paróquia, lista todas as pastorais atuantes, suas funções, contatos e o calendário de eventos. Entre as várias pastorais e ações sociais – Pastoral do Batismo, Pastoral de Noivos, Pastoral de Idosos, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Saúde, coordenação dos Alcoólicos Anônimos, atendimentos jurídico e psicológico à comunidade. Não consta do anuário a Pastoral do Turismo como ação efetiva. Padre Cosme recomendou o contato com duas paroquianas que seriam pessoas mais indicadas para tratar sobre turismo religioso relacionado à Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós: Janice Kunrath e Sandra Mônica. Ele não passou os contatos, pediu que os obtivesse com seu secretário, que também alegou não ter, mas que seria fácil o acesso pelas redes sociais (Facebook). Como janeiro é período de férias também para as pastorais, não foi possível, naquela ocasião, encontrá-las em atividade. Janice Kunrath

trabalhava no Geribá Tênis Park, fez parte do CONDETUR como 1ª. secretária na gestão que assumiu em 2012 e havia grande expectativa quanto à sua colaboração para a pesquisa. Porém, apesar de atender ao seu pedido de retornar o contato após suas férias em agosto 2017, ela não demonstrou interesse em responder às questões apresentadas. Sandra Mônica é psicóloga e auxilia no acolhimento durante as missas dominicais da Desatadora dos Nós. Foi tentado o contato pelas redes sociais e por telefone, mas não houve retorno.

Apesar de não falar abertamente em Pastoral do Turismo, ao tocar neste assunto apontando atividades ‘extramuros’ como canais de evangelização, o Padre Cosme citou algumas iniciativas, como a “Cristoteca” – luau que ocorreu em novembro de 2016 na Praia de Geribá, como abertura para um retiro de jovens e uma missa que ele rezou na Praça Santos Dummont no centro de Búzios. Em atenção aos turistas e visitantes, há sempre os votos de boas-vindas durante as missas. O padre procura ficar à porta da igreja para cumprimentar a todos e também já celebrou um casamento em francês-português para atender ao casal e aos seus familiares na cerimônia. Com isso, quis demonstrar sua hospitalidade com os visitantes e que isso seria o que é possível para ele fazer em relação ao turismo no momento.

No retorno ao campo em julho/2017 pude presenciar sua atenção em perguntar se haviam visitantes durante o início da missa de sábado (29 de julho) às 20hs na Igreja de Sant’Anna. Em resposta à questão “de onde vocês são?”, um casal com duas filhas se apresentou como sendo de Buenos Aires, outro casal de Córdoba, duas pessoas de Niterói, uma de São Gonçalo... Como que por gracejo o padre perguntou: “E da Rasa, tem alguém?” Sim, havia uma mulher vinda da Rasa para a missa no Morro de Sant’Anna, na Praia dos Ossos, em um sábado à noite. Interpreta-se que o bairro da Rasa é tão distante do centro da península que causa estranhamento alguém de lá estar ali naquele momento, quase como um ‘estrangeiro’ na condição de ‘refugiado’.

Com relação à Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós, o pároco se mostra cético: o movimento de peregrinos e caravanas caiu muito, segundo ele, “deixou de ser novidade”. Considera que outras informações sobre a capela sejam mais bem esclarecidas na Comunidade Vox Lumen como Padre Ricardo White, a quem ele atribui a promoção desta devoção. Já na Comunidade Vox Lumen, Emanuelle Paixão reitera que todas as informações sobre agendamento de visita à

Capela da Desatadora devem ser obtidas na secretaria da paróquia. Recomenda procurar por um dos membros da Pascom (Pastoral de Comunicação), o Lucas, que está trabalhando na secretaria paroquial, e forneceu o telefone de contato. Um impasse como este já desanimaria quem pretendesse organizar uma caravana à Capela. No site da paróquia consta apenas um link para a Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, onde há um banner com os dizeres: “Traga a sua caravana”, sem mais orientações. Não há, por exemplo, informações sobre a taxa cobrada aos ônibus de turismo e sobre como obter a gratuidade, caso seja emitido um oficio convite pela Paróquia de Búzios à secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico da cidade.

Figura 10. Banner Virtual de convite à caravanas para a Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Fonte: Site da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Armação dos Búzios.

Referente à “caravana”, o Pároco atual também declarou que não levava a sério as peregrinações como experiência de evangelização, até ter realizado uma à Terra Santa em Jerusalém. Agora ele se prepara para ser guia religioso na peregrinação de membros da paróquia à Itália e Roma, prevista para outubro de 2017. Cabe citar a iniciativa da paróquia em organizar peregrinações para o ano de 2017, sob a liderança religiosa do Pároco e a divulgação através da Pastoral de Comunicação (Pascom), e do Sr. Romano Lorenzi. Em primeiro de julho

organizaram uma caravana para o Santuário de Aparecida em Aparecida do Norte/SP (Figura 12). Em 13 de outubro de 2017 será realizada a peregrinação para a Itália (Roma, Cássia, Assis) e Portugal (Fátima e Lisboa), por meio da Agência Qualitá Turismo (Figura 11).

Figura 11. Banner Virtual: Convite Figura 12: Convite à ‘excursão’ para a reunião sobre a Peregrinação excursão ao Santuário de Aparecida da paróquia a Portugal e Itália.

Fonte: Imagens da PASCOM, 2017.

A Agência Qualitá se apresenta como uma operadora de turismo religioso especializada em turismo emissivo. No mercado brasileiro desde 1996, foi fundada no Rio de Janeiro com o objetivo de “oferecer um serviço de qualidade, com muito critério e cuidado na escolha dos guias profissionais, hotéis, restaurantes, ônibus [...] para que cada peregrino se sinta acolhido e seguro, e possa verdadeiramente experimentar, em cada Santuário, um crescimento espiritual” (QUALITÁ TURISMO, 2017, [s/p]). Entre os roteiros oferecidos pela operadora estão os principais destinos sagrados internacionais – Terra Santa, Itália, Portugal, França, constando apenas dois destinos nacionais por ocasião de eventos especiais: Círio de Nazaré em outubro 2017, na cidade de Belém/PA e Natal Luz, em janeiro de 2018, na cidade de

Gramado/RS, embora se possa considerar este um roteiro mais comercial do que religioso.

Observa-se assim que, em relação ao turismo religioso, há um esforço pessoal de certos indivíduos para a promoção dos espaços e eventos católicos locais e que a comunidade católica tem se mobilizado também como emissora, talvez mais do que como receptora, de peregrinações. Pelo exposto, verifica-se que não há formalização de agentes para a turistificação que representem a Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita nos Conselhos Municipais de Turismo e de Cultura, nem no FECAB. Na própria paróquia, a Pastoral do Turismo não encontrou apoio suficiente para se estabelecer. As lideranças da Paróquia por sua vez também não contratam serviços de agências de turismo locais para receptivo e nem para a realização de suas peregrinações e despertaram recentemente para as possibilidades de atuação nesta área.

O capítulo seguinte pretende refletir sobre os espaços católicos no município, a inclusão da Igreja de Sant’Anna e a Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós no Plano Diretor do Município para uso turístico, e o potencial para o ‘turismo religioso’, a partir dos dados coletados na pesquisa de campo.