• Nenhum resultado encontrado

O Alargamento do Frame Aula

No documento fernandaraqueloliveiralima (páginas 97-102)

Desenho 2 Professor Ideal

5.1 Questão 1: “Para você, o que é uma aula?”

5.1.3 O Alargamento do Frame Aula

As respostas dos alunos à questão 1 do instrumento investigativo revelaram, além de um frame prototípico de Aula, frames outros que coexistem ao redor da cena nuclear. Estes

frames periféricos foram apontados através de construções coordenadas aditivas (com ou sem

a conjunção “e”), nas quais os alunos somam perspectivas relativas a uma aula a perspectivas que apontam para outras cenas. Conforme foi apresentado na seção 5.1.1, tais construções apresentam as seguintes ULs verbais: divertir (apenas no 6º ano), brincar, conversar e fazer

amigos, as quais acionam frames diversos, a saber, respectivamente, os frames diversão, brincadeira, conversa e amizade. Tais ocorrências emergem em 9,56% dos dados do 6º ano

e 8,38% dos dados do 9º ano (55 ocorrências em um total de 575 verbos no 6º ano e 53 ocorrências em um total de 632 verbos no 9º ano, cf. seção 5.1.1) e podem ser observados nos exemplos a seguir5:

Tabela 3: frames emergentes

Frame Aula Relação

semântica de adição

Frame emergente

52A6-31 Para mim e aula importante para mim e para ensinar e aprender

33A9-5 Aonde a gente pode estudar, aprender muitas coisas,

e -

respeitar só professores e mais outras pessoas etc. (frame respeito).

saber respeitar. 24A6-21 É onde a gente aprende

52A9-19 E um momento em que os professores passa para os alunos todo o seu conhecimento,

e -

brinca. (frame brincadeira).

faz algumas brincadeiras para não deixa que seja aquela aula chata.

25A6-3 Aula para mim é estudar 22A9-22 Aprender coisas novas,

e -

conversar um pouco. (frame conversa). conversar com os amigos.

52A6-2 Aula é que a gente vai para estudar e aprender a ser e aprender as coisa básicas

e divertir com os professores e os amigos e etc. (frame diversão)

22A6-33 Aula é onde nós aprendemos

25A9-10 É um local onde adquirimos mais conhecimentos

e e

fazemos amigos. (frame amizade) onde fazemos novas amizades. Fonte: O Autor

5 Cada linha do quadro representa uma única resposta, separada em colunas para explicitar a soma de ações

Os exemplos arrolados evidenciam a existência de frames que ocorrem paralelos ao

frame Aula, na concepção dos alunos investigados. A cena prototípica de aula encontra-se no

centro, de modo largamente majoritário, acionada por 91,05% dos verbos totais, e os frames periféricos a ela se somam, acionados por apenas 8,94% dos verbos totais.

Os frames paralelos ao frame Aula podem se integrar, naturalmente, à cena escolar e contribuir para a interação ou conflitar com o frame central, gerando problemas e desarmonias. O objetivo desta pesquisa é descrever a forma como os alunos concebem o

frame Aula, logo, a delimitação do que converge ou não converge com a aula é decorrente do

que eles (e não o pesquisador) apontam como sendo uma integração harmoniosa ou desarmoniosa.

O frame Respeito, um dos frames emergente nas repostas dos alunos, configura uma cena cuja integração à cena Aula não é apenas possível, mas necessária. O respeito à sala de aula, aos colegas, aos professores, aos funcionários da escola é indispensável para uma convivência harmoniosa. A falta de respeito é um dos fatores primordiais para o surgimento das crises nos ambientes de interação. Quando não existe respeito pelos espaços individuais, existe uma espécie de agressão ao outro, o que resulta em conflitos na interação (cf.cap. 2), como está revelado na avaliação que um aluno faz da cena Aula:

16. 44A6-2 Uma coisa muito chata. Porque tem muito bagunça dentro da sala e não

respeitam a professora.

A não existência do respeito, como observado no exemplo 16, leva às ações desrespeitosas (bagunça) que, por sua vez, levam o aluno a avaliar negativamente a interação (muito chata). Além disso, os alunos ressaltam a importância de o respeito ser recíproco para que haja harmonia:

17. 44A6-24 Para mim aula tem que ser dada com carinho e respeito, não que falta com

os professores, alguns sim outros não. Como a de matemática, educação física, de geografia e os outros não dão e não recebem.

Logo, podemos considerar que o frame Respeito, da forma como ele se apresenta nas respostas dos alunos, é convergente com o frame Aula:

18. 41A9-13 É ato de se aprender coisas que desconhecemos é uma chance para crescer na vida, aprender a lidar com as diferenças dos outros a respeitar a todos independente de você conhecer ou não.

19. 22A6-18 Aula para mim é o professor poder passar o que aprendeu para os alunos

sendo respeitado e respeitar.

20. 47A9-9 Aula é um conteúdo que alguém passa para ensinar as pessoas, mantendo respeito uns com os outros.

21. 34A6-1 Uma aula é todos os alunos quietos quando fazer as provas não colarem do caderno e sem ficar olhando o caderno do colega quando faz as atividades. E o mais importante respeitar os professores. Pra mim isso é uma.

No caso das ULs brincar v., brincadeira n., as respostas dos alunos ora demonstram que a inserção da brincadeira se dá de forma harmoniosa, como uma estratégia de descontração; ora demonstram que a inserção deste frame se dá de forma desarmoniosa, como uma diversão.

Na resposta 25A9-23 Para mim aula é a professora explicar e os alunos entenderem,

sem ‘zoação’ e brincadeira fora de hora, temos um exemplo de inserção desarmoniosa,

especificada pela expressão “fora de hora”; bem como na resposta 1A9-21 Um momento para

conversar com os colegas, brincar e também às vezes estudar que é muito difícil, na qual o

aluno põe como prioridade de uma aula conversar e brincar e por último estudar. Na resposta (dentre outros exemplos, inclusive os da tabela 3) 52A6-32 Uma aula é estudar aprender e

brincar na hora certa e sempre prestar atenção, temos um exemplo de convergência entre os frame Aula e brincadeira, já que o aluno especifica o momento para a brincadeira, “na hora

certa”. Em algumas respostas, no entanto, o aluno não deixa claro se a relação entre a aula e a brincadeira é positiva ou negativa, como 18A9-23 É um momento em que os professores

ensinam e os alunos aprendem e as vezes tem algumas brincadeiras.

Cada sentido inferido aponta para um frame diferente: no primeiro caso o frame Descontração, com avaliação positiva; no segundo caso, o frame Diversão, com avaliação negativa. Cabe ressaltar que as nomeações sugeridas para esses frames e para outros frames paralelos são apenas uma estratégia de categorização, sem qualquer pretensão descritiva; não há espaço no presente estudo para uma descrição cuidadosa das novas cenas.

Já a UL divertir aparece apenas nas respostas dos alunos do sexto ano, nas quais sugere uma relação harmoniosa (Frame Descontração) com o frame Aula:

22. 39A6-10 Para mim uma aula é um espaço aonde nós aprendemos bastante e também nós divertimos.

23. 24A6-13 Um lugar em que os professores ensinam, faz a gente copiar para caramba e também a gente se diverte.

De igual modo, a ULs conversar v. e conversa n. também podem instanciar cenas convergentes ou divergentes com o frame Aula:

24. 49A9-8 Uma aula boa, sossegada aonde os alunos esteja em sintonia com os

professores e com colegas, uma aula sem muita conversa fora de hora, todo mundo fica ligado na aula. (A especificação “sem conversa fora de hora” demonstra que a

25. 10A9-10 Todas as pessoas prestando atenção na aula e conversa quando acabar de copiar. (a oração “quando acabar de copiar” indica que a inserção do frame conversa deve ocorrer no momento adequado)

26. 25A6-26 É estudar, não conversar, não fazer bagunça, mas às vezes eu falo muito,

faço muita bagunça e também ajudo os professores. (a normatização, marcada pela

negação, indica o que não contribui para a aula, logo, a conversa não contribui)

27. 26A6-5 Para mim uma aula é ficar quietos prestar bem atenção, ter uma professora

boa, brincar na hora que pode brincar, conversar com os amigos na hora do

intervalo, fazer provas e etc. (a expressão “na hora do intervalo” indica o momento certo para a conversa).

AS ULs fazer amizade, fazer amigos participam de um frame Relação-Pessoal (Framenet) compatível com o frame Aula, segundo a resposta dos alunos:

28. 25A9-14 Um lugar de ensino onde você aprende várias disciplinas e onde você começa a viver e a conviver com a sociedade (e aprender a lidar com a mesma) através de amigos feitos na escola.

29. 22A6-27 Aprender amadurecer e crescer e fazer amigos.

Até este momento, apresentamos uma análise dos frames emergentes considerando os resultados obtidos nos dados do sexto e nono ano conjuntamente. Contudo, a inserção de alguns frames é mais freqüente em um ano do que no outro, por isso cabe, aqui, ressaltarmos estas diferenças. O frame Respeito foi mais acionado na respostas dos alunos do sexto ano do que nas respostas dos alunos do nono ano (4% (6°) e 1,26% (9°)). O frame Conversa, ao contrário, é mais freqüente nos dados do 9° ano (1,73% (6°) e 3,32% (9°)). O frame Descontração e Diversão são bem mais freqüentes no sexto ano. Estas diferenças nos mostram que a descontração está mais presente no sexto ano, enquanto a conversa está mais presente no nono ano. Além disso, observa-se uma diminuição da presença do respeito ao longo da série escolares, uma vez que ele é mais vezes acionado nas respostas do sexto ano do que no nono.

O desenho 1 ilustra o frame Aula ampliado: no centro encontra-se a cena prototípica de Aula, ao redor encontram-se os frames periféricos, os quais se aproximam ou se distanciam do frame central (Respeito; Conversa; Relação Pessoal; Descontração e Diversão).

Desenho 1: frame aula ampliado

Fonte: O Autor

Frames periféricos também foram acionados pelos alunos em respostas cuja definição

de aula é dada, unicamente, com elementos de outros frames, ou seja, não há a coordenação de duas ou mais cenas, mas uma definição de aula a partir de outros frames somente. Estes casos ocorreram apenas nos dados do 6º ano. Das 469 respostas (cf.cap. 4) dadas pelos alunos à questão 1 do instrumento investigativo, apenas 9, um percentual pouco significativo (1,9%), definem a cena Aula através de elementos de outros frames somente. O grupo destas definições de aula é, em sua totalidade, instanciado por ULs que apontam frames conflitantes com a cena escolar definida pela maioria dos alunos (460 alunos):

12A6-13 Briga Agitação.

12A6-8 Chata, muita agitação, brigas todos os dias, eu gosto mais é de brincar.

26A6-21 É bagunça.

41A6-14 Uma coisa chata e uma prisão.

Esses frames ocorrem paralelos ao frame Aula, no entanto não se integram a ele, resultando nos principais conflitos comuns à cena escolar.

A presença pouco significativa de frames totalmente divergentes em relação ao frame Aula vai de encontro à expectativa desta pesquisa, a qual era, justamente, desvelar os sinais conflituosos da cena escolar. O que observamos, conforme já sinalizamos, tanto na análise dos EFs como no levantamento das ULs, é que os alunos definem a cena Aula consoante com

a concepção que permeia nossa sociedade. Ao contrário, portanto, de nossa expectativa, até este ponto da análise, é tímida a presença de frames divergentes com a cena central.

No documento fernandaraqueloliveiralima (páginas 97-102)