• Nenhum resultado encontrado

Na Fase 3, P6 alcançou índice máximo em todas as relações que foram ensinadas, menos na relação AE do Conjunto 1, formado pelas palavras tigre, preto e

A PROPOSTA DO PRESENTE TRABALHO

Fase 3. Na Fase 3, P6 alcançou índice máximo em todas as relações que foram ensinadas, menos na relação AE do Conjunto 1, formado pelas palavras tigre, preto e

grilo, no qual teve 55% de acertos; na relação AC do Conjunto 2 formado pelas palavras verde, barco e porco, com 88% de acertos; na relação AE do Conjunto 5 formado pelas palavras chave, machado e mochila, obtendo 55% de acertos; na relação AC do Conjunto 6, formado pelas palavras ninho, linha e pinha, com 88% de acertos e na relação AE do Conjunto 6, formado pelas palavras ninho, linha e pinha, obtendo 88% de acertos. Após realizar a segunda tentativa, P6 melhorou o desempenho nessas relações, obtendo 100% de acertos.

No teste de emergência de relações, P6 obteve desempenho máximo (100% de acertos) na leitura expressiva (relação CD). Na escrita manuscrita de palavras (relação AF), precisou refazer todas as relações do Conjuntos 1, formado pelas palavras tigre,

112 preto e grilo. P6 escreveu tiger ao invés de tigre e perdo ao invés de preto. Após realizar a retomada, P6 escreveu corretamente as palavras desse conjunto.

Desempenho de P6 no Teste de Generalização: Leitura e escrita de palavras e de frases formadas por sílabas complexas.

Retomando, as palavras de generalização da Fase 3 foram calha, chato, bolinho, verdade, livro, filho, chinelo, galinha e vertigem e as frases foram O gato preto ficou sobre a cadeira o dia inteiro, O sapo verde mora perto da folha, O cavalo do menino foi achado ontem, O tigre do desenho vai ficar doente.

Na avaliação da leitura das palavras de generalização, P6 obteve desempenho satisfatório (88,88% de acertos), pois das nove palavras apresentadas não leu somente a palavra vertigem. Em relação a leitura de frases, P6 leu corretamente três frases das quatro apresentadas, obtendo 75% de acertos. Se consideradas as palavras que P6 acertou nas frases, seu desempenho vai para 93,54% de acertos, pois de 31 palavras P6 não leu somente as palavras tigre e desenho.

No caso da palavra desenho, esta contém não apenas a complexidade trabalhada (nh), mas também o s com som de z (complexidade não trabalhada), conforme já destacado; neste caso não se poderia esperar a leitura generalizada em relação a tal complexidade.

A escrita de palavras de generalização da Fase 3 foi deficitária, (11,11% de acertos), ou seja, de nove palavras ditadas P6 escreveu corretamente uma delas. A Tabela 22 mostra a forma como as palavras de generalização da Fase 3 foram escritas por P6.

113 Tabela 22- Escrita das palavras de generalização por P6.

Palavras de Generalização Escrita do Participante

Calha Correto Chato Cahto Bolinho Linro Verdade Vedade Livro Livor Filho Finlo Chinelo Calelo Galinha Galiga Vertigem Veige

Observa-se que todas as sílabas complexas, com exceção das sílaba lha, foram escritas incorretamente, seja por inversão de posicionamento de letras em determinadas sílabas (nas palavras chato, livro, filho, em vez da sílaba cha escreveu cah, da sílaba vro escreveu vor e da sílaba lho escreveu nho), seja por omissão do r intercalado nas sílabas, seja por omissão de sílabas (em vez de bolinho escreveu linro)

A Tabela 23 mostra, a seguir, a escrita de frases de generalização da Fase 3 tal como realizada por P6.

Tabela 23- Escrita de Frases de Generalização da Fase 3 por P6. Frases de Generalização Escrita pelo Participante O gato preto ficou sobre a cadeira o dia

inteiro.

O gato peto fico cotsi a cadera o dia lidero.

O sapo verde mora perto da folha. O sapo vede mora perto da fola. O cavalo do menino foi achado ontem. O cavale do memino foi asado corte. O tigre do desenho vai ficar doente. O tigo tor dezi vai ca doi.

114 Os dados da escrita de frases de generalização mostram que o participante não conseguiu escrever corretamente nenhuma frase; se considerados os acertos obtidos nas palavras, verifica-se que o participante acertou 15 palavras de um total de 31 palavras na frase, obtendo 48,38% de acertos.

Quanto aos erros, verifica-se que P6 sabe dispor palavras em frases (estrutura correta), porém tem dificuldades de escrevê-las, principalmente quando apresentam complexidades. Observa-se que, P6 não conseguiu escrever corretamente as palavras no contexto de frases.

Devido ao encerramento do semestre letivo, não foi possível aplicar os conjuntos de palavras com as complexidades da Fase 4; passou-se à reaplicação do Pós-teste (IAL-I).

Porcentagem de acertos de P6 no Pré-teste e no Pós-teste

83, 33 100 100 88, 88 100 88, 88 100 80, 95 77, 77 16, 66 100 100 50 0 91, 66 100 100 100 100 100 100 100 88, 88 38, 88 100 100 100 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Letra s CC BC - Sim ples BC - Com plex as CB - Sim ples CB - Com plex as AC - Sim ples AC - Com plex as CD - Si mpl es CD - Com plex as CE - Sim ples CE - Com plex as AE - Sim ples AE - Com plex as Pré-teste Pós-teste

Figura 27 Comparação de porcentagem de acertos de P6 (Pré-teste e Pós-teste)

Antes do treino, P6 apresentava repertório deficitário (abaixo de 60% de acertos) nas relações CD-Complexas e AE-Simples e Complexas.

Na reaplicação do IAL-I, P6 teve maior evolução na relação AE, em palavras compostas por sílabas simples, passando de 50% a 100% de acertos. Já nas palavras

115 contendo complexidades, houve ligeira melhora na leitura (relação CD), não ocorrendo alteração na escrita (relação AE).

Verifica-se, pois, que houve evolução positiva em seu repertório de leitura e escrita de palavras compostas apenas por sílabas simples, com pouca mudança quando as palavras continham complexidade. Tal desempenho indica que apenas a Fase 3 (que foi a realizada por P6) não foi suficiente para o trabalho com as complexidades.

A Tabela, a seguir, mostra o desempenho de P6 no Pré-teste, Generalização de leitura e escrita de palavras e frases e Pós-teste.

Tabela 24- Porcentagem de acertos de P6 noPré-teste, Generalização e Pós-teste

IAL-I (Pré-teste) Generalização Fase 1 Generalização Fase 2

CDsp CD cpx AE sp AE cpx CD pl CD fr AF pl AF fr CD pl.fr AF pl.fr CD pl CD fr AF pl AF fr CD pl.fr AF pl.fr 77,77 16,66 50 0 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100

Generalização Fase 3 IAL-I (Pós-teste)

CDpl CDfr AFpl AFfr CD pl.fr AFpl.fr CDsp CDcpx AEsp AEcpx

88,88 75 11,11 0 93,54 48,38 88,88 38,88 100 0

Legenda: CDsp (leitura de palavras simples), CDcpx (leitura de palavras complexas) CDpl (leitura de palavras), CDfr (leitura de frase), CDpl.fr.(leitura de palavras das frases); AEsp (escrita de palavras simples), AEcpx (escrita de palavras complexas) AFpl (escrita manuscrita de palavra), AFfr (escrita manuscrita de frases), AFpl.fr (escrita manuscrita de palavras das frases).

A observação desta tabela permite verificar a evolução do desempenho de P6 na leitura e na escrita de palavras formadas apenas por sílabas simples e naquelas em que há sílabas complexas. Pode-se afirmar que, com o decorrer da programação de ensino, P6 foi melhorando, muito embora na escrita de palavras com complexidades não tenha avançado.

Se antes do ensino conseguiu se aproximar do nível satisfatório (77,77% de acertos) apenas na leitura de palavras formadas por sílabas simples, após o ensino melhorou de desempenho tanto na leitura quanto na escrita de tal tipo de palavra. Nas palavras de generalização atingiu patamar máximo em ambos os repertórios, nas Fases 1 e 2. Na Fase 3 teve desempenho satisfatório na leitura expressiva (88,88% de acertos) e desempenho deficitário na escrita manuscrita (11,11% de acertos). No Pós-teste P6 evoluiu na leitura de palavras compostas por sílabas simples e complexas, e evoluiu

116 também na escrita de palavras compostas por sílabas simples; já na escrita de palavras com complexidades P6 não teve evolução.

Vale destacar que na escrita de frases, cujas palavras componentes tinham apenas sílabas simples, também apresentou desempenho máximo, indicando que o ensino foi eficaz.

No caso das palavras com complexidades, o ensino promovido pouco alterou os desempenhos em leitura e escrita. Na leitura, houve alguma melhora, pois nas palavras e frases de generalização atingiu 88,88% e 75% de acertos, respectivamente, embora no Pós-teste tenha ficado com 38,88% de acertos. Estes resultados permitem afirmar que P6 está em processo de aquisição da leitura de palavras e frases contendo complexidades. Na escrita, porém, não houve alteração; a programação proposta não produziu efeito positivo.

Estes dados mostram que P6 está com desempenho excelente na leitura de palavras simples e de frases compostas por palavras simples e está no início do processo de leitura de palavras e frases contendo complexidades.

Participante 9

Inicialmente, apresentaremos os dados referentes ao número de sessões de que o participante precisou para realizar as atividades de ensino (Fases 1 e 2, além de cinco conjuntos da fase 3) e o correspondente número de horas: foram 11 sessões, com um total de 9h17 de ensino.

Nas relações AB, BC, CB, AC, CE, AE, o participante realizou 576 tentativas na Fase 1 e 216 na Fase 2, totalizando nas duas fases 792 tentativas. No ensino das sílabas na Fase 1 foram 144 tentativas e na Fase 2 foram 84 tentativas, totalizando 228 tentativas. Ao todo foram1020 tentativas.

Fase 1. Na Fase 1,P9 alcançou índice máximo em todas as relações ensinadas.