• Nenhum resultado encontrado

Análise comparativa da imprensa online regional 85

Parte II – Estudo empírico 71

Capítulo 5 – Apresentação e discussão dos resultados 76

5.1. Análise geral dos grupos – Análise comparativa da imprensa escrita

5.1.2. Análise comparativa da imprensa online regional 85

Tal como na subsecção anterior, aqui serão retiradas conclusões comparativas referentes à imprensa online regional, através do contraponto de resultados dos inquéritos realizados ao Grupo 2 e ao Grupo 3.

Os resultados recolhidos mostram uma relativa similitude entre os inquiridos do Grupo 2 e do Grupo 3. Como podemos comprovar no Gráfico 16, no caso das assinaturas, 88% dos inquiridos do Grupo 2 não possuem assinatura, 4% afirmam ser assinantes de conteúdos online “há menos de 3 meses”, 4% “entre 6 meses e 1 ano” e outros 4% “entre 1 e 2 anos”. Já no Grupo 3, as percentagens diferem um pouco, mas mantém-se a tendência: 96% dizem não ser assinantes, 2% afirmam que o são “há menos de 3 meses” e outros 2% “entre 3 e 6 meses”.

Gráfico 16 – Comparação da realidade das Assinaturas da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Esta diminuta percentagem de assinantes entre ambos os grupos pode justificar- se, em parte, e perante os factos à disposição, à diferença de idades que comporta esta amostra (ver Gráfico 29). É que, no caso do Grupo 3, mais de metade dos inquiridos (66%) têm idade entre os “15 e os 19 anos”, enquanto no Grupo 2, os entrevistados (42%) têm idades entre os “20 e os 24 anos”.

Já em relação ao tipo de leitura, as conclusões são idênticas, como observamos no Gráfico 17. Os inquiridos do Grupo 2 (54%) afirmam ler o jornal online regional de forma “ligeira” e 44% de forma “interessada”. Similarmente, no Grupo 3, 52% dos entrevistados declaram que lêem o jornal online de forma “ligeira” e 48% de modo “interessado”. O tipo de leitura pode também ser influenciado pela disposição dos conteúdos online, isto é, pelo formato e conteúdo disponibilizado, um estudo que poderá ser desenvolvido numa futura investigação deste tipo.

Gráfico 17 – Comparação da realidade do Tipo de Leitura da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Na questão relativa à frequência da leitura do jornal online regional, as percentagens são díspares, mas as opções semelhantes, como verificamos no Gráfico 18. No caso do Grupo 2, apenas 38% lêem o jornal “semanalmente” e 26% “diariamente, ao passo que, no Grupo 3, a maioria dos entrevistados (78%) salienta que lê o jornal online regional “semanalmente” e 14% “várias vezes por mês”. Estes resultados vêm confirmar que os leitores continuam a associar a actualização das páginas online dos media regionais à periodicidade das publicações impressas, assunto que é abordado na secção 2.2, do Capítulo 2, da Parte I.

Gráfico 18 – Comparação da realidade da Frequência da Leitura da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Em relação ao tempo despendido na leitura do jornal online regional (Gráfico 19), os inquiridos do Grupo 2 afirmam gastar “15 minutos” (52%) e 36% admitem demorar “30 minutos” na referida leitura. Já no Grupo 3, assistimos a uma inversão dos

resultados: 46% dos inquiridos lêem o jornal online durante “30 minutos” e 42% durante “15 minutos”.

Gráfico 19 – Comparação da realidade do Tempo de Leitura da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Quanto ao local de leitura, tanto os inquiridos do Grupo 2 como os do Grupo 3 apresentam resultados iguais, como demonstra o Gráfico 20: a maioria dos leitores (67%) de ambos os grupos salienta que lê o jornal online regional no “domicílio”. Já 26%, no Grupo 2, e 33%, no Grupo 3, dizem ler no “bar/café”.

Gráfico 20 – Comparação da realidade do Local de Leitura da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Em relação às rubricas mais lidas estamos igualmente perante conclusões semelhantes, pois as quatro categorias com maior percentagem são as mesmas do Grupo 2 e do Grupo 3, como está patente no Gráfico 21. Assim, no Grupo 2, 21% dos inquiridos interessam-se pelas rubricas “desporto” e “região” e 12% pelas rubricas “sociedade” e “cultura”. No caso do Grupo 3, as percentagens são também análogas: 17% dizem ler temas de “sociedade”, 16% sobre “desporto” e 13% sobre “cultura” e “região”.

Gráfico 21 – Comparação da realidade Rubricas Mais Lidas da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Semelhantes são também as opiniões sobre a qualidade gráfica das páginas dos jornais online regionais: analisando o Gráfico 22, metade dos inquiridos do Grupo 2 (50%) e metade do Grupo 3 (50%) afirmam que a qualidade gráfica online é “boa”. Já 46% dos inquiridos do Grupo 2 e 38% do Grupo 3 dizem ser “razoável”.

Gráfico 22 – Comparação da realidade da Qualidade Gráfica da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

À questão sobre que outras publicações impressas costumam ler, os resultados obtidos não diferem entre os inquiridos de ambos os grupos (Gráfico 23). No caso do Grupo 2, a maioria dos inquiridos (42%) afirma ler “jornais nacionais”, 29% “revistas nacionais” e 19% “jornais regionais”. Já no Grupo 3, apenas difere a terceira escolha com maior percentagem, com as “revistas estrangeiras” a suplantarem os “jornais regionais”. Assim sendo, 39% dos inquiridos costumam ler “jornais nacionais”, 32% “revistas nacionais” e 14% “revistas estrangeiras”. Apenas 12% admitem ler jornais impressos regionais.

Gráfico 23 – Comparação da realidade da Leitura de Outros Media da Imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Apesar de todas as inovações tecnológicas e do elevado apelo ao consumo dos mais recentes gadgets, como os Iphones ou os Ipads/tablets, a esmagadora maioria dos inquiridos, tanto do Grupo 2 (96%), como do Grupo 3 (94%), afirma que costumam ler o jornal online regional através do computador, como evidenciamos no Gráfico 24. No caso do Grupo 2, apenas 4% admitem usar o “Ipad/tablets” e, do Grupo 3, 6% utilizam também o “Ipad/tablets”. A opção “telemóvel” não recolheu qualquer voto.

Gráfico 24 – Comparação da realidade de Utilização de Dispositivos Móveis da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Na questão que inquire os entrevistados sobre a frequência com que costumam aceder a informação jornalística regional através das redes sociais (Gráfico 25), os resultados permitem concluir que, à semelhança do que acontece com a frequência de leitura dos jornais online, os leitores continuam a associar a actualização das redes sociais à periodicidade do jornal impresso regional. Assim, no Grupo 2, os inquiridos (30%) afirmam aceder a informação através das redes sociais “semanalmente”, 24% admitem fazê-lo “várias vezes por mês” e 20% “diariamente”. Já no caso do Grupo 3, 32% acedem “várias vezes por mês”, 26% “raramente” e 24% “semanalmente”. Tal como é explicado na secção 2.2, do Capítulo 2, da Parte I, Recuero (2009: 25), citada em Francisco (2010: 6), refere as vantagens de um media estar presente nas redes sociais: “no espaço offline, uma notícia ou informação só se propaga na rede através das conversas entre as pessoas. Nas redes sociais online, essas informações são muito mais amplificadas, reverberadas, discutidas e repassadas”.

Gráfico 25 – Comparação da realidade de Acesso aos Media através das Redes Sociais da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Por último, aos inquiridos é proposto que escolham as opções multimédia que consideram ser as mais utilizadas pelos jornais online regionais (Gráfico 26). Esta questão permite descortinar se os media online regionais estão a inovar e a apresentar informação complementar através de vídeo, som, infografias e redes sociais. Como podemos constatar no Gráfico 26, os dados obtidos não deixam dúvidas. Segundo a percepção dos leitores, as redes sociais são o meio mais usado pelos jornais online.

Gráfico 26 – Comparação da realidade dos Recursos Multimédia da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Analisando o Gráfico 26, no caso do Grupo 2, mais de metade dos inquiridos (59%) apontam as redes sociais, enquanto do Grupo 3 a percentagem eleva-se até aos 65%. 92

Com 20% de respostas surge o vídeo, em ambos os grupos. Já a infografia reúne 12% de respostas no Grupo 2 e 9% no Grupo 3. Apenas 6%, do Grupo 2, e 2%, do Grupo 3, afirmam que os jornais online regionais não usam qualquer das opções. Estes dados mostram que, apesar das inúmeras inovações, os media online regionais continuam a optar por estar presente na Web através de soluções menos custosas, em termos de despesa, uma vez que a debilidade económica que os caracterizam os impedem de aumentar o número de profissionais ou mesmo adquirir meios tecnológicos, tal como é abordado na secção 2.2, do Capítulo 2, da Parte I.

Por último, a caracterização dos leitores. Do Grupo 2, 52% dos inquiridos são do sexo masculino e 48% do sexo feminino, enquanto, do Grupo 3, 64% são do sexo feminino e 36% do sexo masculino (Gráfico 27).

Gráfico 27 – Comparação da realidade da Caracterização do Leitor – Sexo – da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

De referir que 90% dos inquiridos (Grupo 2) são “solteiros” e 86% do Grupo 3 são também “solteiros”, como verificamos no Gráfico 28.

Gráfico 28 – Comparação da realidade da Caracterização do Leitor – Estado civil – da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Os inquiridos do Grupo 2 têm idades compreendidas entre os “20 e os 24 anos” e 34% entre os “15 e os 19 anos”, ao passo que 66% dos entrevistados do Grupo 3 têm idades entre os “15 e os 19 anos” e 18% entre os “20 e os 24 anos” (Gráfico 29).

Gráfico 29 – Comparação da realidade da Caracterização do Leitor – Idade – da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Quanto às habilitações literárias, 54% dos inquiridos (Grupo 2) frequentam uma universidade, 20% possuem o ensino secundário e 16% licenciatura. Já do Grupo 3, 44% frequentam a universidade, outros 44% possuem o ensino secundário e 8% uma licenciatura (Gráfico 30).

Gráfico 30 – Comparação da realidade da Caracterização do Leitor – Habilitações literárias – da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Em relação à profissão, do Grupo 2, 74% são estudantes e 6% exercem uma profissão liberal, ao passo que, no Grupo 3, 81% são estudantes e 7% desempenham uma profissão pertencente ao “quadro superior ou médio” (Gráfico 31).

Gráfico 31 – Comparação da realidade da Caracterização do Leitor – Profissão – da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Quanto às horas dedicadas por semana à profissão que exercem, os dados pouco diferem (como podemos analisar no Gráfico 32): 38% dos inquiridos (Grupo 2)

dedicam entre “15 a 29 horas” por semana e 22% entre “30 a 34 horas”; do lado do Grupo 3, 48% dedicam entre “15 a 29 horas” e 14% entre “5 a 14 horas”.

~

Gráfico 32 – Comparação da realidade da Caracterização do Leitor – Horas de trabalho semanais – da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

Quanto ao meio de transporte utilizado habitualmente, a ordem inverte-se: 53% dos entrevistados (Grupo 2) usam o automóvel ligeiro e 27% o autocarro, enquanto 56% dos inquiridos (Grupo 3) utilizam o autocarro e 33% o automóvel ligeiro (Gráfico 33).

Gráfico 33 – Comparação da realidade da Caracterização do Leitor – Meio de transporte – da imprensa online regional (entre o Grupo 2 e o Grupo 3).

97

5.1.3. Análise comparativa da imprensa escrita regional e da imprensa