• Nenhum resultado encontrado

6.1 Características do PCP do Segmento da Indústria de Blindagem Veicular

Ainda durante a pesquisa, acompanhando várias atividades relacionadas ao Planejamento e Controle da Produção, foi observado que as mesmas são executadas com o uso de planilhas eletrônicas, dada a simplicidade de suas atividades e a flexibilidade com que as mesmas precisam ser tratadas.

Falando em paradigma de gestão da manufatura, GODINHO (2004) afirmou que em um ambiente Customizado em Massa, nos seus principais direcionadores, os clientes anseiam pela variedade e pela customização dos produtos, e que do ponto de vista da concorrência o sistema de produção customizado representa fonte de diferenciação no mercado.

Ainda segundo aquele autor, os objetivos de desempenho da produção (Qualidade, Velocidade, Pontualidade e Produtividade) são qualificadores para a Customização em Massa.

Em outra vertente, AZZOLINI (2004) relaciona os paradigmas estratégicos de gestão da manufatura com o avanço tecnológico, em conjunto com as técnicas auxiliares do Planejamento e Controle da Produção, e a atuação dos sistemas integrados de gestão.

Aquele autor ainda afirma que a partir das necessidades de mercado, os elementos componentes da estrutura e da infra-estrutura, em conjunto com os sistemas de Administração da Produção, garantem os mecanismos necessários para o alcance da estratégia competitiva.

Também afirma que todo o processo de evolução favoreceu o avanço tecnológico de máquinas, ferramentas e conhecimentos técnicos inerentes através dos novos conceitos de Gestão da Produção e dos investimentos, voltados ao treinamento dos envolvidos na operação do sistema, uma vez que têm o intuito de aperfeiçoar as rotinas operacionais e garantir reduções de tempo em cada etapa de fabricação ou distribuição, para que essas empresas sejam transformadas, com relação aos indicadores de desempenho, em empresas responsivas ou com forte tendência para tanto.

O último, através de um gráfico, conseguiu transmitir a relação existente entre os ambientes relacionados anteriormente, como detalha em sua tese de doutorado.

Figura 34: Escopo dos ambientes relacionados a mutações do Sistema de Administração da Produção.

Fonte: AZZOLINI (2004)

6.2 Conclusões Finais

Como pretendido, a evolução dos Sistemas de Produção desde antes do advento da Revolução Industrial até as transformações trazidas pela globalização, foi apresentada.

Paradigmas do sistema produtivo

1. Manufatura em Massa 2. Manufatura enxuta 3. Manufatura enxuta e ágil 4. Manufatura Responsiva

Adequações dos Paradigmas a partir das Prioridades Competitivas

1. Em Qualidade 2. Em Flexibilidade 3. Em Custo 4. Em Variedade 5. Em Produtividade

Responsabilidade da Cadeia de Suprimentos

Fornecedor, Produtor, Expedição e Distribuição

Estratégia Competitiva

Avanço quanto ao aprimoramento do processo de gestão da produção

Áreas de decisão Estruturais Infra-estruturais Instalações Industriais Capacidade Tecnologia Integração Vertical Integração Horizontal Recursos Humanos Gestão da Qualidade Organização Sistemas de Administração da Produção 1. JIT 2. OPT 3. MRP PCP

Enterprise Resource Planning - ERP

a empresa pode estar apoiada entre outras tecnologias na tecnologia da informação

Conhecimento = Experiência + Treinamento Conhecimento gera as habilidades necessárias

Mutações de mercado influenciadas por mudanças no cenário competitivo Internacional

Estratégia Competitiva

Nela, foi identificado um sistema chamado Customização em Massa, o qual foi observado no seguimento estudado, através de dois estudos de casos, e apresentado neste trabalho na indústria da blindagem veicular.

A Customização em Massa é a habilidade que um fornecedor tem de fornecer produtos e serviços projetados individualmente para cada consumidor, através de altíssima agilidade, flexibilidade no processo e integração, a um custo perto dos itens feitos pela Manufatura em Massa.

Quando em uma visita técnica à montadora Volvo, em Götenburg, Suécia, em fevereiro de 2002, o autor observou que além da linha de montagem, a montadora possui células de fabricação onde faz a transformação de veículos originais em veículos especiais para uso da polícia, de hospitais, etc. um exemplo de customização em massa. Nesta oportunidade a empresa sueca fechou um contrato mundial com a O’Gara- Hess para o serviço de blindagem de seus veículos para fornecimento mundial. Da França para a Europa, do México para a América do Norte e do Brasil para a América do Sul.

Hoje outras montadoras fazem uma verdadeira customização de seus produtos blindando os veículos de sua própria fabricação, como é o caso da Mercedes-Benz e da BMW.

Os modelos ou padrões estratégicos que têm por finalidade auxiliar as empresas a alcançarem determinados objetivos de desempenho, também

chamados de Paradigmas Estratégicos de Gestão da Manufatura – PEGEMs, são sustentados por quatro elementos-chave:

§ Direcionadores;

§ Objetivos de desempenho da produção;

§ Princípios; § Capacitadores.

O conjunto de informações que programa as necessidades em termos de componentes e materiais, e controla o momento de liberação ou execução das ordens de compra e produção, também chamado de Sistema de Coordenação de Ordens de Produção – SICOPROCs, é uma das três grandes funções do controle da produção (as demais são Programa Mestre de Produção – MPS e Programação de Operações).

Ao observar a estrutura do Planejamento e Controle da Produção nos casos apresentados, constatou-se ainda que o mesmo possua uma função de ferramenta na Gestão da Manufatura.

As técnicas de Planejamento e Controle da Produção quando utilizadas ajudam: no custo final, na qualidade final do produto, na flexibilidade da produção, na variedade (ou mix) de produção e na produtividade. Onde se conclui que o Planejamento e Controle da Produção deve ser observado como uma das áreas de infra-estrutura responsável pelas decisões da empresa, uma área estratégica.

A seguir há uma figura do HORTE et al (1987) na qual ele, a exemplo de AZZOLINI (2004), relaciona o PCP como um dos pilares de decisão da empresa.

Figura 35: Conteúdo de uma Estratégia de Produção. Fonte: HORTE (1987).

- Liderança em custo

- Diferenciação

- Enfoque

- Qualidade

- Custo

- Flexibilidade