• Nenhum resultado encontrado

Após a coleta dos dados, as informações colhidas junto a cada grupo de interesse foram analisadas utilizando a técnica da análise de conteúdo, “um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos (sic) de descrição do conteúdo das mensagens” (BARDIN, 1977, p. 38).

A abordagem das entrevistas, das questões abertas do questionário e da pesquisa documental foi predominantemente qualitativa, apesar de terem sido utilizados alguns dados de forma quantitativa, decorrentes da observação da frequência com que certos assuntos foram abordados ou provenientes das questões fechadas dos questionários. A escolha do tipo de análise está baseada em Bardin (1977, p. 21), que afirma que

Na análise quantitativa, o que serve de informação é a frequência com que surgem certas características do conteúdo. Na análise qualitativa, é a presença ou a ausência de uma dada característica de conteúdo ou de um conjunto de características num determinado fragmento de mensagens que é levado em consideração.

Os dados coletados da pesquisa documental, nos questionários com os colaboradores da Unisinos e os funcionários da área de TI e nas entrevistas junto aos gestores da instituição foram analisados inicialmente de forma isolada, por público, a partir da identificação dos temas mencionados: “ideias constituintes, em enunciados e proposições portadores de significados isoláveis” (BARDIN, 1977, p.

21 Na nomenclatura da instituição, as salas de informática são laboratórios de informática, com microcomputadores disponíveis para uso dos alunos durante as aulas.

22 Laboratórios temáticos são laboratórios específicos para prática de atividades acadêmicas (laboratórios de enfermagem, gastronomia, fotografia, microscopia), podendo propiciar, entre outros equipamentos, também equipamentos de informática.

105). Além da identificação dos temas abordados, foi efetuado o levantamento da frequência e da direção23 de cada um deles (BARDIN, 1977).

A frequência de citações permitiu estabelecer relações de importância entre os temas abordados, por público, sempre considerando como de maior relevância para o grupo pesquisado o tema mais abordado.

Após o levantamento das informações e da frequência de cada tema, foi efetuado o correlacionamento entre os públicos, identificando temas específicos abordados por apenas um público e temas recorrentes. Também foram identificados temas conflitantes entre os grupos de estudo, além do contexto de surgimento de cada tema para entendimento do motivo e da real importância de cada observação efetuada por cada público.

Para facilitar a sua interpretação, os dados coletados foram tabulados. As informações e análises efetuadas serviram de base para entender as ações necessárias para melhorar o alinhamento da TI com o negócio, conduzindo à proposição de ações de melhoria de curto e longo prazo, a serem implementadas através de um projeto de alinhamento estratégico.

4.3.1. Análise das entrevistas

O processo de análise das respostas foi iniciado somente após a transcrição de todas as entrevistas. As entrevistas foram todas analisadas e o seu texto foi desmembrado em temas. As respostas foram transportadas para planilhas individuais, e cada parágrafo foi marcado de acordo com a incidência de temas específicos. Ao final, foi efetuada a análise de cada tema identificado. Em resumo, a análise das entrevistas seguiu os seguintes passos:

a) transcrição;

b) leitura e avaliação, de acordo com o referencial teórico, dos temas abordados;

c) leitura e identificação, nos textos, da incidência de cada tema; d) estruturação das respostas em planilha, por entrevistado e tema; e) análise das respostas por tema – incidência e relevância.

Foi analisada a incidência dos seguintes temas: a) planejamento estratégico e PDI;

- disponibilidade e clareza para os colaboradores da instituição;

- articulação entre o planejamento estratégico e a dinâmica institucional; b) indicadores de gestão;

- disponibilidade

- adequação à tomada de decisão;

c) alinhamento da estratégia de TI com a estratégia institucional; d) disponibilidade da Unisinos para alinhar sua estratégia com a TI; e) investimentos em TI;

f) governança de TI;

- processos de governança. - processos de gestão; g) sugestões.

Apenas depois da realização de todo desmembramento dos textos das entrevistas foi iniciado o processo de análise das informações.

4.3.2. Análise dos questionários

Todas as questões fechadas do questionário foram agrupadas por assunto, a fim de facilitar a análise. As questões foram agrupadas de acordo com as seguintes perspectivas:

a) estratégia da Universidade;

b) percepção do direcionamento da Universidade em relação à tecnologia; c) alocação de recursos;

d) disponibilidade de recursos;

e) regras de distribuição de recursos;

f) estratégia e alinhamento da estratégia de TI; g) comunicação e clareza na atuação;

Cada questão foi analisada com ajuda de uma ferramenta de BI24 (Business

Intelligence), com a finalidade de identificar tendências distintas considerando o

vínculo com a instituição (professor, tutor ou funcionário da Unisinos ou funcionário da GTI), e a prática de função de gestão ou coordenação na instituição.

As questões abertas também foram analisadas e o seu conteúdo classificado por tema.

4.3.3. Análise documental

Uma vez que o relatório da Avaliação Institucional utilizado já continha uma compilação das informações dos questionários, sua análise foi muito mais simples. O relatório foi analisado e foram consideradas apenas as avaliações dos itens referentes a recursos tecnológicos nas salas de aula, salas de informática e WiFi (internet sem fio). Não foram considerados os equipamentos nos laboratórios temáticos por não haver distinção, no relatório, entre equipamentos de informática e demais dispositivos utilizados.

A pedido da área, o relatório da Avaliação Institucional não foi anexado ao trabalho. Também não foram transcritas frases literais.

24 Ferramentas de BI (Business Intelligence) – são ferramentas que facilitam a extração e análise de dados, informações e indicadores com a finalidade de apoiar a gestão e a operação.

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Neste capítulo, é apresentada a análise das informações coletadas durante a pesquisa, relacionando-as com o referencial teórico. As análises iniciaram pelas entrevistas, para então passarem para os questionários e para a análise do relatório da Avaliação Institucional.