• Nenhum resultado encontrado

Após analisar o perfil geral da amostra e apresentar resultados das principais variáveis que impactam na participação política, veremos os resultados referentes à utilização da internet e as relações com as variáveis selecionadas para investigação. A estrutura analítica evolui do geral para o específico, apresentando (1) análises de frequência simples, (2) análises comparativas de graus de confiança, (3) correlações estatísticas e (4) divisão em agrupamentos/clusters.

Para efeito de análise, em alguns momentos as populações foram divididas em usuários e não usuários de internet, considerando-se não usuários os respondentes que não tem acesso á internet em casa.

Para completarmos então o perfil político da amostra estudada, verificaremos os resultados das principais variáveis estudadas que impactam na participação política dos jovens.

6.2 Interesse Político e Interesse Social

Por conta da forte e negativa representação social de “política” entre os jovens (França, 2011)24, foram criadas duas variáveis para análise de interesse: interesse político e interesse social, de forma a identificar também o interesse por questões sociais, que não seria considerado pelos jovens como interesse por política.

Ao serem perguntados sobre quanto se interessavam por política, 18% do total da amostra disseram “muito”25, e 38,3% “mais ou menos”. Esses percentuais provavelmente sofreram influência dos eventos políticos naquele momento histórico específico no país, com a emergência das grandes manifestações e intensa atividade em torno desta questão e cobertura de mídia. Já em relação ao interesse pelo que está acontecendo na sociedade, 50,0% da amostra se interessaram “muito”, 36,5% “mais ou menos”. É interessante observar a postura antipolítica (vide

24A representação social de “política” foi associada à corrupção e “sujeira” pelos jovens de grupos

focais em estudo sobre representação social de “violência” (FRANÇA, 2016).

introdução deste trabalho) dos jovens nas manifestações, quando estavam praticando um exercício político por essência (manifestar-se publicamente), mas sem a representação de política no imaginário dos próprios jovens, revelado pelo interesse pelo que está acontecendo na sociedade.

Quando analisamos estatisticamente interesse político e participação política, observamos que o grupo que se interessa “muito” por política é bem diferente de todos os outros, assim como também “mais ou menos” interesse. O interesse é considerado um dos mais fortes preditores de participação política, uma vez que dirige e antecipa a ação dos indivíduos. Normalmente o interesse precede a participação, mas a relação inversa também pode ser identificada; ou seja, o interesse pode ser despertado após a participação26. Por conta dessa relação, as apresentações dos dados sobre interesse precederão a análise sobre participação neste trabalho.

Gráfico 8: Interesse por Política – População Geral Fonte: Autora (2015)

26 Não é possível avaliar a ordem de fatores no presente estudo. Para fazê-lo seria necessário pelo

A variável Participação Política foi criada através do cálculo da média das perguntas (vide capítulo metodológico) dirigidas com este fim. Quanto maior for a média da variável Participação Política (PP), maior será a participação política da categoria ou segmento analisado, para efeito de análise.

Ao comparar Participação Política com o grau de interesse por política, o teste ANOVA (teste F) mostrou haver diferença entre as categorias, o que indica significância estatística. O teste Post Hoc (Tukey HSD) demonstrou que o grau “Muito Interesse” é diferente de todos os outros; isto é, “Muito Interesse em Política” está relacionado com “Mais Participação” (vide média), “Mais ou Menos Interesse” é também diferente de todos; isto é, “Mais ou Menos Interesse” está relacionado com “Participação Política”, mas é inferior a “Muito Interesse”, pois sua média é menor, e é diferente de todos os outros graus de interesse.

Os dados apresentados acima confirmam o interesse como um forte preditor de participação política, como já apontado neste estudo.

Quando analisamos os dados sobre interesse social e participação política, observamos dados semelhantes em relação à participação: “muito” interesse e “mais ou menos interesse” diferentes dos outros grupos, o que sugere que os respondentes que estão interessados em política também estão interessados pelo que está acontecendo na sociedade.

Gráfico 9: Interesse Social Fonte: Autora (2015)

Comparando “Participação Política” com “Interesse Social”, o teste ANOVA (teste F) mostrou haver diferença (p<0,0001) entre as categorias. O teste Post Hoc (Tukey HSD) demonstrou que a categoria “Muito Interesse Social” é diferente de todas as outras categorias; isto é, quem se interessa pelo que acontece na sociedade tem mais participação política (p<0,001).

6.2.1 Interesse Político e Faixa Etária

Ao avaliarmos o interesse por política por faixa etária identificamos os seguintes percentuais de frequência simples: 10,0% (13-15 anos); 17,6% (16-20 anos); 29,7% (21-25 anos) e 12,6% (26-30 anos). Ou seja: um maior percentual entre os respondentes da faixa de 21 a 25 anos e uma curva ascendente de interesse em relação à idade até essa faixa etária.

“Quanto você se interessa por política?”

Gráfico 10: Interesse por Política e Faixa Etária27

Fonte: Autora (2015)

Ao avaliarmos a mesma questão em relação à faixa etária estatisticamente (Gráfico 11, a seguir), observamos que o grupo de 13 a 15 anos é diferente dos

demais e não se interessa por política, sendo que o grupo de 16 a 20 e 21 a 25 também são distintos entre si em relação à variável interesse por política. A curva ascendente identificada no interesse das faixas etárias, indicando um maior interesse na faixa de 21 a 25, e decrescendo na última faixa de 26 a 30 anos, é consoante com os processos de socialização política da população brasileira. Para que haja interesse é necessário: informação, motivação e um repertório de possibilidades para participar politicamente, o que no Brasil normalmente acontece quando os jovens entram na universidade e em contato com atividades que estimulam a participação. A proximidade com o período em que serão chamados a votar (18 anos, em sua grande maioria) desperta a atenção para as questões políticas. O declínio no interesse na faixa de 26 a 30 anos pode estar relacionado a outras demandas e envolvimento sociais comuns neste período.

Gráfico 11: Interesse por Política e Faixa Etária Fonte: Autora (2015)

Comparando interesse por política e faixa etária, o teste ANOVA (teste F) mostrou haver diferença (p<0,0001) entre as faixas etárias. O teste Post Hoc (Tukey HSD) demonstrou que a faixa etária de 13 a 15 anos é diferente das demais categorias (menor interesse por política), também de 16 a 20 anos é diferente de 21

a 25 anos. As maiores médias de interesse são na faixa etária de 21 a 25 anos.