• Nenhum resultado encontrado

a 25 anos As maiores médias de interesse são na faixa etária de 21 anos Essa faixa etária é diferente de todas as outras faixas.

6.2.8 Participação Política e Renda Familiar

6.2.9.4 Sentimento de Pertencimento à Escola

Comparando participação política e sentimento de pertencimento à escola, o teste ANOVA (teste F) mostrou haver diferença significativa (p=0,002) entre as categorias. O teste Post Hoc (Tukey HSD) demonstrou que “Me sinto Totalmente Parte” é diferente da categoria “Bem Pouco Parte”. Nota-se que as maiores médias de participação política são para as categorias “Bem Pouco Parte” e “Me Sinto Deslocado”, indicando mais participação.

Gráfico 21: Participação Politica e Sentimento de Pertencimento à Escola Fonte: Autora (2015)

6.2.10

Valores

A análise estatística comparativa sobre participação política e valores indicou que os jovens que consideram “muito importante”: a família (tradição), diversão (hedonismo), “ter bastante dinheiro” (poder/realização), religião (tradição), respeito à natureza/ecologia (universalismo) apresentam menos participação política.

Os valores referentes à: igualdade e oportunidades iguais para todas as pessoas (universalismo); ajudar os outros (benevolência) e mundo livre de guerras (universalismo) não apresentaram significância estatística (Gráfico 24).

A análise dos resultados aponta a tendência dos jovens da amostra por valores motivacionais conservadores (Tradição, Segurança) e de autopromoção (Poder, Realização, Hedonismo), segundo a escala de valores humanos de Schwartz (1994; 2001), em detrimento aos valores autotranscendentes (Universalismo e Benevolência).

A presença de valores de autocentração e hedonismo indicam que os jovens estão preocupados com o seu sucesso individual e domínio sobre os outros, em conflito com a aceitação de outros como iguais e a preocupação com o coletivo (valores autotranscendentes). Os valores tradicionais indicam que os jovens da amostra dão importância maior à preservação de práticas sociais tradicionais e preservação da própria estabilidade.

O valor universalismo foi identificado como importante pelos jovens em relação à afirmativa do grau de importância e respeito à natureza e ecologia, porém a testagem estatística não indicou significância. Ou seja, embora os jovens tenham o tema como um valor não participam politicamente em prol da causa.

O fato dos testes estatísticos não terem indicado significância para a comparação entre valores autotranscendentes e participação política indica coerência e correção dos dados, por se tratarem de valores conflitantes com os valores de autopromoção.

Os resultados dos dados investigativos sobre os valores dos jovens participantes da amostra também são coerentes com os dados já apresentados neste trabalho anteriormente sobre os espaços de pertencimento. Os espaços de pertencimento Bairro, Família e Escola, que indicaram que as menores médias em relação à comparação com participação política (participam menos) foram identificadas nos grupos que se sentiam “totalmente parte” dos espaços de pertencimento Família, Bairro e Escola. Nossa análise, agora completada com os valores identificados, sugerem uma tendência de perfil conservador do dos jovens da amostra.

Podemos supor que a baixa responsividade do sistema político (baixa Eficácia Política), e ainda o descrédito nas instituições políticas, estejam contribuindo para reforçar os valores conservadores e autocentrados que identificamos, forjando atitudes mais individualistas, talvez pelo dos jovens não se sentirem amparados pelo sistema político. Capraca (2006) em estudo norte-americano, citado anteriormente (vide p. 40), verificou haver uma relação entre orientações ideológicas de centro- esquerda e menores índices de valores conservadores (Poder, Segurança e Tradição) e maiores nas populações de orientações ideológicas de centro-direita.

Gráfico 22: Participação Política e Família (População Geral) Fonte: Autora (2015)

Avaliando Participação Política e o valor Segurança, representado pela variável “Família”, o teste ANOVA mostrou haver significância estatística (p<0,0001), e o teste de comparações múltiplas (Tukey) indicou que a categoria “Muito Importante” é diferente (p<0,05) dos itens “2” e “3”. Ou seja, os jovens que valorizam a família (valor Segurança) participam menos politicamente.

6.2.10.1

Igualdade

Avaliando participação política e valor universalista, representado pela questão sobre igualdade e oportunidades iguais para todas as pessoas, o teste ANOVA não apresentou significância estatística (p=0,298).

Gráfico 23: Participação Política e Igualdade (População Geral) Fonte: Autora (2015)

6.2.10.2

Hedonismo

Avaliando participação política e valor hedonista, representado pela questão sobre importância de divertir-se, o teste ANOVA demonstrou haver significância estatística (p<0,0001), e o teste de comparações múltiplas (Tukey) demonstrou que “Muito Importante” é uma categoria diferente (p<0,0001) do item “2”.

Gráfico 24: Participação Política e Diversão (População Geral) Fonte: Autora (2015)

6.2.10.3

Benevolência

Este valor foi verificado pela questão sobre a importância de ajudar os outros. O teste ANOVA não apresentou significância estatística (p=0,298).

6.2.10.4

Universalismo

Observamos que os jovens que tem valores universalistas participam pouco politicamente na amostra estudada. Uma hipótese seria de que apesar de apresentarem o valor relacionado à defesa da natureza, não participam politicamente em defesa desse valor.

Gráfico 25: Participação Política e Respeito à Natureza Fonte: Autora (2015)

Avaliando participação política e o valor universalismo, representado pela questão sobre a importância de respeitar a natureza e a ecologia, o teste ANOVA demonstrou haver significância estatística (p=0,007), e o teste de comparações múltiplas (Tukey) demonstrou que “Muito Importante” é diferente do item “3” (P=0,03).

6.2.10.5

Poder/Realização

Observamos que os jovens que se identificam com o valor Poder/Realização participam menos politicamente.

Gráfico 26: Participação Política e Ter Dinheiro Fonte: Autora (2015)

Avaliando participação política e o valor Poder/Realização, representado pela questão sobre a importância de ter bastante dinheiro, o teste ANOVA mostrou haver significância estatística (p<0,0001), e o teste de comparações múltiplas (Tukey) mostrou que “Muito Importante” é diferente de todos (p<0,0 lund@uol.com.br001), e “Sem Importância” é diferente do item “2”. Ou seja: quanto maior o grau de importância em relação a “ter bastante dinheiro”, menor será a participação política.

6.2.10.6

Tradição

Observamos que os jovens que tem como valores tradicionais representados pela pergunta sobre religião apresentam menos participação política.

Gráfico 27: Participação Política e Religião Fonte: Autora (2015)

Avaliando participação política e o valor Tradição, representado pela questão sobre a importância de ter uma religião ou crença religiosa, o teste ANOVA demonstrou haver significância estatística (p<0,0001), e o teste de comparações múltiplas (Tukey) demonstrou que “Muito Importante” é diferente de todos (p<0,0001). Ou seja: quanto mais importante for ter uma religião, menor será a participação política do jovem.