• Nenhum resultado encontrado

5.4 ANÁLISE DOS DADOS QUALITATIVOS

5.4.1 Análise das respostas da questão aberta do questionário aplicado aos discentes

A questão aberta do questionário solicitava aos estudantes o registro de cinco itens que deveriam ser melhorados no curso que estavam concluindo.

As respostas coletadas foram transcritas para uma planilha. Cada resposta gerou uma interpretação, que, por sua vez, contém um sentido. A tabela onde foram registradas as respostas, interpretações e seus respectivos sentidos compõe o apêndice D, porém seguem abaixo os sentidos embutidos em cada uma das respostas, os quais foram analisados e relacionados aos resultados obtidos através da análise quantitativa já descrita.

a) São necessárias melhorias dos laboratórios, da comunicação através do AVA, das monitorias e disponibilização de materiais didáticos.

b) É necessário que existam mais momentos em sala de aula para a interação entre estudantes e tutores, a distribuição de módulos deve melhorar e os estágios devem ser realizados na localidade onde o estudante reside.

c) É necessário que seja disponibilizado mais material didático. É necessário que seja disponibilizado material didático impresso.

d) O material didático impresso deve ser melhorado e ser melhor disponibilizado durante as aulas práticas.

e) O processo de interação para tirar as dúvidas com os tutores deve melhorar. Devem existir laboratórios preparados para a demonstração dos conhecimentos adquiridos e mais atividades extracurriculares para promover o melhor envolvimento entre estudantes, tutores e professores.

f) O AVA deve melhorar para possibilitar maior interação entre estudantes e tutores. A biblioteca deve melhorar, oferecendo maior quantitativo de exemplares atuais. g) O AVA deve ser mais bem explorado, oferecendo melhores ferramentas de

comunicação e disseminação do conhecimento. O laboratório precisa melhorar sua estrutura.

h) O AVA precisa melhorar no que se refere à oferta das ferramentas para a disseminação do conhecimento e interação. É necessário que se tenha material didático de apoio atualizado e à disposição.

i) A comunicação não deve estar presa somente ao AVA. O material disponibilizado no ambiente deve estar adequado para uso em diversas plataformas e o conteúdo precisa ser adequado às necessidades de aprendizado existentes. O serviço de Internet deveria ser melhor em zonas remotas para que a UAB cumpra o seu papel. j) Os métodos de avaliação precisam estar adequados. Os tutores precisam ser mais

presentes no processo de aprendizagem e os materiais devem ser distribuídos ao longo do curso.

k) É necessária a disponibilização de material didático impresso e o AVA deve possuir ferramentas de comunicação que favoreçam o aumento da interação entre os estudantes, tutores e professores.

l) É necessária a disponibilização de material didático impresso. O espaço físico do polo deve melhorar.

m) É necessária a disponibilização de material didático impresso. n) É necessária a disponibilização de material didático impresso.

o) É necessária a disponibilização de material didático impresso. A biblioteca deve melhorar, disponibilizando melhores materiais de apoio. A infraestrutura do polo deve passar por melhorias.

p) É necessária a disponibilização de material didático impresso. A comunicação entre os tutores deve melhorar. A infraestrutura do polo, o AVA e a relação entre os tutores online e estudantes deve melhorar.

q) A infraestrutura do polo, o AVA e a relação entre os tutores online e estudantes deve melhorar.

r) A estrutura do polo deve ser melhorada. Os prazos devem ser respeitados. A relação entre os tutores online e estudantes deve melhorar.

s) É necessária a disponibilização de material didático impresso. A comunicação entre os estudantes e tutores deve melhorar.

t) A comunicação entre os tutores deve melhorar.

u) A comunicação entre os estudantes e professores deve melhorar.

w) Os prazos para a execução das atividades devem ser adequados à extensão e volume das mesmas.

x) A comunicação entre os estudantes, tutores e professores deve melhorar. y) O acesso à Internet precisa melhorar.

z) A comunicação entre os estudantes, tutores e professores deve melhorar. A estrutura do polo também deve passar por melhorias.

aa) A comunicação entre os estudantes, tutores e professores deve melhorar. O espaço físico do polo também deve passar por melhorias, proporcionando a melhor integração entre os estudantes.

bb) Os estudantes precisam e devem ser ouvidos durante o processo de ensino- aprendizagem.

cc) Os prazos para a execução das atividades devem ser adequados à extensão e volume das mesmas.

dd) Deve existir interação entre os estudantes e tutores, permitindo o esclarecimento das dúvidas.

ee) As ferramentas de comunicação disponíveis no AVA devem ser aperfeiçoadas e a logística documental deve melhorar.

ff) O prédio deve ter sua estrutura física melhorada, apresentando condições de acessibilidade. O laboratório e a biblioteca devem melhorar.

gg) O prédio deve ter sua estrutura física melhorada, apresentando condições de acessibilidade. Professores formadores devem ser mais presentes e atuantes.

hh) A comunicação entre os estudantes e professores deve melhorar.

Analisando o sentido encontrado através das interpretações das respostas dos 33 respondentes, foi possível perceber que mesmo não citando os cinco itens solicitados, as respostas vieram carregadas de significados e em geral apresentaram coerência com as demais respostas do questionário. Ao invés de apenas citarem os itens a serem melhorados, as respostas foram registradas como um misto de sugestões e reclamações sobre alguns aspectos, o que pode ser concluído após análise do apêndice D. O que marca grande parte das respostas são sugestões de melhoria e reclamações sobre: A infraestrutura do polo, chamando atenção para o laboratório, biblioteca e questões vinculadas à acessibilidade; a disponibilidade de

materiais didáticos impressos e o processo de comunicação entre estudantes, tutores e professores.

Esta análise possibilitou a confirmação do que já fora constatado anteriormente: A infraestrutura do polo não atende às expectativas e necessidades dos estudantes e gera uma série de reclamações sobre o mesmo. A necessidade de uma biblioteca mais completa fica evidente, bem como de laboratórios que possam contribuir para a otimização dos processos de comunicação e disseminação de informações.

Segundo a análise, a solicitação insistente por materiais didáticos impressos, evidente em muitos dos discursos, tem relação direta com a incapacidade da biblioteca em oferecer os materiais de apoio necessários, bem como do ambiente virtual não ser bem gerenciado e os materiais disponíveis através dele não possuírem boa qualidade. Sobre a falta de orientação dos tutores online, fato que também foi registrado por muitos, pode ser justificado pela ineficiência na utilização do AVA em promover a comunicação fluída entre estudantes, tutores e professores, fato também detectado por esta análise. Anteriormente, boa parte dos mesmos estudantes consideraram as ferramentas de comunicação como satisfatórias, mas a análise do discurso permitiu perceber que eles esperavam mais dessas ferramentas, que estas possibilitassem a integração efetiva, que a comunicação ocorresse com mais agilidade e não somente funcionassem.

É importante lembrar que 21 dos 54 estudantes não responderam ao item e sendo assim a ausência da resposta permitiu que o entendimento do silêncio correspondesse ao fato dos mesmos mostrarem-se indiferentes ao processo de investigação das condições de ensino- aprendizagem, o que também corresponde a uma mensagem e nos faz pensar nos possíveis motivos de mostrarem-se indiferentes ao referido estudo.

Um dos estudantes registra a importância da disponibilização de acesso à Internet de boa qualidade em regiões remotas, as mais afastadas do polo; o que, segundo o mesmo, tornaria efetivo o papel da UAB enquanto iniciativa de política pública voltada à educação. Esta colocação chamou a atenção para o fato de que não somente as estruturas disponibilizadas pela UAB e pelas instituições promotoras de cursos são responsáveis pela percepção da qualidade do ensino a distância. As condições de moradia, acesso à Internet, formação profissional também interferem na qualidade percebida do ensino a distância.