• Nenhum resultado encontrado

Tendo como base a fundamentação teórica apresentada e visando responder à pergunta de partida, a fim de cumprir com o objetivo também já exposto, esta pesquisa possui como proposta um estudo com base nos fatores determinantes da qualidade de ensino defendidos por Vieira et al. (2013), uma vez que estes são os mesmos fatores referenciados em pesquisas que têm como foco a qualidade de ensino a distância.

Segundo Vieira et al. (2013), as investigações que enfatizam a gestão da qualidade em instituições de ensino superior continuam em lugar de destaque, em especial os estudos que incluem os estudantes em sua abordagem, dando ênfase às percepções dos mesmos, considerando o papel de destaque dos discentes no uso de sistemas de ensino online e na efetividade dos cursos ofertados a distância. Ainda de acordo com Vieira et al. (2013), a condução de um curso a distancia é realizada por outros meios que não somente a presencial e deve considerar se os estudantes estão satisfeitos com a qualidade do curso ofertado ou não.

Vieira et al. (2013) abordou em sua pesquisa dez variáveis determinantes da qualidade do ensino a distância, de modo a abranger tanto aspectos de caráter técnico quanto subjetivos, com a finalidade de chegarem a um instrumento de investigação adequado e que contemplasse tudo que os estudos da área até então consideravam relevante no que se refere à percepção da qualidade em ensino. Os fatores determinantes da qualidade em ensino a distância considerados foram: Envolvimento dos Tutores, Envolvimento dos Professores, Interação,

Adequação do Sistema, Ferramentas, Conteúdo, Organização e Estrutura do Curso, Polo Presencial, Flexibilidade e Utilidade Percebida.

Para a construção do modelo utilizado por esta pesquisa, foram analisadas oito variáveis, resultantes da adaptação do quadro de variáveis independentes já citadas, as quais foram a base do estudo de Vieira et al. (2013). Cada hipótese apresentada está vinculada a uma dimensão referente à qualidade percebida. Apesar de cada constructo ter natureza interdependente, esse estudo tem seu foco na influência que o envolvimento dos tutores, envolvimento dos professores e dos componentes da estrutura de suporte à rede de EAD exercem sobre a percepção dos estudantes sobre a qualidade do ensino. O modelo de pesquisa adotado foi o apresentado na figura 6 abaixo:

Figura 6 – Modelo de Análise

Fonte: elaborado pela autora, 2016

Seis das variáveis consideradas por Vieira et al. (2013) foram agrupadas em uma dimensão e as outras duas das variáveis neste estudo geraram as outras duas dimensões. Vale lembrar que nesse estudo o construto “Conteúdo e Envolvimento de Professores” é fruto da condensação dos construtos “Conteúdo” e “Envolvimento de Professores”, por serem

considerados por esta investigação como imediatamente complementares, conforme abordagem teórica. O mesmo ocorreu com os construtos “Flexibilidade” e “Interação”, que nesse estudo passam a compor um único construto, por também possuírem significações complementares de acordo com o referencial considerado. Todos os construtos já foram explorados no capítulo teórico dessa pesquisa, porém o quadro 2 traz um resumo de cada um deles:

Quadro 2 - Construtos do Modelo de Pesquisa

Construto Descrição

Qualidade do Ensino a

Distância Uma educação de qualidade pode significar aquela que desenvolve a máxima capacidade técnica para servir ao sistema produtivo; ou ainda, aquela que promove o espírito crítico e fortalece o compromisso para transformar a realidade social, por exemplo. (DAVOK, 2007)

Envolvimento dos Tutores

O tutor desempenha o papel de facilitador da aprendizagem, uma vez que é responsável por mediar a relação entre o aluno e conteúdo das disciplinas, mediação essa realizada através da tecnologia computacional. (MIRANDA e TEIXEIRA, 2006).

Conteúdo e

Envolvimento dos Professores

Tanto a efetiva qualidade quanto a percepção de que o conteúdo é transmitido de forma a facilitar a aprendizagem no ensino a distância, são fatores críticos para a satisfação do estudante (YEE, 2011). A capacidade e o interesse de professores em solucionar os problemas, responder os questionamentos e atender às necessidades incentivam a continuidade da aprendizagem e influenciam diretamente na percepção dos estudantes quanto à sua qualidade do curso (SUN et al., 2008).

Estrutura da Rede Quanto melhor a estrutura ofertada pelas instituições, melhor a percepção da qualidade do ensino. A estrutura da rede de ensino corresponde às regras e os recursos envolvidos na reprodução das práticas sociais nos variados contextos de atividade humana, isto é, nos vários contextos onde os agentes sociais atuam e põem em prática as várias faces da agentividade. (MEURER, 1999)

Flexibilidade e Interação Por ser visualizada como um incentivo na escolha de um curso a distância (PAECHTER, MAIER, MACHER, 2010), a flexibilidade contribui para uma visão mais favorável da qualidade dos cursos de EAD (GARCIA et al. 2009). O nível de contato e interação com colegas, professores e tutores afeta significativamente as atitudes dos estudantes em relação ao curso de ensino a distância (VALENTA et al., 2001).

Adequação do Sistema Quanto maior a adequação e confiabilidade da tecnologia utilizada, mais positivos são os efeitos sobre a aprendizagem e, consequentemente, maior tende a ser a percepção dos estudantes quanto à qualidade do curso (SUN et al.,2008).

Construto Descrição Ferramentas de

Comunicação

A disponibilização das ferramentas adequadas é um dos critérios básicos para a qualidade do curso e satisfação dos discentes. (MIRANDA e TEIXEIRA, 2006).

Organização e Estrutura do Curso

A boa organização e estrutura do curso são determinantes para a melhor avaliação dos estudantes em relação a si próprios, aos professores e ao curso como um todo. (PASWAN e YOUNG, 2002).

Polo Presencial Os polos de apoio presencial devem apresentar estruturas adequadas em termos de materiais para a pesquisa, recursos didáticos, laboratórios, bibliotecas, salas para a secretaria, tutorias e para a realização de avaliações presenciais e condizentes com a necessidade da demanda (WEIDLE, KICH, PEREIRA, 2011).

Utilidade Percebida Os indivíduos formam opiniões em relação à utilidade dos produtos, as quais exercem influência direta sobre a decisão dos mesmos em continuar usufruindo do produto (AITA, 2012). Nesse sentido, uma percepção positiva quanto à utilidade do sistema de ensino a distância faz com que o mesmo perceba benefícios em seu uso e acabe formando opiniões favoráveis à continuidade de sua utilização.

Fonte: elaborado pela autora adaptado de Vieira et al. (2013), 2016