• Nenhum resultado encontrado

7. Resultados

7.1. Individualização das unidades litológicas na área estudada

7.2.1. Análise da rede de drenagem

7.2.2.2. Análise dos lineamentos de relevo

A partir da análise no mapa de curvas de nível (Figura 35) e no modelo SRTM (Figura 36) foi possível identificar importantes feições alinhadas no relevo, apresentadas na Figura 38. Nessa figura estão representados os segmentos retilíneos obtidos a partir das curvas de nível e também daqueles observados no modelo SRTM. O mesmo procedimento adotado para os lineamentos obtidos na rede de drenagem foi realizado para os de relevo. Os lineamentos com todas as direções estão representado na Figura 38, os quais foram agrupados e separados para as porções norte do rio Solimões, sudeste (margem direita do rio Purus) e sudoeste (interflúvio entre os rios Coari e Purus). Os diagramas de rosetas elaborados para essas respectivas porções estão discriminados em A, B e C.

Na porção norte destacam-se as direções principais NW-SE (N35-55W) e NE-SW (N55- 75E) para o comprimento total de lineamentos (Figura 38 - diagrama de rosetas A). No entanto para o número de lineamentos a direção NW-SE (intervalo N45-65W) é mais freqüente que a direção NE-SW (N55-75E). A existência dessas duas direções estruturais já é fato bastante comentado na literatura por Sternberg (1950), Tricart (1977), Costa et al. (1978) e Mauro et al. (1978). No entanto, tanto para o número total de lineamentos quanto para a freqüência, as direções E-W e N-S, respectivamente, surgem como uma feição numerosa, mas a maior magnitude observada para essa direção se deve a forma como estes foram extraídos e não devem ser considerados como os mais importantes lineamentos. Claramente, as direções NE-SW e NW- SE marcam expressivos elementos na paisagem, mais as duas outras são bastante significativas, e não devem ser desconsideradas. Como pode ser observado para a média dos valores na Figura 39.

Na margem direita do rio Purus, porção sudeste (Figura 38, diagrama de rosetas B), as direções E-W e NE-SW são mais marcantes, tanto para o comprimento total quanto para a freqüência de lineamentos, seguida das direções N-S e NW-SE. A orientação NE-SW, com intervalos de valores de N45-55E, está bem representada, e poucas feições lineares NW-SE (N45-55W) podem ser reconhecidas. O predomínio da direção NE-SW, ao invés da NW-SE, tem relação com a forte orientação do relevo onde o rio Purus está encaixado. A região entre o rio Coari e a margem esquerda do rio Purus, mais uma vez, mostra o predomínio das direções E-W e N-S para ambos os diagramas, o que é explicado pela quantidade de pequenos segmentos mapeados no relevo da área estudada. As direções mais visíveis na paisagem dessa região são os trends NW-SE e NE-SW. Para ambos os diagramas de rosetas (comprimento total e número de

lineamentos) predominaram o intervalo de medidas N55-65W e N35-55E, conforme Figura 38 C. A tabela 02 apresenta uma síntese das orientações obtidas para os lineamentos de relevo.

Comprimento Total Número de Lineamentos

Área 1º. 2º. 3º. 4º. 1º. 2º. 3º. 4º.

Norte E-W N-S N35-55W N55-75E N-S E-W N45-65W N55-75E Sudeste E-W N45-55E N-S N45-55W E-W N45-55E N-S N25-45W Sudoeste E-W N-S N55-65W N35-55E E-W N-S N55-65W N35-55E Tabela 2. Principais intervalos dos lineamentos de relevo na área estudada.

A Figura 39 mostra todos os diagramas de rosetas e os valores médios para esses lineamentos. Note que para a média dos lineamentos de relevo de toda a área, a direção NE-SW predomina em relação NW-SE e as direções E-W e N-S aparecem de forma secundária. Essa situação se repete para as médias dos lineamentos nas porções norte, sudeste e sudoeste. Inversões das direções mais proeminentes foram apontadas para as médias dos lineamentos obtidos para as três áreas. Na porção norte e sudoeste predomina a direção NE-SW, enquanto que na porção sudeste os lineamentos NW-SE foram mais marcantes (Figura 39). Nos diagramas de rosetas os valores médios parecem corresponder às orientações mais visíveis na área estudada, no entanto a ocorrência das direções E-W e N-S denota novas orientações até então pouco mapeada e descrita apenas por Silva et al. (2002) e, mais recentemente, por Ribeiro et al. (2009).

De fato, quando se observa o mapa de lineamentos de relevo (Figura 38) nota-se trends preferenciais onde há concentração de determinadas direções. De modo geral, zonas ou faixas de lineamentos NE-SW são observados na região de Codajás, no interflúvio entre os rios Purus e Coari e na margem direita do rio Purus. Fortes lineamentos NW-SE são observados na região de Codajás, se estendendo para margem direita do rio Purus, no lago Acará, acompanhando os paranás do Salsa e Uauaçu, e atravessando o lago Aiapuá e o rio Purus em sua margem direita. Já a direção N-S está bem marcada por feixes bem definidos nas regiões de Coari e de Beruri, enquanto a E-W destaca-se na porção norte, na foz do rio Badajós, no lago de Coari, no médio curso do rio Mamiá e na área mais ao sul, ao longo dos rios Luna e Jará.

Figura 38. Mapa de lineamentos de relevo com destaque para as feições mais proeminentes na área estudada. Os diagramas de rosetas foram elaborados para as porções norte, margem esquerda do rio Solimões (diagrama A), sudeste, margem direita do rio Purus (diagrama B) e sudoeste, interflúvio entre os rios Purus e Coari (diagrama C). Os diagramas de rosetas foram confeccionados tanto para comprimento total dos segmentos quanto para a freqüência.

Figura 39. Diagramas de rosetas para os lineamentos de relevo da área estudada (área total) e para as respectivas porções norte, sudeste e sudoeste. Os diagramas compreendem o comprimento total e o número ou a freqüência de lineamentos.

Com o objetivo de estabelecer as principais concentrações dos lineamentos de relevo, foram elaborados diagramas de Kernel, de maneira similar aos mapas elaborados para as feições lineares na rede de drenagem. As direções N-S, E-W, NE-SW e NW-SE foram separadas e, para cada direção, estabeleceu-se os locais com maior concentração de um determinado lineamento. As figuras 40 e 41 representam os melhores resultados para cada direção de lineamentos.

Os mapas obtidos a partir dos diagramas de Kernel mostram similaridades com as observações descritas nos modelos tridimensionais (DEM). Para os lineamentos de relevo N-S são notados pelo menos três feixes ou zonas onde esta direção é bem marcada: a) a região desde o rio Piorini, passando por Coari até a cabeceira do rio Mamiá; b) o segmento que corta o rio Badajós e o lago Acará, passando pelo lago Ajura até o rio Purus; c) a segmentação de Beruri, cruzando os canais dos rios Luna e Jará, na porção leste da área de estudo (Figura 40 A e C).

As zonas E-W, realçadas a partir do diagrama de Kernel, são: a) área sul do mapa – controle dos rios Jará e Luna; b) médio curso do rio Mamiá, passando pelo lago Uauaçu e cruzando o rio Purus; c) margem da cidade de Coari, cruzando os igarapés Água Branca e Tambaqui até além do rio Purus; d) porção norte da área de estudo – foz do rio Badajós até a porção norte de Anamã (Figura 40 B e D).

Quanto às zonas de direção NE-SW que se destacaram nos diagramas de densidade de Kernel, temos: a) margem direita do rio Purus, b) margem esquerda do rio Solimões entre as cidades de Anori e Anamã, c) limite do terraço nas cabeceiras dos igarapés Aiapuá e Uauaçu (zona interfluvial entre os rios Purus e Mamiá), se estendendo para nordeste além da cidade de Codajás, d) foz do rio Mamiá e paraná do Mamiá, e) baixo curso do rio Piorini, paraná do Piorini, cruzando o baixo curso do rio Badajós (Figura 41 A e B).

Já para a direção NW-SE, foram destacadas as seguintes zonas no diagrama de densidade de Kernel: a) zona que passa na cidade de Codajás e cruza o lago Miuá, aparecendo na margem direita do rio Purus, b) lago Acará, c) zona que acompanha os paranás do Salsa e Uauaçu, cruzando o rio Purus e os rios Luna e Jará, d) zona sudoeste de Coari, cruzando o igarapé Mamiá e a zona de meandro comprimido do rio Purus (Figura 41 B e D).

Desse modo, podem ser destacados os seguintes lineamentos no relevo da área estudada, os quais mantêm estreita relação com aqueles observados na rede de drenagem, conforme Figura 42:

a) Direção NE-SW: lineamento do rio Purus, lineamento do igarapé Uauaçu, lineamento do igarapé Tambaqui, lineamento do igarapé do Salsa, lineamento do paraná do Mamiá, lineamento Anori – Anamã, lineamento Coari – Codajás, lineamento transversal aos rios Piorini e Badajós.

b) Direção NW-SE: lineamento baixo curso do igarapé Mamiá, lineamento paraná do Salsa – Uauaçu, lineamento lago Acará, lineamento paraná do Badajós, lineamento Codajás – Miuá (Arco de Purus).

c) Direção N-S: lineamento do rio Coari, lineamento Coari, lineamento lago Ajura – lago Acará, lineamento Jará – Luna – Beruri – Anamã.

d) Direção E-W: lineamento do rio Luna, lineamento Mamiá – Uauaçu – lago Ipiranga, lineamento lago de Coari – lago do Salsa.

Documentos relacionados