• Nenhum resultado encontrado

Após a coleta de dados realizada em visita de campo, e um maior embasamento empírico sobre as instituições do cenário nacional e local, retomou-se a análise de seus projetos pedagógicos para compreender como são organizadas as estruturas curriculares e inseridas as disciplinas que

apresentam alguma relação com o tema da pesquisa. Essa análise se justifica quando considerada a hipótese de que a introdução da abordagem paramétrica no ensino extrapola o âmbito de uma única disciplina, sendo necessário, portanto, recorrer à estrutura curricular como um todo e compreender sua organização.

Considerando-se que os projetos pedagógicos foram desenvolvidos a partir do ano de 2006, deve-se ressaltar que todos estão de acordo e referenciam as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e cursos de graduação em Design, colocadas respectivamente pelas Resoluções Nº 6 e Nº 5 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE)26.

A seguir, serão analisados os projetos pedagógicos das instituições caracterizadas no presente capítulo, tanto como referências do cenário nacional (UNICAMP e IAU-USP), quanto cenário local onde a pesquisa foi aplicada (UFRN e UFC). A análise levou em consideração o objetivo estabelecido por cada curso, os campos de saber em que são classificados seus conteúdos curriculares, e como esses campos são distribuídos ao longo dos semestres.

Como principais atividades curriculares, foram abordadas apenas as disciplinas obrigatórias, considerando que compõem o conteúdo mínimo exigido para todos os estudantes, enquanto as optativas/eletivas, o Trabalho de Curso e as atividades extracurriculares permitem diferentes opções, podendo variar conforme a escolha do formando.

Por fim, foram levantadas as características comuns aos projetos pedagógicos e estruturas curriculares analisados, que serviram como base para a proposta desenvolvida posteriormente ao longo da pesquisa. Como os campos de saber apresentam variação de nomenclatura27 e classificação, dependendo do Projeto Pedagógico de cada instituição, ao final da análise a presente pesquisa estabeleceu um denominado comum a todos, utilizando o termo “áreas de conhecimento”.

Segundo seu Projeto Pedagógico, o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP tem como objetivo formar profissionais generalistas, capacitados técnica e teoricamente para o exercício de habilidades específicas de projetos, em compasso com a agenda do século XXI. Visando propiciar saberes e competências de espectro multidisciplinar, articula no entorno da prática projetual um conjunto de disciplinas que propiciam conhecimentos pertinentes ao campo das ciências sociais aplicadas, das artes e da tecnologia (FEC-UNICAMP, 2011). Os conteúdos curriculares são distribuídos em dois núcleos de conhecimento (Conhecimentos de Fundamentação e Conhecimentos Profissionais) e um Trabalho de Curso.

26

Resolução Nº 6, de 2 de fevereiro de 2006, e Resolução Nº 5 de 8 de março de 2004 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação – Ministério da Educação.

27 Os campos de saber para cada instituição apresentam as seguintes denominações: 1. Áreas de Conhecimento

(UNICAMP); 2. Campos de Conhecimento (IAU-USP); 3. Áreas de conhecimento (UFRN); 4. Eixos curriculares (Arquitetura - UFC); 5. Unidades curriculares (Design – UFC).

O núcleo de Conhecimentos de Fundamentação traz o embasamento teórico para o desenvolvimento do aprendizado do futuro profissional, incluindo: 1. Básica; 2. Estudos Ambientais; 3. Desenho e Meios de Representação e Expressão.

O núcleo de Conhecimentos Profissionais é destinado à caracterização da identidade profissional do egresso, sendo constituído por: 1. Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo; 2. Planejamento Urbano e Regional; 3. Tecnologia da Construção; 4. Sistemas Estruturais; 5. Conforto Ambiental; 6. Técnicas Retrospectivas; 7. Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo.

Por fim, o Trabalho de Curso ou Trabalho Final de Graduação (TFG) deve ser supervisionado por um docente e desenvolvido ao longo do último ano do curso.

Esses conteúdos curriculares são desenvolvidos por meio de aulas teóricas, de laboratório, atividades experimentais e extracurriculares, e as disciplinas referentes a cada área de conhecimento são especificadas na tabela do Anexo B, retirada do projeto pedagógico do curso. A seguir (Quadro 18), são apresentadas quantas disciplinas obrigatórias de cada área de conhecimento se encontram por semestre, buscando compreender como estão distribuídas ao longo do curso.

Quadro 18 – Distribuição das disciplinas de cada área de conhecimento por semestre ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. ÁREA DE CONHECIMENTO 1º S 2º S 3º S 4º S 5º S 6º S 7º S 8º S 9º S 10º S 11º S 12º S Básica 2 2 1 TFG- II Estudos Ambientais 1 1 1 Representação e Expressão 1 1 1 * 1 1 1 Teoria e Projeto 1 1 2 2 2 3 3 2 2 * 3 * 1 Planejamento Urbano e Regional 1 1 1 1 1 TFG-I Teoria e História 2 1 1 1 1 2 Tecnologia do Ambiente Construído 1 1 4 1 Sistemas Estruturais 1 1 1 2 1 1 Técnicas Retrospectivas 1 Informática Aplicada 1 1 * 1 1 *

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados do Projeto Pedagógico do curso, 2017

Com o símbolo de asterisco (*), estão as disciplinas que foram identificadas a partir da coleta de dados como relacionadas à presente pesquisa, por apresentarem temas como Modelagem Paramétrica, BIM ou Fabricação Auxiliada por Computador. Mais adiante quadro similar será apresentado para todas as instituições analisadas.

Segundo seu Projeto Pedagógico, o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU- USP tem como objetivo a formação de profissionais capacitados a desenvolverem atividades multidisciplinares – profissionais capazes a responder a distintas questões, conscientes de seu papel

na sociedade, e de evoluírem como arquitetos de forma constante. Articula, assim, a construção de um currículo flexível, que possa contemplar as características individuais do estudante e tornar o curso mais ágil e dinâmico (IAU-USP, 2010). Os componentes curriculares presentes no curso compreendem os campos de Conhecimentos Essenciais e Específicos, além do Trabalho de Graduação Integrado, referente Trabalho Final de Graduação.

A lista de Conhecimentos Essenciais inclui: 1. Teoria e História das Artes e da Estética; 2. Estudos Sociais; 3. Estudos Ambientais; 4. Representação e Expressão; 5. Física; 6. Matemática; 7. História e Teoria Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo; 8. Projeto; 9. Tecnologia da Construção; 10. Sistemas Estruturais; 11. Conforto Ambiental; 12. Leituras Topográficas; 13. Informática.

A lista de Conhecimentos Específicos inclui: 1. Planejamento Urbano e Territorial; 2. Preservação e Restauro; 3. Métodos de Pesquisa.

Porém, na estrutura curricular com as disciplinas obrigatórias apresentadas por semestre (Anexo C), essas áreas de conhecimento foram resumidas em: 1. Teoria e História; 2. Projeto; 3. Representação e Linguagem; 4. Tecnologia da Construção. Foram diferenciados, ainda, o Estágio Supervisionado e o Trabalho de Graduação Integrado (TGI).

A partir dessa referência, verificou-se quantas disciplinas obrigatórias de cada área de conhecimento são encontradas por semestre, buscando compreender como são distribuídas ao longo do curso e identificadas aquelas relacionadas ao tema da pesquisa, com asterisco (Quadro 19).

Quadro 19 – Distribuição das disciplinas de cada área de conhecimento por semestre ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP. ÁREA DE CONHECIMENTO 1º S 2º S 3º S 4º S 5º S 6º S 7º S 8º S 9º S 10º S Teoria e História 1 1 1 1 2 2 2 1 TGI- I Estágio e TGI-II Projeto 1 1 2 3 1* 1* 3 1 Representação e Linguagem 4* 4* 2 1 1 1 Tecnologia da Construção 1 3 2 3 2

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados do Projeto Pedagógico do curso, 2017

No caso do Projeto Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, apesar de se encontrar em processo de revisão durante a presente pesquisa, não foi possível utilizar a versão mais recente para a análise, por ainda não ter sido aprovada nas instâncias superiores e, portanto, tornada pública. Assim, as informações apresentadas serão referentes ao Projeto Pedagógico atualmente vigente (denominado A5), também encontrado no site da instituição.

Segundo esse documento, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN visa à formação de um profissional com caráter generalista, abrangendo incursões nos universos da edificação, do

urbanismo, do paisagismo, do patrimônio histórico, cultural e ambiental. O arquiteto e urbanista deve ser criativo e dotado de visão crítica, apto a compreender e dar respostas às necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades (DARQ-UFRN, 2006). Os conteúdos curriculares se dividem em dois núcleos (Conhecimentos de Fundamentação e Conhecimentos Profissionais), somados ao Trabalho de Curso.

O núcleo de Fundamentação apresenta disciplinas relativas a: 1. Estética e História das Artes; 2. Estudos Sociais e Econômicos; 3. Estudos Ambientais; 4. Desenhos e Meios de Representação e Expressão.

O núcleo de Conhecimentos Profissionais apresenta componentes relativos a: 1. Teoria e História da Arquitetura; 2. Planejamento Urbano e Regional; 3. Paisagismo; 4. Conforto Ambiental; 5. Estruturas.

Por fim, o Trabalho de Curso é desenvolvido no 10º período, sob o nome de Trabalho Final de Graduação (TFG).

Quando apresentadas as disciplinas obrigatórias, o Projeto Pedagógico da UFRN resume e descreve as seguintes áreas de conhecimento: 1. Representação e Linguagem; 2. Projeto; 3. Estudos Urbanos e Regionais; 4. Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; 5. Tecnologia; 6. Inter- áreas. Essas serão as áreas utilizadas como referência para a análise da presente pesquisa, pois é a partir delas que o curso estrutura suas disciplinas obrigatórias (Anexo D).

A partir da estrutura curricular disponível no site da instituição, verificou-se quantas disciplinas obrigatórias de cada área de conhecimento são encontradas por semestre e identificadas as disciplinas relacionadas à presente pesquisa (Quadro 20).

Quadro 20 – Distribuição das disciplinas de cada área de conhecimento por semestre ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. ÁREA DE CONHECIMENTO 1º S 2º S 3º S 4º S 5º S 6º S 7º S 8º S 9º S 10º S Representação e Linguagem 3 3 1 1 1* Estágio e TFG Projeto 1 1 1 1 1 1 1 1 Estudos Urbanos e Regionais 1 1 1 1 1 1 1 História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo 1 1 1 1 1 1 1 Tecnologia 1 3 2 2 3 1 1 Inter-áreas 1 2 1 1 2

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados do Projeto Pedagógico do curso, 2017

Para a UFC, serão analisados os Projetos Pedagógicos de dois cursos: Arquitetura e Urbanismo, e Design.

O curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta como objetivo uma formação de caráter generalista e humanista, garantindo profissionais aptos a atuarem no processo de produção do

espaço construído, visando a melhoria das condições de vida e a qualidade do ambiente. Assim, o arquiteto deverá ser criativo; consciente da realidade onde vai atuar; inovador e dotado de visão crítica, sendo capaz de transformar ideias em materializações no espaço (CAU-UFC, 2010). Os componentes curriculares se dividem em três ciclos: fundamentação, profissionalização e conclusão, com duração total mínima de 10 semestres.

O ciclo de Fundamentação compreende os quatro primeiros semestres, correspondente a um período de imersão, com uma maior carga de disciplinas. Composto igualmente de quatro semestres, o ciclo de Profissionalização concentra conhecimentos de formação profissional, com predominância das disciplinas de projeto. Há uma diminuição das horas-aula, de modo que o estudante possa organizar os semestres em turnos alternados.

Compreendendo o último ano de curso, o Ciclo de Conclusão inclui a realização da disciplina Prática Profissional e o desenvolvimento do Trabalho de Curso (TC), equivalente ao Trabalho Final de Graduação.

No que diz respeito às áreas de conhecimento, o Projeto Pedagógico do curso apresenta 6 eixos-curriculares, nos quais as disciplinas obrigatórias são distribuídas (Anexo E): 1. Percepção e Representação; 2. Tecnologia; 3. Teoria e História; 4. Projeto de Arquitetura; 5. Projeto Urbanístico; 6. Inter-áreas. Essas serão as áreas utilizadas como referência para análise da presente pesquisa, pois é a partir delas que o curso estrutura suas disciplinas obrigatórias.

Por fim, assim como para as instituições anteriores, foram verificadas quantas disciplinas obrigatórias de cada área de conhecimento (eixo curricular) são encontradas por semestre, destacando-se aquelas relacionadas ao tema da presente pesquisa (Quadro 21).

Quadro 21 – Distribuição das disciplinas de cada área de conhecimento por semestre ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. ÁREA DE CONHECIMENTO 1º S 2º S 3º S 4º S 5º S 6º S 7º S 8º S 9º S 10º S Percepção e Representação 4 2* 1* PP e TC Tecnologia 1 2 2 2 2 Teoria e História 1 1 1 1 1 1 1 Projeto de Arquitetura 1 1 1 1 1 1 Projeto de Urbanístico 1 1 1 1 1 1 Inter-áreas 1 2 1 1 1

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados do Projeto Pedagógico do curso, 2017

O curso de Design apresenta como objetivo formar um profissional com visão prática, crítica e de pesquisa, sobre conceitos, técnicas produtivas e de teoria de projeto; estando apto a atuar nas áreas de projetos industriais de produtos físicos e visuais, adequados aos interesses da sociedade. O egresso do curso é o designer com capacidade criativa para propor soluções inovadoras a partir de

uma visão sistêmica de projeto, que leva em consideração componentes materiais e imateriais, aspectos econômicos, estéticos, psicológicos e sociológicos do produto (DESIGN-UFC, 2011).

Assim como o curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentado anteriormente, os componentes curriculares se dividem em três ciclos: fundamentação, profissionalização e conclusão, porém com uma duração total mínima de 8 semestres. Destaca-se que o curso de Design não apresenta bifurcações entre projeto de produto e gráfico, garantindo uma formação generalista que engloba ambas as áreas.

O Ciclo de Fundamentação tem duração de dois semestres e o objetivo de facultar aos estudantes os fundamentos do design, a serem aprofundados mais adiante.

O Ciclo de Profissionalização traz a predominância das disciplinas de projeto de produto e projeto gráfico, trabalhadas no formato de Projeto Integrado, para agregar, ainda, disciplinas de ergonomia, material e processos.

Por fim, o último ano corresponde ao Ciclo de Conclusão, que inclui a disciplina de Prática Profissional e o Trabalho de Curso, equivalente ao Trabalho Final de Graduação.

No que diz respeito às áreas de conhecimento, o Projeto Pedagógico do curso coloca 3 unidades curriculares nas quais as disciplinas são divididas: 1. Projeto; 2. Tecnologia; 3. Humanística. Não foram encontrados quadros ou listas que especificassem em detalhes quais disciplinas obrigatórias são encontradas em cada unidade curricular, apenas uma descrição geral.

A unidade de Projeto abrange tanto as áreas de percepção e representação quanto à área de projeto, correspondendo às disciplinas de geometria, desenho e sequências de projeto, incluindo gráfico e de produto.

A unidade de Tecnologia subsidia as demais áreas diante de conceitos e aplicação de recursos tecnológicos, visando ao equilíbrio entre o projeto e a execução. Compreende disciplinas de ergonomia, materiais e processos de produção.

A unidade de Humanística aborda aspectos teóricos, históricos, estéticos e sócio-econômicos implicados no design. Contempla as disciplinas de história da arte e design, antropologia e cultura, assim como aspectos relacionados à gestão e prática profissional.

Considerando a lista de disciplinas obrigatórias do curso (Anexo F) e a descrição de cada unidade curricular (área de conhecimento), buscou-se identificar como ocorre sua distribuição ao longo dos semestres, destacando-se aquelas relacionadas ao tema da presente pesquisa (Quadro 22).

A partir da análise dos Projetos Pedagógicos das instituições apresentadas, buscou-se identificar e resumir as possíveis áreas de conhecimento que englobam as disciplinas obrigatórias dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e Design, caracterizando-as a seguir.

Quadro 22 – Distribuição das disciplinas de cada área de conhecimento por semestre ao longo do curso de Design da UFC. ÁREA DE CONHECIMENTO 1º S 2º S 3º S 4º S 5º S 6º S 7º S 8º S Projeto 4 4* 2 2 2* 2 TC e PP Tecnologia 2 2 1 1 Humanística 1 1 1 1 1 1

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados do Projeto Pedagógico do curso, 2017

A área de Representação e Linguagem tem por objetivo estimular o aluno a desenvolver uma linguagem gráfica adequada, fornecendo subsidio para as demais áreas e suas respectivas especificidades. Compreende tanto o estudo da representação geométrica dos espaços e objetos, quanto os meios de sua expressão criativa. Inclui as disciplinas de geometria, percepção do binômio espaço/forma, desenho artístico e técnico, comunicação visual e desenho auxiliado por computador. A área de Planejamento e Projeto envolve a capacidade de conceber e desenvolver projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e/ou produto. Tem como objetivo contribuir para a formação de um profissional crítico e capaz de analisar e interferir no problema de projeto por meio de soluções criativas, social e ambientalmente adequadas ao contexto. Garante, assim, o domínio de métodos e técnicas de projetação, bem como a integração de saberes de outras áreas de conhecimento. Inclui a sequência de disciplinas de planejamento e projeto, relacionados a arquitetura, urbanismo, paisagismo e/ou produto.

A área de Teoria e História aborda os aspectos teóricos, históricos, estéticos e socioeconômicos do design, arquitetura e cidade. Busca apreender os conceitos que nortearam a concepção e sua produção em diferentes períodos da história ou contextos sociais, contribuindo, assim, para a compreensão do momento atual, a formação de um repertório de referências e o desenvolvimento de uma postura crítica. Contempla as disciplinas de história da arte, arquitetura, urbanismo e design, além de antropologia e cultura, patrimônio histórico e técnicas retrospectivas.

Por fim, a área de Tecnologia subsidia as demais áreas diante de conceitos e aplicação de recursos tecnológicos, visando o equilíbrio entre o projeto e a execução. São incluídos os diferentes aspectos técnicos, científicos e tecnológicos para a produção dos objetos de design, arquitetura e urbanismo, sendo contempladas as conceituações físicas voltadas para materiais, estabilidade, conforto, funcionamento e processos de produção. Este eixo compreende disciplinas de estrutura, instalações, conforto ambiental/ergonomia, materiais e processos de produção.

O Quadro 23 apresenta uma relação de equivalência entre as áreas de conhecimento identificadas nos Projetos Pedagógicos de cada instituição e as áreas de conhecimento adotadas para a presente pesquisa, como um denominador comum da análise realizada entre todos os cursos.

Quadro 23 – Quadro de equivalência entre as áreas identificadas em cada instituição e as áreas de conhecimento resumidas pela presente pesquisa.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

ÁREAS DE CONHECIMENTO IDENTIFICADAS POR INSTITUIÇÃO

UNICAMP - ARQ IAU-USP -

ARQ UFRN - ARQ UFC - ARQ.

UFC - DESIGN REPRESENTAÇÃO E LINGUAGEM Básica Representação e Linguagem Representação e Linguagem Percepção e Representação Projeto Representação e Expressão

Informática Aplicada Inter-áreas

PLANEJAMENTO E PROJETO Teoria e Projeto Projeto Projeto Projeto de Arquitetura Projeto Planejamento Urbano e Regional Estudos Urbanos e Regionais Projeto Urbanístico

Estudos Ambientais Inter-áreas Inter-áreas

TEORIA E HISTÓRIA Técnicas Retrospectivas Teoria e História História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo Teoria e História Humanística

Teoria e História Inter-áreas

TECNOLOGIA

Tecnologia do Ambiente Construído

Tecnologia da

Construção Tecnologia Tecnologia Tecnologia Sistemas Estruturais

Estudos Ambientais

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados dos Projeto Pedagógicos analisados, 2017

É importante ressaltar que algumas áreas adotadas pelas instituições, como “Inter-áreas” e “Estudos Ambientais”, apresentavam disciplinas relativas a diferentes áreas de conhecimento, quando considerada a descrição das áreas de conhecimento resumidas pela presente pesquisa.

Utilizando como exemplo “Inter-áreas”, no curso de arquitetura da UFRN, foram encontradas tanto disciplinas relativas à área de Representação e Linguagem (Detalhes de Representação Gráfica em AU), quanto de Projeto (Planejamento da Paisagem 01, 02 e 03, que tratam de projeto paisagístico).

Salienta-se, ainda, que em alguns cursos a mesma disciplina pode se encontrar em diferentes áreas de conhecimento, como é o caso de Conforto Ambiental/Condicionamento Ambiental,

encontrado tanto em “Tecnologia” quanto “Planejamento e Projeto”. Nesse caso, considerou-se a recorrência para a maioria dos cursos (Tecnologia).

Como mencionado anteriormente, as listas contendo todas as disciplinas obrigatórias de cada curso podem ser conferidas nos Anexos A a F, retirados dos Projetos Pedagógicos das respectivas instituições. Porém, para tornar essa equivalência ainda mais explícita, foram desenvolvidos quadros agrupando todas as disciplinas obrigatórias de cada curso, de acordo com cada área de conhecimento considerada pela presente pesquisa: 1. Representação e Linguagem; 2. Planejamento e Projeto; 3. Teoria e História; 4. Tecnologia. Esses quadros podem ser encontrados no Apêndice C e explicitam quais disciplinas obrigatórias serão consideradas para cada área de conhecimento.

Por fim, a partir da definição das áreas de conhecimento e das disciplinas obrigatórias para cada uma delas, foi desenvolvida uma estrutura curricular resumo, apresentando como essas áreas de conhecimento se distribuem ao longo dos semestres.

No curso de Arquitetura e Urbanismo, buscou-se considerar a recorrência entre as instituições, calculando a média arredondada do número de disciplinas que cada área apresentava por semestre. Por exemplo, para o 1º semestre e a área de Teoria e História, encontrou-se apenas uma disciplina na UFC, UFRN e IAU-USP, enquanto a UNICAMP apresentava duas disciplinas. Nesse caso, foi calculada a média arredondada de uma disciplina (5/4 = 1,25  1,00), valor considerado para a estrutura curricular síntese. Ressalta-se que, durante o cálculo dessas médias, não foram consideradas disciplinas obrigatórias encontradas em apenas uma instituição, sem descrição correspondente no escopo das demais instituições. Essas disciplinas foram destacadas em vermelho nos quadros do Apêndice C.

O Quadro 24 apresenta essa estrutura curricular resumo, com a distribuição da quantidade média de disciplinas obrigatórias por área de conhecimento, ao longo dos semestres. Também destacou-se o total médio de disciplinas por área e por semestre. Para o 9º e o 10º semestre, observou-se a prevalência de Prática Profissional (PP) e Trabalho Final de Graduação (TFG).

Quadro 24 – Quadro Resumo com a distribuição da média das disciplinas obrigatórias por área de conhecimento ao longo dos semestres – curso de Arquitetura e Urbanismo.

ÁREA DE

CONHECIMENTO 1ºS 2ºS 3ºS 4ºS 5ºS 6ºS 7ºS 8ºS 9ºS 10ºS TOTAL POR ÁREA

TEORIA E HISTÓRIA 1 1 1 1 1 1 1 1 PP E TFG 8 REPRESENTAÇÃO E LINGUAGEM 4 3 1 1 1 0 0 0 10 PLANEJAMENTO E PROJETO 1 1 2 3 3 3 3 2 18 TECNOLOGIA 0 1 2 2 3 3 1 0 12

TOTAL POR SEMESTRE 6 6 6 7 8 7 5 3

Para o curso de Design, foi utilizada a estrutura curricular da UFC, única referência dentre as levantadas pela pesquisa. Foram adequadas apenas as áreas de conhecimento de acordo com a síntese previamente definida para todas as estruturas curriculares (Quadro 25).

Quadro 25 – Quadro Resumo com a distribuição da média das disciplinas obrigatórias por área de conhecimento ao