• Nenhum resultado encontrado

O presente capítulo de introdução consiste na apresentação geral do trabalho, a partir da descrição da problemática, contribuição esperada pela pesquisa, e como se pretende alcançá-la. Possui a finalidade de situar o leitor no contexto, esclarecer objetivos, descrever o caminho metodológico traçado e apresentar como a tese está estruturada.

Os demais capítulos foram estruturados de acordo com as etapas colocadas no delineamento da pesquisa: Compreensão, Proposição e Validação.

A Compreensão está dividida em Marco Teórico (Capítulo 2), e Levantamento e Caracterização dos Cenários Nacional e Local (Capítulo 3), enquanto Proposição e Validação são apresentadas em um capítulo, cada – Desenvolvimento da Proposta (Capítulo 4) e Validação da Proposta (Capítulo 5). O trabalho é encerrado com as Considerações Finais (Capítulo 6), onde são resumidos os principais resultados, limitações da pesquisa, sugestões para trabalhos futuros e conclusões. Somam-se, ainda, os elementos pós-textuais: Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos.

O Capítulo 2 compreende o embasamento teórico da etapa de Compreensão, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre o problema de pesquisa e detalhar os três eixos norteadores do levantamento bibliográfico: 1. Processo geral de projeto; 2. Processo paramétrico de projeto; 3. Ensino de projeto.

Para o processo geral de projeto, são discutidos os principais métodos projetuais e habilidades comumente desenvolvidas pelos projetistas, no intuito de estabelecer um comparativo em relação às práticas que aplicam a lógica paramétrica.

Com relação ao processo paramétrico de projeto, a intenção é apresentar suas especificidades, sua relação com o pensamento sistêmico e como ferramentas paramétricas podem estabelecer interfaces com outros meios de representação. Assim, considera-se ser possível compreender seu potencial de aplicação no ensino de projeto, além dos principais desafios para sua adoção.

Por fim, para o ensino de projeto são apresentadas as abordagens didáticas tradicionais e contemporâneas para as disciplinas de projeto, além de uma caracterização da prática em atelier. Também são levantadas experiências didáticas que apliquem a modelagem paramétrica no cenário nacional e internacional, no intuído de identificar referências práticas e possíveis desafios para a pesquisa.

O Capítulo 3 inclui o levantamento (survey) e caracterização dos cenários nacional e local, com o objetivo de caracterizar o atual estado de aplicação da modelagem paramétrica no ensino nacional, além de compreender as especificidades das instituições em que se pretende intervir.

Como uma etapa de coleta de dados, a pesquisa de campo compõe o embasamento empírico do estudo e inclui as atividades de observação e levantamento de opinião, através de instrumentos como relatório de visita, questionário (alunos) e entrevista (professores e/ou pesquisadores). Antes da pesquisa de campo propriamente dita, também foram necessários procedimentos para a definição da amostra e dos instrumentos de coleta de dados, que consistiram respectivamente em pesquisa documental e estudo piloto. Como revisão do capítulo, é apresentado um resumo com a caracterização dos cenários nacional e local.

O Capítulo 4 inclui o desenvolvimento da proposta pretendida pela presente pesquisa, com o objetivo de definir e aplicar diretrizes metodológicas para a introdução de processos paramétricos no ensino/aprendizado de projeto, a partir de experimentações pedagógicas em cursos de arquitetura e design. Nessa etapa, as atividades ocorreram no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (DAU-UFC) e incluíram as seguintes experimentações pedagógicas: 1. Grupo de estudos, com a aplicação da modelagem paramétrica e fabricação digital no processo de projeto de um bicicletário para o próprio departamento; 2. Curso de extensão de curta duração, com o intuito de apresentar as ferramentas e mudanças no processo de projeto, através de conteúdo teórico e atividades práticas; 3. Disciplinas optativas, com o desenvolvimento de reflexões teóricas, uso da ferramenta, exercícios de lógica e aplicação em atelier de projeto. Permitiu a aplicação da proposta da pesquisa em uma situação real de disciplinas em cursos de graduação.

A coleta de dados e feedback dos participantes ocorreu através de observação, registros parciais ao longo das atividades, análise dos resultados dos trabalhos e aplicação de questionário ao final de cada curso/disciplina.

O Capítulo 5 inclui a validação da proposta pretendida pela presente pesquisa, visando garantir a aplicabilidade das diretrizes metodológicas definidas na etapa anterior e realizar possíveis correções. Nessa etapa, as atividades inicialmente ocorreram no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DARQ-UFRN) e incluíram a realização de um curso de extensão de maior duração (40h), após a revisão da proposta desenvolvida anteriormente. Os dados foram coletados a partir de observação, registro e aplicação de questionário. Como segunda etapa de validação, a proposta foi novamente revisada e discutida na atividade de Grupo Focal, realizada junto aos professores e pesquisadores que tiveram participação em algum momento do desenvolvimento da proposta. A aplicação foi feita separadamente em cada instituição do cenário local: UFC e UFRN. Por fim, a proposta foi revisada e finalizada considerando todo o percurso da pesquisa, concluindo o capítulo com sua descrição geral.

O Capítulo 6 finaliza a presente pesquisa com as considerações finais, que incluem o resumo e as reflexões trazidas a partir das contribuições teóricas e práticas do estudo realizado. Apresenta também uma síntese integrada dos resultados, considerando as diretrizes metodológicas desenvolvidas, os experimentos didáticos aplicados, o cenário resultante nas instituições locais a partir da aplicação da pesquisa e a confirmação da hipótese; as limitações da pesquisa e sugestões para trabalhos futuros; e as possíveis críticas e conclusões.

2

MARCO TEÓRICO

O Capítulo 2 consiste no marco teórico, que visa satisfazer aos seguintes objetivos específicos: a) Identificar e analisar as especificidades do processo paramétrico de projeto, considerando o pensamento sistêmico;

b) Identificar e analisar as especificidades do ensino de projeto nos cursos de arquitetura e design;

A partir do delineamento da pesquisa e conforme colocado na etapa de compreensão, foram definidos 3 eixos principais para o levantamento bibliográfico que irá compor o referencial teórico: 1. Processo de projeto; 2. Processo paramétrico de projeto; 3. Ensino de projeto.

Segundo Oxman (2008), a proposição de princípios didáticos que abordem processos digitais de projeto encontra certos obstáculos no ensino tradicional. Esses problemas de adaptação e inércia do sistema educacional se caracterizam por três classes de influência: 1. A influência dos modelos e metodologias que caracterizam o processo de projeto; 2. A influência das bases de conhecimento e teorias que definem paradigmas, conceitos e abordagens; 3. A influência dos meios de representação utilizados nos processos de concepção e investigação projetual.

Assim, tais aspectos serão abordados a seguir, permitindo a reflexão sobre desafios e possíveis soluções para o problema de pesquisa, no que se refere à inserção de ferramentas e processos paramétricos no ensino de projeto.