• Nenhum resultado encontrado

Análise dos resultados

No documento Projeto de Investigação são Final (páginas 88-97)

4. Apresentação e interpretação dos resultados

4.1. Fase de pré-teste

4.1.1. Análise dos resultados

Item 1

 Tipo de item: completamento

 Tipo de compreensão: compreensão global

Num universo de 16 alunos, doze acertaram a resposta (nível 1), respondendo como se apresenta na figura 9.

75

Figura 9 - Resposta correta do item 1

Relativamente às restantes respostas, dois alunos completaram corretamente apenas um espaço da frase (nível 2) e outros dois não responderam (nível 4), pelo que marquei a resposta como incorreta.

Item 2

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: compreensão inferencial

Neste item, doze alunos acertaram a resposta (nível 1), respondendo como se ilustra na figura 10.

Figura 10 - Resposta correta do item 2

Quanto às respostas dos restantes quatro alunos, três assinalaram a segunda opção (nível 2) e um assinalou mais do que uma opção, nomeadamente duas opções (nível 4), pelo que considerei a resposta como incorreta, uma vez que não foi ao encontro do que era pedido.

Item 3

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: Extração de significado

Somente sete alunos acertaram a resposta (nível 1), sendo a figura 11 um exemplo da resposta correta.

76

Figura 11 - Resposta correta do item 3

Cinco alunos assinalaram a opção “uma pergunta” (nível 2), dois assinalaram a opção

“um elogio” (nível 3), um assinalou mais do que uma opção, nomeadamente duas

opções (nível 4), e um aluno não respondeu (nível 5). As respostas correspondentes aos dois últimos níveis foram consideradas como incorretas, dado que não correspondiam ao que foi solicitado.

Item 4

 Tipo de item: completamento

 Tipo de compreensão: compreensão literal

Apenas quatro alunos completaram corretamente todos os espaços, respondendo de acordo com o ilustrado na figura 12.

Figura 12 - Resposta correta do item 4

Relembrando os critérios de correção do quadro 8, a classificação e análise deste item tiveram os níveis de desempenho seguintes:

1. Preenche corretamente os quatro espaços; 2. Preenche corretamente três espaços;

77

3. Preenche corretamente dois espaços; 4. Preenche corretamente um espaço;

5. Preenche todos os espaços, mas nenhum corretamente; 6. Não responde.

Considerou-se como respostas parcialmente corretas as respostas correspondentes aos níveis 2, 3 e 4 (nove alunos obtiveram respostas deste tipo). Quanto ao nível de desempenho 5, não houve nenhum aluno que tivesse este tipo de resposta. No que concerne ao tipo de resposta 6, três alunos não responderam a este item. Na figura 13 observa-se um gráfico com os resultados dos alunos distribuídos pelo tipo de resposta.

Figura 13 - Respostas dadas ao item 4

Analisando a figura 13, tendo em conta as respostas parcialmente corretas e incorretas, pode afirmar-se que foram mais os alunos que responderam de acordo com o nível de desempenho 2 (quatro alunos), preenchendo corretamente três espaços. Dois alunos responderam conforme o nível 3. As respostas dadas de acordo com os níveis 4 e 6 foram dadas pelo mesmo número de alunos (três). Face a estes resultados, é percetível que a turma teve dificuldades em responder a este item, talvez devido ao facto de não terem compreendido a diferença entre «ovo» e «casulo», levando ao incorreto preenchimento dos espaços.

Relativamente aos alunos que responderam de acordo com o nível 4, os três não selecionaram as palavras entre parêntesis, apesar de, nas instruções áudio, ser dito para escolherem entre as opções apresentadas, tendo inventado palavras e/ou expressões. Contudo, estas palavras e/ou expressões estavam relacionadas com o tema da história,

4 4

2

3

0

3

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6

Item 4

78

havendo respostas como “jardim”, “folha”, “bater as asas” e “couve”. A figura 14 ilustra

uma dessas respostas.

Figura 14 - Resposta parcialmente correta (nível de desempenho 4) do item 4

Item 5

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: compreensão global

No item 5, seis alunos responderam de forma totalmente correta, tendo assinalado as cinco imagens que representavam momentos da história, como se ilustra na figura 15.

A classificação e análise deste item tiveram os seguintes níveis de desempenho:

1. Assinala as cinco imagens corretas e nenhuma das outras; 2. Assinala quatro imagens corretas e nenhuma das outras;

79

3. Assinala as cinco imagens corretas e uma incorreta; 4. Assinala três imagens corretas e nenhuma das outras; 5. Assinala quatro imagens corretas e uma incorreta;

6. Assinala uma ou duas imagens corretas e nenhuma das outras; 7. Dá outra resposta;

8. Não responde.

Considerou-se como respostas parcialmente corretas as respostas correspondentes aos níveis 2, 3, 4, 5 e 6, sendo que seis alunos deram respostas deste tipo. Nenhum aluno respondeu de acordo com os níveis 2, 3, 4 e 6, pelo que os seis alunos que tiveram a resposta parcialmente correta responderam assinalando quatro imagens corretas e uma incorreta. Dos restantes quatro alunos, três responderam de acordo com o nível de desempenho 7, sendo que dois deles assinalaram apenas quatro imagens em que uma não estava correta e o outro assinalou seis imagens. Por fim, houve um aluno que não assinalou qualquer imagem (nível 8). Na figura 16, observa-se um gráfico com os resultados dos alunos de acordo com os níveis de desempenho mencionados.

Figura 16 - Respostas dadas ao item 5

Observando a figura 16, percebe-se que o número de alunos a responder corretamente ao item foi igual àqueles que responderam consoante o nível 5 de desempenho. Relativamente a estes últimos, ao analisar as imagens incorretas que foram selecionadas, notou-se que três dos alunos selecionaram a imagem do girassol com uma abelha pousada e uma couve ao lado e os outros três selecionaram a imagem que contém uma lagarta a dirigir-se para umas cenouras e, em cima, uma borboleta a voar.

6 0 0 0 6 0 3 1

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6 Nível 7 Nível 8

Item 5

80

Tal escolha demonstra que os alunos compreenderam que as personagens da história são uma couve, uma lagarta e posteriormente uma borboleta, levando a que assinalassem as imagens anteriores que, propositadamente, apresentam uma couve e uma borboleta. Para além disso, nenhum aluno selecionou as imagens que contêm uma menina, talvez porque não seja apresentada nenhuma personagem humana na história. As figuras 17 e 18 mostram respostas parcialmente corretas de acordo com o nível 5 de desempenho.

Os níveis 7 e 8 foram classificados como respostas incorretas, uma vez que em ambos os casos a resposta dada não está de acordo com o que é ouvido. Quatro alunos tiveram a resposta ao item 5 incorreta.

Item 6

 Tipo de item: instrucional

 Tipo de compreensão: compreensão literal

Neste item, todos os alunos seguiram corretamente a instrução dada oralmente, pelo que dezasseis alunos responderam de acordo com o nível de desempenho 1, respondendo como o exemplo da figura 19.

81

Figura 19 - Resposta correta do item 6

Síntese dos resultados

O gráfico da figura 20 apresenta, de forma global, o número de respostas corretas dos itens da prova aplicada, analisados anteriormente, tendo em conta o tipo de compreensão correspondente a cada item.

Figura 20 - Resoluções corretas dos itens do teste intermédio (IAVE, 2014)

Ao analisar o gráfico, é visível que os alunos obtiveram melhores resultados nos itens 1, 2 e 6, que correspondem a uma compreensão global, inferencial e literal, respetivamente. No item 3, que implica extrair significado de uma expressão dita oralmente, os alunos revelaram um desempenho menos positivo, existindo apenas sete

12 12 7 4 6 16 Item 1 - Compreensão global Item 2 - Compreensão inferencial Item 3 - Extração de significado Item 4 - Compreensão literal Item 5 - Compreensão global Item 6 - Compreensão literal

Pré-teste

Alunos

82

respostas totalmente corretas. Sendo a frase proferida para a resolução deste item

“Sente-se aqui / nas minhas folhas fresquinhas [.]”13

, houve crianças que a assinalaram como uma pergunta ou como um elogio. Como referido no Capítulo 2 (secção 2.2.4.), a entoação desempenha um papel importante na interpretação do discurso oral, pelo que, neste item, é visível a incompreensão do que é dito por parte dos alunos, talvez porque ainda não identificam os mecanismos entoacionais mais relevantes em diferentes discursos, relacionando-os com a intenção comunicativa do locutor no momento concreto de produção (Mata, 2008). Assim, reforço a importância do ensino explícito da entoação nos momentos de treino da compreensão oral. O item 5, destinado à compreensão global da história, também foi um dos itens onde houve um menor número de acertos, havendo apenas quatro respostas corretas. Face a estes resultados, poder-se-á inferir que os alunos revelaram mais dificuldades e, ao mesmo tempo, mais facilidade a nível da compreensão literal. Apesar da ambiguidade destes resultados, é visível que a turma tem uma maior facilidade em compreender oralmente informação que se apresenta explícita no discurso, uma vez que após terem ouvido uma explicação curta sobre borboletas e terem de rodear o órgão que estas utilizam para cheirar, todos os alunos conseguiram fazê-lo. No entanto, a turma tem menos facilidade em identificar informação num texto oral mais extenso, ainda que esta informação se encontre explícita.

Com este diagnóstico, foi possível perceber quais as áreas mais e menos frágeis da compreensão oral da turma. Neste sentido, a existência de estratégias, materiais pedagógicos e tarefas que estimulem e auxiliem as crianças no treino das competências orais é necessária.

Assim, depois da realização do pré-teste, iniciou-se a fase de intervenção didática, composta por sete fichas para treino da compreensão oral, cujos resultados são apresentados por género textual e por tipo de compreensão, sendo posteriormente tratados. Esta apresentação e respetiva análise encontram-se na secção seguinte.

13

83

No documento Projeto de Investigação são Final (páginas 88-97)