• Nenhum resultado encontrado

Fase de pós-teste

No documento Projeto de Investigação são Final (páginas 166-172)

C) Análise dos resultados dos itens de construção

4.3. Fase de pós-teste

Após a fase de intervenção, esta é a última etapa da investigação relativamente à apresentação e interpretação dos resultados, assim como serve para estabelecer conclusões. Com o intuito de avaliar os materiais apresentados na intervenção didática e

153

todo o processo adjacente, forneci à turma uma prova elaborada pelo IAVE (2015), pelo que se utilizaram os critérios de avaliação fornecidos por esta entidade para analisar os desempenhos da turma. A fase de pós-teste (cf. Capítulo 3, secção 3.6.) teve como objetivo verificar os progressos dos alunos na utilização dos vários tipos de compreensão inerentes a cada pergunta do teste, verificando assim quais as dificuldades que foram ultrapassadas pela turma na compreensão de um discurso oral.

No que diz respeito ao teste intermédio utilizado na fase de pós-teste (IAVE, 2015), a parte destinada à compreensão oral encontra-se dividida em cinco itens de seleção (ver Anexo VIII) cujos respetivos objetivos e critérios de correção se encontram apresentados no quadro 9.

Quadro 9 - Descrição detalhada da parte de compreensão oral do teste intermédio de Português para o 2.º ano de escolaridade (IAVE, 2015, pp. 2-3)

Item Tipo de compreensão

Objetivo específico Critérios de correção

1 Global Completar os espaços com as palavras adequadas de acordo com a globalidade do texto. 1. Completa corretamente os três espaços;

2. Completa corretamente dois espaços;

3. Completa corretamente apenas um espaço;

4. Dá outra resposta;

5. Não completa nenhum espaço.

2 Literal

Identificar uma

informação explícita no texto escutado.

1. Assinala apenas a opção correta; 2. Assinala apenas a opção: no mar; 3. Assinala apenas a opção: no rio; 4. Assinala mais do que uma opção; 5. Não assinala qualquer opção.

3 Inferencial

Inferir a intenção da personagem.

1. Assinala apenas a opção correta; 2. Assinala apenas a opção: se os peixes sonhavam;

3. Assinala apenas a opção: se as tartarugas falavam;

4. Assinala mais do que uma opção; 5. Não assinala qualquer opção.

4 Extração de

significado

Inferir as emoções da personagem.

1. Assinala apenas a opção correta; 2. Assinala apenas a opção: ficou contente;

3. Assinala apenas a opção: ficou tranquilo;

4. Assinala mais do que uma opção; 5. Não assinala qualquer opção.

5 Literal

Cumprir instruções, identificando uma informação explícita no discurso.

1. Preenche corretamente os espaços relativos à quantidade e à cor de todos os elementos;

154 espaços; 3. Preenche corretamente 4 ou 5 espaços; 4. Preenche corretamente 2 ou 3 espaços;

5. Preenche apenas 1 espaço corretamente;

6. Preenche o quadro mas sem qualquer registo correto; 7. Não preenche o quadro.

4.3.1. Análise dos resultados

Item 1

 Tipo de item: completamento

 Tipo de compreensão: compreensão global

A maioria dos alunos completou corretamente os espaços: doze alunos. O exemplo de resposta da figura 120 representa a resposta correta. Os restantes quatro alunos preencheram corretamente apenas dois espaços (nível 2).

Figura 120 - Resposta correta do item 1

Item 2

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: compreensão literal

Neste item, a totalidade dos alunos (dezasseis) acertaram a resposta (nível 1), respondendo como se ilustra na figura 121.

155

Item 3

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: compreensão inferencial

Neste item, quinze alunos acertaram a resposta (nível 1), ao responderem de acordo com o exemplo da figura 122. Contrariamente, houve um aluno que assinalou a primeira opção (nível 2).

Figura 122 - Resposta correta do item 3

Item 4

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: extração de significado

Os dezasseis alunos da turma acertaram a resposta (nível 1), sendo a figura 123 um exemplo da resposta correta.

Figura 123 - Resposta correta do item 4

Item 5

 Tipo de item: instrucional

 Tipo de compreensão: compreensão literal

Neste item, apenas nove alunos seguiram corretamente as instruções dadas oralmente, respondendo de acordo com o nível 1 de desempenho, como o exemplo da figura 124.

156

Figura 124 - Resposta correta do item 5

Relembrando os critérios de correção do quadro 9, a classificação e análise deste item teve como níveis de desempenho os seguintes:

1. Preenche corretamente os espaços relativos à quantidade e à cor de todos os elementos;

2. Preenche corretamente 6 ou 7 espaços; 3. Preenche corretamente 4 ou 5 espaços; 4. Preenche corretamente 2 ou 3 espaços; 5. Preenche apenas 1 espaço corretamente;

6. Preenche o quadro mas sem qualquer registo correto; 7. Não preenche o quadro.

Considerou-se como respostas parcialmente corretas as respostas correspondentes aos níveis 2, 3, 4 e 5 (seis alunos obtiveram respostas deste tipo). Quanto ao nível de desempenho 6, não houve nenhum aluno que tivesse este tipo de resposta. No que concerne ao nível 7, um aluno não respondeu a este item. Na figura 125 observa-se um gráfico com os resultados dos alunos.

157

Figura 125 - Respostas dadas ao item 5

Analisando o gráfico da figura 125 e tendo em conta as respostas parcialmente corretas e incorretas, pode afirmar-se que as respostas foram variadas. O mesmo número de alunos (dois) respondeu de acordo com os níveis 3 e 5, preenchendo corretamente 4 ou 5 espaços ou preenchendo corretamente apenas um espaço. Igualmente, o mesmo número de alunos (um) respondeu conforme os níveis 2, 4 e 7. Face a estes resultados, é percetível que a turma teve algumas dificuldades em responder a este item, talvez devido ao facto de o discurso escutado ser extenso.

Síntese dos resultados

O gráfico da figura 126 apresenta, de forma global, o número de respostas corretas dos itens do teste intermédio (IAVE, 2015), analisados anteriormente, tendo em conta o tipo de compreensão correspondente a cada item.

9 1 2 1 2 0 1

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6 Nível 7

Item 5

158

Figura 126 - Resoluções corretas dos itens do teste intermédio (IAVE, 2015)

Ao analisar o gráfico anterior, é visível que os alunos obtiveram melhores resultados nos itens 2 e 4, que correspondem a uma compreensão literal e extração de significado, respetivamente. No item 5, que implica seguir instruções dadas oralmente, os alunos revelaram um desempenho menos positivo, existindo apenas nove respostas totalmente corretas. O item 1, destinado à compreensão global da história, também foi um dos itens onde houve um menor número de acertos, havendo doze respostas corretas. Face a estes resultados, poder-se-á inferir que os alunos revelaram mais dificuldades e, ao mesmo tempo, mais facilidade a nível da compreensão literal. Apesar da ambiguidade destes resultados, é visível que a turma tem uma maior facilidade em compreender oralmente informação que se apresenta explícita no discurso, uma vez que, após terem ouvido um pequeno excerto da história e terem de assinalar corretamente uma informação explícita deste, todos os alunos conseguiram fazê-lo. No entanto, a turma tem menos facilidade em identificar informação num texto oral mais extenso, ainda que esta informação se encontre explícita.

No documento Projeto de Investigação são Final (páginas 166-172)