• Nenhum resultado encontrado

5 AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PUBLICIDADE BRASILEIRA

5.2 MAPEAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NAS PEÇAS DA

5.2.5 A utilização da cultura popular brasileira pela publicidade

5.2.5.4 Análise da peça do Banco Real

A revista Veja de 19 de março de 2008 traz um anúncio do Banco Real, instituição financeira cuja missão, segundo o site da empresa42, é ser uma organização reconhecida por prestar serviços financeiros de qualidade exemplar aos seus clientes, gerando resultados sustentáveis e buscando a satisfação de pessoas e organizações, que juntamente com a instituição contribuam para a evolução da sociedade.

O Banco Real é uma instituição financeira que demonstra preocupação com a sustentabilidade, com o desenvolvimento de iniciativas voltadas à geração de renda e ao desenvolvimento da educação e cultura. O Banco possui diversas linhas especiais, que visam fornecer o atendimento diferenciado a cada tipo de público, como universitários, empresas, entre outros. Uma das linhas de destaque do Banco Real é o Van Gogh Preferred Banking.

A linha de serviços Van Gogh é uma proposta diferenciada, que se traduz na proximidade entre clientes e gerentes. Contudo, somente um nicho dos clientes podem ter acesso a esta linha de serviços disponibilizada, pois, ainda segundo o site43, “os Serviços Van

Gogh foram criados para atender às necessidades de clientes com remuneração mensal acima

42 Disponível em www.bancoreal.com.br . Acesso em 23 de agosto de 2008. 43 Idem.

de R$ 4 mil ou com investimentos acima de R$ 40 mil”. Os clientes do Van Gogh Preferred

Banking contam com espaços exclusivos, que proporcionam conforto e privacidade.

O anúncio publicado na Veja mostra um cliente dos serviços Van Gogh, Marcelo Rosenbaum. A peça ocupa duas páginas que se complementam. No canto superior esquerdo da primeira lê-se “Para nós, sucesso é dar certo fazendo a coisa certa do jeito certo.”. Ainda nesta página, lê-se no canto inferior esquerdo “SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente: 0800 707 2399. Ouvidoria: 0800 286 8787”. Pouco acima destas informações, em fonte de tamanho ainda menor percebe-se a discreta assinatura da agência criadora da peça “Talent”. No canto superior direito da segunda página lê-se “Serviços Van Gogh. A competência do atendimento preferencial com a consciência do Banco Real.”. E ao lado deste texto verifica-se a assinatura da linha Van Gogh Preferred Banking, em fonte diferente do restante do texto, em cor laranja, sobre um retângulo amarelo com sombras que lhe conferem um aspecto de relevo em relação ao restante da peça. Ainda na segunda página, abaixo destes elementos há um texto mais extenso que fornece mais informações sobre a linha de serviços e a personalidade que ilustra o anúncio. Em seguida deste texto, aparecem o slogan e a assinatura do Banco Real.

Ocupando o maior espaço do anúncio, aparece um perfil sorridente de Marcelo Rosenbaum. Trata-se da cabeça do indivíduo colocada de perfil e com uma estilização que permite que seja vista apenas sua silhueta. Os contornos fornecidos por este perfil vão emoldurar uma outra fotografia do próprio Marcelo sentado no que parece ser seu escritório ou sala de trabalho, conversando com uma mulher, que aparenta ser sua cliente. Ele sorri e lhe entrega com as duas mãos um objeto, que pode ser um projeto elaborado por ele. A mulher está de costas, de modo que a visão da mesma é limitada. Pode-se ver sua pele clara, um pouco de seu cabelo escuro e liso, e a manga direita da blusa de cor roxa que a ela veste. Marcelo Rosenbaum se veste com uma calça escura e uma camiseta pólo

A sala ou escritório apresentado na fotografia possui uma estante, repleta de livros e algumas pequenas esculturas em miniatura; uma mesa de pés de cor branca e tampo de vidro, sobre a qual são colocados alguns livros e revistas, e em volta da qual se sentam Marcelo e sua cliente; e algumas esculturas, sendo que aquela que está no primeiro plano é feita de barro e representa uma mulher de vestido estampado em cores primárias, segurando uma criança no braço esquerdo e uma espécie de trouxa sobre a cabeça.

Ainda compõe a peça, no canto inferior esquerdo da primeira página, uma silhueta de uma pequena construção e, em sua frente, passeando de bicicleta, seguem Marcelo Rosenbaum com uma menina na sua garupa. Estes contornos são preenchidos com dezenas de

fuxicos – técnica de artesanato que se utiliza de retalhos de tecidos, recortados em formato redondo e costurados de maneira a formar uma espécie de pequenas trouxinhas, que são utilizadas na confecção de diversos itens de vestuário e decoração. Esta composição se inicia no extremo da página e termina se fundindo com a silhueta da cabeça de Marcelo, na região da nuca do mesmo.

A mensagem plástica é composta por todos estes elementos descritos acima. Percebe- se que ela é bastante rica em detalhes e texturas, conferidos pelo recorte original feito na imagem, a partir da silhueta do perfil de Rosenbaum, e por todas as peças artesanais que são retratadas, desde as esculturas até os fuxicos.

Curiosamente, nesta peça, pode-se considerar como sendo três os planos de enquadramento de Rosenbaum: o superclose no perfil, mostrando nos traços da silhueta até mesmo o desenho dos fios de cabelo, sobrancelhas, dentes e barba; o plano americano da foto que é emoldurada por este perfil, retratando-o das pernas para cima; e o plano geral, que mostra na foto em que ele anda de bicicleta, todo o seu corpo em movimento, bem como o ambiente em que está inserido.

Deste modo, as formas são bastante variadas – vão desde os fuxicos, de bordas arredondadas, passando pelos fios de cabelos, até as linhas retas dos livros – e exploradas de maneira interessante. Apesar de colorida, a composição consegue colocar estas cores em lugares em que são pertinentes, deixando que os textos repousem em um fundo de cor pastel e textura discreta, permitindo uma boa leitura para os mesmos.

Em relação a estas mensagens lingüísticas, percebe-se uma grande predominância da fonte Times New Roman, fonte bastante difundida, que proporciona excelente legibilidade, em função de suas curvas clássicas e serifas.

No título do anúncio (“Para nós, sucesso é dar certo fazendo a coisa certa do jeito certo.”), percebe-se a repetição do termo certo (e seu feminino, certa). Além disto, verifica-se a utilização de tamanhos diversificados para a fonte conforme a palavra. Os termos “sucesso”, “dar certo”, “coisa certa” e “jeito certo” são os de maiores proporções, aparentando ter aproximadamente tamanho de fonte 36, já os termos “é”, “fazendo”, “a” e “do”, parecem ter tamanho 20, os termos que iniciam o título (“para nós”) aparentam ter tamanho 16. Esta brincadeira com os tamanhos, além de dar destaque aos termos em tamanho superior, ainda confere ao título uma idéia de dinamicidade.

O texto que aparece ao lado da assinatura do Van Gogh Preferred Banking (“Serviços

Van Gogh. A competência do atendimento preferencial com a consciência do Banco Real.”)

uma tentativa de somar valores: os da linha Van Gogh, com os do Banco Real, proporcionando a sensação de maiores benefícios ao cliente.

No interior da imagem que ilustra o anúncio, logo acima de Rosenbaum, aparece, em uma linha reta com fonte sem serifa e na cor branca, o nome completo do artista “Marcelo Rosenbaum”, promovendo o destaque deste nome em relação ao fundo sobre o qual está colocado. Logo abaixo, apontado por uma pequena seta, semelhante à que existe em amarelo ouro na logo do Banco Real, aparece a descrição das características do indivíduo representado, interessantes ao anúncio: “Cliente Van Gogh, arquiteto e designer”. Na página seguinte são fornecidas maiores informações: “O Marcelo faz sucesso em todo o mundo. Ele conseguiu isso com muita criatividade e uma atitude humana, trazendo a arte brasileira para o seu trabalho e desenvolvendo projetos sofisticados com o mesmo prazer com que pensa a cenografia do espetáculo de balé de crianças carentes. Assim como outras pessoas, ele acredita que sucesso é dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. O Marcelo é cliente dos Serviços Van Gogh, um atendimento preferencial que considera aspectos econômicos, sociais e ambientais ao oferecer os melhores produtos e serviços aos clientes. Serviços como o Atendimento Gerencial até as 22h, 365 dias por ano, que é fornecido pelo Disque Real. Banco

Real, o banco certo para você investir no seu sucesso”.

Este texto fala daquele que é representado na peça, fornece informações que justificam porque ele está ali, e ainda demonstra quais vantagens ele tem por ser cliente dos Serviços

Van Gogh.

O arquiteto e designer é uma figura bastante reconhecida no universo destas profissões. Arquiteto e designer bastante premiado, ganhou reconhecimento também entre o grande público após ser o arquiteto que desenvolve os projetos de reformas de casas em um quadro de um famoso programa de televisão da Rede Globo, o Lar Doce Lar do Programa “Caldeirão do Huck”. A presença de Marcelo Rosenbaum na peça demonstra o interesse do Banco em apresentar ao seu público-alvo um alguém de grande reconhecido sucesso, como cliente de sua linha de serviços preferenciais. Isto reflete para o consumidor uma maior segurança, colocando ao seu alcance a possibilidade de usufruir dos mesmos serviços que aquele profissional que tem sucesso mundial usufrui.

Um aspecto interessante da peça é a presença dos elementos da cultura popular que foram utilizados. Apesar de o arquiteto desenvolver projetos de imensa sofisticação, foi dado enfoque para os elementos que, apesar de possuírem uma enorme riqueza, são genuinamente populares, como os fuxicos e as esculturas feitas em barro.

Apesar de a linha de serviços que se anuncia ser destinada a um público bem delimitado, este aspecto reflete a preocupação com a valorização de expressões culturais populares. Aspecto este que pode ser considerado um diferencial positivo para este público.

Porém, o que mais chama a atenção para a peça dentro deste projeto é o nome dado à linha de serviços preferenciais: Van Gogh. Esta peça, encontrada no período em que a revista

Veja foi mapeada, não é um anúncio de lançamento da linha, de modo que não é possível

analisar a maneira como as obras do artista plástico foram utilizadas no momento em que os serviços foram lançados. Contudo, a simples utilização de seu nome reflete o interesse de atingir o público determinado (como já dito, clientes com remuneração mensal acima de R$ 4 mil ou com investimentos acima de R$ 40 mil).

No site do Banco, quando se fala da linha de serviços Van Gogh, diz-se o seguinte: “assim como esse grande artista holandês reinventou a pintura sob nova perspectiva, nossa visão de relacionamento com o cliente também evoluiu”.

Van Gogh (1853-1890), artista plástico pós-impressionista, é considerado um dos mais

importantes nomes da pintura mundial. Deste modo, o Banco Real busca primeiramente apresentar esta linha de serviços como tendo um diferencial em relação às demais. O fato de trazer o nome de um renomado pintor reflete que não se tratam de serviços destinados a um grande público, e sim, a um público seleto, que têm acesso a expressões culturais que não costumam ser divulgadas nos meios de comunicação de massa, como as artes plásticas.

Além de promover a delimitação do público-alvo, a associação destes serviços preferenciais ao pintor reflete uma busca por agregar a ela alguns valores que são atribuídos às obras de arte deste, como a evolução. Assim, atribui-se à marca alguns valores que são singulares e que possibilitam que o indivíduo que conheça e admire a produção de Van Gogh possa se sentir instigado a conhecer a linha de serviços anunciada, pois supõe-se que ela também tenha características que poderão lhe ser interessantes.