• Nenhum resultado encontrado

Encontram-se disponíveis dois tipos de painéis de ins- trumentos analógicos, dependendo dos modelos e do nível de especificações. A Figura 38 mostra o painel de instrumentos analógico. A Figura 39 mostra a ver- são analógico/digital.

A seção superior de ambos os painéis de instrumen- tos é constituída por 21 luzes coloridas (1) que forne- cem informações sobre o funcionamento ou avisam sobre qualquer anomalia no sistema.

Ambos os painéis de instrumentos são dotados de três indicadores analógicos (2), (3) e (4). O painel re- presentado na Figura 39 apresenta, além disso, um mostrador de cristal líquido (LCD) no lado direito, com duas luzes de aviso adicionais.

Os instrumentos e o mostrador de cristal líquido são iluminados quando se ligam os faróis do trator. O pa- inel de instrumentos é também dotado de uma fun- ção de alarme sonoro.

INDICADORES

Consultar as Figuras 38 ou 39, conforme o caso, bem como o texto a seguir.

Indicador da Temperatura do Sistema de Arrefecimento do Motor – Figuras 38 e 39

O indicador de temperatura (2), indica a temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Se o ponteiro entrar na zona direita (vermelha) com o motor funcio- nando, parar imediatamente e investigar a causa.

Indicador de Combustível – Figuras 38 e 39

Este indicador (3) mostra o nível de combustível no tanque de combustível e somente funciona com a cha- ve de partida ligada.

Horímetro – Figura 38 e 39

O horímetro (4) consiste de um horímetro e um tacômetro. O horímetro registra o nº total de horas que o trator trabalhou. As horas registradas devem ser utilizadas como referência para determinar os in- tervalos de manutenção recomendados.

O tacômetro indica a velocidade do motor em rota- ções por minuto. Cada divisão da escala representa 100 rpm. Assim, quando o ponteiro indica “20”, isso significa que o motor está trabalhando a 2000 rpm. Existem 3 símbolos da TDF na escala do tacômetro. O símbolo branco “540” da TDF indica a velocidade do motor à qual se obtém a velocidade de 540 rpm da TDF. O símbolo amarelo “540” da TDF indica a veloci- dade do motor à qual se obtém a velocidade de 540 rpm da TDF na gama econômica.

O símbolo branco “1000”, indica a velocidade do mo- tor à qual se obtêm a velocidade da TDF de 1000 rpm.

40

5. Partida a frio – A luz acenderá quando a partida a frio permanecer ativada depois de ligar a chave de partida. Ver “Partida do Motor”, na Seção 3. 6. Freio de estacionamento – Com a chave de par-

tida ligada, a luz piscando indica que o freio está aplicado.

Se o interruptor de partida for desligado e o freio de estacionamento não estiver aplicado, soará continuamente um alarme sonoro durante um mínimo de dois minutos até que o freio seja apli- cado.

_____ ADVERTÊNCIA ______

Para evitar acidentes pessoais, aplicar sempre o freio de estacionamento antes de deixar o compartimento do operador.

7. Água no combustível – A luz acenderá se for de- tectada a presença de água no combustível. Pa- rar o trator e limpar os filtros de combustível para evitar danos no sistema de injeção.

8. Filtro de óleo da transmissão obstruído – A luz sempre acesa, acompanhada pelo alarme não

crítico, indica que o(s) filtro(s) de óleo da trans-

missão está/estão obstruídos ou parcialmente obstruídos. Parar o motor e limpar o(s) filtro(s) para evitar danos na transmissão.

Luzes Indicadoras e de Aviso – Figura 40

As vinte e uma luzes coloridas, representadas na Fi- gura 40, fornecem informações sobre o funcionamen- to ou avisam sobre qualquer avaria no sistema. As luzes são comuns a ambos os painéis e a sua ilumi- nação pode ser acompanhada por alarmes sonoros críticos ou não críticos.

As luzes funcionam como a seguir se indica:

Fila Superior – da esquerda para a direita

1. Nível do líquido de arrefecimento – A luz piscan- do indica que o nível do líquido de arrefecimento está abaixo do nível especificado. Parar o motor e investigar a causa. Ver “Manutenção” (Seção 4).

2. Pressão do óleo do motor – A luz sempre acesa indica baixa pressão do óleo do motor. Parar o motor e investigar a causa.

3. Alternador – A luz sempre acesa indica que o alternador não está carregando.

4. Filtro de ar – Sempre acesa significa que o filtro de ar está obstruído ou parcialmente obstruído. Parar o trator e limpar o filtro de ar para evitar a ocorrência de danos no motor.

41 Figura 41

9. Baixa pressão no óleo da transmissão – A luz sempre acesa indica que a pressão do circuito do óleo da transmissão é baixa. Parar o motor e investigar a causa.

Apenas tratores com bomba CCLS – A luz pis- cando indica que os filtros de entrada da bomba e de pressão estão total ou parcialmente obstruídos, causando baixa pressão da bomba. Limpar o mais rapidamente possível, mas nunca mais de 1 hora depois do aviso.

Fila Inferior – da esquerda para a direita

11. Indicador de direção esquerdo – A luz pisca jun- tamente com o indicador esquerdo do trator. 12. Indicador de direção do reboque – A luz pisca

juntamente com os indicadores do trator/rebo- que, se houver reboque.

13. Indicador de direção do reboque – A luz pisca juntamente com os indicadores do trator/rebo- que, se houver dois reboques.

14. Luz alta – Acende quando os faróis estão na po- sição de luz alta.

15. Luz de posição – Acende quando as luzes de posição estão ligadas.

16. Indicador da transmissão direta – Acende para indicar que a transmissão está em Direta. 17. Indicador de redução – Acende para indicar que

a transmissão está ligada em redução.

18. Tração nas quatro rodas – Acende quando se liga a tração dianteira. (Ver “Tração dianteira”, mais adiante nesta seção).

19. Bloqueio do diferencial – Acende quando os dife- renciais estão com o bloqueio ligado. (Ver “Blo- queio dos diferenciais dianteiro e traseiro”, mais adiante nesta seção).

20. A luz sempre acesa indica que o nível do óleo dos freios/embreagem está baixo. Parar o motor e investigar a causa.

21. Indicador direito de direção – A luz piscará simul- taneamente com o indicador direito de direção do trator.

42

43

44 MOSTRADOR DE CRISTAL LÍQUIDO (LCD)

(Somente Painel de instrumentos Analógico/ Digital) – Figura 42

O painel do lado direito está dividido em dois mostra- dores separados, tendo cada um uma luz de aviso e um mostrador de cristal líquido. Na figura mostram- se todos os mostradores ativados para servirem como referência. Consultar o texto que se segue.

Mostrador Digital Superior – Figura 43

Quando a TDF está girando, aparecerá a seta (2) apon- tando para o símbolo da TDF. No mostrador (1) apare- cerá a velocidade do eixo da TDF traseira. Ver “Toma- da de Força” na Seção 3.

Figura 44

Se o seu trator estiver equipado com Levantador Hi- dráulico com Gerenciamento Eletrônico (EDC), ao ser desengatada a TDF o mostrador mudará. Aparecerá a seta (1) apontando para o símbolo do hidráulico. O mostrador digital (2) que se encontra por baixo indica a posição dos braços do hidráulico (e implemento) por meio de números que vão de “0” (braços total- mente abaixados) até “99” (totalmente levantados). O mostrador apresentará também os códigos de avari- as (erros) da Tração Constante Eletrônica. Ver “Tra- ção Constante Eletrônica” na Seção 3.

45

46 Mostrador Digital Inferior – Figura 45

A luz de aviso de hidráulico inoperativo (1) acenderá quando a posição de ligação dos 3 pontos estiver defazada em relação à alavanca de comando do levantador. Ver “Tração Constante Eletrônica” na Se- ção 3.

Aparecerá permanentemente no mostrador de cristal líquido (2), indicando a velocidade de deslocamento do trator, em km/h ou MPH. O mostrador pode ser alterado utilizando o interruptor do bloqueio do dife- rencial, adjacente à janela do lado direito. Ver Figura 46.

Para mudar de km/h para MPH – Figura 46

Ligar a chave de partida enquanto pressiona o inter- ruptor (1), lado preto, do acionamento manual do blo- queio do diferencial.

Para mudar de MPH para km/h – Figura 46

Ligar a chave de partida enquanto pressiona o inter- ruptor (2), lado amarelo, do acionamento automático do bloqueio do diferencial.

NOTA: Os interruptores estão instalados no console

do lado direito.

47

48 Luz de Aviso de Anomalias – Figura 47

No caso, muito raro, de ocorrer uma avaria nos circui- tos elétricos, a luz de aviso de anomalia (1) piscará durante cerca de 5 segundos, acompanhada por um código de avaria num dos mostradores de cristal lí- quido (2) ou (3). Consultar o seu Concessionário New Holland.

Luz de Aviso de Anomalias – Figura 48

Para indicar a área de avaria, uma das 3 setas (1), (2) ou (3) piscará. O símbolo imediatamente acima de cada seta indica a área principal onde ocorreu a ava- ria, da seguinte forma:

a) Sistema do levantador hidráulico. b) Transmissão.

c) Qualquer função da Unidade Eletrônica de Gerenciamento (TDF, bloqueio dos diferenciais, tração dianteira, etc.

ATENÇÃO: Os códigos de avarias que aparecem no

mostrador de cristal líquido (LCD) são considerados de natureza crítica e, deste modo, o trator imobilizar- se-á. O código de avaria e a luz de aviso continuarão piscando até que a avaria seja retificada ou até que se desligaue a chave de partida. Neste caso, o trator irá necessitar da assistência do Concessionário New Holland.

NOTA: Cada vez que se liga a chave de partida, a luz

de aviso e o código de avaria piscarão durante um curto espaço de tempo.

TRANSMISSÃO “SYNCHRO

Documentos relacionados