• Nenhum resultado encontrado

Esta seção está dividida em 10 assuntos, conforme se segue. As instruções de funcionamento dos dife- rentes acessórios encontram-se na Seção 6. Na parte final deste Manual encontra-se o índice com- pleto, em ordem alfabética.

Assunto Página

Partida do Motor 3-2

Tomada de Força Traseira 3-9

Sistema Hidráulico com Sensibilidade

Mecânica nos Braços Inferiores 3-18 Válvulas de Controle Remoto

(centro aberto) 3-24

Tração Constante Eletrônica 3-30 Válvulas de Controle Remoto (CCLS) 3-43

Engate de 3 Pontos 3-49

Ajuste da Bitola Dianteira 3-56

Ajuste da Bitola Traseira 3-62

Lastro e Pneus 3-73

ANTES DE INICIAR A JORNADA

_____ ADVERTÊNCIA ______

Antes de conduzir ou trabalhar com o trator, estude as precauções de segurança na Seção 1 deste Ma- nual.

Leia esta seção atentamente. Ela contém informa- ções importantes que facilitam a operação e os ajus- tes necessários no campo para o perfeito rendimento do seu trator. Mesmo que trabalhe com outros trato- res, leia cuidadosamente esta seção do Manual e assegurar-se de que está perfeitamente familiarizado com a localização e a função de todas as caracterís- ticas do trator.

Não trabalhar com o trator, não conduzir nem utilizar o mesmo enquanto não estiver totalmente familiariza- do com todos os comandos. Será tarde demais para aprender depois que o trator já se encontrar em movi- mento. Se tiver alguma dúvida sobre qualquer aspec- to relacionado com o funcionamento do trator, con- sultar o seu Concesionário New Holland.

Prestar especial atenção às recomendações sobre o amaciamento, de forma a assegurar-se de que o seu trator lhe prestará um serviço duradouro e confiável, para o qual foi construído. Ver detalhes mais adiante, nesta seção.

1

2

PARTIDA DO MOTOR

Figura 1

_____ ADVERTÊNCIA ______

Antes de conduzir ou operar o trator, estude as pre- cauções de segurança na Seção 1 deste Manual. O seu trator pode estar equipado com o dispositivo de partida a frio. Não utilizar éter com o sistema de parti- da a frio montado. Este inflamará o coletor de admis- são. Se, numa emergência, for necessário utilizar éter, desconectar o cabo do sistema de partida a frio (1), do terminal do aquecedor no coletor de admissão.

A partida a frio, que é automático, é constituída por um elemento aquecedor instalado no coletor de ad- missão e um sistema de controle. Quando ligado pela chave de partida, o sistema inflamará o combustível presente no coletor de admissão, aquecendo o ar admitido antes de este ser aspirado para a câmara de combustão.

Figura 2

O interruptor de ignição tem três posições. Estas posições são as seguintes:

Posição 1 Desligado

Posição 2 Luzes de aviso e instrumentos ligados Posição 3 Motor de partida acionado

IMPORTANTE: Nunca dar partida no tranco ou

rebocando o trator. Isso provocará cargas excessivas sobre o conjunto da transmissão.

NOTA: Os interruptores de segurança de partida em

neutro impedem a ativação do motor de partida, a não ser que a alavanca de inversão de marchas esteja em neutro (exceto Synchro Command) e o pedal da embreagem acionado (todas as transmissões).

3

Antes de funcionar o motor, observar sempre o se- guinte procedimento:

• Ocupar o lugar do operador.

• Assegurar-se de que o freio de estacionamento está firmemente aplicado.

Verificar se todas as alavancas de mudanças es- tão em neutro (Synchro Command).

• Assegurar-se de que a TDF está desengatada. • Colocar as alavancas das válvulas de controle

remoto na posição de neutro.

• Deslocar a alavanca de comando do levantador hidráulico completamente para a frente. (Apenas Synchro Command)

_____ PRECAUÇÃO ______

Verificar a área sob o equipamento para assegurar- se de que não poderão ocorrer acidentes pessoais ou danos materiais ao baixar o implemento.

• Acionar o pedal da embreagem .

IMPORTANTE: A alta velocidade de funcionamento

do turbo, torna imprescindível uma lubrificação correta ao dar partida no motor. Nestas condições, deixar o motor funcionando em marcha lenta a cerca de 1000 rpm durante cerca de um minuto antes de começar a utilizar o trator.

Partida em tempo quente ou com o motor quen- te – Figura 3

• Colocar a alavanca do acelerador manual a cer- ca de metade do seu curso, acionar o pedal da embreagem e girar a chave de partida para a po- sição (3), para acionar o motor de partida. Acio- nar o motor até que entre em funcionamento, mas nunca por período superior a 60 segundos. • Voltar a alavanca do acelerador para a posição

de marcha lenta e verificar se todas as luzes de aviso se apagam e se as leituras dos indicado- res apresentam-se normais.

4

5 Partida em tempo frio – Figura 4

NOTA: Encontra-se disponível um equipamento

opcional de auxílio para partida a frio.

• Colocar a alavanca do acelerador manual a cer- ca de metade do seu curso, acionar o pedal da embreagem e girar a chave de partida para a po- sição (3), para acionar o motor de partida. Acio- nar o motor até que entre em funcionamento, mas nunca por período superior a 60 segundos.

Figura 5

• Uma luz indicadora no painel de instrumentos (1), acenderá, indicando que o aquecedor do sis- tema de partida a frio foi ativado. Apenas quando equipado com equipamento opcional de partida a frio.

• Se o motor não entrar em funcionamento, repetir o processo anterior. Se ainda asssim o motor não der partida, deixar a bateria recuperar duran- te 4 – 5 minutos e em seguida repetir o proces- so.

• Quando o motor entrar em funcionamento, colo- car novamente o acelerador na posição de mar- cha lenta e verificar se todas as luzes de aviso se apagam e as leituras se apresentam normais.

6 PARTIDA COM BATERIAIS AUXILIARES

_____ ADVERTÊNCIA ______

Acionar o motor de partida somente a partir do as- sento do operador. Se for feita ligação direta na cha- ve de partida, o motor poderá entrar em funcionamen- to, provocando o deslocamento inadvertido do trator e causando graves acidentes pessoais. Usar sempre óculos de segurança ao utilizar baterias auxiliares ou ao carregar as baterias.

Figura 6

Se for necessário utilizar baterias auxiliares para dar partida no motor, usar apenas cabos reforçados. Pro- ceder da seguinte forma:

NOTA: Se o seu trator tiver duas baterias, fazer as

ligações apenas na bateria que está montada em baixo.

• Ligar uma das extremidades do cabo vermelho da bateria auxiliar (4) ao terminal positivo na ba- teria do trator (+) e a outra extremidade do cabo ao terminal positivo (+) da bateria auxiliar (3). • Ligar uma extremidade do cabo preto (1) ao ter-

minal negativo (-) da bateria e a outra extremida- de ao terminal negativo (-) da bateria auxiliar (2). Observar o processo de partida anteriormente des- crito.

• Quando o motor entrar em funcionamento, deixá- lo girando em marcha lenta, ligar todos os com- ponentes elétricos (faróis, etc.) e depois desconectar os cabos auxiliares pela ordem in- versa do processo de ligação. Isso ajuda a prote- ger o alternador de possíveis danos causados por sobrecargas.

IMPORTANTE: Quando utilizada bateria auxiliar para

dar partida no motor, verificar se a polaridade dos cabos está correta – positivo ao positivo e negativo

ao negativo, pois caso contrário, o alternador poderá

sofrer avarias. Somente utilizar bateria auxiliar se as baterias do trator estiverem descarregadas. Uma amperagem excessiva (acima de 1600 cca), poderá danificar o motor de partida. No caso de baterias muito descarregadas, com tensão no terminal inferior a 7 V, a recuperação implica um processo de carga especial. Consulte o seu Concesionário New Holland.

NOTA: Tratores com transmissão Range Command:

Se for dada partida no motor com uma bateria auxiliar e com a transmissão engatada, esta será desativada. Para reativar a transmissão, deslocar todas as alavancas para neutro e, em seguida acionar e soltar o pedal da embreagem. Se a alavanca do inversor já estiver em neutro, deslocá-la para a frente ou para trás, e depois novamente para o neutro e voltar a acionar e soltar o pedal da embreagem.

4

3 1

7 PARADA DO MOTOR – Figura 7

IMPORTANTE: Antes de parar, deixar o motor

funcionando em marcha lenta a 1000 rpm, durante cerca de 1 minuto. Isto permite que o turbo e o coletor esfriem, evitando possível deformação dos componentes.

Parar o motor, observar o seguinte processo: • Ocupar o lugar do operador.

• Reduzir o acelerador.

• Verificar se o freio de estacionamento está firme- mente aplicado.

Verificar se todas as alavancas das mudanças estão em neutro.

• Assegurar-se de que a TDF está desengatada. • Colocar as alavancas das válvulas de controle

remoto na posição de neutro.

• Deslocar a alavanca de comando do levantador hidráulico completamente para a frente, de for- ma a baixar o equipamento hidráulico até ao solo. • Desligar a chave de partida – posição (1).

Documentos relacionados