• Nenhum resultado encontrado

Questões comentadas pelo professor 1 ANPEC – 2004 – Questão

28. ANPEC – 2020 – Questão

Com base na sexta edição do Manual do Balanço de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional (BPM6), avalie as seguintes afirmativas como verdadeiras ou falsas:

(0) As variações nas reservas internacionais são contabilizadas na Conta Financeira como Ativos de Reserva. (1) Os salários recebidos por trabalhadores residentes, quando trabalham para uma empresa não residente no país, são contabilizados na Conta de Serviços.

(2) As remessas de dinheiro de imigrantes no exterior para seus países de origem são contabilizadas na Conta Capital.

(3) A amortização de um passivo externo é contabilizada na Conta de Rendas Primárias.

(4) O saldo da Conta Financeira é calculado pela diferença entre a aquisição líquida de Ativos Financeiros e a incidência líquida de Passivos Financeiros.

RESOLUÇÃO:

(0) Com a adoção do BPM6, as variações nas reservas internacionais passaram a ser contabilizadas na Conta Financeira como Ativos de Reserva. Essa é uma grande mudança em relação à versão anterior, o BPM5. Resposta: VERDADEIRO

Resposta: FALSO

(2) Essas remessas de dinheiro de imigrantes no exterior para seus países de origem são registradas na rubrica renda secundária (antiga transferências unilaterais correntes), que faz parte das transações correntes, e não da conta capital.

Resposta: FALSO

(3) Da mesma forma que no BPM5, a amortização continua incluída em outros investimentos, na conta financeira.

Resposta: FALSO

(4) O item descreve com exatidão a nova forma em que é obtido o saldo da conta financeira. Resposta: VERDADEIRO

29.

ANPEC – 2020 – Questão 3

Avalie as seguintes afirmativas:

(0) Para fins de registro nas Contas Nacionais, o investimento é qualquer gasto em bem ou serviço final que aumenta a capacidade da economia de produzir mais no futuro.

(1) O Produto Nacional Bruto de um país é a soma de todos os pagamentos a fatores de produção empregados dentro de suas fronteiras.

(2) A diferença entre Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto de um país deve-se exclusivamente ao pagamento de fatores de produção empregados nesse país que são propriedade de não residentes.

(3) Nas Contas Nacionais, o investimento das famílias em capital humano é contabilizado como gasto de consumo.

(4) A melhora da qualidade dos produtos enviesa o PIB para cima.

RESOLUÇÃO:

(0) O investimento bruto é composto pela formação bruta de capital fixo (que é qualquer gasto em bem ou serviço final que aumenta a capacidade da economia de produzir mais no futuro) mais a acumulação de estoque. O item é falso, pois excluiu a acumulação de estoques da definição de investimento.

Resposta: FALSO

(1) O Produto Nacional Bruto inclui a remuneração paga aos fatores de produção de posse dos residentes, não importa se esses fatores estão dentro ou fora das fronteiras do país. Relembrando que o PIB se diferencia do PNB em virtude da renda líquida enviada ao exterior:

𝑃𝑁𝐵 = 𝑃𝐼𝐵 − 𝑅𝐿𝐸𝐸 Resposta: FALSO

(2) Conforme acabamos de ver, a diferença entre PIB e PNB se refere à renda líquida enviada ao exterior. Tal conceito inclui a renda enviada ao exterior (pagamento de fatores de produção empregados nesse país que são

propriedade de não residentes) e a renda recebia do exterior (recebimento de remuneração de fatores de produção localizados no resto do mundo, que são propriedade de residentes). Logo o item se torna falso ao empregar a palavra “exclusivamente”.

Muito cuidado, beleza?! Resposta: FALSO

(3) Conforme vimos no item (0), no contexto de contas nacionais, o investimento agregado inclui a formação bruta de capital fixo e a acumulação de estoques. Tendo em vista que o investimento das famílias em capital humano não se enquadra em investimento agregado, ele é contabilizado como gasto de consumo.

Resposta: VERDADEIRO

(4) A melhora da qualidade dos produtos é de difícil mensuração e enviesa o PIB para BAIXO. Vamos pensar em uma situação para ilustrar esse fato. Antigamente a capacidade de processamento dos computadores era bem menor que hoje, sendo necessários, por exemplo, uma certa quantia de aparelhos para executar uma determinada função. Com o passar do tempo, os computadores foram ficando mais potentes, de modo que menos equipamentos sejam utilizados para desempenhar a mesma tarefa. Dessa forma, tudo o mais mantido constante, tende a haver uma diminuição nas estimativas do PIB real, isto é, do PIB a preços constantes (que mensura as variações no volume produzido). Importante perceber, que embora a melhora na qualidade dos produtos enviese o PIB para baixo, tal fato representa, de um modo geral, uma melhora na qualidade de vida das pessoas.

Resposta: FALSO

30.

ANPEC – 2020 – Questão 11

Considere uma economia hipotética fechada que produz e consome apenas três tipos de bens finais: X, Y e Z. Segundo a tabela a seguir para o ano-base e o ano corrente, avalie as afirmativas como verdadeiras ou falsas. O preço de cada bem é expresso em unidades monetárias ($).

Ano Bens Quantidade (Unidades) Preço ($)

Base X 3.000 2 Y 6.000 3 Z 8.000 4 Corrente X 4.000 3 Y 14.000 2 Z 32.000 5

(1) O PIB real cresceu mais do que 250% entre o ano-base e o ano corrente. (2) O deflator do PNB entre o ano-base e o ano corrente foi inferior a 10%.

(3) A mudança percentual no nível de preços entre o ano-base e o ano corrente medida pelo deflator do PNB foi superior à medida por um índice de preços ao consumidor do tipo Laspeyres.

(4) Os bens Y e Z são complementares.

RESOLUÇÃO:

(0) O PIB real no ano corrente mensura a produção corrente aos preços do período base. Assim:

𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑡𝑏 = ∑ 𝑃𝑏𝑖𝑄𝑡𝑖 𝑛 𝑖=1 Portanto: 𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑡𝑏 = 2(4.000) + 3(14.000) + 4(32.000) → 𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙 𝑡𝑏 = 178.000 Resposta: VERDADEIRO

(1) Para resolver esse item, primeiro vamos calcular o PIB real no período base:

𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑏𝑏 = 𝑃𝐼𝐵 𝑁𝑜𝑚𝑖𝑛𝑎𝑙𝑏= ∑ 𝑃𝑏𝑖𝑄𝑏𝑖 𝑛

𝑖=1 Substituindo as informações fornecidas pela questão:

𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑏𝑏= 2(3.000) + 3(6.000) + 4(8.000) → 𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑏𝑏 = 56.000 A taxa de variação no PIB real é aproximadamente:

Δ𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙 =𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑡 𝑏− 𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙 𝑏 𝑏 𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑏𝑏 → Δ𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙 = 178.000 − 56.000 56.000 → Δ𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙 = 2,1785 Houve um aumento de 217,85% no PIB real entre o ano base e o ano corrente, ou seja, a taxa de crescimento foi MENOR do que 250%.

Resposta: FALSO

(2) O Deflator do PIB é dado pela razão entre o PIB nominal e o PIB real:

𝐷𝑒𝑓𝑙𝑎𝑡𝑜𝑟𝑡=

𝑃𝐼𝐵 𝑁𝑜𝑚𝑖𝑛𝑎𝑙𝑡 𝑃𝐼𝐵 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑡𝑏 Vamos obter o PIB nominal no ano corrente:

𝑃𝐼𝐵 𝑁𝑜𝑚𝑖𝑛𝑎𝑙𝑡 = ∑ 𝑃𝑡𝑖𝑄𝑡𝑖 𝑛

𝑖=1

𝑃𝐼𝐵 𝑁𝑜𝑚𝑖𝑛𝑎𝑙𝑡 = 3(4.000) + 2(14.000) + 5(32.000) → 𝑃𝐼𝐵 𝑁𝑜𝑚𝑖𝑛𝑎𝑙𝑡 = 200.000 O Deflator do PIB é dado por:

𝐷𝑒𝑓𝑙𝑎𝑡𝑜𝑟𝑡 =

200.000

178.000→ 𝐷𝑒𝑓𝑙𝑎𝑡𝑜𝑟𝑡 = 1,1236

Dessa forma, encontramos uma variação de 12,36% (= (1,1236 − 1)100%) no nível de preços entre o ano base e o ano corrente. Valor superior a 10%.

Resposta: FALSO

(3) Vamos calcular o índice de preços de Laspeyres (lembre-se de que ele utiliza as quantidades do período base como fator de ponderação):

𝐼𝑃𝐶𝑡 = ∑ 𝑃𝑡𝑖𝑄 𝑏𝑖 𝑛 𝑖=1 ∑𝑛𝑖=1𝑃𝑏𝑖𝑄𝑏𝑖

No item (1), nós encontramos o PIB nominal no ano base, ∑𝑛𝑖=1𝑃𝑏𝑖𝑄𝑏𝑖 = 56.000. Então:

𝐼𝑃𝐶𝑡 =

3(3.000) + 2(6.000) + 5(8.000)

56.000 → 𝐼𝑃𝐶𝑡=

55.000

56.000→ 𝐼𝑃𝐶𝑡 = 0,9821

O IPC indica uma redução de 1,79% nos preços entre o período base e o corrente (= (0,9821 − 1)100%), sendo menor que a variação indicada pelo deflator do PIB.

Resposta: VERDADEIRO

(4) Calma que a aula é de Macro mesmo (não é de Micro não rsrsrsrs).

Dois bens são classificados como complementares, quando são consumidos juntos. Podemos verificar isso por meio da elasticidade preço cruzada. Caso ela seja negativa, os bens são complementares; se for positiva, os bens são substitutos; e se for nula, os bens são independentes. Tratamos desse assunto com mais detalhes em uma aula de Micro.

Vamos calcular a elasticidade preço cruzada entre os bens Y e Z:

𝜀 =Δ𝑄𝑌 𝑄𝑏 𝑌 ⁄ Δ𝑃𝑍⁄𝑃𝑏𝑍 𝜀 =(14.000 − 6.000) 6.000⁄ (5 − 4) 4⁄ → 𝜀 = 1,3333 0,25 → 𝜀 = 5,33 > 0

Encontramos um valor positivo, indicando que nessa situação os bens se comportam como substitutos. Resposta: FALSO