• Nenhum resultado encontrado

Estrutura do Balanço de Pagamentos (BPM6 e BPM5)

V. B Empréstimos de Regularização (ER) C Atrasados Comerciais (AC)

Fonte: Schröder et al (2019) e Simonsen e Cysne (2009). Mais adiante veremos com mais detalhes o significado de ΔResTOTAL e ΔResC.

Fonte: Nota metodológica 1 do Banco Central do Brasil8.

O saldo da Balança Comercial e da Balança de Serviços é conhecido como Transferências Líquidas de Recursos ao Exterior (TLRE):

𝑇𝐿𝑅𝐸 = 𝑋 − 𝑀

Em que X e M incluem bens e serviços não fatores (a denominação serviços não fatores ainda é, em alguns casos, utilizada para designar os serviços). O hiato de recursos é o simétrico negativo da transferência líquida de recursos:

𝐻𝑖𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 = −𝑇𝐿𝑅𝐸 = 𝑀 − 𝑋

Às vezes ainda encontramos a denominação serviços fatores se referindo à renda. O saldo da Balança de Rendas (renda primária no BPM6) mais as Transferências Unilaterais (renda secundária no BPM6) representa a renda líquida enviada/recebida do exterior, e é o que diferencia o produto interno do produto nacional.

𝑅𝐿𝐸𝐸 = 𝑅𝑒𝑛𝑑𝑎𝑠 𝐸𝑛𝑣𝑖𝑎𝑑𝑎𝑠 − 𝑅𝑒𝑛𝑑𝑎𝑠 𝑅𝑒𝑐𝑒𝑏𝑖𝑑𝑎𝑠 + 𝑇𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑒𝑟ê𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝐸𝑛𝑣𝑖𝑎𝑑𝑎𝑠 − 𝑇𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑒𝑟ê𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑅𝑒𝑐𝑒𝑏𝑖𝑑𝑎𝑠 Ou: 𝑅𝐿𝐸𝐸 = −(𝐵𝑎𝑙𝑎𝑛ç𝑎 𝑑𝑒 𝑅𝑒𝑛𝑑𝑎 + 𝑇𝑈𝐶) Recapitulando: 𝑃𝑁𝐵 = 𝑃𝐼𝐵 − 𝑅𝐿𝐸𝐸 O saldo do BP em transações correntes pode ser escrito como:

𝑇𝐶 = 𝑇𝐿𝑅𝐸 + 𝑅𝐿𝑅𝐸 Vamos ver como isso já foi cobrado em prova?

ANPEC – 2003 – Questão 1

As operações abaixo foram registradas, no ano t, para uma economia aberta: (a) O país recebeu donativos, em mercadorias, no valor de $20 milhões; (b) A renda líquida enviada ao exterior foi nula;

(c) O país importou equipamentos no valor de $5 bilhões, financiados no exterior mediante empréstimo de longo prazo;

8 www.bcb.gov.br/content/estatisticas/Documents/notas_metodologicas/balanco_pagamentos/bpm6/nm1bpm6p.pdf.

(d) Multinacionais estrangeiras reinvestiram no país lucros no valor de $10 bilhões; (e) O país apresentou déficit em transações correntes de $30 bilhões;

(f) O país recebeu capitais de curto prazo no valor de $15 bilhões.

Com base nas informações acima, avalie as proposições que se seguem. No ano t: (0) O PNB foi maior do que o PIB.

(1) Os donativos recebidos exerceram impacto positivo, no valor de $20 bilhões, sobre o balanço de transações correntes.

(2) A importação de máquinas não teve impacto algum sobre o saldo do balanço de pagamentos. (3) O saldo do balanço de pagamentos foi deficitário e equivalente a $15 bilhões.

RESOLUÇÃO:

Antes de resolver os itens, vamos fazer os lançamentos contábeis para cada uma das transações, quando aplicável. E depois iremos montar o Balanço de Pagamentos associado.

(a) O país recebeu donativos, em mercadorias, no valor de $20 milhões;

Crédito: o recebimento de donativos gera uma entrada de divisas no país no valor de $20 milhões. Assim sendo, é registrado como um crédito na conta transferências unilaterais (transações correntes).

Débito: como os donativos foram recebidos em mercadorias, devemos fazer o lançamento como se o país tivesse importado mercadorias no valor de $20 milhões. Dessa forma, teremos um débito na conta importação (é um débito, pois uma importação representa uma saída de divisas), registrada na balança comercial (transações correntes). Vale destacar que se os donativos tivessem sido recebidos em moeda, o lançamento a débito seria na conta haveres monetários de curto prazo no exterior (capitais compensatórios).

(b) A renda líquida enviada ao exterior foi nula;

A renda líquida enviada ao exterior corresponde ao saldo (com valor trocado) da balança de rendas e das transferências unilaterais:

𝑅𝐿𝐸𝐸 = −(𝐵𝑎𝑙𝑎𝑛ç𝑎 𝑑𝑒 𝑅𝑒𝑛𝑑𝑎𝑠 + 𝑇𝑈𝐶) → 𝑅𝐿𝐸𝐸 = 0

(c) O país importou equipamentos no valor de $5 bilhões, financiados no exterior mediante empréstimo de longo prazo;

Débito: teremos um débito na conta importação(transações correntes) no valor de $5 bilhões. Lembre-se de que importar uma mercadoria gera saída de divisas,

Crédito: dado que as importações foram financiadas mediante empréstimo de longo prazo, teremos um crédito de $5 bilhões na rubrica outros investimentos (conta capital e financeira).

(d) Multinacionais estrangeiras reinvestiram no país lucros no valor de $10 bilhões;

Crédito: esse reinvestimento dos lucros é lançado a crédito no valor de $10 bilhões na conta outros investimentos (conta capital e financeira).

Débito: haverá um lançamento a débito correspondente de $10 bilhões na balança de rendas(transações correntes).

(e) O país apresentou déficit em transações correntes de $30 bilhões;

O saldo do Balanço de Pagamentos em transações correntes é dado pela soma da balança comercial (exportação e importação apenas de BENS), da balança de serviços, da balança de rendas e do saldo das transações unilaterais correntes (TUC):

𝑇𝐶 = 𝐵𝑎𝑙𝑎𝑛ç𝑎 𝐶𝑜𝑚𝑒𝑟𝑐𝑖𝑎𝑙 + 𝐵𝑎𝑙𝑎𝑛ç𝑎 𝑑𝑒 𝑆𝑒𝑟𝑣𝑖ç𝑜𝑠 + 𝐵𝑎𝑙𝑎𝑛ç𝑎 𝑑𝑒 𝑅𝑒𝑛𝑑𝑎𝑠 + 𝑇𝑈𝐶 → 𝑇𝐶 = −30 (f) O país recebeu capitais de curto prazo no valor de $15 bilhões.

Crédito: o recebimento desses capitais de curto prazo é lançado como um crédito no valor de $15 bilhões na conta investimentos em carteira (conta capital e financeira).

Débito: associado a esse lançamento, haverá um débito de $15 bilhões na conta haveres monetários de curto prazo no exterior (capitais compensatórios).

Com base nas informações fornecidas pela questão, vamos montar a estrutura do BP: Transações Correntes: -30

Conta Capital e Financeira: 5 + 10 + 15 = 30 Saldo do Balanço de Pagamentos: -30 + 30 = 0 (0) O PNB foi maior do que o PIB.

A diferença entre o PNB e o PIB se dá pelo fluxo de rendas com o resto do mundo: 𝑃𝑁𝐵 = 𝑃𝐼𝐵 − 𝑅𝐿𝐸𝐸

Conforme afirmado na questão, 𝑅𝐿𝐸𝐸 = 0, ou seja, PIB e PNB são iguais.

Resposta: FALSO

(1) Os donativos recebidos exerceram impacto positivo, no valor de $20 bilhões, sobre o balanço de transações correntes.

Vimos que os donativos recebidos em mercadoria geram um crédito de $20 bilhões em transferências unilaterais e um débito de mesmo valor na conta importações. Como ambas as contas são contabilizadas em transações correntes, os saldos se anulam, de forma que não há impacto sobre o balanço em transações correntes.

Resposta: FALSO

(2) A importação de máquinas não teve impacto algum sobre o saldo do balanço de pagamentos.

A importação das máquinas foi financiada mediante empréstimo de longo prazo. Vimos que o registro foi um débito em importação (transações correntes) e um crédito de mesmo valor em outros investimentos (conta capital e financeira). Sabemos que o saldo total do BP é dado pela soma do balanço em transações correntes com a conta capital e financeira. Diante disso, como ambos os lançamentos da transação são contabilizados no saldo do BP, seus efeitos se anulam, gerando um impacto nulo no BP.

Resposta: VERDADEIRO

Vimos que o saldo total do BP é nulo (soma do déficit de $30 bilhões em transações correntes com o superávit de $30 bilhões na conta capital e financeira).

Resposta: FALSO

Ajuste do Balanço de Pagamentos

De um modo geral, é muito raro o Balanço de Pagamentos de um país se equilibrar (a não ser em um regime de taxas de câmbio puramente flutuantes). Não há problemas em sucessivos superávits, ao passo que os déficits só podem ocorrer se o país tiver reservas internacionais ou outros capitais compensatórios que os financiem. Simonsen e Cysne (2009) destacam algumas medidas a serem adotadas no intuito de corrigir déficits permanentes no BP:

i) desvalorizações reais da taxa de câmbio; ii) redução do nível de atividade econômica;

iii) restrições tarifárias ou quantitativas às importações; iv) subsídios às exportações;

v) aumento da taxa interna de juros;

vi) controle da saída de capitais e de rendimentos para o exterior.

As quatro primeiras medidas visam corrigir o problema do déficit em transações correntes. Uma desvalorização da taxa de câmbio faz com que a produção interna fique mais barata em comparação ao resto do mundo, dessa forma favorece as exportações em detrimento das importações. A redução do nível de atividade econômica também contribui para uma diminuição das importações (dado que diminui a renda da economia). Por sua vez, “as duas últimas medidas procuram melhorar o balanço de pagamentos ou atraindo ou evitando a fuga de capitais autônomos. Elas são mais eficazes a curto do que a longo prazo” (SIMONSEN & CYSNE, 2009).