• Nenhum resultado encontrado

Antecedentes históricos ao movimento de acesso aberto

CAPÍTULO 4 ACESSO ABERTO Á INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

4.3 Antecedentes históricos ao movimento de acesso aberto

Valendo-se de um retrospecto elaborado por Suber (2009), verifica-se que a primeira ação em prol do amplo acesso à informação científica data do ano de 1966. No Quadro 1, são listados outros acontecimentos com esse mesmo objetivo. É necessário dizer que essa lista não é exaurível.

2Copylefté uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à

utilização, difusão e modificação de uma obra criativa (Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft>).

Ano Fatos

1966

O projeto Educational Resources Information Center (ERIC), lançado nos Estados Unidos, é considerada a primeira iniciativa que visava a criar um banco de dados de bibliografia eletrônica de acesso aberto.

A Medline é lançada pela Biblioteca Nacional de Medicina, também, nos Estados Unidos. Trata-se de

um banco de dados on-line com citações bibliográficas de periódicos da área biomédica. Vale dizer, porém, que o amplo acesso ao seu conteúdo só se deu a partir de 1997.

1970 A Biblioteca Nacional de Agricultura, em cooperação com outras instituições, cria a base de dados

bibliográfica AGRÍCOLA (Agricultural OnLine Access). O acesso as bases era livre.

1971

Michel Hart lança o Projeto Gutenberg. O objetivo da iniciativa era disponibilizar publicamente livros que pudessem ser lidos ou impressos a partir do maior número de computadores e programas (HART, 1992). Pode-se considerar como o mais antigo produtor de livros eletrônicos (e-books ou e-texts) gratuitos da internet.

1983

Richard Stallman inicia o projeto GNU, e em outubro de 1985 funda a Free Software Foundation (FSF). Stallman introduziu os conceitos de software livre e copyleft2, os quais foram especificamente desenvolvidos para garantir que a liberdade dos usuários fosse preservada.

1985 O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, edita a Política Nacional de Transferência da Informação Científica, Técnica e de Engenharia. Dentre outras coisas, tal documento estabelecia que os resultados de pesquisa de base deveriam estar acessíveis a qualquer interessado.

Seja por iniciativa de indivíduos ou de organizações, ações no sentido de promover a causa continuam a ser tomadas. Desde a época do lançamento do projeto ArXiv até os dias atuais, por exemplo, importantes reuniões com o intuito de discutir aspectos concernentes

3Disponível em: < http://www.gcrio.org/USGCRP/DataPolicy.html>. Acesso em: 20 fev. 2009.

1987

É publicado o primeiro periódico científico referendado com acesso gratuito. Fruto do Projeto Syracurse da Universidade de Kellog, a revista New Horizons in Adult Education tinha como objetivo servir como um meio de divulgação, via computador, de conhecimentos no campo da educação de adultos.

1989

É lançado o Newsletter on Serials Pricing Issues. Trata-se de um botetim informativo eletrônico que visava a servir como um estudo de caso para ajudar bibliotecários em questões importantes àquela época: um nível inaceitavelmente elevado nos preços das subscrições dos periódicos científicos e o surgimento da edição eletrônica como uma alternativa viável para o tradicional periódico impresso. Stevan Harnad lidera a publicação da revistaPsycoloquy, cujo acesso era gratuito e que se tornou referendada no ano seguinte.

Eddy van der Maarel e a maior parte de seu conselho editorial demitem-se da revista Vegetatio a fim de publicarem o Journal of Vegetation Science. Dentre outras razões que os levaram a pedir demissão, estava o descontentamento com os altos preços das assinaturas da Vegetatio1.

É lançada a publicação da revista on-line de acesso gratuito The Public-Access Computer Systems Review por Charles W. Bailey Jr. Ao publicar seus artigos nesse periódico, os autores permaneciam com os direitos do trabalho, podendo republicá-los noutros locais, desde que mencionassem a pré- publicação do artigo na PACS Review.

1990 Destacam-se outros projetos de periódicos científicos em linha de acesso gratuito, tais como Journal of Communication, Postmodern Culture e o Bryn Mawr Classical Review. Electronic

1991

Outras publicações de acesso gratuito são lançadas, como o Surfaces e o EJournal, sob responsabilidade de Jean-Claude Guédon e Edward M. Jennings, respectivamente.

A revista Behavioral and Brain Sciences lança um arquivo aberto de preprints, via FTP, contendo artigos aceitos, mas não comentários e respectivas respostas. Esse repositório só se tornou um arquivo aberto, via web, em 1993.

Allan Bromley anuncia o que hoje é conhecido como os “princípios de Bromley”. Tais princípios ficaram estabelecidos no documento Policy Statements on Data Management for Global Change Research3do Programa de pesquisa para mudanças globais dos Estados Unidos. Foram feitas várias recomendações concernentes ao estabelecimento, manutenção, validação, descrição, acessibilidade e distribuição de informação científica de alta qualidade. A filosofia do acesso aberto já se encontra presente nesse documento, como se verifica no trecho: “o compartilhamento total e aberto de um conjunto de dados para mudanças globais a pesquisadores é um objetivo fundamental”.

Paul Ginsparg implanta o repositório de eprints ArXiv, originalmente mantido pelo Laboratório Nacional de Los Alamos, Novo México. Trata-se de uma base de artigos científicos a serem ou não publicados (a grande maioria é). Inicialmente, continham, nesse repositório, apenas trabalhos não-revisados pelos pares da área de física. Contudo, o ArXiv foi posteriormente expandido de modo a incluir publicações das áreas de astronomia, matemática, Ciências da computação, Ciência não-linear, biologia quantitativa e estatística. É pertinente dizer que dada a amplitude e a potencialidade que esse projeto atingiu, foi a partir dele, que se percebeu ser possível a promoção de mudanças no processo de comunicação científica. Pode-se dizer que com esse projeto, as sementes para a idealização do movimento de acesso aberto à informação científica estavam sendo lançadas.

Quadro 1 - Fatos que antecederam a iniciativa do movimento de acesso aberto (SUBER, 2009). (conclusão)

ao acesso aberto vêm sendo realizadas. De alguns desses encontros resultaram documentos chave para o movimento. As declarações de Budapeste, Bethesda e Berlim são exemplos claros. O tópico a seguir tratará de estudá-las pormenorizadamente.