• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 6 METODOLOGIA DA PESQUISA

6.3 Caracterização da pesquisa

6.3.1 Quanto à sua natureza

A Ciência da Informação é tradicionalmente definida como uma ciência social aplicada. Seu caráter social pode ser explicado a partir de seu objeto de estudo - a informação: ele se estrutura ou é estruturado por sujeitos e se torna compreensível também por sujeitos (RENAULT; MARTINS, 2007). Como afirma Le Coadic (2004), a Ciência da Informação se preocupa em esclarecer um problema social concreto, o da informação, e volta-se para o ser social que procura informação. Nesse sentido, diz-se que as questões

Contexto editorial científico

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Diferentes padrões de comunicação

entre as áreas do conhecimento

Publicação de periódicos científicos de

acesso aberto

Contexto dos negócios Modelos de

Negócios

Contexto e cultura científica

relacionadas à informação e ao conhecimento são direta ou indiretamente relacionadas às interações entre indivíduos e/ou sistemas em um dado contexto social (LEITE, 2006).

Esta pesquisa, em particular, foca em três contextos sociais, a saber: o de negócios, o editorial científico e o científico, estudados com o propósito de fornecer insumos práticos aos editores científicos em suas atividades relacionadas à publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Vale notar que as revistas de acesso aberto são consideradas recentes e que, portanto, carecem de estudos sobre a sua viabilidade. A questão da adequabilidade de modelos de negócios de periódicos científicos de acesso aberto às especificidades comunicacionais das diferentes áreas do conhecimento se torna fator de relevante peso para o sucesso dessas revistas.

Desse modo, o presente estudo se propõe a esclarecer e aprofundar as questões relacionadas com o tema, visando a fornecer subsídios para os editores científicos, principalmente os brasileiros, que ainda não consideram tais aspectos em seus negócios editoriais. Este trabalho, portanto, se caracteriza como uma pesquisa com um forte eixo teórico. Vale dizer que se trata de tópico fracamente explorado na literatura a que se teve acesso durante a pesquisa

6.3.2 Quanto ao seu propósito

Como já mencionado, o objetivo desta investigação é elaborar um modelo que permita identificar os elementos necessários para configurar um modelo de negócios adequado à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e as relações desses elementos com as diferenças existentes entre as áreas do conhecimento. Para atingi-lo, portanto, o entendimento sobre duas questões-chave se faz necessário. A primeira delas se refere aos modelos de negócios de periódicos científicos de acesso aberto, enquanto que a segunda está relacionada às diferenças disciplinares. Vale destacar que, em razão da natureza dessas questões, recorre-se, principalmente, aos estudos das áreas da Administração e da Ciência da Informação.

Nesse sentido, é preciso dizer que após a realização de uma busca nas principais bases de dados dessas disciplinas, verificou-se que quanto à primeira questão, não há estudos que tenham a mesma pretensão desta pesquisa, a saber: estudar os principais componentes de modelos de negócios, e não somente se limitar àquele relacionado à fonte

de receitas. Portanto, nessa perspectiva, a questão sobre os modelos de negócios de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto carece de pressupostos teóricos. Logo, a elaboração e obtenção de conhecimentos que permitam a estruturação desses pressupostos se fazem necessárias a fim de sustentar a presente abordagem, assim como estudos futuros sobre o assunto. No que se refere às diferenças disciplinares, observa-se que já existem dados publicados na literatura a respeito desse assunto e que, portanto, já foram aceitos pela comunidade científica.

Sendo assim, entende-se que o propósito deste estudo é tanto exploratório quanto descritivo. Ao propósito exploratório relacionam-se os modelos de negócios de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e ao propósito descritivo, as diferenças entre as disciplinas acadêmicas.

Há que se dizer que os estudos exploratórios se realizam, normalmente, quando o objetivo é examinar um tema ou problema de investigação pouco estudado ou que não tenha sido abordado anteriormente (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 1991). Pode-se falar que as pesquisas com caráter exploratório têm como principal objetivo o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Ademais, Weerd-Nederhof (2001) esclarece que nesse tipo de pesquisa o tema em foco é frequentemente genérico, tornando-se necessário seu esclarecimento e delimitação, exigindo uma constante revisão da literatura, discussão com especialistas e outros procedimentos. Sendo assim, em razão da ausência de estudos e reflexões sob o mesmo enfoque que esta investigação se propõe a realizar quanto a modelos de negócios, destaca-se que a presente pesquisa se configura como exploratória.

Quanto à pesquisa descritiva, Vergara (2003) informa que se caracteriza por expor as características de determinado fenômeno ou população, sem o compromisso de explicar os fenômenos descritos, ainda que sirva de base para tal explicação. Collis e Hussey (2005) explicam que a pesquisa descritiva é utilizada para identificar e obter informações sobre as características de um determinado problema. No caso da presente investigação, por exemplo, procura-se identificar e obter informações sobre os padrões das diferentes áreas do conhecimento. Tais informações se encontram na própria literatura.

Como uma ciência social, a Ciência da Informação utiliza uma variedade de métodos de pesquisa a fim de estudar os problemas que cerceiam o seu domínio. As formas de se abordar esses problemas conduzem a uma compreensão específica de seu objeto. Nesse ponto, é pertinente mencionar que há duas formas de abordagem: a qualitativa e a quantitativa. Nota-se que ambas podem ser adotadas de maneira separada ou concomitantemente, a depender do tipo de problema em questão. O foco, os objetivos e o referencial teórico desta dissertação apontam para uma abordagem metodológica essencialmente qualitativa, pois se fundamenta na interpretação da literatura. Ademais, a escolha por tal abordagem deve-se ao caráter de complexidade que envolve os dados evidenciados nesta investigação.

Liebscher (1998) explica que a abordagem qualitativa se justifica quando o fenômeno em estudo é complexo, de natureza social e não tende à quantificação. Ressalta ainda que os métodos qualitativos podem ser utilizados para obter detalhes sobre um fenômeno, tal como uma impressão, processos, valores e emoções que são difíceis de extrair ou entender, utilizando os métodos de pesquisas quantitativas. Neves (1996) expõe que a pesquisa qualitativa compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Para Creswell (1998), esse tipo de pesquisa é um processo investigativo de entendimento que explora um problema social ou humano. Nela, o pesquisador constroi um quadro complexo e holístico, analisa palavras e relata visões de informantes de forma detalhada. Filstead (1970) entende que a metodologia qualitativa é aquela que permite ao pesquisador estar próximo dos dados, desenvolvendo, de uma ou outra forma, os componentes analíticos, conceituais e categóricos da explicação a partir dos próprios dados.

6.3.4 Quanto ao tipo de raciocínio utilizado

Considerando que a presente pesquisa adota a abordagem qualitativa, é preciso relatar uma das observações de Creswell (1998) e Castro (2006), qual seja: que nesse método, o processo de análise de dados se dá de forma muito mais indutiva. Nota-se que o raciocínio indutivo é um tipo de inferência científica que é, por sua vez, um ato voluntário que culmina na adoção controlada de uma crença como consequência de outro conhecimento (PEIRCE, 1975). Além do raciocínio indutivo, há outros dois: o dedutivo e o abdutivo. Ambos são funções essenciais da mente cognitiva.

De acordo com Peirce (1989), o raciocínio indutivo é uma operação em que se estabelece uma conexão ascendente, isto é, parte do caso particular para o geral, deixando a generalização como produto posterior da coleta de dados particulares, em número suficiente para confirmarem a suposta realidade. O raciocínio dedutivo, por outro lado, é uma operação lógica que parte do geral ao particular. Ou melhor, a partir de princípios, leis ou teorias consideradas verdadeiras e indiscutíveis, prediz a ocorrência de casos particulares. Portanto, pode-se dizer que esta pesquisa adota, no momento de análise dos dados, o raciocínio do tipo indutivo, pois, a partir dos dados extraídos da literatura, infere-se que o quadro construído tem o potencial de refletir em uma realidade maior.

Há que se observar, porém, que neste trabalho também se serviu de outro tipo de raciocínio: o dedutivo. Isso porque, ao estudar os modelos de negócios no ambiente eletrônico, inferiu-se dedutivamente que esses conhecimentos se aplicam à atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, em função de também ser exercida no ambiente eletrônico. Ou seja, chega-se à conclusão de um particular a partir de uma premissa maior. Para melhor entendimento, apresenta-se o esquema a seguir:

a) (premissa maior)

b) (premissa menor)

c) (conclusão)