• Nenhum resultado encontrado

Fatores relacionados às diferenças entre as divisões do conhecimento

CAPÍTULO 7 DISCUSSÃO DOS DADOS

7.5 Fatores relacionados às diferenças entre as divisões do conhecimento

É preciso dizer que os dados referentes às diferenças entre as divisões do conhecimento se encontram dispersos na literatura. Destaca-se que não se teve a pretensão de levantar esses dados exaustivamente. O objetivo deste estudo é, na verdade, levantar a questão de quão importante é considerar essas diferenças disciplinares ao se propor elaborar um modelo de negócios para a atividade de publicação de periódicos científicos. Logo, sugere-se para futuros estudos o levantamento exaustivo de fatores relacionados às diferenças disciplinares. Este trabalho, em particular, elencou os seguintes padrões das grandes áreas, nomeadamente as Ciências (Exatas e Naturais); as Ciências Sociais e Humanas; e as Artes e Humanidades:

Ciências (Exatas e Naturais) Ciências Sociais e Humanas Artes e Humanidades

Os pesquisadores tendem a utilizar preponderantemente o periódico. Os pesquisadores valem-se, equilibradamente, de livros e periódicos.

Os pesquisadores usam mais livros do que periódicos científicos.

Os textos escritos por autores das Ciências possuem sentenças mais curtas e são mais fáceis de serem lidas se comparadas com as sentenças escritas por seus colegas das Ciências Sociais e

Humanidades.

Os textos escritos por autores das Ciências Sociais possuem sentenças mais longas e são mais difíceis de serem lidas se comparadas com as

sentenças escritas por seus colegas das Ciências.

Os textos escritos por autores das Humanidades possuem sentenças mais longas e são mais difíceis de serem lidas se comparadas com as sentenças escritas por seus colegas das Ciências.

Os textos nas Ciências têm mais sentenças passivas do que os textos das

Humanidades.

Os textos nas Ciências Sociais têm menos sentenças

passivas do que os textos das Ciências, e mais do que o das Humanidades.

Os textos nas Humanidades têm menos sentenças passivas do que os textos das Ciências.

Quadro 3 – Fatores relacionados às diferenças entre às áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades. (continua)

Nas Ciências Aplicadas e Naturais, a revisão de literatura é mais provável ser encontrada como referências no rodapé da página.

Nas Ciências Sociais empíricas, a revisão de literatura e a metodologia aparecem como seções ou capítulos no início dos trabalhos.

Em algumas especialidades das Humanidades, a revisão de literatura e a metodologia aparecem como seções ou capítulos no início dos trabalhos.

Nos artigos das Ciências Sociais, as referências são listadas no final do texto.

Os artigos das Humanidades geralmente apresentam as referências no rodapé da página. Quase todos os artigos científicos atuais trazem resumos, mas eles são muito mais raros nas Humanidades.

Os artigos de alguns campos das Humanidades costumam possuir títulos com muito menos

conteúdo informativo do que é comum na maioria das ciências.

Artigos com maior incidência de figuras e equações.

A literatura se encontra mais puramente no formato de texto, ocasionalmente, com algumas tabelas e ilustrações.

A literatura se encontra mais puramente no formato de texto, ocasionalmente, com algumas tabelas e ilustrações.

O número médio de páginas de um artigo é menor nas Ciências Naturais do que nas Ciências Sociais e nas Humanidades

O número médio de páginas de um artigo é maior nas Ciências Sociais do que nas Ciências Naturais.

O número médio de páginas de um artigo é maior nas

Humanidades do que nas Ciências Naturais

A velocidade de publicação de periódicos nas Ciências é, em geral, mais rápida do que nas Ciências Sociais e

Humanidades.

A velocidade de publicação de periódicos nas Ciências Sociais é, em geral, lenta.

A velocidade de publicação de periódicos nas Humanidades é, em geral, lenta.

Nas Ciências da Vida não é incomum as citações atingirem o topo em um menor espaço de tempo.

Nas Artes e nas Humanidades, o tempo para que um artigo atraia um número significativo de citações é relativamente longo.

Quadro 3 – Fatores relacionados às diferenças entre às áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades. (continuação)

O volume de produção em termos de artigos científicos nas Ciências é maior do que nas Humanidades.

O volume de produção em termos de artigos científicos nas Ciências Sociais é maior do que nas Humanidades e menor do que nas Ciências.

O volume de produção em termos de artigos científicos nas Humanidades é menor do que nas Ciências.

Publicar os resultados científicos em repositórios digitais de e-prints é uma prática bem aceita em muitas das áreas das Ciências.

Publicar os resultados científicos em repositórios digitais de e-prints não é uma

prática bem aceita em muitas das áreas das Ciências Sociais.

Publicar os resultados científicos em repositórios digitais de e- prints não é uma prática bem

aceita em muitas das áreas das Humanidades.

Nas disciplinas rígidas, os pesquisadores são os mais prováveis a colaborar no processo de pesquisa e os mais propensos a usar métodos menos formais para disseminar os resultados de seus

trabalhos.

Nas disciplinas mais rígidas, os pesquisadores são os mais prováveis a colaborar no processo de pesquisa e os mais propensos a usar métodos menos formais para disseminar os resultados de seus trabalhos. Já os

pesquisadores das disciplinas mais flexíveis são os mais prováveis a comunicar seus trabalhos ainda em progresso de modo informal. Todavia, para divulgação dos resultados das pesquisas científicas, esses cientistas conduzem-se por canais mais formais.

Os pesquisadores das disciplinas mais flexíveis são os mais prováveis a comunicar seus trabalhos ainda em progresso de modo informal. Todavia, para divulgação dos resultados das pesquisas científicas, esses cientistas conduzem-se por canais mais formais.

A proporção de artigos que contam com mais de um autor é maior nas Ciências do que nas Ciências Sociais e nas

Humanidades.

A proporção de artigos que contam com mais de um autor nas Ciências Sociais é maior do que nas Humanidades, e menor do que do que nas Humanidades.

A proporção de artigos que contam com mais de um autor é menor nas Humanidades do que nas Ciências e Ciências Sociais.

As taxas de recusa de originais são menores na maior parte das Ciências do que maioria das áreas das Humanidades.

As taxas de recusa de originais são muito maiores na maioria das áreas das Humanidades do que na maior parte das Ciências.

Quadro 3 – Fatores relacionados às diferenças entre às áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades. (continuação)

Nas Ciências, geralmente, as pesquisas exigem mais apoio do que as pesquisa nas Ciências Sociais e nas Humanidades.

Nas Ciências Sociais, os financiamentos de pesquisas são menores quando se comparado às disciplinas das Ciências. Também é menor o número de pesquisadores que a eles têm acesso.

Nas Humanidades, os

financiamentos de pesquisas são menores quando se comparado às disciplinas das Ciências. Também é menor o número de pesquisadores que a eles têm acesso.

Os cientistas contam com mais opções de periódicos para a publicação de seus trabalhos do que seus colegas das

Humanidades.

Os pesquisadores das Humanidades contam com menos opções de periódicos para a publicação de seus trabalhos do que seus colegas das Ciências.

Os fundos de pesquisa para as disciplinas puras geralmente provêm de recursos de governos federais, enquanto que para as disciplinas aplicadas, esses recursos são de origem privadas.

Similarmente, disciplinas relacionadas com a vida recebem mais fomentos estatais, enquanto que aquelas não relacionadas com a vida recebem mais recursos federais.

Os fundos de pesquisa para as disciplinas puras

geralmente provêm de

recursos de governos federais, enquanto que para as

disciplinas aplicadas, esses recursos são de origem privadas. Similarmente, disciplinas relacionadas com a vida recebem mais fomentos estatais, enquanto que aquelas não relacionadas com a vida recebem mais recursos federais.

Os fundos de pesquisa para as disciplinas puras geralmente provêm de recursos de governos federais, enquanto que para as disciplinas aplicadas, esses recursos são de origem privadas. Similarmente, disciplinas

relacionadas com a vida recebem mais fomentos estatais, enquanto que aquelas não relacionadas com a vida recebem mais recursos federais.

Quadro 3 – Fatores relacionados às diferenças entre às áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades. (conclusão)

CAPÍTULO 8