• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Metodologia de Pesquisa

3.2 O Método Grounded Theory

3.2.6 Aplicação de Grounded Theory na Área de Software

Na área de software, métodos qualitativos têm sido mais utilizados para guiar investigações em Sistemas de Informação (COLEMAN e O'CONNOR, 2007). O objetivo da maioria desses estudos é apoiar a aplicação da tecnologia de informação para tratar questões gerenciais e de cunho organizacional (HEVNER e MARCH, 2003). O uso de métodos qualitativos em pesquisas na área de Engenharia de Software é bem menor se comparado ao seu uso em Sistemas de Informação (GLASS et al., 2002). Apesar disso, os resultados apresentados por esses estudos demonstram que métodos qualitativos podem trazer diversos benefícios para a pesquisa e prática de Engenharia de Software e áreas correlatas, como melhoria de processos de software.

ORLIKOWSKI (1993) realizou um dos trabalhos pioneiros na utilização de Grounded Theory para conduzir investigações na área de software. O autor utilizou o método para desenvolver um framework teórico capaz de explicar as questões organizacionais relacionadas à adoção e ao uso de ferramentas CASE em duas organizações de software.

NASIRIN et al. (2003) descrevem a aplicação do método Grounded Theory para investigar fatores críticos de sucesso na implementação de sistemas de informação geográfica (GIS, do inglês Geographical Information Systems). Apesar desse estudo não focar em desenvolvimento de software, os resultados apresentados demonstram os benefícios e a viabilidade da aplicação do método Grounded Theory em estudos qualitativos, conduzidos para compreender os fatores críticos de sucesso e as estratégias de implementação de mudanças organizacionais.

Existem, também, alguns estudos que relatam a aplicação do método Grounded Theory para investigar questões relacionadas à melhoria de processo de software. COLEMAN e O'CONNOR (2007) investigaram a prática de melhoria de processos de software na indústria Irlandesa, realizando conclusões sobre as causas da resistência à implementação de modelos de referência para melhoria de processo. CRABTREE et al. (2009) apresentaram a aplicação do método em um estudo exploratório para investigar como as pessoas descrevem processos de software usando linguagem natural. CONTE et al. (2009) apresentaram o resultado da aplicação do método Grounded Theory na análise qualitativa de um estudo de observação em engenharia de software, visando compreender o processo de aplicação de uma técnica de inspeção de usabilidade em aplicações Web.

Algumas características comuns nos trabalhos destacados acima, estão relacionadas à metodologia de pesquisa adotada. A maioria dos estudos foi conduzida em duas fases, sendo que o propósito da primeira fase foi explorar questões de pesquisa gerais e abertas, enquanto a condução das fases seguintes foram direcionadas com base nos resultados obtidos nas fases anteriores da investigação.

Como relação às fontes de dados, a maioria dos estudos, destacados acima, realizou entrevistas semi-estruturadas e revisões da literatura. O propósito das revisões da literatura foi identificar conceitos relevantes da área que pudessem orientar a investigação, por exemplo, por meio da definição dos tópicos a serem discutidos nas entrevistas com os especialistas no problema ou fenômeno de interesse.

3.3 Metodologia de Pesquisa

A metodologia de pesquisa adotada, nesta tese, é fundamentada nos princípios e conceitos do método Grounded Theory, segundo a linha de pesquisa defendida por STRAUSS e CORBIN (1998). No entanto, os autores do método não estabelecem uma descrição rígida de como o método deve ser aplicado, permitindo adaptações para contextos específicos de pesquisa. Por exemplo, GOULDING (2002) e SCHOTS (2010), apresentam abordagens para operacionalizar a aplicação do método Grounded Theory com diferentes propósitos de investigação qualitativa.

A metodologia de pesquisa empregada, neste trabalho, é apresentada na Figura 3.1.

Teoria substantiva 1. Definir o contexto e escopo do estudo 2. Definir e aplicar mecanismos de coleta de dados 3. Realizar codificação aberta dos dados

5. Realizar codificação seletiva dos dados

4. Realizar codificação axial dos dados

6. Auditar o estudo Problema ou fenômeno de interesse Contexto e escopo do estudo Categoria Fatia de dado Categoria Categoria Categoria Saturação teórica? Amostragem teórica Sim Não Categoria Categoria Categoria Categoria Categoria Categoria Categoria central Proposições (Hipóteses) Relatório de Auditoria

Figura 3.1 – Metodologia de pesquisa.

Conforme pode ser observado na Figura 3.1, o primeiro passo da metodologia de pesquisa envolve a definição de um problema ou fenômeno de interesse. A capacidade de generalização de uma teoria substantiva é dependente do quanto o contexto e escopo representam o problema ou fenômeno estudado (STRAUSS e CORBIN, 1998).

O passo seguinte é definir e aplicar mecanismos de coleta de dados. Segundo os criadores do método Grounded Theory, tanto dados subjetivos, quanto objetivos, são passíveis de serem coletados desde que sejam relevantes para o problema ou fenômeno de interesse (GLASER, 1992).

Após a coleta dos dados, deve ser executado um conjunto de passos para aplicar os três tipos de procedimentos de análise propostos no método Grounded Theory (codificação aberta, axial e seletiva). Apesar da aplicação desses procedimentos ser proposta de maneira seqüencial, na prática, há uma forte interação entre a coleta e a análise de dados. Essa interação é representada, na Figura 3.1, na forma de um ciclo contínuo de amostragens teóricas, definidas ao longo do processo de pesquisa, segundo o princípio de emergência do método Grounded Theory. A execução do processo interativo da investigação é encerrada quando a coleta e análise de novos dados não agregam novo conhecimento à teoria, alcançado-se a saturação teórica.

O passo final da metodologia é a realização de uma auditoria do estudo para avaliar, tanto o processo de investigação, quanto a teoria desenvolvida.

A metodologia foi adotada para guiar a execução da pesquisa, nesta tese. A pesquisa foi estruturada em duas fases distintas. Na primeira fase, aplicou-se a metodologia para realizar estudos exploratórios sobre os fatores críticos de sucesso em iniciativas de melhoria. Com base nos resultados obtidos nessa fase, a metodologia foi novamente aplicada visando guiar a execução da segunda fase da investigação focando em tópicos de interesse.

Os passos da metodologia são apresentados na subseção 3.3.1, enquanto a estrutura da pesquisa adotada, nesta tese, é apresentada na subseção 3.3.2.

3.3.1 Descrição dos Passos da Metodologia de Pesquisa