• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 Descrição dos Estudos Realizados e dos Resultados Obtidos na Segunda Fase

5.3 Entrevistas com os Implementadores da Instituição Implementadora

5.3.3 Contexto Institucional para Implantação de Melhorias em Processos

5.3.3.6 Componente 6 – Retorno do Programa de Melhoria de Processos

A Figura 5.22 mostra os relacionamentos entre as propriedades deste componente. A partir da análise do componente é possível identificar as seguintes propriedades-chave para o sucesso na condução de iniciativas de melhoria: “[P37] Visibilidade do retorno do investimento nas melhorias nos processos”, “[P52] Alcance de resultados positivos na avaliação formal da implementação dos processos” e “[P01] Existência de política de reconhecimento à colaboração na melhoria dos processos”. Como essas propriedades estão relacionadas ao retorno e aos benefícios resultantes do investimento no programa de melhoria de processos, foi dado ao componente o nome “Retorno do Programa de Melhoria de Processos”.

A visibilidade do retorno do investimento em melhorias de processos é diretamente influenciada pela completa institucionalização das melhorias implementadas nos projetos. A institucionalização das melhorias por sua vez é influenciada, tanto pelas atitudes da alta gerência, como o estabelecimento de expectativas reais para melhoria dos processos, quanto pelas atitudes dos membros da organização, como comprometimento, envolvimento e conscientização. Esta última propriedade recebe direta influência da visibilidade do retorno do investimento. Pode-se perceber, pela análise desses relacionamentos, que existe uma dependência cíclica entre a institucionalização das melhorias, o retorno do investimento e as atitudes dos membros da organização. A visibilidade do retorno do investimento tem também a capacidade de influenciar diretamente outras atitudes dos membros da organização, como a satisfação e motivação para a iniciativa de melhoria. (P37, P21, P54, P14, P16, P25, P22)

Quando não é possível observar o retorno de investimento nas melhorias nos processos, pode-se tentar evidenciar resultados positivos do programa de melhoria por meio da condução de avaliação formal da implementação dos processos. Esta propriedade, juntamente com a conscientização dos membros da organização, tem a capacidade de evitar a existência de conflitos de interesses entre os envolvidos na implementação das melhorias. (P52, P16, P04)

H2, H180 H4 H5 H17, H161 H39 H42 H124, H125 H159, H160 H161 H175 H176 H182, H185

H183, H184 membros da organização[P25] Satisfação dos [P54] Perspectiva real da

alta gerência para melhoria dos processos

[P43] Adequação dos projetos selecionados para

adotar as melhorias nos processos

[P37] Visibilidade do retorno do investimento nas

melhorias nos processos [P21] Completa institucionalização das melhorias implementadas nos projetos [P24] Rotatividade de pessoal da organização [P16] Conscientização dos membros da organização

quanto aos benefícios obtidos com a implantação

dos processos [P01] Existência de política de reconhecimento à colaboração na melhoria dos processos [P04] Inexistência de conflitos de interesses na implementação de processos [P32] Adequação do perfil dos membros da organização para atividades de melhoria [P52] Alcance de resultados positivos na avaliação formal da implementação dos processos H112, H113 H163 H165 [P14] Comprometimento e

envolvimento dos membros da organização [P22] Motivação dos membros da organização H113 H166 Contexto Organizacional

Contexto Individual Contexto Tecnológico

Legenda:

Proposição (hipótese) Propriedade-chave

Figura 5.22 – Representação das relações entre as propriedades do componente “Retorno

do Programa de Melhoria de Processos”.

Outra forma de retorno do programa de melhoria pode ser observada por meio do reconhecimento à colaboração na melhoria dos processos. A existência de políticas organizacionais, dessa natureza, pode ter influência da conscientização dos benefícios obtidos, bem como dos interesses na implementação de processos. A análise do componente mostra que, uma vez implantadas essas políticas, é possível reduzir a rotatividade de pessoal da organização. Outro fator, que pode ajudar a reduzir essa rotatividade, é a adequação dos projetos selecionados para adotar as melhorias nos processos. (P01, P16, P04, P24, P43)

5.3.4 Comportamento Estratégico na Implantação de Melhoria em Processos de Software

Esta categoria agrega os conceitos que representam o comportamento ou o processo de mudança organizacional, do ponto de vista da instituição de consultoria, e que descrevem a interação entre os atores da iniciativa de melhoria e o contexto institucional no qual as melhorias são implementadas.

É importante destacar que o processo e as ações associadas a esta categoria, não cobrem completamente as atividades necessárias para executar uma iniciativa de melhoria,

mas expressam as ações estratégicas críticas que devem ter atenção especial para maximizar as chances de obtenção de sucesso.

Esta categoria é dividida em subcategorias denominadas de “subprocesso” que agrupam tipos de ação. Os conceitos das categorias de subprocesso são apresentados na Tabela 5.5.

Tabela 5.5 – Subcategorias da categoria de comportamento.

Subcategoria (subprocesso) Conceito (tipo de ação)

Identificando o contexto da organização e perfil dos participantes envolvidos na iniciativa de melhoria Iniciando o projeto de

consultoria em melhoria de

processos Preparando o contrato do projeto de consultoria em melhoria de processos

Definindo a estratégia de definição de processos de software

Definindo a estratégia de introdução de mudanças nos processos

Definindo os recursos de software e hardware de apoio aos processos de software

Planejando o projeto de consultoria em melhoria de processos

Definindo a organização da iniciativa de melhoria Recomendando a adoção de mecanismos para gerenciamento dos recursos humanos da organização Treinando os membros da organização envolvidos na iniciativa de melhoria

Conscientizando a alta direção e os membros da organização para melhoria de processos

Implantando melhorias nos processos de software

Apoiando a execução das ações de implantação das melhorias nos processos

Avaliando a implementação das melhorias nos processos Comunicando os resultados alcançados com a

implantação das melhorias nos processos Acompanhando e controlando

a implantação das melhorias nos processos

Controlando a implantação das melhorias nos processos Gerenciando os recursos

humanos da consultoria especializada em melhoria de processos

Capacitando os membros da consultoria especializada em melhoria de processos

Os conceitos das categorias de subprocesso (ou tipos de ações) agrupam ações estratégicas que influenciam as categorias de contexto (propriedades).

Os subprocessos são descritos a seguir. Para facilitar a análise, as descrições dos subprocessos são apresentadas abaixo, seguidas dos códigos das ações e propriedades relacionadas.

5.3.4.1 Subprocesso 1 - Iniciando o projeto de consultoria em melhoria de