• Nenhum resultado encontrado

4 Aplicabilidade dos princípios da sustentabilidade aos transportes em interface com o turismo

Carla Conceição Lana Fraga

Eunice Mancebo Rodrigues Fernandes

Meta da aula

Esperamos que, ao fi nal desta aula, você seja capaz de:

Objetivos

Esperamos que, ao fi nal desta aula, você seja capaz de:

1 reconhecer o conceito de sustentabilidade;

2 relacionar a sustentabilidade com a atividade de transportes no turismo;

3 avaliar os princípios da sustentabilidade direcio-nados aos transportes turísticos.

Aula 4 • Aplicabilidade dos princípios da sustentabilidade aos transportes em interface com o turismo

Introdução

Observamos, na aula anterior, que existem temas tais como a hospitalidade, que são fundamentais na discussão da relação en-tre os transportes e turismo. Nesta aula, vamos tratar do tópico sustentabilidade.

Atualmente essa palavra tem sido empregada em diversos con-textos. Você já parou para observar no seu dia a dia a quantidade de vezes que escuta ou mesmo que você fala sustentabilidade? Muitas vezes esse termo é associado principalmente à preserva-ção e/ou conservapreserva-ção do meio ambiente. No entanto, torna-se relevante refl etir sobre o signifi cado, uma vez que existe uma discussão sobre sua aplicabilidade nos diversos contextos, in-clusive no turismo.

Sabemos que os transportes, na maioria das vezes, provocam poluição ao meio ambiente de várias formas, como a emissão de gases poluentes como o gás carbônico (CO2), e mesmo com o derrame de óleo em rios, mares e águas.

No entanto, a sustentabilidade no universo dos transportes tu-rísticos não pode ser reduzida apenas à preocupação com a di-mensão ambiental. E é isto que veremos nesta aula, ou seja, os aspectos relacionados à sustentabilidade no universo dos trans-portes turísticos.

Fonte: http://www.sxc.hu/ photo/1321468.

Transporte 71 Fonte: http://www.sxc.hu/photo/1295888 Fonte: http://www.sxc.hu/photo/1259083. F red F okk elman

Aula 4 • Aplicabilidade dos princípios da sustentabilidade aos transportes em interface com o turismo

Fonte: http://www.sxc. hu/photo/948294

A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou em 1972 na cidade de Estocolmo, na Suécia, uma conferência sobre o tema, que fi cou conhecida em todo o mundo como Conferência sobre o Meio Ambiente. Neste mesmo ano, foi lançado o estudo “Limites do Crescimento”, pelos pesquisadores do denominado

Clube de Roma.

Como o estudo alertava sobre os perigos do crescimento industrial, este não foi bem aceito pela sociedade, uma vez que se fossem mantidos os níveis de industrialização com a exploração dos recursos naturais em cem anos o planeta chegaria ao seu limite, podendo provocar, assim, uma di-minuição da própria capacidade industrial (FRAGA, 2008).

Ao longo dos anos, outros eventos foram realizados para tratar da questão da sustentabilidade, mas somente em 1987, quando a Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced) apresentou o Relatório Brundtland, que essa temática foi mais aceita pela sociedade. O relatório apresenta a seguinte defi nição sobre desenvolvimento sustentá-vel: “É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presen-tes sem comprometer a capacidade de as futuras gerações sa-tisfazerem suas próprias necessidades (Nosso Futuro Comum).”

S

vilen Milev

Clube de Roma

Foi um grupo criado em 1968 por pesquisadores interessados em debater o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente.

Transporte

73

Um evento ocorrido no Brasil, em especial no Rio de Ja-neiro, também contribuiu para o pensamento sobre o conceito de sustentabilidade. A Eco 92 ou Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no ano de 1992, mostrou o crescimento do interesse mundial pelo futuro do planeta.

Fonte: http://www.portaldecinema. c o m . b r / F i l m e s / u m a _ v e r d a d e _ inconveniente.htm

O documentário denominado Uma verdade inconveniente (An In-convenient Truth), lançado em 2006, é recomendado para pensar-mos a questão da sustentabilidade. No fi lme, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, discute o aquecimento global e o des-tino do planeta Terra. Já está disponível em DVD.

Fonte: http://www.portaldecinema.com.br/Filmes/uma_verdade_inconveniente. htm

Assista ao trailer do fi lme no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=2cc4qlJP40o

No entanto, como abordado no início desta aula, o termo “sustentabilidade” vem sendo empregado aleatoriamente. Fato que deve ser objeto da nossa refl exão. De acordo com Fraga (2008), alguns ecologistas aconselham inclusive o aban-dono do uso do termo, mesmo acreditando que o conceito de sustentabilidade como expresso no Relatório de Brundtland ainda seja essencial.

Aula 4 • Aplicabilidade dos princípios da sustentabilidade aos transportes em interface com o turismo

Publicado em 1987, o Relatório Brundtland, faz parte de uma serie de iniciativas que precederam a Agenda 21. Apresentou um novo olhar acerca da incompatibilidade entre o desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo. Contudo, esse modelo incenti-va a uma mudança de paradigma na qual a conciliação entre o ser humano e o meio ambiente e consequente mudanças de atitudes farão parte de uma nova forma de desenvolvimento do planeta.

Atividade

Atende ao Objetivo 1

1. Agora que você já sabe um pouco sobre o histórico da forma-ção do conceito de sustentabilidade, responda à seguinte ques-tão: Por que o uso do termo sustentabilidade não pode ser asso-ciado somente à preservação do meio ambiente?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Resposta Comentada

Se você usou o conceito do Relatório de Brundtland (1987) para res-ponder a essa pergunta, refl etindo que o desenvolvimento susten-tável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem com-prometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas necessidades, você deve ter articulado que as necessidades não são só ambientais, mas podem e vão tocar outras esferas tais como ne-cessidades socioeconômicas, culturais entre outras. E ainda, se você acrescentou que um dos pontos altos da Eco 92, ocorrida no Rio de

Transporte

75

Janeiro, teve como resultado a preocupação com o futuro do plane-ta, em um nível mundial, ampliando a questão para além do proble-ma ambiental, sua resposta foi bem completada.