• Nenhum resultado encontrado

29

Thomas Cook (1808-1892), um empresário inglês, é considerado o “pai” do turismo moderno. Nasceu em 1808 na Inglaterra e faleceu aos 84 anos, e pode ser considerado o primeiro agente de viagens do mundo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/ wiki/Ficheiro:Thomas_cook.jpg

Contextualização histórica do surgimento dos

transportes

Para compreender a evolução histórica, torna-se interes-sante, em um primeiro momento, determinar os períodos histó-ricos de acordo com o Quadro 2.1:

Quadro 2.1: Períodos históricos

Pré-História Antiguidade Idade Média Idade Moderna Idade Contempo-rânea Antes da inven-ção da escrita, isto é, até 3500 a.C. Período (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Roma-no do Ocidente (476 d.C.) Período de 476 d.C. até 1453 d.C. Período específi co da história do Ociden-te: compreendido entre a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos (1453) e a eclosão da Revolução Francesa De 1789 até os dias atuais

Aula 2 • Histórico dos transportes em interface com o turismo

A palavra “transporte” inspira, de imediato, movimento. A necessidade de o homem se movimentar remonta aos primór-dios da humanidade. Independentemente dos meios de trans-porte, o homem já se locomovia em função de caça, coleta, pas-toreio e outros interesses, marcando o nomadismo na Pré-História. Na Antiguidade, técnicas de rolagem e a criação de veícu-los primitivos auxiliavam o homem no transporte de carga, es-pecialmente na caça, na pesca etc. São dessa época os trenós primitivos feitos de troncos de árvores (ver Figura 2.1).

Figura 2.1: Trenó primitivo.

Um marco para a evolução dos deslocamentos e impulso para o próprio desenvolvimento tecnológico dos transportes é a criação da roda. Há inúmeras teorias e explicações sobre a ori-gem desse elemento. De acordo com historiadores, os vestígios históricos da roda remontam à civilização suméria, que viveu 3 mil anos antes de Cristo na Mesopotâmia, local que hoje chama-mos de Oriente Médio. De acordo com Ignarra (2003), os sumé-rios realizavam viagens com o objetivo de desenvolver ativida-des relacionadas ao comércio.

As civilizações greco-romana e também a egípcia aprimo-raram as técnicas de transportes em função da criação da roda. Por exemplo, no século I depois de Cristo os romanos eram

reco-Nomadismo

É a prática dos povos nômades, que não têm uma habitação fi xa, que mudam constantemente de lugar. Geralmente suas atividades são a caça, a coleta de alimentos ou mesmo o pastoreio. A maioria dos povos nôma-des tornou-se sedentária com a descoberta da agricultura.

Transporte

31

Billy Alexander

nhecidos por construir estradas e interligar lugares não somente com o objetivo de guerra e domínio militar, mas também para conhecer novas terras.

Fonte: http://www.sxc.hu/photo/1110334

É dessa época a busca pelas estâncias termais e pelos nhos medicinais, uma vez que a prática do termalismo, isto é, ba-nhos públicos para higiene do corpo ou terapia corporal, era de interesse dos romanos, sendo essa atividade precursora do que hoje conhecemos como SPAs, exigindo assim o uso de meios de transportes para o alcance de termas localizadas fora das regiões habituais de moradia.

Também podemos perceber, de acordo com os levantamen-tos históricos, a existência das primeiras hospedarias que se lo-calizavam não só nas pólis (cidades), mas também nas estradas.

Uma estrada romana muito conhecida e turistifi cada atual-mente é a Via Ápia, que foi iniciada em 312 a.C. e interligava ini-cialmente Roma a Cápua em uma distância de 300 quilômetros. Posteriormente foi ampliada até Bríndisi, no ano de 264 a.C., fi -cando conhecida como a rainha das estradas.

Turistifi cada/ turistifi cação

Trata-se de neologismo, isto é, uma nova

expres-são criada pelo pesqui-sador Kanitz e populari-zada no Brasil. Signifi ca o ato de estruturação de uma localidade ou objeto turístico, visando torná-lo atraente ao turismo.

Aula 2 • Histórico dos transportes em interface com o turismo

O fi lme Spartacus é um drama histórico reali-zado por Stanley Kubrick, em 1960, com Kirk Douglas, entre outros. O enredo do fi lme trata da história do escravo romano Spar-tacus e é baseado no romance de Howard Fast, publicado em 1960. Algumas das prin-cipais cenas do fi lme são ambientadas na Via Ápia. Assista a um trecho do fi lme: http:// www.youtube.com/watch?v=pzqIW7J1WyY

Na Idade Média, pouco se observou sobre a evolução tec-nológica dos meios de transporte, e as inovações fi caram quase que totalmente restritas ao transporte com tração animal, isto é, com a utilização de cavalos etc. As carruagens, liteiras e outros veículos tracionados pelos animais ou mesmo força humana de-monstravam sinal de status tanto nas civilizações romanas quan-to na sociedade feudal.

Fonte: http://www.sxc.hu/photo/1151521. Fonte: http://fi lmes.etc.

br/wp-content/uploa-ds/cartaz-fi lme-sparta-cus.jpg

Transporte

33

Ignarra (2003) aponta que viajar nessa época era muito pe-rigoso devido a assaltos constantes. O movimento das Cruzadas (ver Boxe Multimídia) é uma busca pela conquista e dominação de outros territórios, portanto gerando deslocamento. O autor ainda associa esse fato ao início do que conhecemos hoje como o turismo de grupo. Outro destaque para esse período são as viagens de interesse cultural realizadas por jovens pertencentes à nobreza, caracterizando o que hoje conhecemos como inter-câmbio cultural.

Fonte: http://historiablog.files. wordpress.com/20 09/09/cruza-da_20 05_filmes_poster_nacio-nal_ccr1.jpeg

Cruzadas foram eventos de caráter militar e religioso ocorridos en-tre os séculos XI e XIII que favoreceram o deslocamento de pessoas devido ao interesse em alcançar e dominar novas terras e povos. O fi lme Cruzada, lançado em 2005, tem o título original Kingdom of Heaven, com Orlando Bloom e Eva Green, direção de Ridley Scott. Com duração de 145 minutos, o fi lme, ambientado em 1186, ilustra o que foi denominado de Segunda e Terceira Cruzadas, que são organi-zações militar e católica que movimentavam as pessoas em direção às Terras Santas: Jerusalém e Constantinopla. Assista ao trailer no site ofi cial do fi lme: www.kingdomofheavenmovie.com.

Aula 2 • Histórico dos transportes em interface com o turismo

Apesar de nunca ter sido construída efetivamente, um dos marcos dos transportes é a confecção do modelo de bicicleta ela-borado pelo gênio Leonardo da Vinci em 1490, pois é um fato que antecede aos veículos modernos, como os conhecemos na atualidade.

Figura 2.2: Bicicleta criada por Leonardo da Vinci, exposta no Rio de

Janeiro em 2007.

Fonte: http://urutau.proderj.rj.gov.br/cultura_imagens/EditaImprensa/imagens-Noticias/expodavinci03_1.jpg

Transporte

35

Fonte: http://pt.wikipedia.org/ wiki/Ficheiro:Leonardo_self.jpg

Você sabe quem foi Leonardo da Vinci? Esse gênio do Renasci-mento italiano (período entre os séculos XIII e XIV marcando o fi m da Idade Média) foi pintor, arquiteto, engenheiro, matemático, físico, escultor, poeta e músico, e suas contribuições para a área de transportes não se restringem apenas ao projeto da bicicleta, mas também à aviação, uma vez que esboçou engenhocas para vencer a resistência do ar.

Agora que contextualizamos de forma geral a evolução dos transportes desde a Antiguidade até a Idade Média, pode-mos avançar para a Idade Moderna. Nesta, as viagens começa-ram a se propagar, e para alguns pesquisadores o turismo inicia--se efetivamente no século XVII, com os avanços tecnológicos dos modos de transportes.

Identifi camos alguns marcos históricos importantes na re-lação entre os transportes e o turismo de uma forma geral. Ago-ra, vamos separar o histórico dos transportes por modo para fa-cilitar a apresentação dos dados. Você recorda o que são modos

Aula 2 • Histórico dos transportes em interface com o turismo

de transporte? Na Aula 1, verifi camos que os modos de transpor-te têm a ver com a transpor-tecnologia e se subdividem em: rodoviário, ferroviário, hidroviário e aéreo.