• Nenhum resultado encontrado

O mercado de cruzeiros tem se segmentado cada vez mais, oferecendo roteiros com os mais variados estilos. Isto tem garan-tido grande parte do sucesso dos cruzeiros, apresentando uma

Aula 7 • Introdução aos transportes hidroviários

vasta oferta aos clientes. A segmentação pode ser orientada por diversos fatores, que incluem desde a oferta de navios específi -cos para determinado público ou ainda a divisão dentro do pró-prio navio, proporcionando atividades bastante diversas e para vários públicos.

A faixa etária é um elemento importante na segmentação de cruzeiros. Alguns navios não recebem passageiros com me-nos de 18 ame-nos de idade. Outros são totalmente voltados para a família e incentivam que este público esteja a bordo. Para isso, são oferecidas atividades tanto para as crianças quanto para os adultos, a fi m de que todos estejam entretidos todo o tempo e em segurança.

Cruzeiros temáticos também são muito oferecidos atual-mente. Os navios estão preparados para as mais variadas oca-siões especiais, tais como luas de mel, aniversários, colações de grau, shows, convenções de empresas etc. Os cruzeiros temáti-cos procuram agrupar hóspedes de comportamentos e gostos semelhantes, atingindo públicos específi cos, como os cruzeiros GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais), cruzeiros para solteiros (segundo Porfírio, 2007, 25% dos cruzeiristas em geral são solteiros à procura de sua alma gêmea ou algo parecido), cru-zeiros sobre vinhos, de música eletrônica, fi tness, dentre outros. A intenção é fi delizar estes hóspedes específi cos, já que muitos deles repetem os mesmos cruzeiros todos os anos.

Transporte

151

Figura 7.4: Tabuleiro de xadrez em um cruzeiro

so-bre jogos de xadrez.

Fonte: http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id =72317

Se você quiser dar boas risadas e entender melhor o funcionamento dos cruzeiros temáticos, recomendamos que assista ao fi lme Cruzei-ro das loucas. Essa comédia, de 2003, com Cuba Gooding Jr., fala sobre um cruzeiro temático GLBT.

Sinopse: Feliz da vida, Jerry resolve pedir sua namorada em casa-mento, mas acaba levando um tremendo fora. Seu melhor amigo, Nick, resolver tirar Jerry da “deprê” e o convence a fazer um cruzeiro cheio de mulheres lindas e disponíveis para espantar o baixo-astral. Só que eles acabam num cruzeiro gay por engano e só descobrem em alto-mar.

Fonte: http://www.adorocinema.com/media/fi lm/images/909/1244858038_ cruzeirodasloucasposter01.jpg

Aula 7 • Introdução aos transportes hidroviários

O tamanho e o tipo dos navios também interferem na esco-lha dos clientes. Há desde navios pequenos até meganavios que podem acomodar quase 6.000 pessoas e cerca de 1.500 tripulan-tes. Em navios menores o serviço é mais personalizado, porém nos meganavios pode-se contar com uma infraestrutura bem maior de atividades a bordo. Há vantagens e desvantagens: em navios muito grandes há sempre muitas fi las para as refeições, para atividades, para embarque e desembarque etc.

Os cruzeiros são segmentados também por sua duração. Há os chamados minicruzeiros, que possuem duração inferior a 5 dias, os cruzeiros convencionais (que normalmente duram uma semana) e as travessias, que variam em torno de 15 dias a bordo.

Os navios podem ter padrões mais econômicos ou de alto luxo. Assim, segmenta-se o público consumidor por meio de aspectos socioeconômicos. O valor do investimento feito pelo hóspede varia absurdamente de acordo com o tipo de padrão do cruzeiro escolhido. A tabela a seguir traz um resumo das variá-veis da segmentação do mercado de viagens de cruzeiros.

Tabela 7.3: As variáveis da segmentação

Variável Como segmentar?

Faixa etária

Limitando a idade dos passageiros a bordo dos navios. É possível segmentar mais ainda estabe-lecendo áreas dentro dos navios exclusivas para maiores de idade. Os cassinos, por exemplo, só podem ser utilizados por maiores.

Comportamental

Com os cruzeiros temáticos, pessoas com carac-terísticas comportamentais e gostos semelhan-tes podem ser reunidas em um mesmo navio. Assim, são oferecidas atividades específi cas para determinado público.

Tamanho e tipo dos navios

Navios muito grandes tendem a atrair mais as famílias e um público despreocupado. Já os na-vios menores oferecem serviços mais exclusivos e tendem a atrair outras pessoas.

Duração do cruzeiro

Os cruzeiros podem ser minicruzeiros de até cinco dias, convencionais de uma semana ou até mesmo de aproximadamente quinze dias como são as travessias.

Transporte

153

Socioeconômica

A variável socioeconômica pode segmentar os hóspedes para navios de cruzeiros com padrões diferentes de atendimento. Há navios econômi-cos e de superluxo. O preço refl ete diretamente esta variável. Há como segmentar ainda dentro do próprio navio com a oferta de diversos tipos de cabines, como será visto na próxima aula.

Os clientes podem reservar suas viagens de cruzeiros de três for-mas: pela internet, pela companhia de cruzeiros ou por agentes de viagens. Na década de 1960, cerca de 90% das reservas eram feitas diretamente com as companhias. Com a consolidação dos agentes de viagens, as empresas operadoras de cruzeiros preferiram passar esta responsabilidade para eles, economizando assim com o custo elevado de contratação de pessoal especializado. Atualmente, cerca de 80% dos cruzeiros são vendidos por agências de viagens.

Agora que já iniciamos os estudos do transporte hidroviá-rio por meio destas noções gerais e iniciais do assunto, daremos sequência na próxima aula aprofundando ainda mais as estru-turas dos navios de cruzeiros, os serviços oferecidos aos seus hóspedes, além das características e importâncias dos terminais portuários.

Atividade Final

Atende ao Objetivo 2

Para Amaral (2010), os hóspedes dos cruzeiros temáticos são “um patrimônio valioso das empresas marítimas”. Justifi que esta afi rmação e explique o que são os cruzeiros temáticos.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

Aula 7 • Introdução aos transportes hidroviários ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Resposta Comentada

Os cruzeiros temáticos agrupam hóspedes que possuem compor-tamentos e gostos semelhantes e oferecem atividades específi cas para estes grupos em seus roteiros. Alguns exemplos são os cru-zeiros com shows sertanejos, de axé e os roteiros voltados para a prática de atividades esportivas. A justifi cativa da afi rmação de Ama-ral é que os hóspedes de cruzeiros temáticos são alvos altamente fi delizáveis, já que normalmente repetem os mesmos cruzeiros em todas as temporadas.

Resumo

Nesta categoria de turismo, o turismo náutico, o que mais importa é a vida a bordo. A embarcação é a própria motivação da viagem e não um meio de deslocamento. Há diferenças entre tipos de na-vios de acordo com o seu tamanho, que são classifi cados como meganavios ou resorts fl utuantes, navios médios, navios menores e navios butiques. A segmentação do mercado de cruzeiros pode ser feita pela faixa etária, pela oferta de cruzeiros temáticos, pelo tipo dos navios e por sua duração.

Informação sobre a próxima aula

Na próxima aula continuaremos estudando o mercado dos cruzeiros. Veremos mais sobre a estrutura dos navios, a vida a bordo e os terminais portuários para embarque e desembarque dos hóspedes de cruzeiros.

8

Introdução aos transportes hidroviários –