• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE, DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Neste capítulo serão apresentados, analisados, discutidos e interpretados os documentos pertinentes à pesquisa, bem como os dados coletados para atender aos objetivos específicos propostos.

4.1 Análise dos dados documentais

Para cumprimento do compromisso com o primeiro objetivo específico da pesquisa, os dados documentais foram coletados através das diretrizes curriculares do MEC para o curso de Jornalismo, do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), do ementário e plano de ensino das disciplinas ministradas, contemplando bibliografia utilizada.

O parecer homologado pelo MEC, em 12/09/2013, para o curso de Jornalismo, propõe basicamente alteração da carga horária total de 2700 horas para 3000 horas. Com relação aos cursos de Comunicação Social como um todo, o parecer propõe a separação de suas habilitações, transformando cada uma em um curso de graduação no formato de bacharelado, a partir de 2016. Dessa forma, o curso de Jornalismo passará, nacionalmente, a ser chamado Curso de Graduação em Jornalismo, representando a extinção da área de Comunicação Social como área de conhecimento.

A nova proposta do curso chama a atenção para a necessidade de uma formação empreendedora a partir do desenvolvimento do espírito empreendedor e o domínio científico. Aborda ainda a importância da capacidade de produção de pesquisa, concepção, execução e avaliação de projetos inovadores que respondam às exigências contemporâneas e sejam capazes de ampliar a atuação profissional em novos campos, projetando a função social da profissão em cenários futuros.

Estabelecer relação entre os documentos analisados é importante, uma vez que faz-se necessário que os documentos estejam alinhados, correspondendo às diretrizes constantes no parecer homologado pelo MEC.

4.1.1 Projeto Pedagógico de Curso

Conforme Projeto Pedagógico de Curso (PPC), para apresentar um bom desempenho no mercado de trabalho, o profissional de comunicação – jornalista - necessita conhecer a realidade na qual vai atuar. Nesse sentido, o curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, de uma IES do Recife, busca aprofundar o conhecimento sistemático dos meios de comunicação em relação ao seu processo histórico de formação, à sua organização interna, à sua forma de estruturação de mensagens, às articulações que estabelecem com as demais instituições da sociedade e, ainda, às influências que exercem nos comportamentos individuais e coletivos.

Considera que, no mundo contemporâneo, caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, que encurta distâncias, transpondo fronteiras físicas e culturais, o processo de Comunicação inerente ao ser humano enfrenta o desafio da interpretação e a busca de respostas mais rápidas às leituras e exigências desse ambiente mutável. Nesse sentido, o jornalista deve ter sua formação embasada em uma filosofia de maior desenvolvimento das habilidades em análise crítica, pró-atividade na busca de soluções criativas, proposição e elaboração de modelos de solução de problemas reais e ética profissional.

Dessa forma, espera-se que o egresso do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, formado por determinada IES do Recife seja, além de um bom jornalista, um comunicólogo em seu sentido etimológico. Alguém capaz não só de produzir comunicação, mas também de pensá-la e questioná-la. Apto para o mercado que se renova, mas capaz de refletir sobre este mesmo mercado e suas formas de produção. Enfim, um profissional capaz de compreender a importância da pesquisa, do estudo processual, da reflexão crítica para sua formação profissional e pessoal.

Faz-se importante esclarecer que a chamada habilitação em Jornalismo no contexto da Comunicação Social, a partir de 2016 será definitivamente considerada curso de bacharelado em Jornalismo conforme as novas diretrizes do MEC. O curso em questão, conforme consta no PPC, propõe-se a formar profissionais para atuarem tanto no setor público como no privado, com ética, competência e consciência dos valores culturais e sociais que a profissão de jornalismo requer. Procura atender às necessidades de uma sociedade em mudança através de sólida formação embasada no compromisso de dotar o profissional jornalista de uma

consciência multidisciplinar, dentro dos padrões éticos que devem permear uma sociedade moderna.

Conforme o PPC, tal preocupação levou a IES a implementar e desenvolver um projeto pedagógico fundamentado na tríade - ensino, pesquisa e extensão - a partir da qual as disciplinas passam a compor núcleos temáticos que dão ao aluno a possibilidade de se envolver em práticas de pesquisa e extensão que colaboram para o ensino. Ensino este que extrapola a sala de aula, pois compreende-se que o aprendizado se dá de diversas formas e não apenas nesse espaço restrito. A adoção dessa proposta pedagógica exige o desenvolvimento no aluno do espírito investigativo, crítico e acima de tudo ético.

O PPC menciona ainda que, diante das profundas transformações que vêm ocorrendo em campos múltiplos da vida humana e especialmente na Comunicação Social, a habilitação em Jornalismo da IES pesquisada procura levar ao conhecimento de seus alunos, entre outros temas, questões contemporâneas, como globalização, políticas econômicas, relativismo cultural, novas tecnologias, a contribuição da informática e o compromisso com a ética social e profissional. Neste sentido trabalham conjuntamente tanto as matérias de cunho mais teórico e reflexivo (como, por exemplo, conteúdos comuns como Sociologia, Cultura Brasileira, Teorias da Comunicação, Teoria e Estética da Imagem, Filosofia e Ética, História da Arte etc.) quanto às relacionadas especificamente a um conteúdo mais técnico (como por exemplo, Fotojornalismo, Redação Jornalística, Técnicas de Entrevista e Reportagem, Edição Gráfica, Telejornalismo, Radiojornalismo etc.).

O PPC esclarece que o crescimento de mídias alternativas, como a Internet, cuja importância e impacto sobre a Comunicação Social atravessam ainda um intenso processo de descobertas, conquistas e indagações, tem sido objeto de preocupações, pois o conhecimento acerca destas novas perspectivas se apresenta como fundamental para que hoje possam ser inseridos no mercado profissionais capacitados e renovados, conforme já dito. Assim, procura-se encorajar não só a criação de produtos jornalísticos em mídias tradicionais (por meio dos laboratórios disponíveis para o curso), como no espaço virtual. Propõe-se trazer não apenas os conteúdos tradicionais nas disciplinas técnicas, mas a busca da realização de atividades complementares que possam enriquecer a formação dos estudantes.

Por fim, pensando ainda na função exercida pela Comunicação Social dentro de uma estrutura societária, considera-se importante no PPC preparar o aluno não só para o mercado de trabalho profissional, mas para atuar também em um circuito alternativo e/ou comunitário, atendendo a uma demanda social de meios que permitam que grupos tradicionalmente excluídos pela grande mídia possam manifestar suas visões de mundo e criar canais próprios de comunicação. Neste sentido, o curso propõe incentivar a prática da comunicação em TVs e rádios comunitárias, em trabalhos alternativos junto às comunidades, na utilização da Internet como via de diversificação da informação, entre outras técnicas.

Analisando o PPC de acordo com a realidade do curso, foi percebido que, de maneira geral, os docentes não conhecem na íntegra o Plano Pedagógico do Curso. Acredita-se que cumprem seu papel em consonância com o plano de ensino da disciplina que ministram que, por sua vez, é construído em compatibilidade com o PPC. Contudo, para que sejam cumpridas mais seguramente todas as premissas do PPC, é necessário que haja maior engajamento do corpo docente com a IES. Em contrapartida, para isso, faz-se igualmente necessário que a IES promova ações capazes de estimular a participação dos seus professores.

4.1.2 Ementário do curso

Para esclarecimentos quanto ao ementário do curso de Jornalismo, cabe identificar as disciplinas oferecidas em cada período do curso, conforme expõe o Quadro 8.

Quadro 8 – Abordagem e classificação das disciplinas do curso de Jornalismo na IES pesquisada

PERÍODO DISCIPLINA ABORDAGEM CLASSIFICAÇÃO

1º Teoria da

Comunicação Origens e desenvolvimento da comunicação humana Teórica 1º Sociologia Estudo das teorias sociológicas e

a relação entre a mídia e a organização da cultura

Teórica

1º Filosofia e Ética Conceitos e correntes filosóficas, valores éticos e morais

associados aos meios de comunicação

Teórica

1º Cultura Brasileira Estudo da formação da identidade cultural brasileira

Teórica 1º Comunicação e

Expressão

Estudo da comunicação, expressão e sua relação com a diversidade cultural e a

comunicação verbal e não-verbal

Continuação do Quadro 8 – Abordagem e classificação das disciplinas do curso de Jornalismo na IES pesquisada

2º Oficinas de Textos I Produção, análise e discussão de textos, com ênfase em textos da mídia e gêneros textuais

Teórica e prática

2º Realidade Sociopolítica e Econômica do Brasil

A estrutura social, política e econômica do Brasil e a formação política e social brasileira

Teórica

2º Metodologia da Ciência

Estudo e análise dos paradigmas da pesquisa, coletas, métodos e técnicas na estrutura para construção de um projeto acadêmico com enfoques da pesquisa e investigação no campo da Comunicação Social.

Teórica

2º História da Arte As artes visuais como expressão

social no momento histórico. Teórica 2º Economia e Gestão Problemas econômicos

fundamentais e agentes

econômicos. Consumidores de bens e serviços para

comunicação e o mercado de produtos da comunicação.

Teórica

3º Teoria e Estética da

Imagem Percepção da imagem, comunicação e cultura. Introdução à semiótica /semiologia da imagem.

Teórica

3º Redação para as Mídias

As características das linguagens nas mídias impressas e

eletrônicas (jornal, revista, rádio, televisão e internet).

Teórica e prática

3º Oficina de Textos II A lógica da argumentação escrita e oral e o contexto do discurso. Produção textual de caráter acadêmico e científico no contexto do conhecimento da Comunicação Social.

Teórica e prática

3º Marketing Domínio do mix estratégico para lançamento, sustentação e relançamento de produtos, serviços, ideias e instituições em seus respectivos mercados. Marketing, vendas e consumidor. Comunicação Integrada de Marketing.

Continuação do Quadro 8 – Abordagem e classificação das disciplinas do curso de Jornalismo na IES pesquisada

3º Introdução ao Jornalismo

História do jornalismo no Brasil. A profissão do jornalista: análise e reflexão sobre o papel social e o perfil do profissional do jornalismo. Teórica 3º Introdução à Publicidade e Propaganda História da publicidade e propaganda no Brasil. Conceituação da publicidade e propaganda. Princípios gerais da atividade publicitária.

Teórica

4º Tópicos Integradores I O planejamento em

comunicação: estratégico, tático e operacional, obedecendo à missão e visão, a partir da análise dos ambientes. O composto de comunicação.

Teórica e prática

4º Planejamento Visual e Gráfico

Fundamentos da comunicação visual. Técnicas de criação e produção de impressos, estudo dos sistemas de impressão e estudo das cores.

Teórica e prática

4º Linguagem

Fotográfica

História e evolução da

fotografia. Técnicas do registro fotográfico. A câmera

fotográfica, seu funcionamento e sua operação. Recursos técnicos das câmeras profissionais. Luz e iluminação. Lentes e filtros especiais.

Teórica e prática

4º Fundamentos de Televisão

Transmissão de som e imagens e características da televisão enquanto mídia. A linguagem cinematográfica e a televisão e produção de material para televisão.

Teórica e prática

4º Fundamentos de Rádio

A história do rádio no Brasil e no mundo. Sistemas de

radiodifusão no Brasil e a rádio digital. Técnicas de locução, gravação e edição em rádio. Criação, redação, produção, gravação e edição material radiofônico.

Continuação do Quadro 8 – Abordagem e classificação das disciplinas do curso de Jornalismo na IES pesquisada

5º Radiojornalismo A pauta no radiojornalismo e a reportagem para rádio. A notícia extra, a entrevista, o noticiário radiofônico: tipos, estrutura e linguagem. Produção de programas radiofônicos e de informação geral e especializados e programas educativos. Teórica e prática 5º Técnica de Entrevista

e Reportagem I A pauta, sua estrutura e sua produção e o relacionamento com as fontes. A entrevista como instrumento de coleta de informações e a pesquisa em fontes documentais. Elaboração de pautas, realização de

reportagens, entrevistas, diagramação e produção fotográfica.

Teórica e prática

5º Redação Jornalística I O jornalismo informativo e a linguagem jornalística. O estilo jornalístico e suas

características. Conceitos, técnicas e atributos da notícia e os gêneros jornalísticos.

Teórica e prática

5º Fotojornalismo Fotojornalismo e seus diferentes gêneros e a leitura da imagem como elemento informativo no fotojornalismo. Cobertura jornalística: o relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo de comunicação.

Teórica e prática

5º Edição Gráfica O planejamento gráfico e a diagramação de jornais e revistas e os tipos de diagramação e suas aplicações. Os recursos visuais e gráficos utilizados no jornalismo impresso.

Teórica e prática

6º Tópicos Integradores II

Apresentação do regulamento e das normatizações para o projeto experimental os formatos

permitidos, restringindo-se à fase de planejamento.

Teórica e prática

6º Telejornalismo Função e papéis da equipe no telejornalismo, espelho, gravação, formatação e edição para os programas de entrevista e debate em estúdio.

Continuação do Quadro 8 – Abordagem e classificação das disciplinas do curso de Jornalismo na IES pesquisada

6º Técnicas de Entrevista e Reportagem II

Dissertação, narração e descrição em reportagem para revista e para cadernos especiais e as funções e estilos da

entrevista jornalística.

Teórica e prática

6º Redação Jornalística

II O jornalismo interpretativo e de profundidade, a estrutura das reportagens de caráter interpretativo e os gêneros opinativos. Teórica e prática 6º Jornalismo Online e Multimídia

O uso jornalístico da internet, a hipertextualidade nos sites e portais; blogs; portais de notícias e convergência das mídias.

Teórica e prática

7º Redação Jornalística

III As editorias especializadas e as especificidades textuais de cada editoria.

Teórica e prática

7º Projeto Experimental Execução do Projeto nas modalidades previstas no Regulamento do Manual de Projetos Experimentais de Comunicação Social da IES.

Teórica e prática

7º Produção em Vídeo Técnicas de captação de imagem tendo o vídeo como meio, forma e estética de comunicação.

Teórica e prática

7º Comunicação Empresarial e Terceiro Setor

A comunicação como processo nas organizações e seu mix no contexto empresarial;

gerenciando crises a partir do conhecimento dos tipos de públicos, inclusive para organizações do terceiro setor com suas estratégias específicas.

Teórica e prática 7º Assessoria de Imprensa e Agência de Notícias A assessoria de impressa e as mídias e técnicas de comunicação e relacionamento; funcionamento de uma agência de notícias e a organização de um plano de assessoria de imprensa.

Teórica e prática

Fonte: elaboração própria a partir do ementário do curso, atualizado em 2012 (2014)

É importante esclarecer que a pesquisa teve seu foco nos 6º e 7º períodos do curso, por acreditar-se que, de maneira geral, os alunos dos referidos períodos, apresentam-se mais maduros academicamente e/ou já possuem alguma experiência prática no mercado. Contudo,

os alunos respondentes da pesquisa, fizeram menção a disciplinas de outros períodos. Assim, entendeu-se que todas as disciplinas deveriam estar presentes no Quadro 8.

Em confronto com o PPC, é possível observar que, em termos gerais, o ementário do curso traduz, em sua essência, o objetivo de preparar os alunos para o papel de jornalista diante de uma demanda de mercado. A formação acadêmica parece ter seu foco voltado para que o egresso seja um indivíduo empregável nos moldes tradicionais.

São 36 disciplinas com carga horária de 60h para cada uma, sendo que 23 apresentam caráter teórico e prático. Em um contexto empírico, disciplinas com perfil teórico tendem a avaliações que levam o aluno, em geral, a “decorar” conceitos, pesquisar pouco e tomar como base, quase que exclusivamente, o conteúdo exposto através de recursos visuais através de slides no PowerPoint. Já no caso de disciplinas que apresentam caráter teórico-prático, de acordo com as orientações do docente, o aluno tende a demonstrar maior motivação e comprometimento nas atividades solicitadas, caso seus conteúdos sejam conduzidos de forma “leve”, criativa, inovadora.

Vale ressaltar que, mesmo as disciplinas consideradas teóricas, apresentam viés voltado para aspecto prático. De fato, a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes são determinantes das características atribuídas pelos alunos a cada abordagem. A quebra de paradigma nesse caso poderá operar mudanças de comportamento e aceitação de conteúdos nem sempre aceitos com satisfação pelos alunos.

Como pode ser constatado no Quadro 8, não há a disciplina de Empreendedorismo ou outra que contemple os mesmos princípios. No entanto, disciplinas como Cultura Brasileira, Realidade Socioeconômica e Política do Brasil, Economia e Gestão, Tópicos Integradores I, Técnicas de Entrevista e Reportagem I e II, Assessoria de Imprensa e Agência de Notícias, Comunicação Empresarial e Terceiro Setor e Projeto Experimental, por exemplo, contemplam atributos voltados para a promoção da integração da teoria referente ao curso com a prática do mercado, além do estudo das técnicas necessárias para o desenvolvimento do profissional conforme as demais. Tais atributos mostram-se relevantes quando incentivam os alunos à criatividade na geração de ideias voltadas para atingimento de suas metas e objetivos.

No caso de Tópicos Integradores I, seu conteúdo programático evidencia um planejamento de comunicação de um evento institucional na área da Comunicação Social. Sua metodologia de avaliação, conforme ditames repassados pela coordenação do curso “não contempla prova escrita em nenhuma das unidades. O produto acadêmico é um plano de comunicação e marketing para um evento de cunho acadêmico e/ou científico orientado pelo professor da disciplina. Trata-se de um Projeto Integrador com regulamento próprio. O projeto, o plano e o evento serão montados pelos alunos da disciplina: concepção, definição de temas, convidados, estratégias, objetivos e metas, divulgação, cobertura, operacionalização, bem como a própria realização do evento com projeto, confecção do plano de comunicação e marketing e entrega de relatórios. Caberá ao professor orientar o aluno em todas as etapas do processo, bem como montar um cronograma para a entrega do projeto e do briefing à coordenação em tempo hábil. O professor também será responsável pela entrega do projeto e relatório em período determinado pela coordenação do curso. Também será da responsabilidade do professor da disciplina a operacionalização do evento in loco com a sua supervisão e presença no dia do evento. A disciplina não contempla 2ª chamada ou Avaliação Final.”

Nesse contexto, os alunos não apenas devem apresentar um Plano de Comunicação para o evento, mas devem perceber que o êxito do mesmo estará diretamente associado ao empenho da turma e atitudes empreendedoras capazes de viabilizarem a interdisciplinaridade, a presença de profissionais atuantes no mercado da comunicação, bem como estimularem a presença dos alunos e cooperação dos professores da IES.

Afirma Filion (2000) que o empreendedorismo é um campo de pesquisa emergente, em que não existe ainda uma teoria claramente estabelecida. Acrescenta que não se pode ensinar como ser empreendedor da mesma forma que se ensina qualquer outro conteúdo. O ensino de empreendedorismo precisa valer-se de estratégias que levem os alunos a definir, estruturar contextos e compreender várias etapas de sua evolução. A educação empreendedora deve ajudar os alunos no seu desenvolvimento, devendo ainda, ser pró-ativa, e utilizar-se de métodos de ensino diversificados, incluindo um acompanhamento pessoal dos objetivos de aprendizagem, individualizado e personalizado a cada participante inserido no processo de aprendizagem.

Nessa perspectiva, o agente desafiador é transformar o ensino em uma experiência de vida e não em uma técnica. O que se pode perceber dos estudos dos tantos autores pesquisados é que

a formação de um indivíduo empreendedor é o resultado de ações econômico-culturais e do contexto da instituição de ensino. Neste sentido, eles sugerem um esforço conjunto entre os diversos cursos de graduação existentes.

Não há como deixar de mencionar que a relevância do ensino empreendedor e de suas práticas pedagógicas diz respeito a todos os cursos, em todos os níveis, embora o foco desta pesquisa seja exclusivamente o curso de Jornalismo. Porém, vários são os estudiosos sobre o tema e sua importância, em especial para os cursos de Administração. Contudo, as várias áreas de conhecimento acabam por requerer o mesmo interesse e impõem a mesma necessidade no contexto mercadológico.

De acordo com o relatório da Endeavor, publicado em 2012, sobre empreendedorismo nas IES, foi percebido que “em atividades mais técnicas, como “criar uma campanha de marketing” ou “estimar demandas de clientes e capital”, alunos dos cursos de Publicidade e Administração, respectivamente, possuem maiores índices de confiança. Isso nos leva a crer que o estudo e o conhecimento das salas de aula realmente influenciam a confiança dos estudantes” (ENDEAVOR, 2012, p. 37).

Para Dolabela (1999, p.116), existem parâmetros a serem considerados quanto ao que se

Documentos relacionados