• Nenhum resultado encontrado

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.4 Instrumentos de coleta de dados

Os instrumentos de coleta de dados para a presente pesquisa são o Plano Pedagógico do Curso (PPC); as diretrizes do MEC para o curso de Jornalismo; o ementário e os Planos de Ensino das disciplinas do curso, bem como o questionário desenvolvido pela autora desta pesquisa, com base na revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas, empreendedorismo e os conteúdos das disciplinas do curso em concordância com as diretrizes estabelecidas pelo MEC.

Para a coleta de dados, foi estabelecida relação direta entre os objetivos específicos, os métodos considerados adequados e as questões norteadoras, conforme o Quadro 7.

Quadro 7 - Objetivos e métodos na pesquisa qualitativa

Objetivos específicos Questões norteadoras Instrumentos Verificar as diretrizes do

MEC voltadas para o curso de Jornalismo.

- Como certificar-se se a proposta do curso está de acordo com as novas diretrizes?

- De que forma saber se o conteúdo programático das disciplinas oferecidas no curso estão de acordo com as novas diretrizes?

- Dados disponíveis em documento pertinente às novas diretrizes do curso de Jornalismo, homologado pelo MEC em 2013.

- Planos de ensino e bibliografia sugerida.

Identificar as práticas

pedagógicas empreendedoras no ensino das disciplinas do curso de Jornalismo em IES do Recife.

- O que é entendido por práticas pedagógicas empreendedoras?

- Aplicação de questionários e dados visuais.

Identificar o conceito dos professores quanto ao empreendedorismo no curso de Jornalismo em IES do Recife. - Quais as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula?

- De que forma essas práticas são aplicadas?

- Análise de questionários

Identificar o conceito dos professores de IES do Recife sobre prática pedagógica empreendedora;

- Quais as atividades práticas vivenciadas pelos alunos que mais contribuíram para o desenvolvimento do espírito empreendedor?

- Análise de

questionário/Grupo focal

Identificar as aspirações profissionais dos alunos de determinada IES do Recife

- Qual (is) a (s) atividade (s) que o aluno pretende

desenvolver após o término do curso, no mercado de trabalho?

- Análise de

questionário/Grupo focal

Analisar as implicações das práticas pedagógicas empreendedoras dos professores

na ação empreendedora dos alunos na perspectiva dos alunos e dos professores de IES do Recife.

- De que forma é percebida a ação empreendedora dos alunos?

- Questionário, análise de documentos, dados visuais.

O Quadro 7 demonstra que, para cada objetivo específico, existe uma ou mais questões norteadoras para a análise dos documentos pertinentes à pesquisa, bem como para a construção do questionário que será aplicado aos sujeitos da unidade de análise.

São instrumentos de coleta utilizados nesta pesquisa:

a) Documentos

No presente trabalho, a análise documental está relacionada à verificação das diretrizes do MEC para o curso de Jornalismo, o que corresponde ao primeiro objetivo específico.

Nesse procedimento foram utilizados o Plano Pedagógico do Curso (PPC); o documento que contempla as diretrizes do MEC para o curso de Jornalismo, homologado em 2013; o ementário e os Planos de Ensino das disciplinas que compõem a grade curricular e contemplam os conteúdos programáticos e bibliografia recomendada para cada disciplina. Todos os documentos foram fornecidos pela IES.

A análise dos referidos documentos foi considerada importante para a verificação de alinhamento entre esses documentos e as diretrizes propostas pelo MEC

b) Questionário

Com relação à coleta de dados através da aplicação de questionário, foram considerados dois perfis diferentes de respondentes: docentes e discentes dos dois últimos períodos do curso de Jornalismo de IES do Recife. São no total 18 (dezoito) docentes, dos quais 05 (cinco) respondentes. Com relação aos discentes, o número total é de 52 (cinquenta e dois) alunos, dos quais 17 (dezessete) respondentes.

O questionário para esta pesquisa foi considerado instrumento fundamental, por tratar-se de forma mais direta na busca de respostas sobre a identificação do conceito dos professores quanto ao empreendedorismo no curso de Jornalismo, bem como o conceito de práticas pedagógicas empreendedoras e identificação dessas práticas no ensino. Através das respostas dos professores, também foi possível analisar as implicações das suas práticas pedagógicas

empreendedoras na ação empreendedora do aluno. Tais respostas dizem respeito aos objetivos específicos 2, 3, 4 e 6.

Referente ao questionário aplicado aos discentes o foco foi voltado para respostas relacionadas à identificação das práticas pedagógicas empreendedoras no ensino das disciplinas do curso, identificação das suas aspirações profissionais e as implicações das práticas pedagógicas empreendedoras dos professores na sua ação empreendedora na perspectiva desses alunos. Nesse âmbito, as respostas estão relacionadas aos objetivos específicos 4, 5 e 6.

Nas tabelas 1 e 2 pode ser observada a relação entre o número total de docentes e discentes dos períodos pesquisados e o número de respondentes.

Tabela 3 – Percentual de docentes respondentes Total de docentes (6º e 7º

períodos) de Jornalismo Docentes respondentes Percentual

18 05 27,8%

Fonte: elaboração própria com base nos dados da pesquisa (2014)

Conforme pode ser verificado na Tabela 3, o número de docentes respondentes do questionário equivale a um percentual de 27,8%.

Tabela 4 – Percentual de discentes respondentes Total de discentes (6º e 7º

períodos) de Jornalismo

Discentes respondentes Percentual

52 17 32,7%

Fonte: elaboração própria com base nos dados da pesquisa (2014)

Com relação aos discentes, proporcionalmente, a adesão ao questionário foi menor, conforme pode ser constatado na Tabela 4. O número de discentes respondentes foi de 32,7%

3.5 Limites e limitações da pesquisa

A pesquisa é voltada para os docentes ministrantes das disciplinas do sexto e sétimo períodos de Jornalismo nos turnos oferecidos (manhã e noite) em IES do Recife, bem como para os alunos dos referidos períodos.

Foram considerados apenas os alunos dos referidos períodos, por entender-se que seriam os mais adequados por já encontrarem-se nos dois últimos períodos do curso e, com isso, apresentarem maior vivência acadêmica, maior conhecimento do conteúdo das disciplinas minitradas no curso. Com relação aos docentes, a escolha se deu por serem esses professores a estarem em contato direto com esses alunos.

A limitação identificada neste estudo está ligada à baixa adesão à pesquisa, de alunos e docentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Acredita-se que a resistência, o desinteresse dos discentes e docentes em responder ao questionário, deve-se a certo descrédito relacionado com essa prática de pesquisa. É presumível que a ausência de feedback em situações passadas e a ineficácia dos resultados de pesquisas realizadas pela IES em outros momentos desestimulou os respondentes. É possível que, para identificar com exatidão os reais motivos para essa baixa adesão à pesquisa, outra pesquisa deva ser realizada.

Por outro lado, numa visão empírica, existe no caso dos alunos, uma cultura estabelecida de que é “chato” responder a perguntas, refletir e escrever a respeito dessas reflexões. É possível que por ausência de alicerce no início de sua formação básica na escola, muitos alunos não se sintam à vontade ou não tenham vontade de expor suas opiniões.

Foi possível o procedimento de observação durante a aplicação do questionário para os discentes, momento em que foi apresentado o objetivo do mesmo e prestados os esclarecimentos quanto às questões a serem respondidas.

Houve certa inquietação por parte de alguns respondentes que deixaram clara a falta de disposição para atender à solicitação. Outros, por sua vez, demonstraram sentimento de satisfação pela visão de ser o questionário um canal de comunicação entre os alunos e um possível meio eficaz para mudanças. Já os alunos mais maduros (a minoria dentre os presentes), trataram a proposta com seriedade e compenetração.

Apesar da presença da pesquisadora na aplicação dos questionários, muitos alunos não entregaram as respostas ou solicitaram entregar no dia seguinte com o argumento de “responder com calma”. Estes não efetuaram a entrega programada, apesar de certa insistência por parte da mestranda interessada.

No caso dos docentes, os que não foram contatados presencialmente por incompatibilidade de horários, receberam o questionário por e-mail. Contudo, em ambas as abordagens, a grande maioria não participou da pesquisa. De fato, poucos se prontificaram, por razões diversas, a prestarem sua contribuição. Assim, a participação dos professores do curso não foi significativa em termos numéricos, sobretudo por questões voltadas para a “falta de tempo” em respondê-lo. Foi percebida certa apatia e ausência de motivação nos professores com relação à abordagem da pesquisa.

4. APRESENTAÇÃO, ANÁLISE, DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS

Documentos relacionados