• Nenhum resultado encontrado

TERRITORIAL DA METRÓPOLE

18 PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

2.5.5 As Áreas Rurais e sua Diversidade

a região metropolitana de Natal apresenta dentre outros aspectos uma expressiva ruralidade, entendida esta como o desenvolvimento das atividades rurais, além do que os municípios ainda não completaram o seu processo de urbanização como já aconteceu com outros municípios da região e do Estado do Rio Grande do Norte.

Essa característica também se expressa na produção, cujos municípios se destacam, exatamente pela atividade agrícola. a cana de açúcar pode ser apontada como o principal produto agrícola da Região metropolitana, sendo produzida em todos os municípios da região, exceto em Natal.

Outras culturas também são importantes no contexto agrícola regional como: abacaxi, algodão, batata doce, feijão, mandioca, melancia, milho abacate, banana, castanha de caju, coco da baía e goiaba.

alguns desses produtos, como a castanha do caju e o mamão vêm assumindo importância na economia regional por se apresentarem como produtos de exportação para o mercado externo. Os demais são produtos voltados para o abastecimento local e, principalmente da capital.

Na pecuária, destacam-se os rebanhos bovinos e suínos. Quanto ao efetivo bovino da RMN é perceptível o acentuado aumento do rebanho, que passou de 67.328 cabeças em 1990 para 96.250 cabeças 2004.

Gráfico 11 Investimentos PRODETUR/RN em Infra-Estrutura.

125

Dois destaques devem ser dados para esse crescimento: política estadual de distribuição de Leite e o melhoramento genético que vem sendo incentivado através das feiras de gado e incentivos via políticas públicas.

Dentre os municípios convém destacar o crescimento apresentado pelo município de São José de Mipibu, onde, no referido período o rebanho bovino passou de 8.591 em 1990 para 21.800 cabeças em 2004, participando com 22, 65% do rebanho de toda a região.

O rebanho de suínos é o segundo maior da região metropolitana, segundo os dados da Produção Pecuária Municipal do iBGE, sendo o município de Macaíba o que apresentou em 2004 o maior percentual com 20,29%.

a avicultura tem se apresentado como uma das atividades de grande expressividade na economia da região Metropolitana, sendo no município de Parnamirim onde há a maior concentração dessa atividade.

a pesca na Região Metropolitana é uma atividade que merece atenção em qualquer planejamento que venha ser realizada por ser uma das atividades de grande importância no cenário econômico não apenas da região, mas, do Estado como um todo, e particularmente da Zona Costeira.

Para termos uma dimensão dessa atividade no âmbito da RMN ressaltamos o fato de que atualmente existem cinco locais de desembarque do pescado oriundo da pesca realizada na região costeira, estando todos eles localizados na Região Metropolitana. além disso, dentre os 26 municípios litorâneos de maior expressão no pescado em todo estado do Rio Grande Norte, Natal é que mais se destaca, com uma participação no ano de 2004 de 39,9%, sendo também o de maior expressividade na região metropolitana. vale ressaltar que esse dado está associado ao pescado que é desembarcado nos pontos de desembarque. É importante assinalar, também, que 76,3% da produção de pescado é proveniente da frota artesanal, o que significa dizer que a pesca no RN é ainda muita atrasada. Somente 23,7% acontece com a utilização de uma frota industrial.

O peixe ainda é o principal produto da pesca do Rio Grande do Norte e, particularmente da RMNaTaL, ou seja, 86,1% da produção total do pescado é de peixes. Embora os crustáceos sejam a referência do ponto de vista da comercialização essa produção ainda é muito baixa, uma vez que os crustáceos, (lagosta, camarões e caraguejo-uçu) e os moluscos participam apenas com 12,9%.Dentre as espécies de maior

126

destaque está o atum. Em Natal, houve um acréscimo de 4,1% do ano de 2003 para o ano de 2004.

ainda ressaltamos que se desenha para um futuro próximo uma produção de peixes criados em tanques. É o que se pode constatar a partir da implantação dos projetos de criação de peixes em tanques que vem sendo desenvolvido na região do Mato Grande da qual faz parte o município de Ceará Mirim. Essa atividade está sendo priorizada nos assentamentos rurais, marca importante de nossa ruralidade. a carcinicultura é uma das atividades que mais cresce no Estado como um todo e, no caso da região metropolitana ela se faz presente em praticamente todos os municípios como mostra a figura 01

a carcinicultura no Rio Grande do Norte vem acontecendo, principalmente nos estuários efetuando a substituição das salinas que passam a ser ocupadas por viveiros para a criação de camarão. Em outros casos, a atividade da carcinicultura ocupou áreas antigas e abandonadas outrora por salinas. Considerando que, em parte destas áreas o manguezal estava em franca recuperação, a implantação dos viveiros de camarão, provocou a inibição do surgimento de um novo manguezal que se encontrava então em desenvolvimento.

O mais preocupante no que diz respeito à expansão da carcinicultura na região metropolitana, bem como em todo Rio Grande do Norte é que essa atividade vem ocorrendo em extensas áreas de preservação permanente, como manguezal (mangue, apicum e salgado) em desacordo com a legislação ambiental vigente, tornando-se, portanto, uma atividade de alto potencial de degradação ambiental.

127

Mapa 29 Municípios da RMNatal produtores de camarão

Fonte: Observatório das Metrópoles - Núcleo RMNatal , 2005.

além das atividades tradicionais como, agricultura e pecuária, a ruralidade na região Metropolitana de Natal, se reproduz por meio de outras atividades como: entretenimento como clubes para eventos, práticas esportistas, turismo rural, turismo ecológico, turismo de aventura configurando assim o que vem sendo denominado pelos estudiosos do rural de pluriatividade.

Em termos de estrutura fundiária os dados revelam um aumento de 1970 (64) para 1980 (76) no número de estabelecimentos enquadrados no grupo de área de 500 a menos de 2.000 ha; e uma sensível diminuição de 1980 em relação à 1995/96 (49). Em outro extremo, encontramos valores bastante elevados de estabelecimentos com menos de 10 ha, sendo em 1970 de 8.463; em 1980 de 7.124; e em 1995/96 de 6.478.

Nesse contexto, Ceará-Mirim é o município que apresenta a maior concentração fundiária da Região Metropolitana de Natal nos três períodos em análise, com um percentual de estabelecimentos, com área de 500 a menos de 2.000 ha, de 32,81% em 1970, de 31,58% em 1980 e 24,49% em 1995/96; seguido por Macaíba, com 28,13% de estabelecimentos nesse grupo de área em 1970, 19,74% em 1980 e 16,33% em 1995/96. Ressalta-se a presença de assentamentos rurais em quatro do municípios da RMN, Ceará Mirim, Macaiba, São José de Mipibu e Nísia Floresta, sendo Ceará Mirim aquele que

128

apresenta o maior número. Nos assentamentos a produção é bastante diversificada predominando a agricultura de subsistência, no entanto em alguns dos assentamentos existe atividade voltada para a comercialização não só local e regional, mas para o mercado externo, a exemplo do mamão. a produção de tilápia tende igualmente a ser um produto voltado para o mercado externo. Coloca-se a parceria entre assentamentos Rurais e Petrobras para produção de biodisel. Nesse sentido está sendo cultivado o sorgo,girassol e a mamona.

Municípios Ceará-Mirim

Macaíba

São José de Mipibu

Nísia Floresta Assentamentos vale verde São José São João São Sebastião Santa agda Primeira Lagoa Águas vivas Padre Cícero Nova Esperança Nova Esperança ii Rosário/Canudo Espírito Santo Novo Horizonte ii Pedregulho vitória Riachão Nova vida ii

Eldorado dos Carajás José Coelho Silva Caracaxá vale do Lírio Gonçalo Soares alcaçuz Classificação Agricultura de subsistência Agricultura de subsistência

Banana no pau, macaxeira, milho, melancia, caju precoce Agricultura de subsistência

Produção irrigada de goiaba e acerola Agricultura de subsistência

Agricultura de subsistência Agricultura de subsistência

Roça, feijão, milho, camarão em cativeiro Agricultura de subsistência

Fruticultura irrigada, produção de macaxeira, milho, banana pacovam Castanha de Caju (caju precoce) Roça (mandioca, feijão, milho) Agricultura de subsistência

Castanha de caju e as culturas de milho feijão e mandioca Banana, macaxeira, milho, melancia, caju precoce. Banana, macaxeira, milho, batata

Agricultura de subsistência Agricultura de subsistência Agricultura de subsistência Agricultura de subsistência Fruticultura irrigada, mamão Agricultura de subsistência

Produção irrigada de melancia, goiaba, macaxeira, mamão e milho

Quadro  Assentamentos rurais na Região Metropolitana de Natal Fonte: INCRA, 200.

129