• Nenhum resultado encontrado

As atuações dos poderes públicos locais e o município de Cordeiro

CAPÍTULO 4 ANÁLIS E DAS ENTREVIS TAS

4.2.3 As atuações dos poderes públicos locais e o município de Cordeiro

Como já foi discutido ao longo do trabalho, para o crescimento e desenvolvimento do APL e da região como um todo, a participação do poder público local é imprescindível. No entanto, o que se verificou pelas entrevistas e visitas aos municípios de Bom jardim, Cantagalo, Cordeiro e Duas Barras é que a participação destes ocorrem de forma passiva, podendo fazer uma pequena ressalva para Cordeiro. Nessa falta de atuação dos poderes públicos locais, destaca-se que as oposições foram vencedoras nas últimas eleições municipais nessas cidades estudadas.

“Engatinhando ainda, mas eu acho que é mais na dificuldade financeira que o poder público tem, que a organização de anos atrás que tem um acúmulo, então não conseguem atender com a velocidade que a empresa tem que evoluir, como é o nosso caso aqui, eu acho que é mais estruturação da cidade, ter uma chegada melhor, uma coisa que atrai o comprador para vir à cidade, não é só para a empresa” (Empresário).

“Local aqui, completamente passivo, não existe nada, aqui na nossa cidade não existe exatamente nada. Que existe é o Sebrae daqui (...)” (Empresária).

A única instituição presente nesses municípios a fim de promover o APL, como pode ser verificado no discurso acima, é o Sebrae. A sua atuação está direcionada para as

microempresas, que trabalham de forma menos estruturada e até mesmo na informalidade. As empresas maiores como já citadas cresceram por iniciativas próprias e atualmente estão mais vinculadas com o Sebrae de Nova Friburgo. Nesse sentido, de atuação junto às menores confecções, o Sebrae atua com o Programa Soluções Associativas32, que é uma forma de consultoria para as empresas trabalharem de forma coletiva em regime de cooperação, buscando soluções em conjunto, como compras e também vendas para outras regiões.

“Nós começamos fazendo a parte mais de cooperativismo, de associativismo até porque era você está juntando pessoas de diferentes empresas que tem cada um já vem com a sua procura, então nós tivemos quatros encontros primeiro de associativismo, depois desses encontros passaram para a parte central de negócio, hoje nós estamos com treze empresas daqui de Cantagalo sendo que dessas treze empresas, 70% delas são formais e as outras não, já estão fazendo compra conjuntas, já fizeram a primeira compra de fios e agora já estão partindo para uma segunda compra que é de matéria-prima. E eles também estão não só as compras, estão buscando também esse mercado para venda das mercadorias em conjunto também, já estão buscando uma parceria com o shopping no Rio onde já estão colocando seus produtos lá” (Representante do Sebrae).

Entretanto, esse programa conseguiu ser implementado somente nos municípios de Cordeiro e Cantagalo, pois são necessárias cerca de 15 (quinze) empresas para o seu funcionamento. Tanto no município de Bom Jardim quanto o de Duas Barras não foram alcançados esse número. Segundo representante do Sebrae, ainda existe uma grande resistência por parte dos empresários, porque muitos se encontram na informalidade e ficam receosos com possíveis problemas com as autoridades. Durante a pesquisa de campo a possível solução encontrada foi a possibilidade de unir as confecções dos municípios de Bom Jardim e Duas Barras, deste modo chegariam ao número de 13 (treze) empresas e já poderiam iniciar o programa.

Enfim, cabe lembrar que destes municípios estudados, Cordeiro se apresenta com maior destaque no setor de moda íntima. O município tem uma pessoa que representa o CDM pela prefeitura, que também é no caso agente de desenvolvimento local do município33, apresentando um aspecto positivo, pois existe um cargo formalizado para cuidar dos assuntos do setor de moda íntima. Além do mais, que os outros municípios não têm esse

32

O resumo do programa encontra-s e no Anexo 7.

33

A Agência de Desenvolvimento local é um órgão de represent ação do Governo do Estado que tem a função de desenvolver as políticas de públicas de Estado junto as prefeituras municipais.

tipo de representatividade, que em Cordeiro acontece desde 2003. Segundo o Representante do CDM de Cordeiro, o setor de moda íntima de Cordeiro emprega 650 pessoas diretamente e 900 pessoas de forma indireta, sendo o principal empregador do município34 com cerca de 20 confecções formais e outras sem um número preciso de informais.

“É acho que o APL no caso de Cordeiro teve uma importância muito grande, para isso de mostrar a importância que essas outras pequenas também tem, não é só Friburgo que está buscando esse desenvolvimento de uma forma mais generalizada, agora Friburgo ainda é a referência é o maior município da região, que a gente tem de população, Friburgo tem em um bairro, então já melhorou, já está mais democrático” (Representante do Poder Público).

Uma forma de está promovendo o município para o setor da moda íntima foi uma feira de lingerie realizada, em 2003, pela prefeitura em parceria com o Sebrae. O M unicípio aproveitou o espaço e a infra-estrutura, aonde é feita uma tradicional e conhecida feira de agropecuária da região. Foi um evento importante que estimulou uma maior integração e participação dos empresários em outros eventos como a FEVEST e o Fashion Rio. Outro ponto importante a destacar é que numa viagem para Itália, em M ilão, promovida pelo projeto de desenvolvimento do PM I, das vinte empresas escolhidas, cinco confecções eram de Cordeiro, mostrando assim, sua importância e representatividade. No entanto, cabe lembrar que já foi comentado sobre o problema de algumas poucas empresas serem beneficiadas por algumas ações do CDM .

“Nesse um ano e meio ou quase dois anos que eu venho respondendo aqui pela agência, o pólo evoluiu muito, não só todos ali trabalham, como outros municípios também, mas conseguimos aproveitando o momento agropecuário que nós temos aqui, a exposição agropecuária que tem tradição, é exposição desde 1921, aí aproveitando esse momento da exposição agropecuária, criamos a primeira feira de lingerie de Cordeiro no ano passado, no início nós tínhamos uma faixa de nove indústrias sendo que seis formais e três informais com recursos da Prefeitura, do Sebrae, e de alguns fornecedores, porque os participantes da nossa feira não pagam nada no balcão é tudo gratuito, eles só gastam com a ornamentação dos seus stands, mas os stands são gratuitos, nada se cobra, e tem o recurso do Sebrae, da Prefeitura que sempre passa alguma ajuda, e nós os fornecedores realizamos a primeira feira. Dessa primeira feira para cá o potencial nosso aqui de exposição é que circula durante aquela semana de exposição mais ou menos 60 a 70 mil pessoas. Então, isso foi muito bom para primeira experiência, fruto que estimulou as empresas também a saírem para outras feiras, como a FEVEST e o Fashion Rio. Das 20

34

empresas selecionadas para ir a Itália numa missão junto a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de M ilão, junto com o Promos e com o BID cinco eram de Cordeiro, então isso também ajudou muito (...)” (Representante do CDM de Cordeiro).