• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 O AVANÇO NEOPENTECOSTAL

3.3 A Teologia da Prosperidade

3.3.3 As Bênçãos e Maldições da Lei

Hagin (2000, p.23) pontua que algumas pessoas afirmam que essa história de prosperidade é coisa do Antigo Testamento. Todavia, ele argumenta que em vários trechos das escrituras, é possível se comprovar que as bênçãos de Abraão, incluindo a

da prosperidade, são também para os cristãos no Novo Testamento (ou seja, os da atualidade), já que tais cristãos estão subordinados a nova aliança feita por Deus.

No Antigo Testamento, de acordo com o livro de Deuteronômio, a miséria viria sobre o povo de Deus caso Lhe desobedecesse. Tal maldição sobreveio, porque o povo deixou de agir de acordo com os mandamentos e estatutos do Senhor. A Palavra de Deus ensina que todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus (Rm 3.23). Portanto, a maldição da Lei deveria atingir-nos também. Mas graças a Deus, em Gálatas 3.13, é garantido que Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. (HAGIN, 2000, p.23)

Assim, com base na epístola de Paulo aos cristãos da Galácia103, Hagin explica que Jesus se fez maldição por nós tornando-se o nosso substituto. Ou, em outras palavras, a maldição caiu sobre Ele ao invés de cair sobre as pessoas. E se as pessoas são de Cristo (conforme Gálatas 3.29) são da descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

Então, acredite que a bênção de Abraão, a bênção por guardar os mandamentos de Deus, isto é, a Sua Palavra, é nossa por intermédio de Jesus Cristo. Ele é o único que vive e viverá pelos séculos dos séculos! A bênção de Abraão inclui prosperidade financeira e é para nós, hoje. (...) A bênção de Abraão é nossa! Mas precisamos entender exatamente o que era a bênção de Abraão. Sabemos que era uma bênção tríplice. Primeiro, Deus prometeu a Abraão que o faria enriquecer (Gn 12.2,3;13,2). (HAGIN, 2000, p.31).

Assim, Hagin (2000) diz que os crentes foram libertos da maldição da Lei, que são essencialmente a pobreza, as doenças e a morte espiritual104. Para isto, Hagin toma

103

Cristo nos resgata da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a benção de Abrão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito (Bíblia de Genebra - Gálatas 3:13-14)

104

Para Hagin, Jesus não apenas morreu fisicamente, mas também morreu espiritualmente. Ele diz sobre a morte espiritual de Jesus: “A morte física não removeria nossos pecados. Provou a morte [Jesus] por todo homem – a morte espiritual” (HAGIN, 1999, p.25). Na página seguinte a esta, no mesmo livro de onde se lê esta citação, afirma ele: “A morte espiritual significa ter a natureza de Satanás” (op cit, p.26).

por empréstimo as maldições contra os Israelitas que pecaram, presentes no livro vetero-testamentário Deuteronômio, capítulo 28105. Assim, de acordo com a doutrina criada, defendida e instaurada por Hagin, o cristão tem direito a uma vida com saúde e riqueza106; diante disso, doenças e pobrezas são maldições da Lei. E, em alguns casos ainda, tidas como provenientes da herança de algum antepassado que teve problemas nestas áreas. Sendo assim, o antepassado passou aquela maldição, como que por “genes espirituais” para seus descendentes. Por isso, o descendente deve pedir ajuda ao Espírito Santo para lhe revelar em quem a maldição teve início e assim pedir perdão pelo antepassado, e a maldição poder ser quebrada no Nome de Jesus.

Portanto, quem aceita a teologia da prosperidade é ensinado a esperar viver plenamente, isento de doenças até os 70 ou 80 anos, sem dor nem sofrimento. Se alguém ficar doente é porque não reivindica, ou não tem fé. Afinal, como bem

Segundo Coêlho Filho, Hagin formula uma teologia em que o caráter de Jesus é nivelado ao de Satanás. (COÊLHO FILHO, 2004, p.18).

105

15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: 16 Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo. 17 Maldito o teu cesto e a tua amassadeira. 18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas. 19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres. 20 O SENHOR mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. (ainda muitas outras maldições até o versículo 68 quando termina o capítulo 28 de Deuteronômio).

106

Ainda conforme Deuteronômio, capítulo 28: 1 E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8 O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. 9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti. 11 E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. 12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

postulam baseados no trecho do livro do Profeta Isaías, escrito cerca de 600 anos AC, Jesus já anteriormente possibilitou a cura, assumindo sobre Ele as enfermidades dos crentes:

Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados (Bíblia de Genebra - Isaías 53:3-4).