• Nenhum resultado encontrado

As Emendas aos Anteprojetos das Subcomissões (E)

5.1 A GÊNESE DO PRINCÍPIO DA LIVRE CONCORRÊNCIA

5.1.3 A Comissão da Ordem Econômica (Etapa 3)

5.1.3.1 As Emendas aos Anteprojetos das Subcomissões (E)

Na ordem dos atos, ao texto do Anteprojeto (C) oriundo da Subcomissão de Princípios os constituintes poderiam propor emendas a fim de que o Relator da matéria na Comissão da Ordem Econômica fosse subsidiado com mais proposições antes da apresentação do seu texto «o Substitutivo (F)»

Como na redação do Anteprojeto (fase C), o princípio da livre concorrência inseriu no seu texto que as emendas propostas tinham como justifica o próprio princípio, ou, ao contrário, sugeriu que o princípio fosse excluído do texto constitucional sobre a ordem econômica. Para identificarmos os temas, as justificativas e então compreender os valores que compõem o princípio da livre concorrência, apontaremos as emendas que versam sobre o tema “concorrência”:

 Emenda 600032-1 – constituinte Hélio Duque (PMDB/PR)

Assunto: propôs que as empresas varejistas de produtos populares fossem exploradas exclusivamente por empresas nacionais, nas quais os comerciantes deveriam ser brasileiros, residentes e domiciliados no Brasil.

Justificativa: proteger os comerciantes brasileiros das empresas internacionais de varejo (multinacionais), pois entendia o constituinte que a concorrência praticada pelas ditas multinacionais seria predatória.

173 Disponível em <http:// www2.camara.leg.br/ atividade-legislativa/ legislacao/ Constituicoes_ Brasileiras/

 Emenda 600186-6 – constituinte Aloíso Bezerra (PMBD/AC):

Assunto: estabelecer regras para limitar a remessa de lucros e dividendos ao exterior. Justificativa: entendia o Senador que por conta das empresas estrangeiras terem grande capacidade de investimentos seriam capazes de eliminar a concorrência nacional e então controlar os preços no mercado brasileiro, com lesão direta ao consumidor.

 Emenda 600231-5 – constituinte Antônio Ueno (PFL/PR)

Assunto: sujeitar as empresas públicas e as sociedades de economia mista às sanções pelos atos que praticarem com abuso de poder econômico.

Justificativa: diante o tamanho que as empresas estatais ocupavam na economia, o constituinte entendia que elas também prejudicavam o mercado, eliminando a “sadia competição do mercado” e prejudicando os consumidores. Por isso também deveriam se submeter às regras contra o abuso de poder econômico.

 Emenda 600247-1 – Nilson Gibson (PMDB/PE)

Assunto: pretendeu tratar a eliminação da concorrência, a usura e o aumento arbitrário dos lucros como “crimes de abuso de poder econômico”.

Justificativa: queria que o mercado de bens e o mercado financeiro também fossem controlados por seus abusos de poder econômico.

 Emenda 600515-2 – deputado constituinte José Lourenço (PFL/BA)

Assunto: retirar o dever do Estado de promover competição para a concessão dos serviços públicos;

Justificativa: a eleição dos prestadores de serviço público deveria se submeter aos critérios de discricionariedade da administração pública;

 Emenda 600539-0 – constituinte Myrian Portella (PDS/PI)

Assunto: incluir aos princípios da ordem econômica os princípios: “do fortalecimento da empresa nacional”, “do pleno emprego” e da “redução das desigualdades sociais”.

Justificativa: dentre as justificativas estava a de que, num regime único de livre concorrência, as empresas nacionais sucumbiriam às grandes empresas internacionais, desse modo, o “fortalecimento da empresa nacional” seria uma forma de proteção do empresariado nacional alocado em um país subdesenvolvido;

 Emenda 600585-0 – constituinte Mário Maia (PMDB/AC)

Assunto: garantir o mercado nacional aos produtores agrícolas brasileiros, aceitando a concorrência com produtos importados apenas quando o mercado nacional não conseguir suprir a demanda.

Justificativa: proteger o produtor nacional contra a competição agrícola internacional.

 Emenda 600644-2 – constituinte Cunha Bueno (PDS/SP)

Assunto: complementar a proposição do Anteprojeto que, no tema das formas de atuação do Estado na economia, precisaria indicar textualmente

a “eliminação concorrência” como mais um exemplo de abuso de poder econômico; Justificativa: exclusivamente com relação ao tema da concorrência a justificativa se dava, segundo o constituinte Cunha Bueno, pelo fato de que na constituição anterior a concorrência era tratada de forma indireta, e portanto, a proteção aos mercado deveria ser mais ampla.

 Emenda 600669-8 – constituinte Florêncio Paixão (PDT/RS)

Assunto: estabelecer um regime jurídico da exclusividade às empresas nacionais referente ao direito de fabricar e distribuir o álcool combustível;

Justificativa: resguardar a concorrência nacional das gigantes e já estruturadas empresas fornecedoras de combustíveis.

 Emenda 600675-2 – constituinte Stélio Dias (PFL/ES)

Assunto: proibir o monopólio nos serviços públicos de transporte para os modais e marítimo, aéreo e de passageiros;

Justificativa: o monopólio afrontaria a livre concorrência e prejudicaria os consumidores.

 Emenda 600699-0 – Afif Domingos (PL/SP)

Assunto: retirar texto que previa a repressão ao abuso de poder econômico a palavra “privado”;

Justificativa: pretendeu coibir também os monopólios que fossem instituídos pelo Estado (com exceção daqueles dispostos expressamente na constituição).

 Emenda 600857-7 – constituinte Maurício Nasser (PMDB/PR) Assunto: determinar a desestatização das empresas gráficas.

Justificativa: entendia que a manutenção de empresas públicas que exploravam os serviços gráficos feria a livre concorrência e a livre iniciativa, ao passo que o Estado somente se serviria delas para a aquisição dos serviços que necessitasse;

 Emenda 600874-7 – Djenal Gonçalves (PDS/SE)

Assunto: excepcionar a partição do Estado na atividade econômica;

Justificativa: segundo o constituinte a atuação do Estado no domínio econômico somente poderia acontecer em casos de necessidade, e devendo cessar quando a necessidade terminasse. Cita exemplos da Suíça, França, Itália e Espanha. Entende que a carta constitucional deveria se alinhar entre as mais modernas e liberais do mundo.

 Emenda 600879-8 – constituinte Djenal Gonçalves (PDS/SE)

Assunto: propõe uma série de fundamentos à ordem econômica e também a inclusão do princípio da competitividade;

Justificativa: a competitividade, assim como os demais princípios propostos, seria em razão de que o Estado brasileiro deveria se nortear segundo a realidade que o cercava, e que optando por um regime capitalista, a ordem econômica deveria objetivar o bom desempenho de nossa economia.

 Emenda 601020 – constituinte Mendes Thame (PFL/SP)

Assunto: na regra que tratou da necessidade de concorrência pública para a concessão dos serviços públicos, o constituinte sugeriu a inclusão no texto da frase “estimulando a concorrência entre os diversos fornecedores”.

Justificativa: afirma que o Estado, na função de regulador das atividades econômicas deve contar com a livre concorrência como requisito imprescindível para a garantia dos serviços prestados.