• Nenhum resultado encontrado

O Curso de Mestrado em Serviço Social da UFRN69 integra o Programa de Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social/DESSO, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. O mesmo foi implantado em 08 de agosto de 2000 em atenção a uma demanda concreta existente de assistentes sociais que desejavam dar

69

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social foi implantado em 08 de agosto de 2000 e recomendado em 22 se setembro de 2000, conforme paracer de N.º Ref.CAA/CTC/192 do Conselho Técnico Científico da CAPES. Tem como objetivo principal viabilizar a qualificação de profissionais do Serviço Social e áreas afins e a investigação crítica e prepositiva.

continuidade aos seus estudos em termos de pós-graduação e aos planos de expansão do Departamento, como resultado das exigências de expansão e consolidação da área. Segundo relatório anual/2011-CAPES do PPGSS/UFRN, elaborado pela coordenação do curso:

Em 2000, de acordo com seu planejamento trienal, o DESSO, ao tempo em que criava o curso de mestrado em Serviço Social, por meio da articulação entre um grupo de docentes do Departamento e de outros departamentos de áreas afins da universidade, investiu, também, na implementação de uma política de capacitação do seu quadro docente, devidamente prevista no plano trienal, que oportunizou a liberação para realização do curso de doutorado dos docentes mestres.

Considerando que o primeiro curso de pós-graduação em Serviço Social, em nível de mestrado, foi implantado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), no ano de 1972 (SILVA E CARVALHO, 2007), o PPGSS é um programa jovem, se comparado aos demais da área, e que ainda vem moldando seu perfil na última década.

No período de 2000 a março de 2012, o programa implantou 11 (onze) turmas de mestrado, nas quais ingressaram 153 (cento e cinquenta e três) discentes. O PPGSS tem concluídas 107 dissertações70.

Do seu período de criação em 2000, o curso apresentava duas áreas de concentração e três linhas de pesquisa. Em 2002, o PPGSS foi recomendado pela CAPES que atribuiu conceito 3. Após dez anos de criação, o curso contribuiu com destaque para a qualificação dos profissionais do Serviço Social e áreas afins do Rio Grande do Norte e de outras regiões que buscam uma qualificação profissional continuada e de qualidade.

É importante ressaltar que nos diferentes processos de avaliação (avaliação interna com docentes e discentes e avaliação trienal da CAPES), docentes e discentes têm ressaltado a relevância do curso com destaque para a formação de novos recursos humanos para a atividade de pesquisa; produção acadêmica crítica sobre expressões da questão social, considerando as particularidades do Rio Grande do Norte, da Região Nordeste e da realidade brasileira. Destaca-se, também, contribuição efetiva à formação e ao exercício profissional na área de Serviço Social

com incentivo à inserção na docência e defesa do projeto ético-político profissional. Segundo relatório anual/2011 -CAPES do PPGSS/UFRN:

Em 2010, após 10 anos de criação do PPGSS e considerando intenso processo de avaliação interna vivenciada por seu quadro docente e discente e a avaliação trienal, incluindo as visitas técnicas das coordenadoras de área na CAPES, o colegiado do curso aprovou por unanimidade proposta de reestruturação do programa que resultou na aprovação de uma única área de concentração denominada SOCIABILIDADE, SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL e mudanças nas linhas de pesquisa na perspectiva de superar lacunas e adequar o curso à nova realidade de seus pesquisadores, incorporando os avanços conquistados no âmbito da pesquisa e da qualidade da produção intelectual dos docentes. Neste processo foram alterados, também, o regimento interno do programa e a resolução com definição dos critérios de credenciamento e recredenciamento docente. Vale enfatizar que a mudança da área de concentração, linhas de pesquisa e na estrutura curricular foi debatida amplamente no curso com participação estudantil, além de ter sido objeto de reflexão por ocasião das visitas técnicas das coordenadoras de área de Serviço Social na CAPES e foi avaliada de forma bastante positiva por interlocutores externos ao programa e pertencentes à área de Serviço Social em nível nacional. Em 2010/2011, a proposta de reestruturação do curso tramitou pelas instâncias competentes na UFRN, tendo sido aprovada, também, por unanimidade, na Câmara de Pós-Graduação da Pro-Reitoria da UFRN (PPG).

Ao realizar uma análise sobre o crescimento, a evolução e as tendências quanto ao futuro do Curso de Mestrado em Serviço Social da UFRN observa-se que, nos últimos 05 anos, o programa vem buscando sistematicamente consolidar-se, o que pode ser verificado pela titulação dos docentes do programa, com planejamento no plano trienal do DESSO de uma escala para que cada docente possa cursar seu pós-doutorado; pela qualidade da produção intelectual dos docentes e discentes, embora em termos quantitativos, esse aspecto da produção seja o maior desafio posto para o curso na avaliação realizada pela CAPES nas três avaliações a que o curso foi submetido, por não atender satisfatoriamente aos critérios definidos pela área de Serviço Social em nível da pós-graduação; pela participação de muitos de seus docentes no debate nacional da área, com atuação como pareceristas de revistas e eventos, conferencistas e membros das entidades da categoria em nível nacional e regional. Além disso, merece destaque o fortalecimento e ampliação dos grupos de pesquisa, de três para cinco grupos; a promoção de eventos acadêmicos de caráter nacional e internacional e o esforço acadêmico para construir com outras universidades e grupos de pesquisa convênios e intercâmbios nacionais e internacionais, a exemplo da,

[...] participação altamente exitosa do PPGSS por meio de 05 pesquisadoras do GEPTED/UFRN na pesquisa "Características e tendências contemporâneas da Política Social no Brasil e na América Latina: concepção, gestão, controle democrático e financiamento", integrada ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD/CAPES, Edital 01/2005, no período de 2006 a 2010, com a pesquisa sob a coordenação da UnB, possibilitou, além do intercâmbio entre 16 pesquisadores; 08 grupos de pesquisa das IES envolvidas (UFRN, UnB, UERJ e UFSC), melhoria na visibilidade do Programa através da realização e participação em 04 seminários nacionais e de várias missões de docência e pesquisa e participação de seus integrantes em bancas e atividades comuns realizadas pelas equipes, além da publicação de 02 livros (RELATÓRIO ANUAL/2011 - CAPES DO PPGSS/UFRN).

A perspectiva desse investimento acadêmico do quadro docente e discente é o fortalecimento do curso com o objetivo de contribuir com a reflexão crítica e na formação de recursos humanos para a produção do conhecimento, com compromisso com a universidade pública, com as lutas democráticas, com a realização dos direitos das classes trabalhadoras e com o projeto ético-político profissional. Vislumbra-se posteriormente a possibilidade de implantação do doutorado acadêmico.

5.3. O PERFIL DOS DISCENTES DO CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO