• Nenhum resultado encontrado

As TIC como inovação nos processos educativos e a aprendizagem dos alunos

1. Introdução das TIC no Sistema Educativo

2.1. As TIC como inovação nos processos educativos e a aprendizagem dos alunos

104

de aprendizagem. Os alunos podem trazer informações e conhecimentos novos para as salas de aulas, através das plataformas online com acesso a vários conteúdos. O professor pode assumir papel de orientador das aprendizagens e as aulas podem a ser mais dinâmicas e interativas

PNAC - O processo educativo ganha muito com a introdução das TIC sendo que no ensino os alunos trazem informações e conhecimentos para as salas de aulas e o professor só tem um papel de orientador e não simplesmente de um transmissor de conhecimentos sendo que as aulas passam a ser mais dinâmicas, interativas com trocas de informações.

DESAC - Para o ensino constitui um mais-valia no sentido em que o aluno através de plataformas online tem um conjunto de materiais por explorar, tendo a internet tanto na escola como em casa pode pesquisar trazendo novidades para a sala de aula e tudo isso faz com que o professor passa a ser apenas um orientador no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

DESAC considera que, com estes recursos tecnológicos, os alunos recolhem informações que não se aprendem na escola. Fazem pesquisas online na escola ou em casa, complementando a pesquisa em livros, pois há alunos que não possuem livros em casa.

DESAC – (…) As tecnologias no seu todo consegue recolher um conjunto de informações que muitas vezes não se aprende na escola, mas que circula ao nível global, sendo extremamente importante para os alunos que não tem uma biblioteca recheada em casa a internet pode ser algo que complementa os livros em vários momentos.

Na opinião de PTAC e PAC, a integração das TIC no sistema de ensino provoca mudanças no paradigma do ensino. Os alunos passarão a estar mais motivados, entusiasmados, e isso é sempre vantajoso. Mesmo assim, há professores que podem atrasar o processo por fazerem resistência ao uso de dispositivos informáticos por inadaptação.

PTAC - Esta inovação muda o paradigma do ensino e aprendizagem em que vamos integrar as novas tecnologias ao nível de aprendizagem. Os alunos estão cada vez mais entusiasmados e integrados com as TIC, mas ainda existem alguns professores que estão um pouco atrasados em termo de utilização das TIC em contexto educativo, isso divido há algumas resistências com a sua utilização.

PAC - O processo de ensino aprendizagem requer principalmente um pouco de motivação e este processo traz alguma coisa para provocar essa motivação o que é sempre vantajoso.

Na Escola Secundária LDR, inovações nos processos educativos trazem algumas

vantagens para alunos e professores. As TIC apresentam um potencial, tanto, nos processos de ensino e de aprendizagem, como, na vida em sociedade. Despertam

105

interesse, curiosidade, criatividade. Os alunos são recetivos à inovação e muitas vezes acabam por descobrir coisas que não são do domínio de alguns professores.

DESDR - As TIC em contexto educativo, quando são bem utilizados, podem trazer vantagens para o processo educativo, despertando nos alunos interesse, curiosidades, criatividade e normalmente reagem bem com essas inovações. (…) Os alunos recebem conhecimentos e os professores orientam, entretanto há situações em que os alunos até acabam por descobrir coisas novas que os professores ainda não sabem ou não dominam.

PNDR - Trás grandes inovações sendo que os alunos podem utilizar os computadores para diversos fins, tal como, o uso de internet e os professores podem utiliza-las para fins educativos. PTDR - As TIC auxiliam em várias tarefas e atividades no processo educativo, e para o ensino e aprendizagem dos alunos essas tecnologias apresentam-se como um potencial para torna-lo um processo de aprendizagem mais apelativo. Pode fazer o uso de um conjunto das ferramentas e aplicações que hoje em dia fazem parte do nosso dia-a-dia.

Para DPMN e CRC, as TIC trazem grandes inovações para os processos de ensino e de aprendizagem, quando estes recursos são bem utilizados, tanto para o professor, como para o aluno. As TIC em contexto de ensino e de aprendizagem centrado no aluno, exige mais autonomia e responsabilidade na realização dos trabalhos escolares, com oportunidades de desenvolver as próprias competências e de ter aulas mais inovadoras, interativas e dinâmicas.

DPMN - As TIC já trazem as inovações para o processo de ensino e aprendizagem, vêm acompanhadas com as vantagens tanto para o professor como para o aluno, tornando as aulas mais inovadoras, interativas e dinâmica. Para além disso facilitam o acesso e a partilha da informação.

CRC - Trás grandes inovações e até mudanças. Mas de uma forma clara pode levar os professores a explorar as TIC no ensino e aprendizagem sendo mais centrados nos alunos pode levar a mais autonomia e responsabilidade dos alunos. Sem dúvidas as TIC traz muita autonomia e possibilidade para a realização dos trabalhos escolares e oferecendo oportunidades para desenvolver as competências próprias através de vários recursos disponíveis que nós sabemos que existem hoje. No entanto as TIC promovem no desenvolvimento do próprio construtor do seu conhecimento e sem dúvidas as TIC levam a isso.

Em síntese, as TIC trazem inovação para os processos de ensinos e de aprendizagem. Os entrevistados acreditam que as TIC são uma mais-valia como ferramentas de apoio às aulas e que elas mudam o paradigma de ensino e de aprendizagem porque o professor, em vez de ser um mero transmissor de conhecimentos, passa a ser mais um orientador, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e colaborativa com a troca de informações.

Concluímos das palavras dos entrevistados que o acesso à Internet permite diversificar as ferramentas disponíveis online, facilitando a pesquisa para os alunos na

106

escola e em casa, principalmente para os alunos que não possuem livros em casa, permitindo aceder a uma grande quantidade e qualidade de informações e conhecimentos que podem ser partilhadas nas salas de aulas. Alguns professores manifestam algumas resistências no uso das TIC, por falta de adaptação aos novos métodos de ensino baseados nas novas tecnologias, bem como às próprias tecnologias.

De um modo geral, todos deram conta da importância de integração das TIC no contexto educativo. As tecnologias são importantes no processo educativo, mas diversos autores reconhecem que a forma como elas são utilizadas faz toda a diferença. Quando bem utilizada, pode despertar o interesse, a curiosidade dos alunos que, de modo geral, são bastante recetivos e abertos à inovação com uma rápida familiarização com as novas tecnologias. Em alguns casos, há alunos que não se limitam a serem recetores de conhecimentos, descobrem muita informação fruto de pesquisas na Internet que, por vezes, são novidades até para os seus professores.

Os alunos acabam, assim, por usar essas ferramentas tecnológicas ao dispor para os mais diversos fins, sendo crucial o acompanhamento do professor. Assume-se que as TIC trazem grandes vantagens no sistema de ensino e de aprendizagem, tornando o estudo mais apelativo e motivador tanto para o professor como para o aluno, trazendo autonomia ao aluno. Assim, ocupando um lugar central em todo o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvem competências próprias no uso das diversas ferramentas tecnologias colocadas à disposição, cuja utilização adequada, no contexto ensino e de aprendizagem, pode trazer vantagens fundamentais para o sucesso educativo.