• Nenhum resultado encontrado

1. Introdução das TIC no Sistema Educativo

1.4. Reflexos da integração das TIC na aprendizagem escolar

Em à relação Escola Secundária LAC, é realçado que a integração das TIC no processo de aprendizagem é considerada benéfica e gratificante para a escola, na medida em que torna o ensino mais interativo, estimula os alunos e os professores no processo de melhoria da recolha de material pedagógico, comunicação e interação neste mundo globalizado, trazendo uma nova forma de ver o ensino e a aprendizagem.

DESAC - Com a introdução das TIC o ensino vai ser mais interativo, vai estimular os alunos. Para os professores permitirá uma melhor recolha de materiais que serve de apoio para ajudar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, isto traz grandes benefícios tanto para os professores como os alunos.

PTAC - O ensino beneficia muito com essa integração, porque estamos num mundo globalizado. Os professores e os alunos estão a utilizar as TIC para se comunicar e interagir, isso tudo leva a uma nova forma de ver as TIC no ensino e aprendizagem. (…) O Ministério da Educação e Desporto está a pensar na mudança no processo de ensino e aprendizagem inserindo cada vez a mais as TIC no Sistema de Ensino.

A integração das TIC é oportuna para o ensino e para a aprendizagem, porque permite troca de informações e discussões, provocando eventuais mudanças. Neste ambiente, os alunos desenvolvem melhor as suas próprias competências.

95 PNAC - O ensino beneficia realmente por ganhar muito quando existem trocas de informações, há sempre discussões e realmente chega há uma determinada conclusão de que podemos notar as grandes mudanças em termos de ensino e aprendizagem. O próprio aluno sente-se um agente integrante na discussão dos seus conhecimentos.

Segundo PAC é necessário criar condições para proporcionar a motivação no processo de ensino e de aprendizagem, para tirar melhor proveito dos benefícios, com as TIC na articulação entre professor e alunos.

PAC – A integração beneficia a coabitação entre os professores e os alunos. Mas para isso é necessário criar condições para que haja uma maior motivação no processo de ensino e aprendizagem escolar com a implementação das mudanças fundamentais.

Na Escola Secundária LDR, os entrevistados veem benefícios na integração das TIC na aprendizagem escolar, sendo apontado de uma forma positiva, valorizando a diversidade de material bibliográfico que fala dessa integração. Os entrevistados pensam que aumenta as competências cognitivas dos alunos, devido às atividades que proporcionam. A forma como melhora o sistema de ensino e aprendizagem constitui uma das vantagens para o professor e o aluno, produzindo mudanças escolares significativas. Essa ideia é reforçada pelas palavras de DESDR e PNDR.

DESDR - Acho que os benefícios da integração para o ensino são vários. Já há material, bibliografias e estudos que falam disso. São vários meios que podem propiciar o desenvolvimento de várias competências, os alunos comentam atividades e pode fomentar o raciocínio. Tem um aspeto muito importante que é a visualização uma fase prévia ao desenvolvimento do raciocínio com várias vantagens se for bem utilizada terá vantagens no processo de ensino e aprendizagem produzindo mudanças escolares.

PNDR - O ensino beneficia com essa integração no sentido em que os professores e os alunos podem tirar algumas vantagens com essa integração de forma a melhorar o sistema de ensino e aprendizagem com utilização de vários recursos TIC.

Podemos deduzir, pelas palavras do DPMN, que o ensino beneficia com as TIC proporcionando inovações e mudanças nos sistemas de ensino e de aprendizagem, pelo facto das tecnologias entrarem nas escolas, nas salas de aulas (em contexto pedagógico) sendo que, muitas vezes, influência de forma positiva a qualidade do ensino da aprendizagem.

DPMN – O ensino beneficia com integração das TIC proporcionando grandes inovações no sistema de ensino e aprendizagem. As grandes mudanças são pelo facto de as tecnologias entrarem nas escolas, nas salas de aulas e em contexto pedagógico e isso faz com que haja mais qualidade no ensino e aprendizagem.

96

DPMN está atento às mudanças. Afirma que estas não estão relacionadas apenas com a introdução dos recursos TIC, mas com os conteúdos pedagógicos e com a diferenciação dos métodos de ensino e de aprendizagem. Na sequência destas mudanças o aluno determina, cria o seu próprio meio de aprendizagem, assim como o professor passa orientador de informação.

DPMN - As mudanças não estão relacionadas somente com a introdução dos recursos às TIC mas também a forma e os conteúdos pedagógicos de ensinar deixando um pouco de lado a forma tradicional de ensino e aprendizagem. Também podemos prever as mudanças nos alunos com acesso às vários TIC passam a criar os seus próprios matérias e as ferramentas de ensino já os professor deixam de ser o únicos detentores de saberes, e passa cada vez mais como um transmissores e orientadores de informação

Uma das grandes preocupações é o acesso às TIC em todas as escolas, no que toca ao ensino, nos currículos dos alunos e no uso pelo professor como uma ferramenta à sua disposição nas práticas letiva e não letiva. Na perspetiva de CRC, o Programa Mundu Novu tem permitido introduzir mudanças que já são visíveis no processo escolar, como a gestão administrativa (registo de faltas, a forma de ministrar as aulas, informação que é prestada aos encarregados de educação via SMS). Também os professores trabalham com as TIC no processo de avaliação semestral de uma forma mais rápida, eficaz e segura. Daqui deduz-se que, essas mudanças apontam para uma projeção mais da vertente de gestão escolar que propriamente pedagógica.

CRC - Uma das grandes metas é que todas as escolas consigam integrar as TIC no ensino não só nos currículos dos próprios alunos mas também que seja uma ferramenta colocada à disposição dos professores que não só possam utilizar para inovações pedagógicas do ensino na sala de aulas mas tudo o que diz respeito á gestão das escolas. Isso poderá ser explorado ou dito mais exaustivamente o Programa Mundu Novu sem dúvida que nós já estamos a ver alguns resultados neste aspeto. Estamos a fazer gestão administrativa utilizando as TIC nas salas de aulas para escrever sumário, fazer o registo das faltas, dar aulas, até mesmo informar os encarregados de educação através dos SMS diretamente do sistema administrativo. Assim os professores também já trabalham com as TIC no processo de avaliação dos semestres o que torna tudo mais rápido, eficaz e seguro. As escolas já estão a notar algumas mudanças nesse sentido.

Os principais resultados das mudanças são apontados com positivos pelos entrevistados. Alguns dos depoimentos levam-nos a concluir que há uma determinação por um ensino mais interativo; por uma melhor recolha de materiais para os professores e os alunos; por umautilização, das TIC para se comunicar e interagir; por um uso que permita ao aluno ser agente integrante na discussão e processamento dos seus conhecimentos.

97

Um dos entrevistados reconhece que o Ministério da Educação está a adotar novas medidas, que visam o incremento de mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem, através das TIC. Relativamente a benefícios, um dos entrevistados realçou que é preciso reunir as condições necessárias, para que haja uma melhor motivação e aproveitamento das TIC, nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, com implementação de mudanças fundamentais.

Conforme os entrevistados há conjunto de benefícios dessa integração. Outros sugerem ainda que tais benefícios podem chegar ao ponto do desenvolvimento do raciocínio, se forem bem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, produzindo mudanças escolares no que toca ao aproveitamento dos alunos.

Nota-se que o processo se encontra na fase inicial, pois os entrevistados falam sobre os ganhos em termos de realidade futura, reafirmando a análise anterior que revela que esta fase de integração das TIC na escola e no Ensino está em processo, salvas as iniciativas de formação de professores e de equipamento escolar, o aproveitamento na gestão escolar ou, mesmo, alguma presença no trabalho com os alunos.

1.5. Vantagens e desvantagens com as TIC no ensino e na aprendizagem