• Nenhum resultado encontrado

1. Introdução das TIC no Sistema Educativo

1.5. Vantagens e desvantagens com as TIC no ensino e na aprendizagem

processos de ensino e de aprendizagem. Para, melhorar aproveitamento, interesse, conhecimento, motivação, diversificação das informações, atualização dos dados, procurando facilitar a aprendizagem. Registam-se desvantagens no uso das TIC, considerando-se um grande risco, sobretudo para os alunos, o mau uso dos equipamentos e da internet. Em relação aos professores as desvantagens estão relacionadas com a inaptidão na utilização dos equipamentos e na falta de formação adequada.

PTAC - As TIC trazem muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, melhoram o aproveitamento dos alunos uma vez que estão cada vez mais interessados nas novas TIC, tendo mais informações disponíveis. (…) Há aspetos relacionados com o mau uso, dos equipamentos, da internet por parte dos alunos no momento em que decorrerem as aulas.

PNAC - As vantagens estão bem claros, há um melhor conhecimento para o debate nas salas de aulas, mais diversificações das informações e atualizações dos dados em termos concretos. (…) As desvantagens são os grandes riscos em termos das informações a mais que se corre, os alunos devem estar preparados para receber essas informações de modo a fazer o melhor uso e ter um certo controlo delas.

98 PAC - As vantagens são as facilidades que a aprendizagem permite e um pouco mais de motivação relativamente a utilização das TIC. (…) Se não tiverem as condições necessárias para sua utilização e formação dos professores, teríamos problemas, para isso é preciso criar essas condições tanto ao nível de equipamento como ao nível de formação.

Para DESAC, as vantagens são oportunidade nos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para os professores como para os alunos, podendo proporcionar aulas interativas, sistema de videoconferência entre as escolas e a assimilação de conteúdos científicos. Os professores, também, tiram vantagens em recursos disponíveis online, sendo uma forma de trazer novidades para os alunos. Para os alunos, o entrevistado, vê desvantagens na capacidade de leitura, visto que alguns podem ter a tendência para passar muito tempo na Internet e isso torna-os preguiçosos para se dedicaram a outras aprendizagens.

DESAC - Em termos de vantagens, posso ainda apontar que para além das aulas interativas, há o sistema de videoconferência que permite entrar em contacto com outras escolas nacionais e internacionais, sendo benéfico não é só para os professores mas também para os alunos em termos de assimilação de conteúdos científicos, e outras informações que circulam por todo lado por estarmos num Mundo globalizado. (…) Os professores têm disponíveis vários materiais online e os alunos acabam por ter muitas novidades sobre diversos conteúdos. Em termos de dos problemas os alunos podem ficar mais preguiçosos em termos de leituras, alguns passam mais tempo na internet.

Neste mesmo contexto, DESAC afirma que o Estado tem o dever Cívico e Moral de fazer alguns investimentos em TIC, de modo a preparar os alunos para acompanharem as mudanças e o desenvolvimento tecnológico, que ocorre no mundo com vista a estarem bem preparados para viver nele.

DESAC – (…) Cabo Verde não pode estar à margem das inovações tecnológicas, os alunos têm que estar socializados com as novas tecnologias, o Estado tem que fazer investimentos, sendo um dever Cívico e Moral do Estado investir de forma a preparar os nossos alunos para o Mundo da competitividade tecnológica, de modo a estar mais bem preparados para competir em pé de igualdade nas TIC com todos outros alunos a nível internacional.

Na Escola Secundária LDR, uma grande desvantagem recaí sobre os alunos que não têm computadores em casa, face aos que têm. Isso, porque os segundos podem mais facilmente ter um melhor aproveitamento escolar. A dificuldade deve-se ao facto de escola não ter computadores, para o acesso de todos e, nem sempre, fazem bom uso delas. Dispersam-se na pesquisa de outros conteúdos com pouco ou sem valor educativo, o que nos sugere a necessidade de um ensino mais individualizado.

99 PNDR - As vantagens são várias, mas nem todos os alunos têm acesso ao computador tanto na escola como em casa e isso é um problema grave, se a escola tivesse computadores suficientes e que todos os alunos tivessem acesso poderiam tirar melhor aproveitamento. Há alunos que têm a oportunidade de escolher a disciplina de informática mas a escola não tem ainda condições e equipamentos informáticos suficientes.

DESDR - As limitações são que esses recursos podem provocar aos alunos a dispersão porque os alunos utilizam a elaboração de algumas tarefas e depois dispersam- se com outras coisas. Podem, sim, descobrir outras coisas importantes e o maior aproveitamento desses equipamentos nas aulas.

Para os entrevistados, as tecnologias, de um modo geral, trazem grandes vantagens para o processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, pois facilitam a aprendizagem e aumentam a motivação por parte dos seus utilizadores. Melhoram o rendimento escolar dos alunos, permitem uma maior disseminação da informação podendo esta, ser pesquisada e adquirida desde que sejam dominados os requisitos mínimos do uso das TIC.

Além disso, pensam que encurtam-se distâncias por videoconferência, está-se a par de acontecimentos que ocorrem a grandes distâncias, facilitando o acesso a conteúdos científicos avançados, o que neste mundo globalizado constitui uma mais- valia. Acreditam que docentes e discentes podem ter informações online sempre atualizadas sobre os mais diversos conteúdos pedagógicos. Valorizam os esforços para um maior investimento nas TIC em Cabo Verde e para uma melhor competitividade internacional. Assim, desde que se faça um uso correto, são enormes as vantagens proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e comunicação em contexto escolar.

Mas as inovações tecnológicas trazem vantagens e desvantagens. São desvantagens salientadas em relação as TIC, por exemplo, o uso dos equipamentos e da internet para propósitos não pedagógicos: o decorrer das aulas sem uma supervisão adequada dos professores (podendo os alunos distrair-se com conteúdos online), em vez de se fixarem nas matérias que estão a ser lecionadas. Acredita-se que pode haver desincentivo para as práticas de leitura; dispêndio de tempo na internet na pesquisa e análise de outros assuntos.

Uma orientação pedagógica e a formação ao nível do uso do equipamento em TIC, são vistas como fundamentais nos processos de ensinos e de aprendizagem. Toca- se, assim, num ponto importante que é a impreparação dos professores, enquanto operacionais deste processo.

100