• Nenhum resultado encontrado

2. O Programa Estratégico para a Sociedade da Informação (PESI) governação eletrónica

2.1. PESI no Setor Educativo O Programa Mundu Novu

No pilar de educação, o PESI realiza-se pelo programa Mundu Novu. O Programa Mundu Novu entra no sistema de ensino de Cabo Verde em Março de 2009, com a implementação para um período de 5 anos pelo Ministério da Educação e Desporto, visando modernizar os processos de ensino e de aprendizagem, através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação; criando um novo paradigma de ensino que se deseja interativo; e a implementação do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE). Como se pode ler, no Relatório do Programa Mundu Novu (Gabinete do Primeiro Ministro, 2009), desenvolveram-se 6 pilares de intervenção como uma forma de responder os desafios das TIC em educação e formação,

Para responder a estes desafios foi definido um conjunto de sies pilares de Desenvolvimento Estratégico que encorparam todos os elementos necessários para o novo modele de educação em Cabo Verde. Pilar I infraestrutura tecnológica; Pilar II novo modelo de educação; Pilar III capacitação dos recursos; Pilar IV coesão social; Pilar V empreendedorismo; Pilar VI sustentabilidade do programa. Programa “Mundu Novu” (p.32)

De acordo com o exposto neste Relatório do Programa Mundu Novu (Gabinete do Primeiro Ministro, 2009, p.4) a introdução das TIC no sistema de ensino, tem como objetivo

Modernizar o processo de ensino através da utilização das tecnologias de informação e comunicação, criando um novo paradigma de ensino interativo 1:1 (…) que irá melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, aumentar significativamente o nível de conhecimento dos cabo-verdianos, tornar Cabo Verde mais competitivo na economia global e promover a equidade social na Sociedade da Informação.

Com este Programa propõe-se alcançar algumas metas no Ensino (Gabinete do Primeiro Ministro, 2009, p.29) a saber:

 Aumentar o índice de alfabetização e de literacia digital de Cabo Verde

 Aumento do nível médio de instruções e conhecimento da sociedade em Cabo Verde

 Aumento do número de novos quadros formados em TIC

51

O Ministério da Educação e Desporto11 revela que o Programa Mundu Novu já se

conseguiu importantes ganhos, como a implementação de rede Internet em 18 escolas e centros de formação, a ligação de 11 escolas à rede do Estado e a instalação das praças digitais por todo o país. Neste momento 29 escolas e 502 salas (94% do total de salas de aula) por todo o país já possuem Kits escolares (computadores portáteis, videoprojectores e colunas de som) para aulas”.

Nas declarações da Sra. Ministra da Educação de Cabo Verde, no ano letivo

2011/12, pode-se ler que“o governo não pode assumir o compromisso de implementar

o Programa Mundu Novu em todas as escolas para o ano, mas que todos os estabelecimentos de ensino vão ser contemplados até ao fim da legislatura, ou seja em 2016”12

.

Para o CPMN, este Programa iniciado em 2009, tem como objetivo, não só, a integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, como também, permitir uma forma de melhorar a qualidade do ensino e equipar as escolas. Também, tem sido uma das preocupações formar os professores para tirar o máximo proveito das tecnologias e aplicá-las em contexto pedagógico, como uma forma de melhorar os processos de ensinos e de aprendizagem.

Segundo CPMN,

CPMN - Temos nossos formadores de Intel que tem a missão de formar todos os professores á nível nacional no uso das TIC também aos professores das escolas que estão integradas dentro do Programa Mundu Novu que são neste momento 31 escolas tem há suas disposição os equipamentos para que possam utilizar as ferramentas que são necessárias para trabalhar no contexto educativo para além de oferecer as melhor condições de trabalhar com os seus alunos.

Essas formações são sempre bem vistas por parte dos professores e têm uma grande procura, sendo que já foram formados mais de 3000 professores do ensino Básico e Secundário.

CPMN - O Mundu Novu é um Programa de educação de Cabo Verde, iniciou em 2009, tem como grande objetivo a integração das novas tecnologias nas escolas em contexto pedagógico e também ajudar as mudanças no processo do ensino e aprendizagem e na melhoria da qualidade de ensino. (...) Uma das preocupações do Programa Mundu Novu não é somente equipar as escolas, pois existe uma preocupação com a formação dos professores de modo que eles possam saber utilizar

11

Site, do MED em http://www.minedu.gov.cv, Acedido em 4 de abril de 2014

52 todas as mais-valias tecnológicas, aplicá-las em contexto pedagógico e poderem melhorar o processo de ensino aprendizagem. (...) Há sempre boa aceitação por parte dos professores quando efetuamos esse tipo de formação, e existe uma procura muito grande na área das novas tecnologias e já foi realizada para cerca de 3000 professores á nível nacional tanto para o Ensino Básico como Secundário.

A formação contínua de professores em TIC, pelo Mundu Novu, realizou-se em cursos no âmbito de INTEL. O curso INTEL foi baseado em informática básica “destinado aos professores e foi criado para ajudá-los a adquirir conhecimentos básicos de Tecnologia Educativa e desenvolver abordagens de Ensino-aprendizagem para o Século XXI. O documento de apoio ao Curso de Iniciação é um Manual, composto por 12 módulos, adaptado à realidade cabo-verdiana e considerado de capital importância para o sucesso do Programa” 13

.“Este curso constitui um forte investimento em termos de formação e capacitação de professores, inserido no Eixo Formação dos Agentes de Educação, como fator central para a mudança do modelo de ensino e sucesso do Programa”. Nesta perspetiva já foram formados vários agentes educativos no âmbito do curso de INTEL.

Dados fornecidos através pelo MED, referentes ao Programa Mundu Novu14, dão-

nos conta dos números da formação de professores realizada.

Depois de o PMN ter formado 2542 professores durante o período de 2010/2012, o ano de 2013 iniciou-se assente numa meta muito ambiciosa: a formação de mais 1000 professores a nível nacional, objetivo que foi alcançado e ultrapassado graças a um excelente trabalho de equipa formado por técnicos, delegados, diretores, gestores, formadores, professores, etc.

Desde do início do Programa Mundu Novu, até o ano de 2013, foram já formandos de 3593 formadores do Básico, do Secundário, formadores de Intel, e formadores do Instituto Pedagógico. Segundo o Programa Mundu Novu “estão previstos, para ano de 2014, a realização de formação de cerca de 1000 professores com o Curso de Iniciação Programa Intel Ensino” 15

, Como podemos ver na figura de formação dos professores em Intel Ensino em 2013, abaixo.

13Site do Mundu Novu em www.mundunovu.gov.cv, Acedido em 5 de abril de 2014 14 Idem

15

53

Figura 9: Formação dos professores em Intel Ensino16

Este Programa, com a supervisão técnica do NOSI, tem estado presente na implementação do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) utilizando recursos tecnológicos na gestão escolar, em regime experimental, em duas escolas secundárias de Cabo Verde: o “Jorge Barbosa” (Mindelo) e o “Abílio Duarte” (Praia). Segundo o responsável para a execução da experimentação na Secundária Abílio Duarte,

RPMNAD - No ano de 2008/9 começou-se com o projeto SIGS (Sistema Integrado de Gestão de Sistemas) e o Programa Mundu Novu, no Ministério da Educação. Todos os professores tinham que estar registados na “Casa do cidadão” para acesso dentro ministério de Educação isso trouxe vantagens para os professores e os alunos.

Os professores podem trabalhar através da Internet vendo as suas turmas, os horários, notas, fazer transferência dos alunos de escola a escola com mais facilidade e dando aos encarregados de educação informações sobre os alunos através de um SMS enviados, outras das vantagens é seleção dos alunos bolseiros para ensino superior a possibilidade de ligação com as embaixadas de Cabo Verde espalhadas pelo mundo fora com uma certa segurança e fizemos isso de acordo com a nossa realidade.

Fui integrado na equipa do NOSI para poder transmitir essa experiência e o Ministério Educação decidiu alargar não só escola do Santiago (Abílio Duarte) como em S. vicente (Jorge Barbosa), fez se a formação dos professores para que os professores pudessem integrar-se neste sistema. Fomos beneficiados com 35 computadores e com acesso a Internet diretamente do NOSI com um custo zero havendo um acordo entre a CV Telecom e o governo com conexões em todas as escolas.

Este discurso dá uma ideia sobre o estado do desenvolvimento da gestão escolar informatizada nos contextos experimentais.

16

55

CAPÍTULO 3

TIC – MUDANÇA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CABOVERDEANA