• Nenhum resultado encontrado

maiúsculas # minúsculas # símbolos # Error Words (338) DLF entries (1549)

475.{S} FRANCISCO DE LIMA E SILVA.

12.8 Descrição dos dados

12.8.2 Aspecto morfológico-sintático

Com relação ao aspecto sintático, os documentos analisados apresentam uma estrutura padronizada e aplicada a todos os itens documentais na amostra. Isso ocorre já que todos são de uma mesma categoria de documentos legal (decretos) e todos emitidos por um mesmo poder (imperial) num mesmo ano. Analisados os documentos, todos eles possuem nessa ordem: (I) título da lei com data, (II) ementa, (III) cabeçalho, (IV) artigos (que pode ser único) e (V) encerramento com assinaturas dos responsáveis. Vide o texto do decreto 3 na figura 20.

Figura 20 – pdf das leis do império, dec. 1

Fonte: Elaboração própria na publicação Leis do Império Brasileiro.

Nessa estrutura, há sempre a frase (com poucas variações) no cabeçalho: “Ha por bem Sanccionar e Mandar que se execute a seguinte Resolução da Assembléa Geral Legislativa”. O último artigo em cada decreto quase sempre contém (com poucas variações) “Ficam revogadas todas as...”. E no encerramento encontra-se a construção “[...] assim o tenha entendido e faça executar”. A ementa sempre começa com uma frase que está em ordem inversa no primeiro artigo, no exemplo da figura: “Approva a pensão concedida a [...]” e no artigo único “Fica approvada a pensão [...]”.

As construções lexicais mais significativas, pois dão o sentido legal a cada decreto individualmente, são as frases na ementa (e primeiro artigo). A tabela 14 apresenta todas as frases mais significativas nas ementas e as sentenças comuns a todos os documentos.

continua...

continua...

Tabela 14 – Análise sintática

comuns :

"Ha por bem Sanccionar e Mandar que se execute a seguinte Resolução da Assembléa Geral Legislativa"; "[...], assim o tenha entendido e faça executar"; "Ficam revogadas todas as disposições em contrario"; "Ficam revogadas todas as Leis, Ordens, e mais disposições em contrario"; "Ficam derogadas quaesquer Leis, ou disposições em contrario"

1 "Approva a jubilação concedida ao Padre Manoel Ignacio de Carvalho" 2 "Approva as disposições dos estatutos da Academia das Bellas Artes" 3 "Approva a pensão concedida a D. Maria da Gloria de Oliveira Bello"

4 "Isenta de pagar dizimos e mais tributos os individuos [...] e manda supprir com [...]" 5 "Erige em Villa o Arraial de Bomfim"

6 "Approva os ordenados marcados pelo Presidente do Maranhão" 7 "Crêa no Arraial do Rio Claro, na Provincia de Goyaz, uma escola" 8 "Erige em Villa o arraial de Jaguará"

9 "Erige em freguezia a capella curada" 10 "Approva as pensões concedidas a [...]" 11 "Crêa uma cadeira de primeiras letras" 12 "Crêa na villa da Laguna"

13 "Faz extensiva a Provincia de Santa Catharina a Resolução do Conselho geral [...]" 14 "Approva a jubilação concedida ao Padre Francisco de Paula e Oliveira"

15 "Eleva os ordenados dos professores"

16 "Crêa na Capital da Provincia do Piauhy uma cadeira"

17 "Manda que se colloquem boias entre o pharól da Ilha de Santa Anna, e a barra do Maranhão" 18 "Providencia sobre o provimento das cadeiras de primeiras letras"

19 "Approva os ordenados de diversas cadeiras"

20 "Approva a pensão concedida a Francisco Rodrigues da Silva Mello"

21 "Determina sobre a fórma dos exames para o gráo de Doutor e provimento das cadeiras" 22 "Declara que Jacintho Vieira do Couto Soares é cidadão brasileiro"

23 "Determina sobre o julgamento dos processos anteriores á publicação do Codigo do Processo" 24 "Faz extensiva a todos os Tribunaes de Justiça do Imperio a disposição da Resolução [...]" 25 "Erige em Freguezia a Capella"

26 "Desmembra da Freguezia do Senhor Bom Jesus do Cuyaba, e erige em Freguezias [...]" 27 "Crêa escolas"

28 "Autoriza os Directores dos Cursos Juridicos de [...] admitir a"

29 "Autorisa o Governo a conceder a [...] privilegio exclusivo por dez annos" 30 "Approva a Tença concedida a D. Constança Clara de Souza Gonzaga" 31 "Autoriza o Governo a mandar abonar a "

32 "Autoriza o Governo a mandar pagar ao "

33 "Autoriza o Governo a mandar passar carta de serventia vitalicia " 34 "Approva a aposentadoria concedida a "

35 "Autoriza a construcção" 36 "Erige em Matriz a Capella de " 37 "Erige em Freguezia o Districto de " 38 "Erige em Freguezia a Capella do" 39 "Eleva á Igreja Parochial a Capella de " 40 "Crêa na Villa de Campos cadeiras de"

41 "Autoriza o Governo para fazer executar em todas as [...] o Regulamento de [...], e o additamento de [...], e para alteral-os nas suas disposições legislativas.

42 "Determina ácerca dos moveis e alfaias da extincta Congregação" 43 "Approva a pensão annual concedida a

44 "Autoriza o Director de qualquer dos Cursos Juridicos a admittir "

45 "Determina que o Distribuidor dos extinctos Juizos sirva conjunctamente com o Distribuidor e Contador do Civel e Crime para a distribuição dos feitos"

46 "Crêa Guardas policiaes em cada um dos districtos "

47 "Desliga do morgado pertencente ao Conde de Linhares e converte em bens allodiaes" 48 "Autoriza a Governo a contractar com quaesquer companhias, nacionaes ou estrangeiras o

exclusivo da navegação"

49 "Manda dividir pelos accionistas os metaes preciosos "

50 "Approva a pensão annual concedida aos quatro filhos do finado Desmbargador

51 "Dispensa ao Bacharel [...], do intersticio exigido pela Lei para poder obter carta de naturalisação. 52 "Declara que [...], é cidadão brasileiro"

53 "Erige em Freguezia o Curato de " Fonte: Elaboração própria.

Em resumo, para cada documento, há em média três construções comuns a todos, no cabeçalho e no último artigo e no encerramento e uma frase que expressa o conteúdo do decreto (a ação principal) na ementa de cada documento.

Cada uma dessas frases pode ser analisada com relação aos elementos com ou sem correspondência no dicionário eletrônico utilizado pelo UNITEX. Pode-se procurar a frase no arquivo SentençasDestacadas_491.doc que relacionou as 492 sentenças e, através do aplicativo UNITEX, visualizar os dados.

Tome-se como exemplo a frase no documento 49 "Manda dividir pelos accionistas os metaes preciosos". Essa frase no arquivo .DOC corresponde à sentença 453, a qual, visualizada no UNITEX, resulta nas informações da figura 21.

Pela figura 21, é possível observar que as formas "accionistas" e "metaes" não puderam ser analisadas em função da não correspondência no dicionário. Praticamente todas as sentenças analisadas através do UNITEX com o procedimento anterior apresentam pelo menos um elemento sem correspondência no dicionário, o que sugere que o ponto de vista sintático, ou seja, das relações entre os elementos morfológicos entre si, é bastante afetado pelos efeitos da mudança linguística em seu aspecto lexical.

Figura 21 – Sentença 453 analisada

Fonte: Elaboração própria.

Esses dados também mostram a (co)relação entre elementos linguísticos com aspecto lexical alterado, dificuldade para análise morfológica e consequentes problemas na análise sintática entre esses elementos. Notar que cada uma das sentenças precisa ser analisada com o aplicativo UNITEX em funcionamento após abrir o arquivo com todos os decretos no formato .TXT.