• Nenhum resultado encontrado

6 ANÁLISE DOS DADOS EMPÍRICOS

6.1 Análise estrutural e relacional da rede de empresas estudada

6.1.1 Aspectos de posicionamento estrutural

Tamanho da rede

O tamanho da rede de empresas da qual a Empresa Hub faz parte é grande, sendo essa considerada como uma rede difusa. Entretanto, o seu núcleo é denso e basicamente composto de laços fortes. Participam dessa rede, 1050 fornecedores de material direto (150 nacionais e 900 internacionais), sendo 80% do volume de compra estão concentrados somente em 30 fornecedores nacionais, com alto volume de compra e alguns internacionais, com baixo volume, mas alto montante financeiro. Quanto aos fornecedores de materiais indiretos, a Empresa Hub não soube dizer o número, mencionou somente 6 como os principais. Já os clientes são todos revendedores, sendo 3 no Brasil e no exterior são mais de 150, pois a empresa não trabalha com o cliente final. O total dos demais atores a empresa não soube

informar, mas informou que se relaciona com maior frequência com 27 atores. Desses, somente 7 foram citados como principais e com maior intensidade no relacionamento.

Sob a perspectiva do Fornecedor A, se comparada com a rede de empresas de que a Empresa Hub faz parte, é pequena. O Fornecedor A tem 100 fornecedores de material direto, porém 80% da compra está concentrada somente em 1 fornecedor de matéria-prima (Aço). Quanto aos fornecedores de material indireto, a empresa também não soube mencionar a quantidade, mas informou que somente 8 são considerados como principais. Quanto aos clientes, o Fornecedor A tem 24, somente 6 representam 98% das vendas. A empresa também não soube confirmar o total dos demais atores da rede, mas informou somente 13 atores com que se relaciona e 5 atores como principais, e de relacionamento mais intenso.

Em relação ao Revendedor B, a rede é grande e pode ser considerada difusa. A empresa atende o cliente final (mais de 5 mil), porém, cerca de 70% de suas vendas estão concentradas em 6 grandes clientes. Assim como na Empresa Hub, o núcleo da rede é denso e composto de relacionamentos fortes de longo prazo. O Revendedor B é um dos seus representantes exclusivos, mas trabalha com mais 7 fornecedores de material direto, que não conflitam com o principal negócio da empresa (máquinas e equipamentos para movimentação de terra). O número total de fornecedores de materiais indiretos o entrevistado não soube mencionar, citou somente 1 como principal. Quanto aos demais atores da rede, mencionou somente 8 como principais.

Sob o ponto de vista do Provedor Logístico C, a estrutura geral da rede é pequena e densa com laços fortes no relacionamento. Participam cerca de 45 fornecedores de material direto e de material indireto. A empresa tem 60 clientes, mas somente 7 representam a maior parte de seus faturamento. A empresa não soube informar o número total dos demais atores, mas confirmou que se relaciona com 17 atores considerados relacionamentos importantes. Desse total, 8 são considerados como principais, com maior intensidade no relacionamento.

Densidade da Rede

A densidade da rede mostra a extensão da interconexão entre seus atores. Quanto maior a interconexão, maior a densidade. A rede da qual a Empresa Hub faz parte é difusa, composta por mais de mil atores. O seu núcleo é denso, com alto grau de conectividade entre os principais atores, que são 29.

Sob a ótica da rede do Fornecedor A, se comparada com a de que a Hub participa, é considerada densa. Participam cerca de 136 atores, mas o grau de interconexão é alto entre os principais, que são 25.

No Revendedor B, a rede é difusa, composta por mais de 5 mil atores. Entretanto, o núcleo é denso, com relacionamentos fortes e alta conectividade entre os principais atores, que são 22.

Sob o ponto de vista do Provedor Logístico C, a rede é pequena, considerada densa, com forte interconexão entre os atores. Participam cerca de 100 atores, 28 considerados principais.

Essas redes também podem ser consideradas um sistema fechado (rede fechada). Esse tipo de rede, segundo Anderson et al. (2007), permite que o ator confira a qualidade, reflita sobre, compare e avalie o conhecimento recebido. Dessa forma, considera-se como sistema fechado o núcleo da rede da qual a Empresa Hub participa. Esta avalia e certifica os fornecedores como classe mundial por meio do SQEP. Entre os requisitos de maior importância para a certificação está o PPM (partes/peças rejeitadas por milhão) e envolve a qualidade. Ela avalia e certifica, também, os revendedores por meio de uma classificação baseada em estrelas, na escala de 1 a 5 estrelas. Os requisitos avaliados compreendem desde a apresentação da oficina até a apresentação do técnico que vai ao campo.

Outro fator que demonstra essa densidade segundo o gerente de logística do Provedor Logístico C é: “para conseguir um contrato e trabalhar dentro da Empresa Hub, o

prestador de serviço precisa se adequar aos seus padrões e normas de segurança. Qualquer acidente de trabalho que aconteça com algum funcionário do Provedor Logístico C na fábrica é reportado como responsabilidade da Empresa Hub. As empresas que não se enquadram dentro dessas metas de segurança não conseguem renovar os seus contratos”. No

entanto, tanto a rede densa como a rede fechada focam o intercâmbio social, confiança e partilha de normas. Nos dois tipos de redes, é possível estabelecer sanções.

Grau de centralidade na rede

O nível de análise é o ator, que centraliza a relação com outros atores da rede. Diante disso, a Empresa Hub, que é líder no mercado interno e externo em seus segmentos de atuação, centraliza a relação com os demais atores da rede e assume o papel como ator central no Brasil, intermediando as informações com a Matriz nos EUA e também com os demais atores da sua rede. Dessa forma, possibilita o acesso a novas informações, a entrada de novos conhecimentos e permite medir o grau de envolvimento dos atores na rede, visando melhorias na empresa.

Estabilidade da Rede

A rede de empresas da Hub é estável, visto que não ocorrem entrada e saída de atores frequentemente, e a troca de fornecedores é considerada baixa. Os contratos são de longo prazo, e os relacionamentos são fortes. Existe, também, um grau de restrição de acesso à rede. Os fornecedores passam por um rigoroso critério de seleção que envolve desde a saúde financeira até o foco da empresa (atender à Empresa Hub). Outro fator considerado importante é o fato de ela desenvolver os seus fornecedores. Geralmente, o período é de 8 a 10 meses. Tenta fazer a melhor seleção e avaliação possível dos fornecedores, tornando o acesso à rede cada vez mais restrito e rigoroso. Além disso, há uma pressão da empresa na certificação SQEP (certifica o fornecedor como classe mundial), pois ela precisa ter 70% dos seus fornecedores certificados.

Outro fator que demonstra a estabilidade da rede é a exclusividade de revendedores que são exclusivos da Empresa Hub. Eles podem revender outros produtos desde, que não haja conflito com o negócio da empresa. Para garantir a confiabilidade e qualidade da marca Hub são certificados e auditados anualmente.

Sob a ótica do Provedor Logístico C, segundo o gerente de logística: “Quando eu

começo uma nova operação em um determinado estado, ocorre uma entrada muito grande de atores na rede – segurança, alimentação, fornecedores, serviços médicos. Normalmente, esses atores ficam na rede e estabelecem uma relação forte com nossa empresa”.