• Nenhum resultado encontrado

Assessoria de imprensa

No documento Manual de Jornalismo Para Concursos Públicos (páginas 141-146)

 Primeira assessoria de Comunicação: Nova York – 1906 – Yvy Lee.  Trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade,

empresa ou Órgão público e a imprensa.

 O assessor de imprensa deve mediar as relações entre os jornalistas com a Organização e as fontes, facilitando o trabalho da imprensa.  O assessor de imprensa pode ser tanto o Relações públicas quanto o

jornalista, porém a atividade de assessoria de imprensa é diferente da de RP, embora as duas se confundam.

“O segmento de assessoria de imprensa está definitivamente

consolidado no mercado de comunicação, constituindo-se na área que mais emprega jornalistas. É um momento marcante na história da profissão num tempo de profundas modificações nas relações de trabalho. As oportunidades surgem a cada dia com inovação e criatividade”.

Funções da assessoria de imprensa:

 Aproximar dos meios de comunicação a realidade das empresas, suas notícias e, principalmente, informações de interesse público.  Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de

comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.

 Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado para alcançar e manter e até recuperar, boa imagem junto à opinião pública.

 Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e a lidar com a imprensa (mídia training).

 Elaborar políticas de comunicação e planos de gestão de relações com a mídia.

 Administração de crises.  Salas de imprensa on-line.

Muitas pessoas confundem a atividade de assessoria de imprensa e a publicidade. No entanto, apesar de estarem correlacionadas e, muitas vezes, esses profissionais trabalharem juntos, exercendo uma comunicação integrada, a função da assessoria de imprensa difere da função da publicidade, sendo alguns aspectos:

Assessoria de Imprensa Publicidade

Conquista cobertura editorial (reportagens, notas em colunas...) com apelo noticioso e não comercial.

Utiliza-se de espaços pagos na mídia impressa ou eletrônica, para divulgar um produto, serviço ou empresa.

Normalmente, quando consegue a cobertura editorial é de forma gratuita.

A maioria das publicidades são pagas.

Portanto, o aumento de vendas NÃO é objetivo da assessoria de imprensa, e, como um todo, da comunicação.

Atividades exercidas por uma assessoria de imprensa:

1) Press release (Release): informações divulgadas pelas assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.

Importante: o release é apenas uma SUGESTÃO. O veículo de comunicação que acatá-lo é livre para modificá-lo como melhor lhe convier.

Características dos Releases:

Pode ser ao mesmo tempo de interesse jornalístico e institucional.

 Pode servir de pauta para jornalistas.

 Em todos os releases, deve haver contextualização.

Deve ser fácil de ler, claro e curto, sendo uma página suficiente.

Frases curtas.

Prefira a Voz ativa à voz passiva. Use o maior número possível de verbos.

Estruture o texto usando títulos e destaques curtos, concisos e letras maiores.

O título ideal deve ter de 30 a 40 caracteres.

 Quanto ao título: só deverá aparecer o nome da empresa quando for relevante para divulgação do assunto.

Tamanho ideal de um release deve ter entre 150 e 225 palavras.

Devem aproximar-se ao máximo das características de um texto noticioso.

Linguagem jornalística (sem gírias, formal).

Não é obrigatório colocar a fonte da informação (quando publicado).

Estrutura dos Releases:

1) Dê informações para contato – nome, telefone, no alto da página ou ao final do documento.

2) Resuma os fatos mais importantes no 1º parágrafo – LEAD do texto.

Título

"Para divulgação imediata" ou "Para não divulgar antes de..." Introdução/tópico

"Comece com uma ideia forte. Responda ao máximo possível de perguntas <Q> na primeira frase

Fonte

"Se ainda não fez, responda a questão: "Como é que eu sei?". Dá credibilidade

Essenciais

"Coloque a razão da importância da história e responda as questões – e depois? Como?

Citações

"Dá vida ao press release e exemplifica" Algo mais?

Encerramento

Nota do editor: última chance de dizer aos jornalistas onde podem obter cópias de um relato, uma foto ou uma informação.

Outros pontos importantes:

a) O que é o seu produto do release? Descreva o que você vende sem entrar em detalhes.

b) Qual é o seu mercado? Descreva para quem você está vendendo. c) Quem está por trás do projeto/artista? Fale sobre o seu

background e sobre tudo o que você já alcançou.

d) Quais as suas vantagens competitivas? Explique por que você ou seu projeto é diferente e quais são as suas vantagens competitivas. e) Gancho: comece o texto com um gancho, algo que chame a atenção

dos jornalistas e público em geral.

Press release direcionado

: enviado exclusivamente a um único veículo com o objetivo de negociar uma relação mais próxima entre a Assessoria e um Órgão específico da imprensa.

Obs: Recentemente, houve um aumento da publicação de releases na mídia, quase que de forma integral por jornalistas, os chamados "Gilette Press". Isso tem gerado um esvaziamento da apuração no jornalismo e um crescimento indevido das assessorias de imprensa.

Videorelease: variação do release, em formato de vídeo. Contém texto, comentários e entrevistas. Para não interferir na identidade visual da emissora, o repórter e o microfone não aparecem na imagem. Junto ao videorelease, pode ser enviado às emissoras o B- Roll, que é um material com texto, imagens e entrevistas na íntegra, para edição.

2) Press kit: um pacote de press release com brindes promocionais, amostras/réplicas de um produto. Serve de estímulo para publicação jornalística. "É o conjunto de material informativo destinado aos

gráficos e outros materiais que podem ajudar os repórteres na construção de suas matérias. São oferecidos à imprensa em entrevistas coletivas, individuais ou eventos, como lançamentos culturais ou de produtos".

Obs: não se deve presentear o jornalista com o produto. Em caso de teste, entregue e marque o dia para pegar de volta. É antiético ganhar para falar bem.

3) Mailing lista (mala direta): lista de endereços de destinatários aos quais a assessoria de imprensa envia comunicados, notas, credenciais, brindes, com propósito de incentivar a publicação de determinada informação. Normalmente, o mailing é composto por endereços de jornalistas especializados no tema da atividade do assessorado, editores de veículos relevantes, agências de notícia, entre outros.

4) Relatório: ao final de cada ciclo de trabalho (mensal, na maioria dos casos) de assessoria de imprensa, deve-se fazer um relatório das atividades feitas: os releases enviados, as solicitações e o que foi publicado. Para as empresas que dispõem de mais recursos financeiros e que conquistam mais espaço na mídia, aconselha-se a clippagem.

5) Clipping: seleção e recorte de notícias sobre a empresa, ou sua área de atuação, a partir da leitura e acompanhamento dos jornais diários, revistas semanais e de publicações especializadas.

6) Midia training: técnica utilizada por assessorias de imprensa e/ou comunicação para formar seus assessorados para atuarem como porta-vozes da Organização assessorada. Esse treinamento deve, entre outras coisas, habilitá-los para falar com jornalistas de modo claro, objetivo e preciso, com cordialidade, comunicando-se com segurança, sem medo ou desconforto.

7) Nota oficial: posicionamento oficial da empresa. Normalmente, vinculada a algum problema da empresa. Por esse caráter, pode ser encaminhada como matéria paga a departamentos das empresas jornalísticas. Tentativa de garantir a credibilidade do veículo. Ex: empresa que convoca recall nos carros.

8) Salas de imprensa: Cada vez mais divulgadas por conta do uso dos meios tecnológicos, as salas de imprensa servem como instrumento para que os sites das Organizações façam uma maior divulgação de suas notícias e produtos. A sala de imprensa é uma área específica para jornalistas que oferece arquivos de releases, calendários de eventos, conteúdos para press kits, entre outros.

Tanto o release quanto a mala direta são instrumentos de comunicação dirigidas, ou seja, que são voltadas para determinado público de interesse,

e, não para as massas. Há duas principais vantagens da comunicação dirigida:

1) Possibilidade de redução de custos.

2) Imediato efeito da mensagem sobre o alvo. 3) Dispersão próxima de zero.

Na assessoria de imprensa corresponde a coletar e arquivar todo material publicado sobre a Instituição ou que possa interessar a ela. Podem ser coletadas matérias impressas, publicadas na internet, notícia de rádio ou televisão. Este serviço também é uma forma de mostrar o resultado do trabalho de divulgação e manter o cliente informado:

a) Press Kit ou Charem b) Clipping ou Taxação c) Check List ou Estratégia d) House Organ ou Plano

No documento Manual de Jornalismo Para Concursos Públicos (páginas 141-146)