• Nenhum resultado encontrado

Atividades acadêmico-científico-culturais

No documento Projeto Pedagógico CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (páginas 132-137)

2. O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

2.13. Atividades acadêmico-científico-culturais

As AACC visam oferecer aos acadêmicos dos cursos superiores oportunidades de enriquecimento curricular. Essas atividades estão previstas nas resoluções do CNE (Conselho Nacional de Educação), nas resoluções CNE/CP 2/2002 e CNE/CES 2/2007, que dispõem sobre a carga horária dos cursos superiores.

As atividades acadêmico-científico-culturais tem como finalidade contribuir para ampliação da formação discente, incentivando o mesmo a procurar por ambientes ricos culturalmente. Nos mercados contemporâneos, é quase sempre necessária à atuação profissional maior compreensão da realidade dos vários grupos sociais, seus saberes e suas

133 manifestações culturais. De forma indissociável é necessária a experiência em projetos integrados, nos quais o acadêmico desenvolve sua capacidade de argumentação, reflexão, integração, sistematização, observação, e produção de conhecimento. Completando essa formação, ressaltam-se as atividades extencionistas, que aproximam docentes e discentes com a comunidade externa. Unindo o tripé ensino, pesquisa e extensão, extrapolam-se os limites tradicionais da formação profissional e ampliam-se os espaços das práticas educativas.

Para cumprimento das AACC são aceitas as atividades realizadas no âmbito do curso de Administração a qual o acadêmico e também atividades externas, citadas no manual de ACCs (Atividades Complementares). São assim enquadradas nas AACC atividades diversificadas que irão favorecer a ampliação do universo cultural dos acadêmicos por meio da diversidade de espaços educacionais e de iniciativas de grupos formados por profissionais de diferentes áreas do saber.

Para integralização da estrutura curricular do curso, em conformidade com a legislação, os acadêmicos deverão apresentar a comprovação das horas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais e também das ACCs

As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais são integradasàs ACCse constituem-se como requisito indispensável para a colação de grau, sendo parte do aprofundamento da formação acadêmica do Bacharel em Administração.

No regulamento de ACCs são dispostas as cargas horárias de AACC a serem cumpridas pelo discente no decorrer do curso de Administração e poderá ser executada a partir do 1º semestre do curso.

2.13.1. Monitoria

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. É considerada um instrumento para a melhoria do ensino de graduação, visando ao fortalecimento e à articulação entre teoria e prática e promovendo a cooperação mútua entre discente e docente.

O aluno-monitor é o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e junto a ela realiza pequenas tarefas ou trabalhos

134 que contribuem para o ensino, a pesquisa ou o serviço de extensão à comunidade dessa disciplina.

Verifica-se que as atividades de monitoria dizem respeito a uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las.

No Curso de Administração, a monitoria ocorre nas disciplinas de Economia, Matemática e Matemática Financeira e Estatística.

As atividades de monitoria desenvolvidas nessas disciplinas consistem em:

 atendimento aos colegas para esclarecimento de dúvidas e dificuldades relacionadas à disciplina;

 aulas e exercícios em sala, além de atividades de laboratório;  orientação aos colegas em projetos de pesquisas (PROPAI);

 registros em um diário das aulas/dúvidas/principais orientações e lista de presença.  O avanço na monitoria tem sido significativo em relação à frequência de anos

anteriores, pois verifica-se melhor aprendizado dos alunos.

A cultura da monitoria, enquanto reforço de aprendizagem, no curso de Administração, vem se fortalecendo com o decorrer dos anos.

2.13.2. Projeto Integrado

O Propai I, o Propai II e o Plano de Negócios são os grandes projetos desenvolvidos pelos alunos para que possam aplicar na prática as fundamentações e/ou conceitos teóricos ministrados em sala de aula.

Como a proposta dos Projetos baseia-se na interdisciplinaridade, por meio da pesquisa ou da análise de um ambiente organizacional, busca-se a possibilidade de compreensão e articulação, por parte dos alunos, dos conceitos administrativos e suas respectivas implementações, execuções e avaliações.

De modo geral, são objetivos dos Projetos: ampliar os conhecimentos do aluno acerca da natureza interdisciplinar dos processos administrativos; propiciar ao discente uma visão ampla das dificuldades existentes na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos; apurar a capacidade de decisão do aluno pelo uso de técnicas adequadas de investigação, análise e avaliação; aplicar os conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho; formar profissionais capazes de equacionar problemas reais, resolvendo-os com a

135 utilização de novos recursos teóricos, metodológicos e tecnológicos; inserir os alunos no campo da pesquisa científica, estimulando a atitude de pesquisador, ou seja, de formular perguntas e procurar respostas; proporcionar aos discentes a oportunidade de elaborar e apresentar um relatório técnico interdisciplinar sobre uma organização e desenvolver postura de pesquisador, na medida em que esse relatório deverá ser elaborado a partir dos referenciais teóricos presentes nas bibliografias básicas propostas em cada disciplina; vivenciar a experiência do contato com o público em geral e a capacidade de exposição oral; desenvolver habilidades para o trabalho em equipe, visando aflorar lideranças e revelar empreendedores.

No Propai I, os alunos do 1º e 2º semestres, mediante pesquisas sobre um determinado país escolhido pela equipe, fazem duas atividades: um script culminando com uma apresentação teatral e uma revista eletrônica apresentada em forma de oratória.

No Propai II, os alunos de 3º e 4º semestres, escolhem uma empresa de pequeno, médio ou grande porte para realizarem suas pesquisas e avaliações dos itens elencados pelas disciplinas estudadas em sala de aula.

Após elaborarem um panorama geral da empresa escolhida, fazem um relatório, detalhando todos os departamentos da organização com base nas orientações transmitidas pelos professores, evidenciando a relação interdisciplinar voltada à organização.

Além da entrega do relatório escrito, o projeto é apresentado, em forma de oratória, com objetivo de mostrar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a realização da pesquisa.

O Plano de Negócios, considerado uma ferramenta de gestão imprescindível na abertura de novos negócios, proporciona os alunos do 5º e 6º semestres a elaboração de um plano de negócios com o objetivo de retratar uma empresa e o negócio que se pretende empreender.

No 5º semestre, as principais atividades são a ideia do negócio, os produtos e os diferenciais, o público-alvo e a abrangência. Fundamentados em uma avaliação das estratégias, dos concorrentes, do macro e micro ambiente, dos cenários e de outros pontos, além de uma pesquisa de campo sobre o empreendimento, definem a demanda, ticket médio, plano de marketing e de mídia para o potencial, demanda e venda esperada.

No 6º semestre, trabalham a parte operacional do empreendimento, portanto avaliam a produção dos produtos ou serviços, logística interna, externa, compras, estoque,

136 tecnologia dainformação, recursos humanos, modelo de gestão, controles do balancedscorecarde planilhas financeiras com o objetivo de verificar a viabilidade do negócio, rentabilidade, retorno do investimento, capital de giro, etc...

Esse projeto constituiu-se de duas partes: uma teórica, apresentada por um relatório, desde a análise de mercado para abrir um novo negócio até os modelos de gestão a serem desenvolvidos na empresa, e uma parte prática, apresentada em forma de oratória para demonstrar a viabilidade do negócio e os possíveis investimentos necessários ao empreendimento.

Os Projetos Integrados,desenvolvidos no Curso de Administração, são ferramentas enriquecedoras para que os alunos vivenciem experiências que possam colocá-los, de forma mais adequada, no mercado de trabalho.

2.13.3. Empresa Júnior

A Empresa Júnior do Curso de Administração é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída exclusivamente por alunos de graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNISAL - Americana, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores e profissionais especializados.

A AD&CONT JÚNIOR - UNISAL tem a natureza de uma empresa real, com Diretoria, estatuto e regimentos próprios, com uma gestão autônoma em relação à direção do UNISAL e apresenta como principais objetivos: proporcionar ao estudante aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica; intensificar o relacionamento Empresa/Escola, facilitando o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-o em contato direto com o seu mercado de trabalho; contribuir com a sociedade, pela prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário e entidades sociais, especialmente, um trabalho de qualidade a preços acessíveis e, no caso de instituições, o trabalho voluntário.

A Empresa Júnior se orienta por 3 linhas de atuação:

a) social: consultorias a empresas, cooperativas ou entidades sem fins lucrativos;

b) empresarial: obtenção de lucro para empresas parceiras por meio de uma boa consultoria;

137 c) acadêmica: palestras, cursos, atividades complementares aos sábados e visitas técnicas.

A Empresa Júnior do Curso de Administração torna-se uma importante vivência para os alunos que dela fazem parte, uma vez que possibilita-lhes participar ativamente dos reais processos existentes em uma organização empresarial.

No documento Projeto Pedagógico CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (páginas 132-137)