• Nenhum resultado encontrado

Condições de Acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

No documento Projeto Pedagógico CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (páginas 163-167)

2. O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

2.23. Condições de Acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O campus Maria Auxiliadora dá condições de acesso à pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O prédio conta com rampa para a utilização e mobilização de população com deficiência física.

De acordo com o parâmetro relacionado ao princípio da não discriminação, trazido pela Convenção da Guatemala, que vai ao encontro aos ideais salesianos, tratamos igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”, admitindo diferenciações com base na deficiência apenas para o fim de se permitir o acesso ao seu direito e não para negá-lo.

Se uma pessoa deficiente precisa de um computador para acompanhar as aulas, este instrumento será garantido para ela. É uma diferenciação, em razão da sua deficiência, para o fim de permitir que ela continue tendo acesso à educação como todos os demais. Segundo a Convenção da Guatemala, não será discriminação se ela não estiver obrigada a aceitar essa diferenciação.

Também é importante destacar que o UNISAL realiza esforço grandioso para impedir que qualquer tipo de exclusão ocorra. Para isso conta com uma profissional técnico intérprete de libras contratado para acompanhar alunos com deficiência.

164

2.24. Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de

Ensino-Aprendizagem

As ferramentas de TI disponibilizadas para os alunos e professores de todos os cursos do Unisal estão integradas através do site da Instituição (www.unisal.br). Conforme apresentado na seguinte figura:

Site de UNISAL:

 Informações institucionais

 Informações sobre cursos de graduação, e pós-graduação  Informações sobre unidades do Unisal

 Informações sobre a pastoral Universitária  Contatos com a instituição e cursos

 Pesquisa:

Grupos e bolsas oferecidos pela instituição  Acesso à biblioteca:

Pesquisa sobre bibliografia disponível e disponibilidade  Página do curso:

Informações sobre as características do curso, matriz, valores, blog, etc.  Extensão:

Informação sobre cursos e inscrição tanto de público interno (alunos, professores e funcionários) quanto de público externo

 Serviço Social:

Informações sobre bolsas  Portal RM Site Unisal www.unisal.br Informativo e cesso a outros ambientes Serviço Social Informações sobre Bolsas Extensão Informação e inscrição Portal RM Informações sobre bolsas Solicitações Documentação comprovatória URL Externas Acesso a ferramentas externas Moodle Ferramenta acadêmica Serviço Social Solicitações Bases de dados para pesquisa PROQUEST e CAPES Notas e Faltas Desempenho do aluno Páguina do Curso Caracterísiticas, matriz, blog, etc. Biblioteca

Disponibilidade de bibliografia Pesquisa

165 o Notas e Faltas

o Solicitações de documentação para a secretaria o URL Externas: Acesso a ferramentas externas

 Bases de dados de pesquisa Proquest e Capes  Acesso a solicitações para o Serviço Social  Acesso ao Moodle

Tanto para o desenvolvimento das atividades de ensino presenciais quanto para as atividades semipresenciais, o curso conta com o auxílio da ferramenta Moodle. Esta é uma plataforma que que forneceu as ferramentas de comunicação entre os participantes e as ferramentas de publicação de conteúdo, além das ferramentas de gerenciamento das atividades online.

Desta forma, o Moodle será utilizado para:  Disponibilização do plano de ensino

 Publicação do material referente ao curso que seja passível de distribuição eletrônica

 Disponibilização do calendário de atividades das disciplinas  Comunicação em grupo e individualmente com os estudantes  Realização de avaliações

 Publicação dos resultados das avaliações

2.25. Mecanismos de Interação entre Docentes, Tutores e Estudantes

O principal mecanismo de interação entre docentes, professores-tutores e estudantes ocorre por meio do AVA (Moodle), que conta com ferramentas de comunicação assíncronas e síncronas. Essas ferramentas proporcionam uma construção colaborativa do conhecimento entre estudantes, corpo docente, coordenação e professores-tutores.

As ferramentas para interação assíncronas, disponíveis no AVA, são os avisos, os fóruns eletrônicos e as mensagens, ficando todos eles registrados no AVA. Para a interação síncrona, o AVA dispõe das ferramentas de chat e webconferência; que permitem o diálogo em tempo real entre os participantes do processo de ensino e de aprendizagem. Temos, ainda, encontros presenciais programados entre tutor presencial e estudante.

166 Por meio do fórum e da mensagem, o estudante pode tirar dúvidas, mantendo contato direto, quer com seus colegas, quer com o professor-tutor. Essas ferramentas permitem a interação sem que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo, favorecem o desenvolvimento de um tema de discussão por vários participantes, respeitando o ritmo e a disponibilidade de cada um. O estudante pode ter acesso a discussões a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana, otimizando seu tempo de estudo. Nas disciplinas a distância, o fórum é utilizado para discutir temas das unidades de conteúdo.

A ferramenta de mensagem, além de ser um canal de comunicação seguro, uma vez que toda a interação fica registrada no ambiente, permite ao estudante desfazer dúvidas mais gerais sobre a disciplina e/ou curso, ou mesmo apresentar questões de âmbito mais individual, conduzindo-as ao interlocutor mais apropriado.

A mensagem permite ao(s) professor(es)-tutor(es) ou ao(s) coordenador(es) publicar(em) avisos no AVA, transmitindo aos estudantes informações importantes. O aviso publicado no AVA pode ser enviado via e-mail aos estudantes, o que torna tal comunicação mais ágil.

Entre as ferramentas de interação síncrona estão o chat e a webconferência, que eliminam a questão de sincronicidade e de distância geográfica entre os integrantes do AVA. Os dois recursos permitem uma interação em tempo real, sendo sua maior vantagem o contato direto entre professor-tutor e estudantes para atender às suas dúvidas mais pontuais ou aprofundar algum tema da disciplina, propondo uma discussão ou resolução de problemas, visando à construção do conhecimento de maneira colaborativa.

Essas ferramentas também são utilizadas no plantão com a Coordenação do Polo da Unidade Virtual, em data e horário previstos no calendário, permitindo um contato direto entre os interlocutores e facilitando a comunicação, a resolução e o encaminhamento de demandas dos estudantes.

O tutor presencial também assume um importante papel, tornando-se o responsável por ministrar palestras e/ou oficinas aos alunos, sobre temas diversos, mas que não fujam às finalidades dos cursos. Dentro das suas áreas de atuação e formação, esses tutores elaborarão suas palestras/oficinas para serem ministradas conforme calendário institucional.

167 A partir da elaboração da proposta das palestras/oficinas, os tutores virtuais trabalharão as temáticas no fórum de discussão, e complementarão a discussão sugerindo material complementar e incentivando a pesquisa.

Assim, o aluno assume o papel de protagonista, buscando, também, o conhecimento desses temas que serão trabalhados nas propostas. Desse modo, o estudante pode comparecer presencialmente no polo e participar do encontro estando preparado para a construção e divisão do conhecimento ali discorrido.

A Unidade Virtual/EaD, com todo o apoio acadêmico-administrativo-pedagógico do UNISAL, preza pela evolução qualitativa e formativa de seus estudantes, proporcionando a eles este novo recurso de complementação de aprendizagem com metodologias ativas e estreitando as relações entre tutor e estudante.

O tutor presencial é um importante parceiro, por esse motivo confiamos nele essa responsabilidade e missão, não só para reafirmar o progresso das disciplinas a distância, mas também para ampliar os horizontes de ensino desta Instituição, a fim de transformar nossos estudantes em cidadãos protagonistas de seu sucesso.

No documento Projeto Pedagógico CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (páginas 163-167)